Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 21 a 30 da novela “Paraíso”, exibida pela Globo em 2009.
Capítulo 21, 8 de abril de 2009 – Zeca conta para Rosinha que Terêncio gosta dela e pede para ela não implicar mais com ele. Terêncio comenta com Tobi que Zeca lhe pediu para colocar Rosinha em sua garupa. Rosinha os surpreende e eles temem que ela tenha ouvido a conversa. Eleutério se lamenta com Zefa pelo que aconteceu com Zeca e vai até a casa de Antero pedir que deixe Santinha rezar por seu filho. Maria Rita diz para Antero que quer ver Zeca. Mariana decide levar Maria Rita até a casa de Zeca, pois acredita que o que aconteceu foi um castigo para o peão. Eleutério pede para Norberto avisar a Ricardo e Otávio que Zeca quer falar com eles assim que voltarem de viagem.
Ricardo teme que Geraldo faça alguma coisa quando eles chegarem a Paraíso. Antero vai falar com Zeca. Antero avisa a Zeca que Maria Rita vai a sua casa rezar por ele e o deixa eufórico. Mariana está convencida de que o acidente de Zeca foi uma obra divina para provar a santidade da filha. Antero pede para que Eleutério retire o diabinho de casa antes de Maria Rita chegar. Zeca se entusiasma pensando em seu encontro com Maria Rita. Mariana diz a Antero que acredita que Santinha possa fazer um milagre se Zeca tiver se purificado. Zeca pede para Terêncio encontrar um jeito de ele ficar sozinho com Maria Rita.
Capítulo 22, 9 de abril de 2009 – Maria Rosa, Otávio e Ricardo desembarcam na rodoviária de Paraíso. Jacira, Edith, Cleusinha e Nina fazem intriga para Aninha sobre Maria Rosa. Aurora questiona sua filha para saber o que aconteceu durante a viagem. Ricardo comenta com Otávio que Aninha ficou com ciúmes deles. Maria Rita e Zeca estão ansiosos para se encontrarem. Mariana exige que Santinha use o véu para cobrir seu rosto durante a visita. Eleutério decide não jogar seu diabinho fora e deixa Zefa aborrecida. Otávio se irrita com Aninha por falar mal de Maria Rosa. Norberto conta para Ricardo e Otávio sobre o acidente de Zeca e os deixa preocupados. Antero, Mariana e Maria Rita chegam à casa de Zeca e a beata pergunta para Eleutério se ele tirou o diabinho de dentro de casa.
Eleutério afirma para Mariana que nunca teve um diabinho em casa. Terêncio pede que Maria Rita vá sozinha ao encontro de Zeca, mas sua mãe se irrita e nega o pedido. Zeca decide que não quer mais ver ninguém e manda todos embora de sua casa. Eleutério fica furioso e vai tirar satisfações com o filho. Mariana garante para Antero que Maria Rita não irá mais voltar à casa de Zeca. Zefa fica bastante envergonhada quando descobre que Eleutério sabe sobre seu segredo, mas é confortada pelo fazendeiro. Rosinha vê a cena e fica curiosa. Ricardo e Otávio não conseguem dormir pensando no que irão dizer para Zeca quando o encontrarem. Maria Rita diz para Antero que não quer mais pensar em Zeca, pois Mariana nunca irá deixá-la viver sua vida.
Capítulo 23, 10 de abril de 2009 – Aninha fica boquiaberta com a resposta que Maria Rosa lhe dá, quando ela pergunta sobre o hotel em que ficou no Rio de Janeiro. Mariana conta para padre Bento o que aconteceu na casa de Eleutério e pede que ele converse com a filha. Antero manda Maria Rita se vestir para ir até a casa de Zeca. Zefa briga com Tobi por ter revelado seu segredo. Rosinha fica perplexa ao ouvir Zeca incentivando Eleutério a ficar com Zefa. Zeca tenta se explicar, mas Rosinha não se interessa e avisa que Ricardo e Otávio vieram lhe fazer uma visita. Antero e Maria Rita se apressam para ir à casa de Zeca. Padre Bento conversa com Mariana sobre o que aconteceu na casa de Eleutério. Ricardo e Otávio revelam para Zeca que venderam seu berrante para Zuleika e ele fica apreensivo, pois não quer que ela o encontre.
