Acompanhe a seguir o resumo da novela “Serafim” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pelo SBT em 2001.
Capítulo 71, 29 de junho de 2001 – Carmen confidencia a D. Felícia que não aceitou a oferta de emprego do Miguel, pois isso significaria ter que ficar perto dele. Armando assume a loja, faz uma auditoria e informa ao Miguel que o responsável pelo desfalque foi o Henrique. Miguel diz ao Armando que pensará melhor no assunto antes de denunciar o Henrique. Joaquim diz ao neto que tem um plano, para que a Carmen volte a ser feliz. Todos os vizinhos e amigos do velho Joaquim se unem para enfeitar a Vila para a festa de casamento com D. Felícia. Lalo treina muito para enfrentar um difícil adversário. Anibal e Roque se surpreendem ao encontrar a Helga trabalhando na loja com outro nome. Chega o dia do casamento de Felícia e Joaquim e todos se divertem muito na festa. Miguel diz a Carmen que nunca conseguirá tirá-la do seu coração. Raul aparece na festa e tenta, mais uma vez, levar o Zezinho. Miguel impede que o mau-caráter leve o menino e os dois brigam violentamente. Miguel leva a melhor e obriga Raul a pedir desculpas ao Zezinho. Felícia presenteia Carmen com uma gargantilha e diz que a considera como se fosse sua filha. Depois da festa, os noivos viajam em lua-de-mel.
- Veja também:
- Resumo das novelas
Próximos Capítulos
Capítulo 72, 30 de junho de 2001 – Carmen se surpreende ao ver um adolescente vestido de cupido que a procura para entregar flores. Zezinho pergunta à mãe se ela gosta do Miguel. Carmen responde que eles tem que tentar viver longe um do outro. Xavier e Zezinho se unem para reaproximar Carmen e Miguel. Eles conseguem fazer com que os dois conversem por telefone. Miguel convida Carmen para um café da manhã e aproveita o encontro para pedir a ela que volte a trabalhar na loja. Ela aceita e Miguel se encarrega de apresentá-la como a nova chefe do departamento. Marcela, emocionada, parabeniza a amiga. Henrique está cada vez mais enrolado por conta de seus negócios fraudulentos. Alguns homens vão procurá-lo na loja para cobrar uma dívida e Miguel dá ordens ao Armando, para que apresente uma queixa crime contra o Henrique. Helga aparece na loja e diz a Carmen que ela é a chefe do departamento. Carmen a enfrenta, e Helga sugere que as duas procurem o Miguel para esclarecer a situação. Miguel pede ao filho e ao Zezinho que o ajudem a convencer a Carmen a jantar com ele. Cecília diz ao Leonardo que não pretende contar ao pai que eles estão se mudando para os Estados Unidos. Zezinho e Xavier vão até a loja e lá encontram a Helga, indignada com a maneira como o Miguel a tratou. Lúcio dá ordens ao Raul para que planeje algo para castigar o Henrique pelo que fez.
Capítulo 73, 2 de julho de 2001 – Helga chega ao apartamento do Henrique e percebe que levaram todas as suas coisas. Raul chega nesse momento. Miguel vai até a Vila, entrega um lindo arranjo de flores a Carmen e a beija apaixonadamente. Miguel convida Carmen para jantar, entrega a ela um anel de compromisso e pede que o use quando tiver dissipado todas as suas dúvidas. Xavier conta ao pai que Helga está trabalhando no magazine. Miguel fica muito surpreso e promete ao filho que vai resolver o assunto. Marcela garante a Carmen que o Miguel desconhecia que a Helga trabalhava na loja. Lúcio coloca Edith contra o Raul dizendo a ela que seu namorado tem outra mulher. Sandy fica muito feliz ao saber que sua música é um grande sucesso. Helga se assusta quando o Miguel ameaça mandá-la para a cadeia junto com o Henrique e acaba confessando toda a verdade sobre a morte de Cruz. Os garotos organizam uma festa de despedida para o Chico. Os policiais estão a ponto de prender a Helga, quando Lúcio usa seus poderes e faz com que ela desapareça. Edy é flagrado comendo uma torta enorme e confessa para sua mãe que não se importa em ser gordo. Lúcio promove um encontro entre Helga e Raul para dar início a um novo plano.
