Na novela A Vida da Gente, Lúcio (Thiago Lacerda) vai se mostrar envolvido demais com Ana (Fernanda Vasconcellos) e com outros pacientes, situação que chama a atenção de sua amiga e colega de serviço Celina (Leona Cavalli).
Numa conversa no corredor do hospital, Lúcio explica para Celina que Eva (Ana Beatriz Nogueira) não tem a menor condição psicológica de levar Ana para casa: “seria prejudicial para as duas”. A esposa de Lourenço (Leonardo Medeiros) tenta fazer o médico entender que isso é um direito das duas, mas ele garante que irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar essa situação.
O comportamento chama a atenção de Celina, que, sincera, diz exatamente o que está pensando: “Você não está se envolvendo um pouquinho demais não? E não é só com a Ana não, é com todos os seus pacientes. Você não se preserva minimamente”.
O médico se defende e revela o que pensa sobre o assunto: “Eu acredito nesse movimento, eu acho que ele faz parte. Não só acredito, como eu tenho certeza de que esse vínculo estabelecido entre médico e paciente é fundamental em qualquer processo de reabilitação, eu acredito nisso”.
A pediatra diz ao amigo que entende a situação dele, mas pondera: “tudo tem que ter um limite. Um mínimo de distanciamento porque senão a gente não aguenta tanta situação pesada, difícil, todo dia. É sobre-humano”. Lúcio afirma que acha que talvez goste de um desafio.
Porém, Celina não aceita a justificativa: “Desde que a Isabel morreu, você não faz outra coisa senão trabalhar. Todo dia da clínica pra ONG e vice-versa, sem descanso. Claro, eu entendo que isso seja para preencher um certo vazio deixado por ela, mas você precisa se cuidar porque senão você vai acabar pifando”.
O rapaz afirma que teria pifado se não se dedicasse tanto ao trabalho: “Foi ele que me salvou durante esse último ano e se eu pudesse trabalharia 48 horas por dia, você sabe disso”. Na sequência, ele encerra a conversa afirmando que tem vários pacientes à sua espera.
Até que ponto essa dedicação toda ao trabalho pode ser saudável? Será que Celina está certa em dar esse puxão de orelha no amigo? Fique ligado nos próximos capítulos de A Vida da Gente!
