Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Vitória”, exibida pela Record em 2014/2015.
Capítulo 16, 23 de junho – Gregório fica muito abalado com a visita inesperada de Artur, que confirma seu plano de vingança e ameaça recuperar o haras A. Ferreira. Bernardo chega ao quarto do hospital e escuta a ameaça de Artur. Mossoró vai visitar Paulão. Bernardo discute com Artur e tenta convencer o rapaz de que Gregório não é culpado pelo acidente que o deixou paraplégico. Artur não aceita conversar e esbraveja ameaçando destruir a propriedade dos Ferreiras. Bernardo tenta conversar de maneira amigável com Artur, que não aceita uma aproximação. Paulão agradece a visita de Mossoró e contraria Enzo. Priscila diz que viu Paulão tentando derrubar Mossoró na pista e pede explicação. Beatriz tenta convencer Mossoró de visitar Gregório, mas ele rejeita a ideia. Priscila desconfia de Paulão e Enzo e os ameaça. No leito do hospital, Gregório faz um apelo a Bernardo para pedir a Mossoró e Diana para visitá-lo.
Artur revela para Javier que pretende se apossar do haras A. Ferreira. Bernardo fala para Diana que Artur está de volta e ela se recusa a visitar Gregório no hospital. Clarice se recorda de quando teve de abandonar Iago para fugir com Mossoró. Quim desabafa com Edu e conta que está apaixonado por Bárbara. Caíque diz à Renata que, no fundo, preferiu criar Rebeca sozinho. Em férias no Caribe, Paulo Henrique, Tadeu e Caíque se decepcionam com a quantidade de compras que suas esposas e filhos fizeram. Renata se anima com a chance de conseguir um novo emprego. Jorge reclama com Ednaldo sobre seu rendimento no trabalho e lhe dá novas incumbências. Edu telefona para Jorge relembrando o pedido de readmissão de Renata. Diana aceita contratar Quim como estagiário em seu haras. Bernardo dá uma bronca em Diana e Mossoró por não quererem visitar Gregório no hospital e ordena que eles entrem em seu carro. Marcelo entrega a Artur o documento que lhe da direito a cinquenta por cento da propriedade Altacyr Ferreira. Gregório se emociona ao receber a visita de Diana e Mossoró no hospital.
- Veja também:
- Resumo da novela Vitória
- Resumo das novelas
Capítulo 17, 24 de junho – Bernardo fica apreensivo com a ida de Diana e Mossoró ao hospital. No leito do quarto, Gregório se recorda de quando tentava se aproximar de Artur na época que ele sofrera o acidente com Ventania. Mossoró e Diana não perdoam o pai e vão embora deixando Gregório ainda mais triste. Bernardo fica esperançoso, mas se decepciona ao saber que o encontro dos filhos com o pai não foi positivo. O delegado Ramiro procura Jorge e Ziggy para obter informações sobre o incidente com Filho do Vento e cobra de Ziggy o atestado médico que comprova sua ausência no dia da corrida. Javier acusa Artur de estar envolvido com o ataque ao Filho do Vento, mas ele nega e se mostra disposto a achar o verdadeiro culpado. Bernardo conta para Gregório que Artur pretende destruir o haras Altacyr Ferreira.
Diana almoça com Mossoró e Felipe no bar Dois a Dois. No acampamento de férias, Priscila surpreende Yone e as crianças ao planejar um evento que mais parece um treinamento militar. Ricardinho ampara Ednaldo, que sofre devido ao trabalho pesado. Com muitas dores nas costas e sem a ajuda do filho, ele se entrega a uma garrafa de cachaça. Zuzu, Manel e Quim comentam sobre a saudade que já estão sentindo de Gabi. Edu dá forças para Renata não desistir e continuar procurando emprego. Diana fica entristecida e não participa do jantar. Felipe conta para Mossoró e Rafael que Artur pretende destruir a propriedade de Gregório. Sabrina descobre que o incêndio no haras Altacyr Ferreira não foi um acidente, mas sim um ataque provocado por alguém. Artur e Javier pressionam Jorge, ele se entrega e admite ter contado à delegada Sabrina que o mandante do incêndio foi o próprio Artur.
