Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 256 a 270 da novela “Carrossel”, exibida pelo SBT em 2012/2013.
Capítulo 256, 13 de maio – Paulo chega à casa abandonada com flores. Ele conta a Daniel que o buquê é para uma menina, diz estar apaixonado. Renê, Helena, Firmino e Graça almoçam na Escola Mundial. Daniel fica surpreso com a confissão de Paulo. Paulo revela que a garota é Margarida. Paulo comenta que o cupido o acertou. Maquiavélico, Paulo diz a Daniel que precisa encontrá-lo em meia hora na praça. Em casa, Cirilo se veste impecavelmente para encontrar Maria Joaquina. Paulo encontra Margarida, ele diz que contou tudo a Daniel, que o deixou com ciúmes dela. Daniel vai até a praça e vê Paulo entregando flores a Margarida. Daniel fica sem saber o motivo de Paulo ter marcado encontro com ele na praça. Margarida vai à sorveteria encontrar Bibi, ela conta que Daniel não ligou de tê-la visto com Paulo. Bibi comenta que os homens demoram para reconhecer que estão apaixonados. Na casa abandonada, Cirilo se decepciona ao encontrar Kokimoto em vez de Maria Joaquina. Os garotos da rua de cima caçoam de Cirilo.
Margarida passa um trote em Daniel. No trote, ela se passa por menino e diz que Paulo e Margarida estão namorando. Daniel e Adriano vão à casa de Cirilo, que está extremamente triste por ter sido enganado. Cirilo mostra a suposta carta de Maria Joaquina a Daniel, que afirma que a carta não é da patricinha. Cirilo explica que caiu em mais uma brincadeira de Paulo e Koki. Cirilo conta que foi motivo de chacota para os meninos da rua de cima. Paulo revela a Margarida que Daniel abriu o coração para ele, mas só irá contar se ela pagar R$ 20 reais a ele. A pedido de Daniel, Adriano convoca os membros da Patrulha Salvadora para uma reunião, menos Paulo e Koki. Daniel diz na reunião que Paulo e Kokimoto serão expulsos da Patrulha Salvadora. Paulo lê a suposta carta de Daniel a Margarida. Margarida desconfia dos erros de português da carta. Os garotos afirmam que Cirilo não deve perdoar Paulo e Koki. Margarida lê a carta e fica esperançosa ao saber que Daniel também gosta dela.
- Veja também:
- Resumo da novela Carrossel
- Resumo das novelas
Capítulo 257, 14 de maio – Paulo vai até a sorveteria e encontra Mário e Jaime. Os amigos ignoram a presença do encrenqueiro. Jaime ameaça brigar com Paulo e diz que ninguém mexe com os amigos dele. O menino avisa que ele e Kokimoto não fazem mais parte da Patrulha Salvadora. Valéria e Davi conversam sobre a brincadeira de mau gosto que os amigos fizeram com Cirilo. Valéria fica irritada, mas Davi garante que eles já receberam o castigo que mereciam. Bibi espera Margarida na casa mal assombrada. A menina chega eufórica e mostra a carta que recebeu de Daniel para a amiga. Bibi estranha o fato de a carta não estar escrita à mão. Margarida explica que Paulo contou a ela que isso é uma lei entre os meninos. Bibi questiona a amiga se ela tem certeza que quem escreveu a carta foi Daniel. Margarida afirma que sim, pois não acredita que Paulo a enganaria. Paula procura Cirilo, que está em seu quarto trancado. Sua mãe percebe que seu filho está triste e o chama para conversar na sala.
Chateado, Cirilo questiona o porquê de ter acreditado em Paulo e Kokimoto. Bibi e Margarida vão à casa da professora Helena para conversar. Maria Joaquina fica inconformada que Cirilo tenha caído, novamente, na brincadeira dos amigos. Valéria e Carmen perguntam se a patricinha não fica com dó do garoto. A riquinha diz que não, pois Cirilo está cansado de saber que ela jamais marcaria um encontro com ele. Bibi conta a Helena que Margarida está na época de ter um namorado. Helena diz que elas são muito novas para pensar nisso. Bibi não concorda, diz que as meninas estão diferentes, evoluídas. Na casa mal assombrada, Paulo e Kokimoto colocam Daniel na parede e questionam o porquê foram expulsos da Patrulha Salvadora. Daniel explica que houve uma votação entre os meninos e que todos, menos Cirilo, concordaram com a saída deles.