Capítulo 74, 3 de julho de 2001 – Henrique é agredido por um grupo de homens que acabam levando seu carro. Edy volta a passar mal depois de exagerar na comida. O médico diz aos pais do Edy que o menino precisa de ajuda psicológica e não de broncas para superar o problema da obesidade. Lalo, desesperado com o problema do filho, promete ganhar a luta contra seu maior adversário. Krako tenta agredir o Serafim, enquanto o anjinho está conversando com uma pomba, mas não consegue realizar a sua maldade. Henrique pede ajuda ao Raul sem imaginar que está fazendo um pacto maligno com ele. As crianças se reúnem para assistir a luta pela televisão. Edy, ao ver que seu pai é golpeado impiedosamente, conta aos amigos que o justiceiro é seu pai. A turma decide ir até o ginásio para ver a luta de perto. Edith flagra o Raul com a Helga e os expulsa de sua casa. O justiceiro, depois de ganhar a luta, cai desmaiado. As crianças ficam assustadas e o médico pede a elas que saiam, para que possa examiná-lo. Lupita e Edy pedem ao médico que salvem seu pai. Quando Lalo começa a reagir, todos ficam muito felizes. Xavier diz ao justiceiro que todos prometeram não revelar sua identidade. Cecília está diante do pai que veio especialmente para lhe pedir perdão. Mas, ela está muito magoada com ele e diz que é difícil perdoá-lo depois de todo mal que fez a ela e a sua mãe.
Capítulo 75, 4 de julho de 2001 – Os garotos fazem questão de ficar ao lado do Chico até o momento de sua partida. Os Zorros se apoderam da sede do clube dos Raios. Serafim começa a preparar o amigo para sua partida. Ele conta ao Zezinho que, se passar por uma prova, terá que voltar para sua casa, e faz o Zezinho prometer que nunca o esquecerá. David é informado de que terá que voltar para sua Embaixada e Ana não quer acompanhar seus pais. Os garotos ficam sabendo que o clube foi invadido pelos Zorros e fazem uma reunião de emergência. David decide renunciar ao seu emprego na Embaixada e solicita uma transferência. As duas turmas se enfrentam para disputar a posse do clube. Helga comenta com Raul que foi procurada pela Edith e que ela lhe propôs um negócio. Miguel é informado de que a polícia não conseguiu prender Helga e Henrique. Zezinho, desolado, conta ao Serafim que levaram a pior na briga com os Zorros e perderam o clube. O anjinho promete ajudá-los a recuperar o clube. Raul fica indignado quando Helga prefere ir embora com o Lúcio. Miguel previne Carmen, para que tome muito cuidado com a Helga. Caco, o caminhão mágico, aparece no clube. O velho Joaquim é convidado para participar de um concurso onde o prêmio é de um milhão de dólares. Com a ajuda do Caco, os garotos conseguem recuperar o clube.
Capítulo 76, 5 de julho de 2001 – Miguel consegue uma permissão especial, para que os garotos possam assistir um treino do clube Necaxa. Lúcio tenta preparar uma armadilha para o Renildo, pai do Cachito, através de uma velhinha. Miguel acompanha os garotos ao treino do Necaxa. Ernesto é surpreendido pela chegada da polícia que diz ter uma ordem de busca e apreensão contra ele. Bárbara recebe a notícia de que Ernesto foi preso acusado de fraude. Karina se oferece para arrecadar fundos para pagar um advogado para o Ernesto. Lúcio diz ao Raul e ao Henrique que eles precisam unir suas forças para destruir os inimigos. Edith avisa Helga que pagará caro por tudo que lhe fez. Os garotos organizam uma partida de futebol e colocam o Miguel de goleiro. O escritório onde Miguel trabalha é invadido por ladrões e ele é ferido durante o tiroteio que acontece no local. Miguel é levado às pressas para o hospital. Roque e Anibal tentam sequestrar Zezinho e Xavier. Henrique e Raul contam o dinheiro que conseguiram pegar durante o assalto ao escritório do Miguel e planejam fugir sem dar nem um centavo ao Lúcio. Mas seus planos vão por água abaixo quando ele aparece e dá ordens a seus homens, para que levem os dois para o quarto de tortura. Carmen se assusta ao saber o que aconteceu com o Miguel e se preocupa com a demora dos meninos.