Capítulo 18, 25 de junho – Artur fica enfurecido com a revelação de Jorge e teme que Sabrina descubra o paradeiro de Marco Antônio. A delegada conta para Ramiro que Jorge a procurou e revelou que foi Artur o verdadeiro mandante do incêndio. Ramiro decide não encerrar o caso. Iago consegue descobrir o paradeiro da pessoa que ateou fogo no haras A. Ferreira. Ele convida Marco Antônio para um encontro em sua mansão no Itanhangá e lhe oferece uma maleta de dinheiro em troca da confissão que incriminaria Artur. Beatriz, desconfiada, liga para Mossoró e conta que Laíza alugou uma cocheira no haras Arminho. Iago oferece dinheiro para Marco Antônio se encontrar com Artur. Sabrina recebe ligação de Iago e descobre que Artur vai se encontrar com o profissional contratado para colocar fogo no haras dos Ferreiras. A delegada pede ajuda ao policial Willian para ir até o ponto de encontro. Javier alerta Artur do perigo de ter contratado Marco Antônio. Jorge é avisado por um funcionário sobre a presença de um casal em uma das cocheiras do haras Arminho. Nelito flagra Ricardinho dando em cima de Luciene.
Anastácia perde o sono e desabafa com Dante sobre sua preocupação com a abertura da cantina escolar. Ricardinho se explica para Nelito. Cicinho discute com Dinho e Priscila humilha Gabi na frente de todos no acampamento de férias. Jorge telefona para Renata oferecendo uma gratificação e pede para que ela compareça ao Arminho. Yone fica horrorizada com a forma como as crianças são tratadas no treinamento militar de férias e ameaça ligar para a mãe de Priscila. Na viagem ao Caribe, Tadeu, Caíque e Paulo Henrique ficam preocupados com os gastos de suas famílias. Tadeu tem um piriri após comer uma iguaria local e deixa Matilde frustrada sexualmente. Caíque leva Rebeca e Vinícius para passear de submarino, mas ele passa mal e desmaia. Matilde liga para Rosa e pede ajuda para levar Tadeu ao hospital. Javier tenta acompanhar Artur no encontro com Marco Antônio, mas Artur não aceita. Iago, disfarçado e armado, chega ao local do encontro entre Artur e Marco Antônio.
Capítulo 19, 26 de junho – Marco Antônio chantageia Artur e é assassinado por uma flechada disparada por Iago. Artur fica ainda mais desesperado ao receber um bilhete misterioso preso à outra flecha e foge, cruzando com o carro da delegada. Sabrina e Willian chegam ao local do encontro e se deparam com o corpo de Marco Antônio, e, logo, desconfiam de Artur. Jorge conta para Renata que Edu se humilhou e pediu para a readmitirem. Luciene fica furiosa com a decisão de Bernardo de deixá-la fora do GP Brasil. Ramiro chega ao local do assassinato de Marco Antônio e esbraveja com Sabrina e Willian. O advogado de Artur o aconselha fugir para não ser pego em flagrante. Renata chega nervosa em casa e arrasa Edu. Laíza encontra com Jorge na propriedade Arminho e pede para conhecer Artur. Edu tenta se desculpar com Renata, mas ela não o perdoa e sai de casa. Gabi manda mensagem para os avós reclamando do passeio. Tadeu é hospitalizado em Curaçao e decide encerrar a viagem. Paulo Henrique e Caíque são solidários ao amigo e também resolvem voltar. Ramiro e Sabrina procuram Artur, mas não o encontram. Diana e todos no haras Altacyr Ferreira são surpreendidos com a chegada de Artur.
Capítulo 20, 27 de junho – Diana fica enfurecida e parte pra cima de Artur, mas é contida por Rafael. Sabrina procura Artur na propriedade Arminho enquanto Javier cobra explicações de Ramiro. Artur permanece imóvel na sede do Haras A. Ferreira. Diana, ainda desesperada, é contida por Rafael e Mossoró. Laíza e Ziggy não querem ser vistos e fogem de Ricardinho. Nelito tenta acalmar Luciene, que esbraveja por ter sido dispensada do Grande Prêmio. Ricardinho questiona Ziggy pela fuga com a mulher misteriosa, mas o treinador nega. Nelito bate boca com Ricardinho. Edu se lamenta com Zuzu por ter traído a confiança da esposa. Quim tenta convencer Renata a perdoar Edu e ela fica indecisa. Dante e Anastácia brindam com Bruno e Virgulino em comemoração à inauguração da cantina escolar. Artur afronta Mossoró e não deixa a sede dos Ferreiras. Ramiro se mostra empenhado a descobrir o assassino de Marco Antônio. Rafael sugere que Diana preste queixa contra Artur. Mossoró permanece ao lado de Diana e tenta apoiar a irmã.