Paulo diz que se o problema foi o dinheiro, eles devolvem. O garoto lembra aos amigos que a lei número um da Patrulha Salvadora é respeitar todos os cidadãos patrulheiros. Bibi revela a Helena que Margarida escolheu Daniel para ser seu namorado. As amigas contam o plano que tiveram para fazer com que o garoto gostasse de Margarida e comentam que Paulo ajudou. Helena fica desconfiada. Maria Joaquina conta a seu pai o que aconteceu com Cirilo. Miguel fica inconformado e pergunta o que a filha pensa fazer a respeito. Paulo e Kokimoto discutem com Daniel e ameaçam brigar com ele. Jaime chega à casa mal assombrada. Ao ver o garoto, Paulo e Koki param de provocar Daniel. Daniel pede ao amigo que retire os dois da casa e Jaime obedece.
Margarida conta a Helena que pagou Paulo para fazer o serviço e que também deu dinheiro a ele para comprar o remédio que ele precisava. Helena estranha e pergunta qual é o nome da medicação. Margarida diz que chama ?estica e puxa?. A menina conta a Helena que Daniel enviou uma carta a ela e mostra para a professora. Helena revela as amigas que a carta não foi escrita por Daniel, pois contém erros ortográficos que o menino jamais cometeria. Margarida fica arrasada com a notícia. Helena consola Margarida e diz que ela terá a vida inteira para namorar e que deveria aproveitar a infância. Maria Joaquina pensa em uma forma de falar com Cirilo. A menina tem uma ideia e pede para Joana chamar o motorista. Cirilo está decepcionado. Preocupado, seu pai fala para o filho ir passear um pouco. Maria Joaquina prepara um presente para dar a Cirilo.
Daniel encontra Margarida na praça. Bibi observa os dois juntos e brinca com o amigo, que fica incomodado com a situação. Bibi vai à casa de Valéria e conta que viu Daniel e Margarida juntos na praça e que o garoto levou flores à amiga. Valéria conclui que os dois estão namorando e as duas começam a espalhar a notícia para os amigos. Daniel e Margarida conversam na sorveteira e Valéria espiona os dois. Daniel vê e pede para a garota parar de escutar a conversar dos dois. A menina espevitada fica irritada e vai embora. Daniel pede a Margarida que não fique triste e não deixe um clima ruim entre eles. A menina revela que não está triste, só aborrecida por ter confiado em Paulo. Ela conta sobre a carta de amor que recebeu com a assinatura de Daniel.
Capítulo 258, 15 de maio – Ao deitar em sua cama, Cirilo encontra uma caixa, que contém um par de luvas de Maria Joaquina. Não bastasse, tem um bilhete da patricinha que deixa o garoto radiante. Margarida afirma a Daniel que Paulo mereceu ser expulso da Patrulha Salvadora. Cirilo conta aos colegas que ganhou o melhor presente de sua vida. Helena chama Paulo para uma conversa. A brincadeira o questiona sobre a brincadeira de mau gosto que ele fez com Margarida. Helena quer que Paulo devolva o dinheiro a Margarida no dia seguinte. Paulo e Koki são rejeitados pelos alunos do terceiro ano. Graça e Suzana discutem na frente de Olívia. Firmino chega à diretoria e diz a Olívia que está ouvindo um leão rugir no pátio da escola. Jaime conta a Helena o que Paulo e Koki fizeram a Cirilo.
Olívia e Graça afirmam que Firmino está maluco. Os alunos se revoltam contra Paulo e Koki. Helena manda Paulo e Koki escreverem uma carta pedindo desculpas e ler para a sala inteira. Graça conta às meninas que tem uma fera rondando a escola, é o chupa cabra. As crianças entram em pânico no pátio e começam a gritar. Olívia vê Matilde na árvore do pátio da escola, ela está vestida de forma extravagante, com roupas que remetem à África. Matilde diz a Olívia que descobriu que os sons da selva são terapêuticos. Matilde afirma que transcendeu à forma de ensino rudimentar da Escola Mundial. Ela fala sobre a elevação do ser. Matilde mostra as fotografias da África a Olívia. Ela conta que sua viagem à África foi puro crescimento espiritual. Matilde diz que tem uma missão importante.