Capítulo 77, 6 de julho de 2001 – Helga chega na casa do Lúcio e ele faz questão de lhe mostrar como está castigando Henrique e Raul por não terem cumprido suas ordens. Xavier e Zezinho conseguem evitar que os capangas do Lúcio consigam pegá-los. No hospital os médicos lutam para salvar a vida do Miguel. Edith pede ao Lúcio que solte o Raul, mas Helga se opõe. David vai até a delegacia denunciar o desaparecimento dos meninos e lá encontra a Bárbara. Miguel recupera a consciência e pergunta à Carmen onde estão os meninos. Lúcio diz a Helga e Edith que as duas devem se unir para destruir a Carmen. Ele promete usar seus poderes contra o Zezinho. Xavier fica sabendo que seu pai está no hospital e vai visitá-lo.
Henrique aparece no hospital, vestido de enfermeiro, disposto a raptar o Zezinho. Henrique consegue raptar o Zezinho. Carmen e Serafim sentem que algo de ruim aconteceu com o menino e, quando saem para procurá-lo, percebem que o menino desapareceu. Zezinho só recupera a consciência depois que chega na casa do Lúcio. Miguel avisa a polícia sobre o desaparecimento do Zezinho. Lúcio diz ao Raul que só deixará o menino ir embora depois que lhe entregar o que ele quer. O delegado suspeita que o Henrique é o autor do rapto. O advogado informa a Bárbara que alguém pagou a fiança e por isso Ernesto será libertado. Helga telefona para Carmen e diz que nunca mais voltará a ver seu filho. Lúcio faz ameaças ao Zezinho. Seus amigos, Caco e Pensador assistem a tudo, mas não podem fazer nada para salvá-lo. Zezinho se nega a entregar ao Lúcio o que está querendo e ele, nervoso, ordena ao Raul que faça mal ao velho Joaquim. O delegado informa a Carmen que já prenderam o Henrique, mas que ele se nega a dizer onde deixou o menino.
Edith pede ao Lúcio que a ajude a se vingar do Raul. Zezinho pede ao Roque que ligue para sua mãe e diga onde ele está, mas o capanga se nega a ajudar o menino. Raul, em tom ameaçador, diz ao velho Joaquim que chegou a sua hora. Edith, usando um anel mágico que o Lúcio lhe deu, aparece na frente do Miguel. Edith não consegue fazer nada contra o Miguel, pois ele está protegido por um segurança. Raul está amarrando o velho Joaquim quando chega Felícia e acerta uma porrada nele. Bernie e a turma dos Zorros procuram os Raios e se oferecem para ajudar a procurar o Zezinho. Carmen fica sabendo que alguém tentou se aproximar do Miguel fazendo-se passar por ela. Lúcio dá ordens ao Raul, para que se livre da Edith. Depois ele faz aparecer a imagem da Carmen na frente do Zezinho pedindo a ele que entregue o Serafim.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 78, 7 de julho de 2001 – Os garotos cercam a casa do Lúcio. Os objetos mágicos são de opinião que só o Serafim poderá libertar o Zezinho das garras do maquiavélico Lúcio. Na cadeia, Henrique insulta alguns detentos e acaba levando uma grande surra. Ele continua se negando a dizer que o Lúcio está mantendo o Zezinho em cativeiro. Lúcio faz aparecer várias imagens dele mesmo na frente do Zezinho e insiste que ele deve dizer onde está o Serafim. Edith conta para a Carmen que o Zezinho está na casa do Lúcio. Carmen está saindo para buscar o filho quando chegam Raul e Helga. Raul tenta agredir a ex-mulher jogando ácido em cima dela, mas ele erra o alvo e acerta a Helga. Pouco depois, chega o Miguel e na sequência a polícia. Lúcio continua torturando psicologicamente o Zezinho e garante que nem seu anjo da guarda poderá salvá-lo. Serafim se entrega ao Lúcio e, em troca, exige que ele liberte seu amiguinho.