Quim consola Edu. Ramiro janta com Sabrina e demonstra o quanto ficou preocupado com a ida da filha ao local onde Marco Antônio foi assassinado. Dinho fica furioso e ofende Cicinho com palavras preconceituosas e racistas, o que agrada Enzo e Paulão. Zuzu se distrai e esquece o leite no fogo. Edu acorda agoniado e vai atrás de Renata. Priscila aprova a atitude racista de Dinho e o promove a monitor do acampamento de férias. Anastácia fica constrangida com o pedido de Bruno solicitando que ela leia um bilhete. A cozinheira fica triste com a lembrança de sua infância difícil e é amparada por Bruno. Durante o café da manhã com Manel e Quim, Zuzu tem mais um momento de esquecimento. Bernardo pede a Artur para deixar a propriedade dos Ferreiras, mas ele se nega novamente. Edu pede para Renata abandonar o emprego e ela se recusa. Rafael se apresenta a Artur e lhe faz ameaças judiciais. Bernardo pede a Gregório para vender o haras Altacyr Ferreira. Ramiro dá voz de prisão a Artur.
Capítulo 21, 30 de junho – Depois de receber voz de prisão de Ramiro, Artur telefona para Javier solicitando a presença de seu advogado. Gregório se irrita com a visita de Bernardo pedindo para vender sua propriedade. Artur ameaça Ramiro de contar para Sabrina que o delegado é corrupto. Caíque chega de viagem com Rebeca e reclama dos gastos em Curaçao. Tadeu impede Matilde de marcar consulta médica em seu plano de saúde com medo de descobrirem que foi demitido do emprego. Paulo Henrique tenta fugir da cobrança de Rosa em relação ao casamento. Beatriz deixa escapar para Jorge que Artur está sendo acusado de assassinato. O proprietário do haras Arminho ordena que Catarina e Javier levem seus pertences para a propriedade dos Ferreiras. Sabrina pergunta a Willian se Artur já subornou Ramiro. Iago dispara e acerta uma flechada em Jorge.
Capítulo 22, 01 de julho – Beatriz fica desesperada com a flechada que atingiu Jorge e chama a ambulância. Sabrina se mostra decidida a investigar o caráter de seu pai quando recebe a notícia de que Jorge sofreu um atentado. Ramiro e Kátia chegam ao local do incidente e fazem perguntas à Beatriz. Mossoró se depara com Javier e Catarina na sede da propriedade dos Ferreiras. Sabrina decide procurar Artur para prestar esclarecimentos. Diana e Rafael desconfiam do proprietário do Arminho. Artur chega ao haras A. Ferreira e fica sabendo do atentado a Jorge. Rafael procura notícias de Artur na delegacia. Priscila inspeciona a obra da nova cantina escolar. Cicinho chama Zuzu, Manel e Gabi para lhe acompanharem até a delegacia com o intuito de evitar que Ednaldo se meta em alguma confusão. Willian vai até a escola para confirmar com Yone a veracidade da queixa de Ednaldo e surpreende Priscila. Rafael pede para Jorge denunciar Artur.
Capítulo 23, 02 de julho – No quarto do hospital, Rafael fala para Jorge assumir o depoimento que ele deu contra Artur. Rafael insinua que foi Artur quem tentou matar Jorge. Artur ouve a conversa, diz que não é assassino e se mostra preocupado com Jorge. Rafael fala para Jorge não acreditar em Artur e denuncia-lo o quanto antes. Cansado, Jorge pede que todos saiam. Rafael discute com Artur no corredor do hospital. Priscila fala para Ednaldo que Cicinho não foi maltratado no acampamento. Arrasado, Artur não consegue parar de pensar em Diana e diz a Javier que não vai deixar a casa. Por telefone, Clarice fala para Artur desistir da vingança e contar a verdade para Diana. Artur diz que Gregório merece sofrer, desliga na cara de Clarice e atira o telefone no chão. Gregório e Bernardo encontram o agiota e acertam o empréstimo. Nelito confessa para Ziggy que está decepcionado com Luciene. Gregório reage surpreso ao ouvir que Luciene aceita sua proposta. Edu escuta a conversa e questiona Luciene.