Capítulo 259, 16 de maio – Matilde conta que teve ideias para angariar fundos às comunidades africanas, e quer aplicar suas ideias na Escola Mundial. Koki e Paulo leem a carta de desculpas à turma. Ao final, a classe aplaude com má vontade. Matilde fala de seu projeto a Renê, que fica assustado quando ela começa a guinchar como macaco. Helena faz Paulo elogiar os colegas de sala, um por um. Ao fazer cooper, Olívia encontra jornal que traz na reportagem da capa, diretora que é homenageada pela presidenta por inserir em sua escola projeto ambiental e sustentável. A diretora sonha em ter o mesmo mérito. Pelas ruas, Matilde pede ajuda à África aos passantes, mas não tem sucesso. Ela e Olívia se encontram. A diretora diz a Matilde que está disposta a participar do projeto dela. Matilde fica desconfiada. As duas preparam uma expedição ao zoológico para conhecer os animais da África e também captar material para um documentário.
Capítulo 260, 17 de maio – No zoológico, Olívia grava um vídeo de Matilde. O guarda do zoo intervém, diz que é proibido. Os alunos voltam à sala de aula animados depois de praticarem boas ações. Os garotos começam a planejar o jogo de futebol contra o time dos garotos da rua de cima. Eles marcam encontro na casa abandonada para falar sobre as estratégias. Paulo e Koki são perdoados e vão participar da reunião. Olívia grava vídeo de Matilde falando sobre a extinção do logo guará. Os garotos da rua de cima pressionam Paulo e Koki a contarem sobre as estratégias e pontos fracos do time da Escola Mundial. Os garotos da Escola Mundial chegam à casa abandonada para a reunião. Eles estranham o fato de Koki e Paulo estarem atrasados. Olívia entra em pânico ao ver uma cobra.
Matilde faz Olívia gravar um vídeo falando da jiboia, ela entra em pânico. Paulo e Koki chegam à casa abandonada, os alunos começam a discutir a estratégia do jogo. Olívia afirma a Matilde que espera que o material captado seja bom para a reputação da escola. Paulo e Koki tramam algo antes da partida de futebol. Os garotos da rua de cima comemoram, após pressionar Paulo e Koki, eles conseguiram saber da estratégia dos alunos da Escola Mundial. Helena e Renê fazem piquenique em parque. Os dois se beijam. Paulo e Koki dão todas as dicas do jogo para o time dos garotos da rua de cima. As meninas se preparam para torcer pelos colegas. Elas convencem Maria Joaquina a torcer também.
Capítulo 261, 20 de maio – Na diretoria, Matilde diz a Olívia que o material que captou é pouco. Olívia afirma que não vai filmar mais nada, está exausta. A partida de futebol de início. Os garotos da Escola Mundial fazem o primeiro gol, mas o juiz anula. As meninas chamam o juiz de ladrão e saem correndo atrás dele. Matilde e Olívia decidem ir ao parque para captar imagens da natureza. Elas encontram Renê deitado na grama, ele fica sem graça. Matilde pergunta se o professor está sozinho. Durante o jogo, Mário diz a Jaime que viu Paulo conversando com o garoto do outro time. Mário questiona Paulo e o chama de traidor.
O segundo tempo começa e Paulo faz um gol. No parque, Helena se aproxima de Renê com algodão doce. Ao ver Olívia e Matilde, ela fica desconcertada. Olívia pergunta a Renê e Helena se eles estão juntos. Os dois desconversam. Matilde decide colocar Helena para ler o roteiro do projeto, para fazer a abertura do DVD. Olívia fica enciumada. Mário estranha a tristeza de Rabito e chama um veterinário para examiná-lo. Matilde tenta gravar o vídeo com Helena, mas Olívia não para de interromper. As duas começam uma discussão. Renê e Helena saem às escondidas. Está prestes a cair um temporal, Olívia e Matilde saem do parque correndo.
Capítulo 262, 21 de maio – Adriano, vestido de detetive, investiga todos os passos de Rabito. O cachorro entra na banca de jornal e escolhe uma revista feminina canina. Depois, Mário e Cirilo seguem Rabito. O cachorro entra na padaria, para em frente à máquina de frango e Mário oferece ao cachorro, mas ele não aceita. O garoto estranha seu amigo de quatro patas não aceitar a comida. Cirilo continua a investigação, quando encontro Jorge, Bibi e Maria Joaquina. O trio está perdido e Maria Joaquina pergunta a Cirilo se ele sabe o caminho de volta para sua casa. O menino explica e se despede com olhar apaixonado para a patricinha. Quando ele se dá conta percebe que perdeu Rabito de vista.
