Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 11 a 20 da novela “Serafim”, exibida pelo SBT em 2001.
Capítulo 11, 20 de abril de 2001 – Lúcio promete não fazer nada de mal aos garotos caso eles lhe deem a informação que precisa. Os objetos mágicos decidem libertar Serafim, mas fazem o anjinho prometer que não voltará a fugir. Joaquim chega à tempo de impedir a fuga do neto. Zezinho explica à mãe que não quer perder seus amigos. Miguel decide levar o filho para visitar o túmulo da mãe. Helga acompanha os dois. Carmen vai procurar o proprietário da Vila onde mora, mas não é atendida pessoalmente pelo Miguel. As meninas ficam amigas dos meninos e conseguem entrar no clube. Lúcio tenta explicar aos seus seguidores que o amor é uma coisa horrível. Helga convence Ester, a avó de Ana, a deixar a menina ir ao cinema com ela. Miguel pede à sua secretária que envie flores a Carmen com um pedido de desculpas por não tê-la atendido pessoalmente e marcando uma data, para que possam conversar. Raul conversa com o filho e o incentiva a não aceitar a troca de Colégio. Raul e seus comparsas tentam arrombar um cofre, quando o malandro é atingido por uma labareda. Ele cai todo chamuscado e assusta o resto da quadrilha.
- Veja também:
- Resumo da novela Serafim
- Resumo das novelas
Capítulo 12, 21 de abril de 2001 – Felicia convida o velho Joaquim para sair. Carmen recebe a notícia de que seu marido, Raul, está hospitalizado. Serafim intui que Zezinho está precisando dele e o pensador permite que o anjinho vá ao encontro do novo amigo. No hospital, o médico não consegue explicar a Carmen como as queimaduras desapareceram. Felicia não consegue ser discreta e paquera o velho Joaquim na frente de todos. Serafim faz o relógio despertar. Zezinho acorda e, ao ver o anjinho, trata de qual é o truque que ele usa para ele falar e voar, mas acaba chegando à conclusão de que Serafim é real e que é um anjo. Edy ainda não descobriu que seu pai é um profissional da luta livre. Edith, a “namorada” do Raul vai até o hospital para visitá-lo. Xavier ajuda Ana a preparar faixas de boas vindas para seus pais. Zezinho fica sabendo que Edy e Guampi pretendem expulsá-lo do clube. Carmen chega ao hospital e flagra o marido aos beijos com a Edith. Antes que Carmen consiga dizer alguma coisa, chega o médico e diz que precisa falar com ela em particular. Lulu se veste com roupas masculinas para poder entrar no clube dos meninos. Guampi não desconfia de nada e, além de convidá-la para entrar ainda previne, para que tome muito cuidado com as meninas.
Capítulo 13, 23 de abril de 2001 – Carmen e Raul se assustam com o valor da conta do hospital. Uma funcionária explica que um homem pagou a conta e depois foi embora. O misterioso benfeitor é ninguém menos do que Lúcio. Edy assiste a luta livre pela televisão sem imaginar que seu herói favorito é seu próprio pai. Raul pergunta aos amigos se foram eles que pagaram a conta do hospital, mas eles negam. Carmen chega ao trabalho e recebe a notícia de que foi despedida. Inconformada, ela vai falar com o gerente, que decide lhe dar outra oportunidade, mas com a condição de que ela faça horas extras. Marcela, colega de trabalho de Carmen, a previne contra as intenções do Sr. Menezes, pois ele costuma assediar as funcionárias. Edith, a “namorada” do Raul garante que não foi ela que pagou a conta e, irritada, diz que ele não pode passar a noite com ela, pois está esperando a visita de uma amiga. Desconfiado, Raul, decide investigar, por que ela não quis que ele ficasse. Marcela decide aparecer no trabalho com a desculpa de ajudar a amiga Carmen e o Sr. Menezes a terminar o inventário. Edith confidencia à amiga Helga que seu namorado não tem dinheiro e que, para piorar, é um homem casado.
Capítulo 14, 24 de abril de 2001 – Raul discute com o sogro e tenta expulsá-lo de casa, mas o velho Joaquim lembra ao genro que é ele quem sustenta a casa, e, portanto não vai embora. Xavier se queixa com o pai porque não consegue fazer amigos na escola. Ele conta que os meninos debocham dele porque não pode praticar esportes. (o menino sofre de asma, por isso não pode levar uma vida normal). Zezinho continua inconformado porque terá que deixar o clube. Carmen, preocupada com o filho, promete falar com os meninos para pedir que o aceitem novamente. O anjinho Serafim continua protegendo Zezinho, mas continua invisível para os meninos. Ele fica furioso ao ver Guampi ameaçando expulsar o Zezinho antes do previsto. Furioso, o Sr. Menezes decide punir a Marcela por ter atrapalhado seus planos. Ele suspende o salário da funcionária e alega que está cobrando uma dívida antiga. Zezinho culpa Serafim por ter sido expulso do clube. O Sr. Menezes paga Carmen pelos serviços prestados e ela se surpreende ao receber mais do que o previsto. Ele explica que é a sua comissão e admite que ao convocá-la para trabalhar depois do expediente estava fazendo um teste. Roque e Aníbal contam ao Lúcio que o Zezinho anda falando sozinho. Henrique aconselha seu amigo Miguel a levar Helga na festa em homenagem aos imigrantes alemães.
