Na novela A Vida da Gente, Jonas (Paulo Betti) decide conversar com o irmão, Lourenço (Leonardo Medeiros), sobre a possibilidade dele fazer uma doação de esperma para uma inseminação artificial em Cris (Regiane Alves), que sonha em ser mãe. O pai de Rodrigo (Rafael Cardoso) está disposto a pagar uma grande quantia em troca do “favor”.
E para conversar sobre o assunto, Jonas vai até a universidade procurar pelo irmão. Lourenço fica surpreso: “Você veio conversar comigo ou você tem um compromisso aqui na faculdade?”. O marido de Cris afirma que está ali para conversar com o irmão, mas que se trata de um assunto íntimo e delicado: “mas que pode ser do seu interesse”.
Jonas afirma que tem uma proposta que poderia fazer o futuro do irmão mais seguro, mais confortável: “E então, você tem um tempinho para mim?”. Sem nem imaginar os reais motivos, Lourenço acredita que se trata de uma conversa sobre Rodrigo, mas o pai do rapaz nega: “Eu já imaginava que ele não estava mais aqui, naturalmente ele não ia perder a oportunidade de fazer mais uma grande burrada. Abandonar a faculdade, destruir um futuro brilhante, pra assumir uma criança sozinho aos 19 anos de idade”.
Jonas garante que o assunto dele com o irmão é outro e pede para conversarem num local mais reservado: “É uma conversa muito intima para ser falada assim, num local público”. Lourenço tenta fugir, mas o pai de Nanda (Maria Eduarda de Carvalho) promete que será rápido: “E então, tem cinco ou dez minutos pra mim?”.
Os dois vão até o carro de Jonas e conversam lá dentro. Lourenço fica assustado com a proposta e o irmão explica: “Eu sou vasectomizado e acontece que a minha atual esposa, Cristiane, é jovem e está na flor da idade, com muita saúde e, naturalmente, tem um sentimento maternal muito forte. E como a vasectomia se mostrou irreversível, nós cogitamos de recorrer a uma clínica de fertilização”.
Lourenço entende, mas questiona o porquê Jonas acredita que ele seria o melhor doador. O pai de Rodrigo inventa que se sentiria mais confortável se fosse preservado o DNA da família. Lourenço não fica muito convencido: “Quer dizer que a sua proposta é que sua esposa tenha um filho meu?”.
Jonas pede para não colocarem as coisas nestes termos, diz que se trata de um fato puramente científico: “Você tem apenas que ir ao laboratório fazer uma doação. Um procedimento frio, impessoal, técnico, esterilizado”. Chocado com a proposta, Lourenço afirma que isso só pode ser uma brincadeira de mau gosto.
O marido de Cris reforça que o irmão será bem pago: “Estou disposto a desembolsar 500 mil reais pela sua doação. Pela doação e pelo sigilo absoluto”. Lourenço questiona: “Quer dizer que você quer me pagar 500 mil reais para eu ser pai de um filho seu?”. Jonas explica: “Não, não. No caso o filho seria 100% meu porque uma vez que eu adquiro o seu sêmen, efetuada a transação, ele deixa de ser seu e passa a ser meu”.
Jonas reforça a proposta, mas o irmão dele não se convence e decide ir embora. Na sequência, visivelmente mexido, Lourenço liga para Celina (Leona Cavalli) para conversar sobre o assunto, mas desiste quando descobre que a esposa está de plantão no trabalho.
Será que Lourenço vai aceitar a proposta de Jonas? O que Cris e Celina vão achar dessa ideia? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