O cachorro foge dos meninos, que vão atrás dele. Mário, Adriano e Cirilo encontram Laura. A amiga observa o cãozinho e revela aos amigos que Rabito está apaixonado. Em sua casa, Mário arruma seu melhor amigo para o encontro com sua namorada, mas estipula um horário para que Rabito volte para casa. Olívia e Matilde assistem ao vídeo para ajudar as crianças na África. A diretora não presta atenção no documentário e fica preocupada com sua aparência. Mário fica preocupado com a demora de Rabito. No dia seguinte, o garoto acorda chateado, pois seu melhor amigo passou a noite fora. Rabito chega na hora do café da manhã, Mário fica irritado e pede para que o cachorro escolha entre ele e sua namorada. Marcelina perdeu seu diário e o procura por toda sua casa.
No caminho para a escola, a garota observa todos os lugares que passou e encontra Carmen. As amigas conversam e Marcelina diz o quanto é perigoso alguém achar o seu diário, pois lá estão todos os seus segredos e o nome do menino que ela gosta. Marcelina chega à escola e tem a impressão que todos estão rindo dela e a garota acha que alguém encontrou o seu diário. Ela imagina seus amigos contando seus segredos uns aos outros. A garota entra em desespero. Laura pergunta o que está acontecendo e Marcelina explica. Sozinha, Marcelina revela que seu maior medo é que descubram que ela gosta de Mário.
Capítulo 263, 22 de maio – Matilde fala a Olívia que seus amigos da África ficaram interessados em conhecer a Escola Mundial. Matilde não economiza elogios a Olívia, que diz que os africanos serão recebidos em grande estilo. Marcelina desconfia que Paulo esteja envolvido no sumiço do seu diário. Helena lê bilhete da mãe de Marcelina. O bilhete é para Paulo e conta que ele teve dificuldade em fazer as lições da escola. Carmen tem uma ideia para encontrar o diário de Marcelino. Mário chega em casa e não encontra Rabito. Mário teme que Rabito tenha saído para passear e não volte mais.
Marcelina pede para Paulo devolver o seu diário. Paulo revela que o diário dela está com Jorge. Maquiavélico, Paulo diz que Jorge irá mandar fazer várias cópias do diário para entregar aos alunos da Escola Mundial. Marcelina fica desesperada. A menina vai encontrar Jorge na sorveteria. Jorge afirma a Marcelina que não conseguiu ler o diário dela, pois a letra da menina é horrível. Marcelina fica feliz. Mário encontra Rabito na rua. Ele percebe que o cachorro está triste, pois a namorada dele o deixou. Olívia decora sua sala com objetos da África para receber os amigos de Matilde. Os convidados chegam e Olívia começa a falar num tom alto.
Matilde afirma a Olívia que seus amigos entendem o português, são angolanos. A diretora fica sem graça. Enquanto Helena não está na sala, os alunos fazem guerra de bolas de papel contra Jorge. Olívia e Matilde apresentam o projeto para arrecadação de fundos à África para os angolanos. Eles acham o projeto confuso e afirma que não querem participar do projeto. Olívia fica revoltada e começa uma discussão com os angolanos. Eles afirmam que o projeto de Olívia é vergonhoso, não é algo a ser apresentado para a Angola. Os convidados deixam a sala de Olívia. Ela fica indignada por terem a deixado falando sozinha.
Capítulo 264, 23 de maio – Matilde diz a Olívia que precisa seguir seu destino. As duas se despedem. Matilde afirma que tem que ir para onde seu coração manda. Maria Joaquina conta às amigas que ouviu um boato que vai entrar um aluno novo no quinto ano. Cirilo ouve a conversa e conta aos colegas. Firmino vai à sala de Helena e diz que tem uma novidade da diretora. Olívia aproveita o equipamento de Matilde para transmitir mensagem às televisões das salas de aula. A diretora afirma que teve a ideia de implantar a videoconferência escolar.
