Em cenas que vão ao ar no primeiro capítulo da novela Império, o público terá a oportunidade de conhecer o início da história de José Alfredo (Chay Suede), o protagonista da trama. Na primeira fase da trama, que se passa na década de 80, o comendador era apenas um jovem pernambucano, desempregado, que se mudou para o Rio de Janeiro e se hospedou temporariamente na casa do irmão Evaldo (Thiago Martins).
Durante o período que ficou morando na casa do irmão, Zé Alfredo acaba se apaixonando pela cunhada Eliane (Vanessa Giácomo). Desde o início, Cora (Marjorie Estiano), a irmã da moça, percebe o interesse nutrido pelo rapaz e repreende Eliane por dar atenção a ele: “Você só o conhece de retrato, ele é um completo estranho. Não se pode confiar num homem que a gente não sabe a que veio”.
Apesar dos alertas de Cora, Eliane e Zé Alfredo seguem se aproximando e numa tarde em que estão sozinhos, o rapaz confessa para a cunhada que se interessou por uma mulher no Rio de Janeiro: “O problema é que ela é casada”. Na sequência, ele se aproxima da moça e os dois se beijam.
Logo na sequência, o arrependimento bate e Zé Alfredo acha melhor ir embora. Eliane tenta convencer o rapaz de que Evaldo com certeza vai estranhar a situação e que o melhor a fazer é esquecerem o que aconteceu. No entanto, o personagem de Chay Suede discorda. Os dois conversam e Eliane acaba convencendo o rapaz a continuar morando ali.
Os dois acabam se envolvendo e passam diversos momentos românticos juntos ao longo de três meses, sem que Evaldo desconfie da traição. Até quando poderá durar este amor proibido? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