Zezinho sai correndo da casa, enquanto Lúcio prende o anjinho numa jaula e diz que vai levá-lo ao lugar onde ele vai morrer. Zezinho vai ao encontro de Miguel e Carmen. Miguel tem uma recaída por causa do esforço que fez. O Pensador diz ao Caco e a Cocó que não verão mais o Serafim, pois ele se sacrificou pelo Zezinho. Raul vai atrás da Edith e pede a ela que volte para a casa do Lúcio, mas ela se nega. Raul a agride, mas Edith reage e acerta um duro golpe na sua cabeça. Depois, ela aproveita que Raul está desmaiado para fugir do local. Serafim diz ao Lúcio que o amor é o único sentimento capaz de mudar as pessoas. Miguel promete a Carmen que formarão uma família feliz. Helga, com o rosto completamente deformado por causa do ácido, pede ao Lúcio que a ajude, mas ele se diverte com a situação dela e diz que agora ela já não tem a beleza que a ajudava a conseguir o que queria.
Renildo ganha na loteria e vai com toda a família buscar o prêmio. Mas, ao chegar lá, recebe a informação de que o bilhete que tem em seu poder não correu na mesma data do bilhete premiado. Dany é entrevistado para falar do grande sucesso que sua música está fazendo e ele acaba confessando que sua esposa a compôs. Lúcio tortura impiedosamente o anjinho, até que ele desmaia. (A missão que Serafim tem de proteger Zezinho chega ao fim. Ele consegue unir toda a família do garoto, e volta para o céu) Lúcio fica furioso ao perceber que não pode fazer nada contra o Serafim, pois Zezinho o protege. Zezinho, por sua vez tem um pressentimento de que o anjinho está correndo perigo.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 79, 9 de julho de 2001 – Os objetos mágicos, Cocó e Seu Baú, perguntam ao Pensador se podem fazer alguma coisa para ajudar o Serafim. Ele responde que só o Zezinho pode fazer alguma coisa para salvá-lo das garras do malvado Lúcio. Zezinho pede permissão à mãe para ir ao encontro do Serafim. Carmen decide acompanhar o filho. Antes, Zezinho vai até o laboratório do avô e deixa um bilhete pedindo a ele que invente alguma coisa que possa ajudá-lo a salvar seu amigo. Zezinho avisa a mãe que vai levá-la a um lugar estranho e que ela terá que acreditar em tudo que ele disser caso contrário não conseguirão salvar seu anjo. O velho Joaquim lê o bilhete deixado pelo neto e, imediatamente, começa a trabalhar no invento. Guampi se reconcilia com seus pais. Zezinho, Xavier e Carmen chegam à casa abandonada. Ela se assusta com o aspecto do lugar e fica surpresa ao ouvir todos os objetos mágicos conversarem como se fossem humanos.
Zezinho fica sabendo, pelos objetos mágicos, que o anjinho se entregou ao Lúcio para salvá-lo. Carmen diz ao filho que agora é a sua vez de retribuir tudo que o Serafim fez por ele e tentar libertá-lo do maquiavélico Lúcio. Enquanto isso, Serafim trava uma dura batalha contra o mal se negando a entregar ao Lúcio suas asas e o coração da bondade. Furioso com a coragem do anjinho, ele começa a se vingar de todos os humanos, lançando raios poderosos contra eles. Pressionado, Serafim acaba entregando seu coração em troca de que o Lúcio pare de fazer mal às pessoas. Mas, ao perceber que ele não está cumprindo o que prometeu, o anjinho diz que nunca lhe entregará suas asas. Carmen começa a tremer descontroladamente e se assusta. O Pensador tenta tranquilizá-la e diz que isso está acontecendo por que o Serafim entregou seu coração ao Lúcio, o que significa que o mal está vencendo o bem. Ele avisa que agora, mais do que nunca, a vida do Serafim está em perigo e explica que para vencer o mal deverão unir todos os corações. O velho Joaquim termina sua mais nova invenção, que lança raios em formato de coração. Lúcio atormenta o anjinho dizendo que todos já se esqueceram dele.