A diretora anuncia que a escola receberá um novo aluno, Afonso, seu sobrinho neto, que entrará no quinto ano. Os alunos ficam decepcionados com a possibilidade das videoconferências de Olívia. Durante o recreio, os alunos comentam que o sobrinho da diretora deve ser um chato. Paulo afirma que vai dar as boas vindas ao garoto. Olívia pergunta a Helena o que ela achou de sua transmissão. Helena afirma que perdeu quase a manhã inteira com os informativos de Olívia, as crianças nem abriram os livros. Paulo conhece Afonso, que é bem maior que ele.
Afonso passa a maltratar Paulo. Os alunos comentam que Paulo está pagando tudo o que fez. Afonso prende Paulo na lixeira da escola. Paulo corre para abraçar Helena, que fica sem entender nada. Afonso promete pegar Paulo fora da escola. Cirilo esconde Paulo no armário da escola. Afonso ameaça Cirilo, diz que vai passar a persegui-lo. Afonso encontra Cirilo na frente da casa abandonada. Davi afirma a Afonso que Cirilo é sobrinho neto de Anderson Silva. Cirilo diz a Afonso que Olívia está atrás dele, mas o jovem não acredita e afirma que irá arrebentar Cirilo.
Capítulo 265, 24 de maio – Olívia pergunta a Afonso o que está acontecendo. Olívia diz que não pode admitir esse tipo de atitude de alguém que tem o mesmo sangue que o seu e pega Afonso pela orelha. Bibi está na casa de Valéria e conta que Maria Joaquina ficou com ciúmes. Maria Joaquina fica com raiva por que Bibi foi brincar com Valéria e não com ela. Maria Joaquina chama Alícia para brincar. Alícia estranha e pergunta se é para fazer ciúmes a Bibi. Maria Joaquina afirma a Alícia que elas têm algo em comum: a sinceridade. Maria Joaquina afirma que pode vestir bem Alícia, que pode ensiná-la a andar de skate. Valéria faz chapinha nos capelos de Bibi. Acaba a energia elétrica, Valéria e Bibi começam a gritar.
Helena chega com Renê em casa e diz que está com a impressão de que o apagão é em todo o bairro. Rafael distribui lanternas para toda a família. Eles começam a brincar de mímica no escuro. Helena e Renê acendem velas pela casa. Em meio ao clima romântico, o casal se beija. Davi vai à casa de Valéria para ajudá-la. Davi, Valéria e Bibi ouvem o barulho da porta se abrir, eles saem correndo para se esconder. Renê e Helena jantam a luz de velas. A energia elétrica retorna, Valéria, Bibi e Davi olham Alícia e Maria Joaquina e perguntam o que elas estão fazendo ali. Rosa e Ricardo chegam em casa e Valéria conta que quase morreu de susto com o apagão.
Capítulo 266, 27 de maio – Em imaginação de Adriano, ele, Cirilo, Paulo e Koki fazem uma viagem ao espaço para encontrar Chulé. Eles conhecem a Dona Lua que dá as coordenadas do caminho a Saturno. Os garotos passam pelo planeta Vênus, que comenta ser sozinho no espaço. Os garotos perguntam a Vênus como eles podem chegar a Saturno. Os garotos avistam a Terra de longe e ficam encantados com a beleza do planeta. A Terra está tossindo e os alunos perguntam se ela está bem. A Terra afirma que está doente, não consegue respirar bem, está cansada. Cirilo pergunta se tem algum remédio que ela pode tomar.
A Terra afirma que não depende dela, não sabe se aguenta por muito tempo. Os garotos chegam a Marte, o planeta nervoso. Ele esbraveja com os garotos. Finalmente, eles conseguem chegar a Saturno e perguntam de Chulé ao planeta. Saturno diz que a meia fedida deve estar em um dos seus anéis. Os garotos encontram Chulé e o levam de volta para a terra. Chulé comenta que estava sentindo a falta do quarto de Adriano. Alícia e Maria Joaquina discutem na escola. Jaime afirma a si mesmo que não poderá ir à escola, pois vai se dar mal na prova oral.
