Na novela A Vida da Gente, Eva (Ana Beatriz Nogueira) resolveu viajar com a filha Ana (Fernanda Vasconcellos) para um torneio de tênis em Buenos Aires, enquanto esperava a poeira abaixar depois de ter flagrado o marido a traindo com a personal trainer Cris (Regiane Alves). Depois de vinte dias fora do país, ela retorna decidida a acertar a situação com o marido.
Quando chega ao encontro, Eva fica irritada ao perceber que Jonas (Paulo Betti) não compareceu na reunião e mandou um advogado no lugar. Após ler a proposta de divórcio, ela fica revoltada: “Mas o que é isso? Isso é uma afronta! Além de me mandar um moleque de recados para propor a separação, ele ainda acha que eu sou otária para engolir um acordo desses?”, comenta.
O advogado tenta acalmar a mãe de Manu (Marjorie Estiano) e explica a situação dela: “Vocês foram casados e não tiveram filhos. E foram casados em comunhão parcial de bens”. A mulher concorda, mas questiona: “Onde estão as ações? A fazenda que adquirimos durante esse período? O apartamento de São Paulo? Será que você pode me explicar onde foi parar tudo isso?”. Ele alega que todos os bens não estavam no nome de Jonas, portanto não entram na partilha de bens.
Revoltada, Eva pede para o advogado mandar um recado para Jonas: “Diz pra ele que ele não faz ideia com quem está comprando briga. Aliás minto, diga que ele sabe muito bem com quem está brigando”.
Mais tarde, a mãe de Ana invade o escritório de Jonas e a gritos ameaça o marido: “Anota o que eu vou dizer, seu rato: eu vou acabar com sua vida, nem que para isso eu tenha que acabar com a minha família. Eu estou me controlando, acredite. Porque quando eu começar a me descontrolar, aí a coisa vai feder. Ou você acha que eu não sei de suas tramoias e de suas negociatas?”. A mulher garante que a guerra entre os dois está apenas começando.
Ela volta para a casa e pede para conversar com as filhas. Frustrada, a personagem de Ana Beatriz Nogueira conta: “Sete anos de casamento para terminar num golpe sujo daquele estelionatário. Ele me trocou por uma mais nova, assim como quem troca de carro por um modelo novo a cada ano. Ele me descartou da forma mais suja, forma mais baixa, com uma mão na frente e a outra atrás. Está aqui o valor irrisório da pensão que vamos receber a partir de agora. O suficiente quem sabe, talvez, de um sala e dois quartos”, diz nervosa.
Nervosa, Eva conta que de acordo com a lei ela é uma mulher capaz de gerir e manter a própria vida: “E agora meu Deus, o que eu vou fazer? Eu vou voltar a trabalhar na cantina daquele clube? É isso que querem que eu faça?”, questiona. Ana tranquiliza a mãe e diz que não ficarão sem nada enquanto tiverem o contrato dela como tenista.
Mais tarde, depois que Eva se acalma e adormece, as irmãs conversam e Ana revela que realmente a situação é tão ruim como a mãe havia contado: “O Jonas não podia ter feito isso. Manu, eu nunca imaginei que ele faria isso”. E para complicar a situação, Ana vai descobrir que está grávida, conforme já adiantamos aqui. Como será que mãe e filhas vão se virar para sobreviver? Não perca as emoções da novela A Vida da Gente!