Joaquim está eufórico com seu invento e diz a Felícia que precisa levá-lo para o Zezinho. Helga se desentende com o Lúcio e ele, furioso, usa seus poderes para deixá-la transparente. Cachito tem um pressentimento de seu amigo está correndo um grande perigo. Caco avisa o menino de que precisará da ajuda de toda a turma para poder ajudar o Zezinho. Carmen e Zezinho enfrentam o Lúcio e se surpreendem ao descobrir que o Raul está imobilizado e com marcas por todo o rosto.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 80, 10 de julho de 2001 – Lúcio joga Helga num poço profundo onde terá que nadar por toda a eternidade para não se afogar. Zezinho tenta ajudar o Raul, mas Lúcio não permite. Depois, ele encontra o anjinho todo machucado. Raul começa a se transformar em pedra e a estátua, Abel, diz que só o amor de uma pessoa honesta e boa poderá salvá-lo. Miguel chega à casa abandonada. Lúcio diz a Carmen que nem o seu amor de mãe poderá neutralizar seus poderes. Carmen não consegue ver o Serafim, e Lúcio, com ar de vitorioso, diz ao menino que por culpa da sua mãe não poderá ajudar seu amigo, pois para salvá-lo é preciso ter um coração puro e cheio de amor, coisa que sua mãe não tem. No exato momento em que os torturadores estão prestes a levar a Carmen, chega o Miguel acompanhado pelo Xavier e tem início uma batalha.
O Pensador diz aos meninos que, se realmente amam seus amigos, então eles têm a arma mais poderosa que qualquer ser humano possa ter e que ninguém poderá vencê-los. Lúcio diz ao Zezinho que terá que escolher entre sua mãe e seu anjo, pois um dos dois terá que morrer. Zezinho pede ao Lúcio que não faça mal a nenhum dos dois, mas Lúcio, para provar que sua maldade não tem limite, garante que matará a todos. Ele tira do cofre o coração do Serafim e começa a açoitá-lo. Zezinho sente uma dor muito forte e desmaia. Joaquim, Felícia e os meninos encontram o Raul se convertendo em pedra. Aníbal aconselha os meninos a desistirem de entrar na casa, pois o Lúcio está fazendo muitas maldades. Lúcio diz ao Serafim que ele não poderá salvar o Zezinho enquanto Carmen não conseguir enxergá-lo. Felícia e Joaquim encontram Carmen, Miguel, Xavier e Zezinho. Anibal e Roque decidem ajudar os garotos a resgatar o Zezinho. Lúcio ameaça fazer mal ao Zezinho caso Serafim não lhe entregue suas asas. Sem saída, o anjinho as entrega, mas, quando Lúcio tenta tocá-las, suas mãos sangram. O Pensador diz aos objetos mágicos que, se o mal se apoderar do mundo, a magia que faz feliz a todas as crianças desaparecerá para sempre.
Lúcio avisa ao Zezinho que seu anjo está morto e culpa Carmen e Miguel, pois se eles tivessem fé o anjinho se salvaria. Todos se dão as mãos e formam um círculo ao redor do Lúcio, mas, ao ver que não pode lutar contra o bem, ele usa seus poderes e desaparece no meio de uma explosão. A batalha terminou, mas Zezinho chora desconsolado porque não pôde salvar seu anjo da guarda. Carmen tenta tranquilizar o filho dizendo que seu anjo da guarda não morreu e que sempre estará a seu lado. Zezinho não acredita, até que o Serafim, livre do bruxo, aparece e diz que a fé e o amor o salvaram. Todos ficam felizes porque, finalmente conseguiram ver o anjo. Serafim diz ao Zezinho que, graças a ele e ao amor dele, conseguiu ser um bom anjo da guarda e, que agora, por isso poderá voltar para sua casa, para o céu. Depois Serafim diz a todas as crianças que, enquanto eles tiverem amor no coração, os anjos sempre existirão. O querubim Serafim se despede de todos e vai embora voando. Enquanto isso, Carmen e Miguel decidem se casar e realizam o grande sonho de Xavier e de Zezinho de formarem uma família. Fim.
O que você achou do final de Serafim? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Serafim!