Zeca confessa para seus amigos que está apaixonado por uma santa e por isso foi castigado. Mariana estranha que a casa esteja vazia e fica inconformada ao perceber que Antero e Maria Rita não estão na fazenda. Ricardo e Otávio contam para Zeca sobre a rádio e explicam por que o prefeito tirou Eleutério da sociedade. Terêncio vê Antero e Maria Rita na estrada da fazenda e corre para avisar Zeca. Eleutério os recebe e manda Rosinha acompanhar Maria Rita até o quarto de Zeca. Santinha começa sua reza e Zeca fica hipnotizado olhando para ela. Antero diz para Eleutério que não acredita que a filha possa fazer milagres. Mariana reza para sua santa pedindo proteção para sua filha. Zeca descobre o rosto de Maria Rita e os dois ficam perturbados quando seus olhares se cruzam novamente.
Capítulo 24, 11 de abril de 2009 – Rosinha fica pasma ao ouvir por que Zefa cheira as camisas de Eleutério. Eleutério se culpa por pensar em Zefa. Zeca confessa para Maria Rita que não consegue parar de pensar nela e a deixa atordoada. Eleutério explica para Antero como seu filho se acidentou. Todos estranham quando Maria Rita sai apressada do quarto de Zeca. Terêncio pergunta para Zeca se aconteceu alguma coisa enquanto Santinha rezava por ele. Maria Rita conta para Antero o que houve e deixa o pai aflito. Zeca revela para Eleutério que acredita em Maria Rita e deixa Rosinha enciumada. Tobi comenta com Eleutério que Terêncio está apaixonado por Rosinha. Capita apresenta Ricardo e Otávio no bar do Bertoni e Geraldo fica revoltado.
Dona Ida recrimina o cuidado que Aninha tem com os sócios do prefeito. Antero e Maria Rita não conseguem enganar Mariana e acabam contando que estiveram na casa de Eleutério. Geraldo diz a Ricardo e Otávio que duvida do sucesso da rádio. Maria Rita convence Mariana de suas intenções em rezar por Zeca. Zeca declara seu amor por Maria Rita e Rosinha fica arrasada. Maria Rita pensa em seu encontro com Zeca e percebe que também está apaixonada por ele. Zeca reza, pedindo para ficar com Maria Rita. Tobi pede que Terêncio toque o berrante para as crianças da fazenda. Maria Rita reconhece que não é o toque de Zeca e Mariana teme por sua filha.
Capítulo 25, 13 de abril de 2009 – Maria Rita ameaça ir embora, na tentativa de Mariana deixá-la em paz. Zeca incentiva Zefa e Eleutério a ficarem juntos. Padre Bento diz que Otávio e Ricardo estão jogando sinuca com Geraldo e Maria Rosa receia que eles percam o dinheiro que restou da viagem. Otávio ganha o jogo e Geraldo fica furioso. Aninha fica irritada quando Jacira, Edith e Nina contam o que aconteceu no bar. Ricardo e Otávio comunicam que ganharam dinheiro de Geraldo e deixam Norberto, Aurora, padre Bento e Maria Rosa espantados. Rosinha fica inconformada quando Zefa confirma que Zeca está apaixonado por Maria Rita. Dona Ida repreende Aninha por sentir ciúmes de Otávio e Ricardo.
Maria Rosa tenta disfarçar que se envolveu com Otávio, mas Aurora percebe e deixa a filha sem saber o que dizer. Ricardo e Otávio se vangloriam e se sentem vingados de Geraldo com a vitória no jogo de sinuca. Maria Rita se culpa por não ter ficado para ouvir o que Zeca tinha para lhe dizer e cogita a ideia de encontrá-lo novamente. Zeca quer se desculpar com Santinha por ter puxado o seu véu e pensa em convidá-la novamente à sua casa. Rosinha reza e pede que Maria Rita não consiga fazer milagre. Terêncio conversa com Tobi sobre o que aconteceu com Zeca. Eleutério ouve e pede que o peão encontre o touro que derrubou seu filho e o leve para fazenda.