Capítulo 24, 03 de julho – Edu implora para Gregório não matar Vitória, mas ele conta que não tem outra saída. Gregório diz para Edu manter a conversa em segredo, caso contrário irá demiti-lo. Luciene vê a tristeza de Edu e lamenta te-lo envolvido na história. Na entrada do hospital, Diana e Luciene discutem. Apesar de Diana implorar, Gregório deixa claro que ela e Felipe não vão correr o Grande Prêmio. Diana diz que odeia Gregório e sai revoltada. Javier fala para Artur que o segurança que ele contratou já está com Jorge no hospital. Em conversa com Analice, Diana lamenta ficar de fora da corrida. Beatriz acredita que Artur pode matar Jorge e pede que ele tome logo uma atitude. Bernardo avisa que vai conversar com ele. Tensos, Edu e Luciene temem o que pode acontecer com eles futuramente. Tadeu, Caíque e Paulo Henrique se preparam para investir em um novo negócio. Vinícius descobre um segredo de Matilde e ela pede que não conte nada para Tadeu. Artur chega à delegacia com Javier. Bernardo questiona Gregório sobre a substituição de Felipe por Luciene. Artur confessa a Ramiro que mandou incendiar a cocheira do haras de Gregório.
Capítulo 25, 04 de julho – Artur confessa à polícia que mandou atear fogo na propriedade Altacyr Ferreira, mas nega a participação nos atentados a Jorge e Marco Antônio. Gregório recebe alta do hospital e não aceita o pedido de Bernardo para substituir Luciene por Felipe no Grande Prêmio. Nelito manda Luciene escolher entre ficar com o namorado ou correr a importante corrida. Felipe fica arrasado por ter sido vetado do Grande Prêmio e se isola no quarto. Luciene dorme no sofá após brigar com Nelito. Ricardinho a consola, mas ela não revela o verdadeiro motivo que está deixando-a triste. Edu tem um pesadelo e é amparado por Renata. Iago aparece disfarçado na propriedade dos Ferreiras. Felipe recebe um telefonema anônimo durante a noite e sai rapidamente ao encontro da pessoa misteriosa. Bernardo fica intrigado com a atitude do filho. Felipe chega à pista de treinamento do Haras A. Ferreira e é assassinado por Iago com uma flechada no peito.
Capítulo 26, 07 de julho – Mesmo querendo participar da corrida, Diana não concorda com a decisão de Artur e pede para o rapaz deixar sua família em paz. Caíque conta para sua filha que pretende investir em ações. Rebeca não se mostra muito confiante no sucesso do pai. Matilde sugere a contratação de uma diarista, mas Tadeu fica nervoso e desconversa. Na casa de Manel e Zuzu, Edu parece cabisbaixo e não interage com a família. Zuzu revela que vai passar a trabalhar fora e Manel não gosta da notícia. Renata tenta fazer Edu falar o que está deixando-o triste, mas ele prefere não revelar. Manel conversa com Zuzu e pede para a esposa desistir da ideia de trabalhar fora, mas ela se mostra decidida a assumir uma Casa de Chá. Mossoró troca carícias com Beatriz e decide passar a noite na casa de Jorge. Felipe fica arrasado por ter sido vetado do Grande Prêmio e se isola no quarto. Luciene dorme no sofá após brigar com Nelito.