Capítulo 15, 25 de abril de 2001 – Camargo salva Cachito de ser atropelado. Miguel convida Helga para a festa em homenagem aos imigrantes Alemães. Serafim está inconformado por não ter podido ajudar o Zezinho. Os objetos mágicos tentam consolar o anjinho. Raquel, mãe da Ana, não está bem de saúde e o médico informa que ela terá que começar o tratamento imediatamente. A turminha está convencida de que o Zezinho está louco, pois ele anda muito estranho e vive falando sozinho. Zezinho e Serafim voltam a ser amigos. Raul se reconcilia com Edith, depois vai até a casa de Carmen e rouba todo o dinheiro que encontra, mas, quando está saindo o malandro é surpreendido pelo sogro. Raul tenta se livrar do velho Joaquim, mas nesse momento chega Carmen e consegue recuperar o dinheiro. Felícia vai visitar Karina, mas o que ela quer mesmo é ver o velho Joaquim, pois está muito interessada nele. Esther leva a neta, Ana, para visitar o seu amigo Xavier. David tenta colocar Esther a par dos problemas de saúde da Raquel, mas ela não permite que ele conte a verdade. Helga comenta com a amiga, Edith, que durante a festa dos imigrantes alemães terá que fingir que está afônica, pois senão o Miguel descobrirá que ela não sabe falar alemão.
Capítulo 16, 26 de abril de 2001 – Os garotos da turminha do Zorro invadem o clube dos rivais e começam a destruir tudo. Zezinho tenta evitar a invasão, mas acaba levando uma surra daquelas. Lulu presencia a cena e corre para avisar o Guampi. Logo depois, ele e os outros meninos chegam ao clube. Zezinho tenta explicar o que aconteceu, mas ninguém acredita nele. Raul aparece no trabalho da Carmen. Esther conta para a neta, Ana, que seus pais não poderão vir para vê-la e a menina fica muito triste com a notícia. Lupita tem muito medo que os garotos descubram que Lulu é uma menina. Xavier sente falta da melhor amiga e pede ao pai que o leve para visitar a Ana. Ana está trancada no quarto desde que a avó contou que seus pais não viriam. Miguel atende o pedido do filho e ao chegar lá consegue convencer a menina a sair do quarto. Helga, fica indignada pois Miguel saiu com o filho e a deixou esperando. Esther prepara um bolo para o aniversário da neta. Os garotos ficam furiosos quando vêem o Zezinho conversando com um dos integrantes da turma do Zorro. Miguel, que ficou muito impressionado ao conhecer a Carmen, marca uma reunião com ela e com os outros moradores da Vila.
Capítulo 17, 27 de abril de 2001 – Ana se recusa a falar com os pais por telefone e também não se interessa em abrir o presente que eles mandaram. Raul vai ao laboratório do sogro e destrói tudo. Joaquim entra e acaba sofrendo um grave acidente, pois seus olhos são atingidos com ácido. Zezinho está na mira do Lúcio e seus comparsas. O anjo Serafim tenta ajudar o amiguinho, mas cai nas garras do inimigo que o pega pelas asas.. Os meninos do clube aparecem para defender o Zezinho e ele acredita que já foi perdoado. Lúcio não consegue alcançar seu propósito e foge dizendo que não pode lutar contra o amor pois é o sentimento mais forte que existe. Raul provoca uma explosão no novo invento do velho Joaquim e ele vai parar no hospital com ferimentos nos olhos. Lupita ameaça contar aos meninos que Lulu e Sebastião são a mesma pessoa. Miguel e o filho vão até a casa da Carmen. Xavier vê o carro que Serafim deixou lá. Carmen se surpreende ao ver Tacho, o carro, falar. Zezinho tenta convencer a mãe de que é apenas um brinquedo. Depois ele vai até o quarto habitado pelos objetos mágicos e conta o que aconteceu.