Ele aquece o termômetro no abajur e diz para a mãe que está com febre e dor de cabeça. Eloisa não acredita e manda Jaime colocar o uniforme. Na sala de aula, Helena sente a falta de Jaime. O garoto está escondido em sua casa para não ir à escola. Helena pede para os alunos fecharem o caderno para a prova oral de tabuada. Jaime ouve Rafael chegar em casa e corre para a rua. Pelas ruas, Jaime pensa em fazer uma visita ao mendigo Bituca. Rafael comenta com Eloisa que vai à escola para saber a nota da prova oral de Jaime.
Capítulo 267, 28 de maio – Kokimoto tenta colar na prova, mas Helena pega o aluno e joga seu papel no lixo. A professora dá inicio a prova oral. Na rua, Jaime vai ao encontro de seu amigo Bituca, quando encontra seu Chico. O açougueiro pede para o garoto entregar a seu pai a conta do mês do açougue. Jaime pede ao homem que não comente com Rafael que o viu, pois ele está preparando uma surpresa para seu pai. Enquanto isso, na Escola Mundial, os alunos do terceiro ano respondem as questões de professora Helena. Graça limpa o vidro da sala da diretora Olívia e estranha o silêncio no pátio da escola. A faxineira aproveita para cantar e dançar, quando se depara com Rafael e fica sem graça. O pai de Jaime pede a Graça para chamar a professora Helena, pois ele quer saber como foi o rendimento de seu filho na prova.
Jaime não encontra o mendigo Bituca e chega à casa abandonada. O garoto decide ficar e esperar ali até a hora de ir embora, quando se dá conta que o sinal da escola já bateu e seus amigos estão chegando para uma reunião da Patrulha Salvadora. Jaime não quer que seus amigos o vejam e resolve se esconder na passagem secreta. Paulo percebe que a porta da passagem secreta estava fechando e conta aos amigos. Helena se encontra com Rafael na sala dos professores. A professora pergunta ao pai de Jaime se seu filho havia passado mal. Rafael estranha a pergunta de Helena. A professora diz ao pai do garoto que Jaime não foi à escola. Rafael fica surpreso e inconformado que seu filho tenha faltado à aula. O pai do garoto promete castigá-lo. Paulo, Kokimoto, Mário, Davi, Adriano e Daniel questionam se abrem ou não a porta da passagem secreta, pois estão com medo que um bandido esteja escondido lá.
Cirilo dá um assusto nos amigos, que pensam que ele é um bandido. O garoto diz que viu no noticiário que tem um ladrão solto pelo bairro. Rafael e Eloisa estão preocupados, pois não sabem onde Jaime está escondido. O pai do garoto sai para procurá-lo. Os meninos decidem abrir a porta da passagem secreta e Jaime se rende e explica aos amigos o motivo de não ter ido à escola. Daniel não concorda com a atitude do garoto. Os meninos da Patrulha Salvadora discutem como podem livrar Jaime do castigo. O garoto diz que ele tem um plano e que não vai acontecer nada com ele. Valéria chega à casa abandonada procurando Jaime e avisa que seus pais já sabem que ele cabulou a aula e estão furiosos. O garoto fica desesperado.
Capítulo 268, 29 de maio – Jaime finge que morreu de susto e todos dizem que essa foi uma brincadeira sem graça. Natália diz para sua amiga que errou no passado, mas que hoje reconhece que é como uma mãe para Mário e que sabe dar importância para a família. Os meninos e Valéria decidem sair da casa abandonada para ajudar Jaime. Jorge espia tudo e decide delatar o comilão para Rafael. O riquinho diz para o mecânico que viu Jaime e as outras crianças indo até a casa de Helena. Rafael fica revoltado com a notícia e vai atrás do filho. Helena dá uma bronca em Jaime e diz que as escolhas dele geraram muitas consequências ruins para sua família e para a escola. Helena diz que por mais que seja boazinha não irá deixar essa travessura passar em branco. Davi entra correndo e diz que Rafael está entrando. Helena diz para o menino ter calma que todos irão conversar.
O mecânico, muito irritado, entra segurando um cinto e diz que Jorge deu a notícia que ele estaria lá. Helena pede para Rafael ter calma. Kokimoto e Paulo decidem se vingar de Jorge. Eles encontram o menino na rua e dizem que o pesadelo dele ainda nem começou. Valéria tenta ajudar o amigo ao dizer que Jaime deve ter tomado a atitude de cabular aula inspirado em seu pai. Rafael fica mais bravo e chama a menina de atrevida. Helena diz que ela mais prejudicou do que ajudou. Mário diz que é melhor eles irem embora. Helena concorda e explica que assim pode conversar melhor com Rafael e Jaime. Durante a conversa, o comilão assume que cabulou aula para não fazer a chamada oral da tabuada. Helena diz que ele merece sim um castigo, mas que também compreensão, pois tal atitude foi motivada pelo medo do garoto. O mecânico confirma que sempre que o filho tira nota baixa dá alguns cascudos nele.