Ricardinho a consola, mas ela não revela o verdadeiro motivo que está deixando-a triste. Edu tem um pesadelo e é amparado por Renata. Iago aparece disfarçado na propriedade dos Ferreiras. Felipe recebe um telefonema anônimo durante a noite e sai rapidamente ao encontro da pessoa misteriosa. Bernardo fica intrigado com a atitude do filho. Felipe chega à pista de treinamento do Haras A. Ferreira e é assassinado por Iago com uma flechada no peito. Zé Ferrador vai até a casa de Bernardo, mas não o encontra e avisa a Rafael que Felipe está morto. Depois de pensar melhor na proposta de Gregório, Luciene volta atrás e conta para Edu que não vai mais matar Vitória. Com medo de perder o emprego, Edu pede que Luciene não diga que ele também sabia da proposta. Triste pelo fim do namoro com Luciene, Nelito é provocado por Ricardinho e parte para cima dele. Bernardo fica em choque ao saber que Felipe foi assassinado.
Capítulo 27, 08 de julho – Ao saber que Felipe morreu, Luciene desmaia e é amparada por Nelito. Insistindo em não acreditar, Bernardo resolve ir até a pista de treinamento ver o corpo. Na cena do crime com Ramiro, Sabrina diz acreditar que Artur esteja envolvido na morte de Felipe. Bernardo vê Felipe morto e explode de dor. Descontrolado, Edu acusa Gregório de ter matado Felipe. Artur ouve a conversa e quer saber o que está acontecendo. Gregório afirma que não é o autor do crime. Artur fica chocado ao ouvir Edu dizer que Gregório mandou matar Vitória. Revoltado, Artur diz que Gregório é capaz de fazer tudo para salvar o haras. Irritado, Gregório exige que o deixem sozinho. Paulo Henrique, Tadeu e Caíque ficam desesperados quando descobrem que perderam todo o dinheiro que investiram em ações. Com a ajuda de Vinicius, Matilde grava um depoimento com o porteiro do prédio para seu blog na internet. Desconfiando de que Laíza colocou homens para segui-la, Priscila promete se vingar e destruí-la aos poucos. Alex diz que se Paulo Henrique, Tadeu e Caíque comprarem um cavalo de corrida ficarão ricos. Diana e Mossoró consolam Bernardo. Renata descobre que Edu sabia da proposta de Gregório para Luciene e não contou para ninguém. Cicinho não concorda com os conselhos dados por Ednaldo. Sentindo-se culpado pela morte de Felipe, Edu chega em casa bêbado e pede que Gabi o perdoe pelos erros que cometeu. Sem entender, Gabi fica preocupada e quer saber o que está acontecendo com Edu. Arrasada, Renata chama Edu de covarde e critica a postura dele como pai. Artur diz a Bernardo que Gregório é o assassino de Felipe.
Capítulo 28, 09 de julho – Artur tenta convencer a todos no Haras A. Ferreira de que foi Gregório quem matou Felipe, mas ninguém acredita nele e Diana lhe acerta um tapa na cara. Sabrina questiona o pai por ele não ter avisado sobre o boneco de índio que foi encontrado junto ao corpo de Marco Antônio e insinua que ele é corrupto. Ramiro dá voz de prisão à Sabrina. William tenta acalmar Sabrina na cela da delegacia. Doutor Fernando liga para Artur e relata que Clarice está fazendo greve de fome na instituição psiquiátrica. O médico pede para que Artur continue o tratamento da mãe no Brasil. Na casa de Zuzu e Manel, Gabi fica preocupada com a discussão que os pais tiveram. Renata se lembra de quando Edu pediu sua mão em casamento. Tadeu, Caíque e Paulo Henrique chegam ao um consenso e decidem investir no cavalo que Alex sugeriu. Rebeca e Vinícius planejam investigar a empresa onde os pais supostamente trabalham.
Virgulino ajuda Bruno a escrever uma carta de amor para Anastácia. Ricardinho oferece dinheiro para Cicinho ajudar o pai a no tratamento das dores, mas o menino recusa com medo de Ednaldo não gostar. Yone e Dante ficam arrasados com a decisão de Priscila de colocar Paulão para administrar as contas da escola Priscila Schiller. Paulão confabula com a namorada alguma forma de descobrir o ponto fraco de Dante, e, então, chantageá-lo. Cicinho chega em casa após um dia de trabalho e se depara com Ednaldo desmaiado. O menino sai desesperado à procura de ajuda e encontra Zuzu. Ednaldo é amparado e Manel chama um médico para examinar as dores dele. Luciene conta para Diana que Gregório pediu a ela para matar Vitória, mas Diana não acredita e expulsa Luciene da sala da propriedade dos Ferreiras. Ramiro fica arrasado por ter prendido Sabrina e tenta soltar a filha, mas eles discutem e Ramiro decide deixar a delegada passar a noite presa. Ziggy sugere à Luciene que ela denuncie Gregório à polícia. Rafael consola Diana pela morte de Felipe e Artur sente ciúmes. Edu acorda depois da bebedeira e se depara com suas malas feitas por Renata. Luciene vai até a delegacia e acusa Gregório de ter matado Felipe.