Capítulo 26, 14 de abril de 2009 – Zé do Correio e Vadinho comentam a derrota de Geraldo no jogo de sinuca. Otávio quer saber de quem Aninha gosta, mas Ricardo o repreende e pede para ele se afastar dela. Zeca confessa para Terêncio que sonhou com Santinha. Padre Bento aconselha Mariana a não lutar contra os desígnios divinos e deixar Maria Rita seguir seu coração. Terêncio comenta com Zeca o pedido que Eleutério lhe fez e deixa o amigo intrigado. Isidoro repreende Geraldo por ter apostado tanto dinheiro no jogo e avisa que isso vai afastá-lo cada vez mais de Maria Rosa. Tobi fala para Terêncio levar Santinha de volta à fazenda. Maria Rita defende padre Bento das acusações de Mariana. Rosinha fica enciumada ao ver Terêncio sair para chamar Santinha. Aurora recrimina a roupa que Maria Rosa escolhe para visitar os comerciantes da cidade.
Terêncio consegue ludibriar Mariana e ela decide ir com Maria Rita até a fazenda de Eleutério. Nina, Cleusinha, Jacira e Edith chegam à pensão para contar a Aninha que Ricardo estava passeando de braços dados com Maria Rosa. Isidoro fica irritado com os comentários de Vadinho sobre Geraldo. Terêncio conta para Zeca que Maria Rita vai voltar à fazenda com Mariana e ele se alegra. Zefa diz à Rosinha que ela vai ter que se conformar por ficar sem Zeca. Dona Ida vê Otávio beijando Aninha. Dona Ida não deixa Otávio se explicar e o rapaz se culpa pelo que fez. Geraldo se enfurece ao ver Ricardo e Maria Rosa andando juntos pela cidade. Dona Ida repreende Aninha. Ricardo fica furioso e briga com Otávio quando descobre que ele beijou Aninha. Dona Ida acredita que Otávio está namorando sua neta. Maria Rosa vai até a pensão, mas fica cismada com as atitudes de Aninha e pergunta se aconteceu alguma coisa. Aninha modifica seu jeito de falar e deixa Ricardo, Otávio e Maria Rosa espantados. Mariana e Maria Rita chegam à fazenda de Eleutério e são recebidas por Rosinha. Ela fica incomodada ao ver o rosto de Santinha e vai avisar Zeca da presença das duas.
Capítulo 27, 15 de abril de 2009 – Mariana se impressiona e Maria Rita fica emocionada com o discurso de Zeca sobre sua crença. Rosinha se lamenta com Zefa por ser desprezada pelo meio irmão. Mariana consente que Maria Rita reze sem o véu e Zeca fica extasiado ao ver seu rosto novamente. Zefa fala para Eleutério que vai embora da fazenda para esquecer o que aconteceu. Mariana termina sua reza satisfeita e confiante em um milagre e decide que Maria Rita não vai mais cobrir seu rosto com o véu. Zeca confessa para Eleutério que está apaixonado por Maria Rita e fará qualquer coisa para conseguir ficar com ela. Antero gosta das notícias sobre a visita que Mariana e Maria Rita fizeram à fazenda. Zeca confessa para Eleutério que sabe do amor que Santinha sente por ele e pensa em se casar com ela. Zé Camilo fica preocupado com a falta de serviço para sua comitiva e teme ter que dispensá-la. Tobi aconselha Terêncio a ser mais ousado se quiser conquistar Rosinha. Antero se surpreende com as atitudes e a calma com que Mariana fala sobre Zeca. Eleutério pede para Zefa não ir embora da fazenda e a deixa mais envergonhada com seus comentários.
Capítulo 28, 16 de abril de 2009 – Norberto resolve dedicar um horário na rádio para falar de política e discursa no bar do Bertoni. Dona Ida decide conversar com Otávio sobre o que aconteceu entre ele e Aninha. Otávio se irrita com o questionamento de Ricardo sobre seu jeito durante a reunião com Norberto e Maria Rosa. Dona Ida pede para Otávio não iludir Aninha, pois não quer ver a neta sofrer. Otávio ouve Ricardo fazer uma pergunta para Aninha, mas interrompe a conversa e pede para falar com ela. Ricardo fica inconformado com os impulsos intempestivos do amigo e sofre ao ver os dois conversando. Otávio se desculpa com Aninha pelo beijo e ela fica decepcionada. Otávio se surpreende ao ver Ricardo arrumando as malas e deduz que o amigo está apaixonado por Aninha. O engenheiro avisa a Norberto que vai chegar à cidade de helicóptero e ele começa a organizar o evento.