Helena diz que isso está errado e que é melhor ele mudar de tática, pois essa não está mais funcionando. Enquanto isso, Paulo e Kokimoto largam Jorge amarrado em um poste, com uma placa em suas costas escrito: “cuidado, traidor!”. Rafael diz que ele precisa de um castigo para aprender e decide cortar sua sobremesa até suas notas ficarem boas. A professora apóia o castigo, mas alerta que para isso funcionar ele precisará acompanhar os estudos do filho. Rafael reclama, mas acaba concordando. Jaime acaba estudando com o pai a noite toda. No dia seguinte, o menino faz a chamada oral com Helena, mas acaba tirando nota baixa. Jaime fica triste. O sinal toca e a aula começa. A professora dá uma aula especial sobre o esqueleto humano.
Capítulo 269, 30 de maio – Paulo tem que encontrar um modo de conseguir dinheiro para comprar figurinhas, pois perdeu as suas num jogo para um aluno. Marcelina aconselha o irmão a ter uma ideia inovadora para ganhar dinheiro. Paulo faz uma pesquisa na sorveteria para saber os sabores de sorvetes que existem. Ele tem a ideia de montar uma tenda de sorvetes. As meninas observam um cientista maluco contando as formigas na parede, ficam assustadas e saem correndo. Paulo e Koki começam a fazer picolé para vender. Paulo tem a ideia de fazer picolé sabor batata frita. Paulo e Koki abrem uma tenda de sorvetes na praça, sorvetes com sabor de pipoca, pimenta, batata frita. Carmen comenta sobre o cientista maluco que estava contando formigas. Paulo e Koki acabam tendo que devolver o dinheiro dos clientes, pois o gosto dos sorvetes é horrível.
Maria Joaquina e Jorge chegam à sorveteria e esnobam os colegas. Paulo faz Koki experimentar o sorvete de batata frita. Jaime coloca algo no sorvete de Jorge. O sorvete de Jorge está com minhocas, os alunos riem. Jorge ameaça Jaime, diz que ele terá que se entender com seus advogados. Jorge joga sorvete na cara de Jaime. As crianças começam uma guerra de sorvetes. Paulo e Koki conversam com o cientista maluco, que gosta da ideia dos sabores inusitados dos sorvetes. Paulo e Koki vendem a tenda de sorvetes para o cientista maluco. Germano pergunta a Mário se tem alguma menina especial na escola, alguém que ele admira. Olívia conta a Helena que os alunos aprontaram com Jorge e a mãe dele reclamou. Olívia afirma que quer que Helena tome uma atitude.
Capítulo 270, 31 de maio – Olívia afirma a Helena que não quer casaizinhos andando de mãos dadas pelo pátio. Helena responde que seus alunos são novos para pensar em relacionamento. Olívia afirma que o pior seria se os professores começassem com namoricos. Maria Joaquina conta a Alícia que todos estavam rindo dela. A patricinha afirma que os meninos disseram que nunca a namorariam, pois ela anda de skate, é desajeitada, uma moleca. Alícia fica chateada e vai conversar com Helena. Valéria vai tirar satisfação com os meninos, diz que Alícia está magoada. Helena afirma a Alícia que ela não tem que mudar o visual para ser aceita, diz para a menina não se preocupar com o gosto dos outros.
Firmino entrega um pacote do correio a Olívia: é um CD de música gravado pela professora Matilde. Helena chama a atenção dos alunos sobre a vingança que fizeram com Jorge. Helena escreve bilhete para os pais de Jaime, Mário, Koki e Paulo. Ao abrir seu armário, Alícia encontra bilhete de admirador secreto. A menina fica apaixonada. Helena faz os alunos pedirem desculpas a Alícia. No recreio, Alícia mostra o bilhete a Margarida e Carmen. Graça vai ao laboratório de ciências para limpá-lo. A faxineira se assusta com algo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 271 a 285 de Carrossel!