Capítulo 18, 28 de abril de 2001 – Ana diz à avó que nunca abrirá o presente que recebeu dos pais. Leonardo, o pai do João, recebe uma bolsa para estudar nos Estados Unidos, mas o garoto não quer acompanhá-lo para não ser expulso do clube. Guampi aconselha o Sebastião (Lulu) a não defender as meninas senão não conseguirá ser aceito no clube. Não satisfeito com todo mal que causou ao Joaquim, Raul vai até o hospital e tenta machucá-lo. Raul fica furioso quando vê o filho entrar com a enfermeira e atrapalhar seus planos. Serafim avisa ao Zezinho que levará Tacho (o carro mágico) embora. Miguel liga para Carmen para perguntar sobre a saúde de seu pai e se colocar à sua disposição para o que precisar. Xavier fica muito assustado ao ouvir a amiguinha dizer que gostaria que seus pais estivessem mortos. Cachito vai ver Zezinho para dizer que está muito chateado com tudo que está acontecendo com seu avô. Carmen expulsa o marido de casa e Raul vai embora fazendo ameaças.
Helga veste roupas provocantes para sair com o Miguel e Xavier não gosta nada de ver seu pai com a governanta. Lulu conta para a mãe que Lupita está gostando do Bernie, o chefe da turma dos Zorros e que por isso tem que ser considerada uma traidora, mas diz que ela não pode contar o que sabe da amiga. Edy pede a Lupita que lhe diga onde mora o “Sebastião”. Zezinho pergunta para a mãe porque seu pai não dormiu em casa e ela é obrigada a dizer a verdade ao menino. O médico comunica ao David que não poderá operar a Raquel enquanto ela estiver nesse estado de depressão. Carmen se desespera ao receber a conta do hospital, pois não tem dinheiro para pagá-la. Raul pega o carro dos amigos para praticar um assalto. Carmen pede um empréstimo ao patrão para poder pagar a conta do hospital.
Ana e Xavier ficam surpresos ao abrir a caixa com o presente enviado pelos pais da menina. Raul chega à loja onde Carmen trabalha e fica observando o movimento do caixa. Depois ele tenta pegar o dinheiro, mas é descoberto pelos seguranças e acaba preso. As duas turmas de garotos se enfrentam. Os Zorros sofrem uma terrível derrota e um dos membros do clube é feito refém. Na delegacia, Raul jura inocência e acusa Carmen de tê-lo obrigado a arrombar a caixa registradora. O gerente da loja pede que levem a Carmen presa. Os meninos pressionam o prisioneiro que acaba confessando que o Zezinho se recusou a fazer parte dos Zorros Tomás e Cachito propõe que Zezinho volte a fazer parte do clube. O Sr. Menezes informa ao Miguel que Carmen e seu marido tentaram roubar a loja.
Capítulo 19, 30 de abril de 2001 – Chorando muito, Carmen se abraça ao Miguel e jura que não teve nada a ver com o roubo. Zezinho conhece todos os objetos mágicos. Raul é preso. Miguel tenta acalmar a Carmen e diz que fará de tudo para ajudá-la porque acredita na sua inocência. Esther decide abrir o presente que David e Raquel enviaram para a filha. Se trata de um teatro de bonecos. Helga está furiosa com a demora do Miguel. Joaquim recebe alta e o Zezinho fica muito feliz ao ver o avô de volta. Edith fica irritada por que não foi avisada que Raul está na cadeia. Quando ela está de saída para visitá-lo chega o Lúcio. Henrique, sem que o Miguel saiba, dá ordens para que sabotem os produtos, pois com a baixa qualidade ele poderá lucrar mais. Ana se diverte com o brinquedo que ganhou dos pais. Ela brinca com os bonecos que representam ela e a mãe. Helga dá um beijo apaixonado no Miguel. Esther conversa com a neta e diz a Ana que ela deve viajar para ver os pais, pois a sua mãe está muito doente.
Capítulo 20, 1 de maio de 2001 – Ana não vê a hora de se encontrar com seus pais e Xavier ajuda a amiga a arrumar as malas. Miguel cede aos encantos de Helga e diz que quer conhecê-la melhor, mas pede que, por enquanto, não comente nada com seu filho. Lúcio é informado de que Raul já está em liberdade. Miguel leva o filho ao aeroporto para que Xavier possa se despedir de sua melhor amiga. Bernardo e João contam ao Raul que um cliente do bar está dando em cima da Edith. Lúcio diz ao Krako que está na hora de contar ao Raul quem é seu protetor. Ele chega ao bar, no momento em que o Raul está prestes a dar uma bofetada na namorada. Bernie conta para Lupita que os Zorros estão desafiando os meninos do clube para uma partida de futebol. Lúcio conversa com o Raul e lhe oferece trabalho. Carmen envia uma carta ao Miguel agradecendo por sua ajuda. Helga intercepta a correspondência e a destrói. Enquanto os meninos se enfrentam numa partida de futebol, Zezinho, que foi expulso do clube, sai para passear com seu amigo Serafim. No caminho, decide entrar no estádio para assistir o jogo. Os meninos do clube pedem ao Zezinho que entre em campo para ajudá-los, pois estão perdendo feio para os inimigos. Ana e sua avó chegam ao hospital onde Raquel está internada.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 21 a 30 de Serafim!