Capítulo 29, 10 de julho – Ramiro aceita ouvir um depoimento oficial de Luciene. Decepcionada com Edu, Renata diz que não confia mais nele e decide se separar. Acompanhada por Ziggy, Luciene declara a Ramiro que Gregório matou Felipe. William pergunta a Luciene se mais alguém escutou a conversa entre ela e Gregório. Luciene nega. Sabrina acha que Ziggy foi à delegacia com Luciene a mando de Artur, para incriminar Gregório. Ramiro avisa que vai investigar o envolvimento de Artur e Gregório na morte de Felipe. Triste, Renata confessa a Zuzu que cansou de perdoar as atitudes erradas de Edu. Arrasado, Edu se despede de Manel. Gabi fica surpresa ao ver Edu com uma mala e pede pra ele não ir embora. Edu diz para Quim cuidar de Gabi enquanto ele estiver fora e sai da casa de Zuzu. Insatisfeita, Priscila cobra de Guilherme mais informações sobre as rotinas do bar de Laíza. Laíza acerta os últimos detalhes para a inauguração do bar. Temendo a reação de Tadeu, Matilde pensa em falar do projeto de seu blog, mas logo desiste. Empolgada com o casamento, Rosa não aceita a ideia de Paulo Henrique adiar a data. Após deixar uma carta no quarto de Anastácia, Bruno conta a Virgulino que está ansioso para saber a reação dela. Sem imaginar que é para ela, Anastácia encontra a carta e deixa no quarto de Rosa. Com dores por causa do trabalho pesado, Ednaldo recebe os cuidados de Cicinho. Bernardo diz a Gregório que o desejo de Felipe era ser cremado. Sofrendo com a perda de Felipe, Rafael chora e é consolado por Diana. Bernardo não acredita na acusação de Edu sobre Gregório e o demite do haras.
Capítulo 30, 11 de julho – Renata diz a Gabi que Edu errou ao esconder a verdade dela e por isso saiu de casa. Gabi teme ficar distante de Edu e insiste em não aceitar a separação dos pais. Com a ajuda financeira de Laíza, Paulo Henrique, Tadeu e Caíque fecham a compra de um cavalo de corrida. Achando que Bruno está interessado nela, Rosa mostra a carta que encontrou para Dante, que fica surpreso. Esperando uma resposta, Bruno fica chateado ao ver que Anastácia não comentou nada e pensa que ela ignorou a carta escrita por ele. Ednaldo é convencido por Anastácia a deixar Cicinho voltar para a escola de Priscila. Ansioso para voltar ao haras, Jorge deixa o hospital com Beatriz. Diana, Bernardo, Gregório e Rafael vão para o velório de Felipe. Emocionado, Bernardo agradece a presença de todos na despedida de Felipe. Montando a Vitória, Diana lança as cinzas de Felipe pela pista do haras e deixa Bernardo comovido. Tenso, Javier avisa Artur que Clarice foi sequestrada, deixando ele em choque. Na cerimônia de despedia a Felipe, Gregório diz que vai procurar Clarice para recuperar a parte dela no haras Altacyr Ferreira. Artur desconfia de que Javier e doutor Fernando estejam envolvidos no sumiço de Clarice. Javier tenta se defender e relembra o momento em que Pedro Um e Pedro Dois, disfarçados, sequestram Clarice. O braço direito de Artur persegue os homens, mas não consegue alcançá-los. Rafael consola Diana pela perda do amigo Felipe. Mossoró conversa com Beatriz e diz que não aguenta mais namorar escondido. O rapaz a convida para morar com ele, mas Beatriz se nega. Jorge tenta assediar Renata. Artur procura por Gregório na propriedade dos Ferreiras e não o encontra.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Vitória!