Na novela Império, José Alfredo (Alexandre Nero) ficará abalado depois de perceber que o diamante rosa desapareceu do Monte Roraima. Ele nega que tenha acontecido algo, mas ficará irritado quando Ísis (Marina Ruy Barbosa) e Josué (Roberto Birindelli) percebem que nem tudo está normal.
Antes de ir embora do monte, o Comendador decide dar uma volta pelo local e conversa sozinho: “A Ísis percebeu. Josué também. Não vai acontecer mais não. Ninguém vai perceber mais não. Eu não vou dar esse gostinho a nenhum mortal. Eu ainda sou o Comendador José Alfredo Medeiros. O Império é meu, esse monte é meu, o mundo, o mundo é meu”.
Ele decide que não vai deixar nada o abalar: “Nem que o céu, nem que a terra conspirem contra mim, eu vou dar a volta por cima. Eu não vou acabar assim, não admito. Minha hora não chegou, não vai chegar. Eu vou encontrar o centro, eu vou em busca do centro, do meu coração, eu vou, é só me concentrar”.
É então que ele encontra uma caneta no chão. Ele pega o objeto, observa as pegadas e fica desconfiado. Antes de subir no helicóptero, José Alfredo vai ao túmulo de Sebastião Ferreira (Reginaldo Faria) e encontra uma carta endereçada a ele.
Ele pega o envelope e fica chocado com o que lê: “José Alfredo: Ladrão, Assassino!”. Ele se lembra de quando Maria Marta (Lília Cabral) lhe contou que conheceu Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) no Monte Roraima e se sente ameaçado. O Comendador chama Josué e pergunta se ele não viu ninguém por lá. O funcionário nega.
José Alfredo dirá que alguém esteve ali e mostra a carta que deixaram para ele. O pai de João Lucas (Daniel Rocha) confessa que acredita que quem fez isto é alguém que conhece o passado dele e garante que Josué não está na lista de suspeitos: “Eu não tenho dúvida quanto a identidade do sujeito. Maurílio Ferreira. Só não tenho certeza se ele veio fazer isso por conta própria ou orientado por alguém”.
O Comendador revela que desconfia que Maria Marta esteja por trás da carta: “Ela diz que os dois se encontraram aqui por acaso, e se não foi bem assim? E se ela descobriu a existência do sujeito, foi atrás dele, agora está usando contra mim?”.
O personagem de Alexandre Nero dirá que precisa agir o mais rápido possível: “Eu não quero que Ísis desconfie de nada. Eu não quero que ela tenha lembrança ruim desse passeio. Pelo menos pra ela tem que ser tudo perfeito aqui”.
Na sequência, o Comendador conversa com o túmulo de Sebastião Ferreira: “Meu velho e grande amigo, como é que alguém pode pensar que eu matei você?”. Ele ainda diz para Josué que está com o pressentimento que não voltará mais ao Monte Roraima.
Quais serão as reais intenções de Maurílio? Será que José Alfredo vai descobrir que foi Marta quem roubou o diamante rosa? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