Vadinho não aceita que o prefeito use a rádio para falar de seus interesses políticos. Aurora reconhece que a chegada de Marcos movimentará a cidade. Aninha, Cleusinha, Edith, Nina e Jacira ficam curiosas para ver o novo engenheiro e seguem para o local onde o helicóptero vai pousar. Norberto se preocupa com as manobras que Marcos faz e receia que ele possa mesmo construir a torre da rádio. Zeca diz para Tobi que quer voltar a andar para levar Maria Rita embora. Todos na cidade se admiram com a juventude do engenheiro e desconfiam de suas atribuições. Ricardo e Otávio apresentam Marcos para Norberto, Aurora e padre Bento. Geraldo resolve financiar a oposição contra Norberto e Isidoro o recrimina. Maria Rita chega à fazenda de Eleutério sozinha e Zeca se anima. Rosinha reclama com seu padrinho da presença de Santinha e Zefa tenta confortá-la. Antero convence Mariana a não se preocupar com Maria Rita. Rosinha fica impaciente com a demora na reza de Santinha por Zeca. Mariana comenta com Antero sobre a adoração que ela acredita que Zeca tem por Santinha. Zeca se declara para Maria Rita e a beija.
Capítulo 29, 17 de abril de 2009 – Maria Rita cobre o rosto com o véu e vai embora da fazenda sem falar com ninguém. Eleutério estranha o comportamento da jovem e procura Zeca, acompanhado de Tobi e Terêncio. Mariana diz para Antero que acredita que o acidente de Zeca tenha sido uma obra divina para recobrar a santidade de sua filha. Edith, Jacira, Nina e Cleusinha insistem em ajudar dona Ida e Aninha a servir o almoço para Marcos, o engenheiro. Rosinha acusa Eleutério pelo que aconteceu entre Maria Rita e Zeca no quarto dele. Marcos comenta sobre os negócios de sua família e Aurora fica interessada. Maria Rita decide que não vai mais rezar com Zeca e Mariana estranha sua atitude. Rosinha reclama com Terêncio da forma grosseira com que Zeca lhe tratou. Maria Rita faz uma promessa para sua santa pedindo que Zeca seja curado. Norberto recrimina Aurora por tentar conquistar o engenheiro para sua filha. Marcos faz perguntas sobre Maria Rosa e Otávio não gosta. Maria Rita faz uma promessa para sua santa pedindo que Zeca seja curado.
Capítulo 30, 18 de abril de 2009 – Mariana tenta argumentar com Maria Rita sobre sua promessa, mas Santinha não lhe dá atenção. Antero fica irritado e culpa Mariana pela atitude da filha. Maria Rita insiste em não comer e deixa Antero e Mariana preocupados. Ricardo e Otávio não conseguem impedir Marcos de levar Jacira para voar de helicóptero. Rosinha se magoa ao ouvir Zeca falar de seu amor por Maria Rita. Jacira fica extasiada quando Marcos sobrevoa a fazenda de Eleutério. Rosinha, Terêncio e Tobi ficam impressionados com as manobras do piloto. Otávio, Ricardo e Maria Rosa estranham a demora de Marcos e receiam que algo possa ter acontecido. Nina, Edith e Cleusinha aparecem no campinho para esperar por sua amiga e Maria Rosa se preocupa. Marcos e Jacira se beijam. Norberto fica irritado ao descobrir que Marcos ainda não voltou de seu voo com Jacira. Eleutério diz para Zefa que prometeu cuidar dela e não vai deixá-la ir embora da fazenda. Antero vai à casa de Eleutério. Rosinha fica com raiva ao ver Zefa chorar por seu padrinho. Terêncio repreende Zeca por ter beijado Maria Rita e teme que Antero tenha descoberto tudo. Antero conta para Zeca sobre a promessa de Santinha.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 40 de Paraíso!
