A Escrava Isaura é uma novela que foi produzida e exibida pela Record em 2004 e reprisada pela emissora em 2025 na faixa das 15:30hs. A trama é uma adaptação do romance de Bernardo Guimarães, e narra a história de uma escrava branca que será vítima da paixão doentia do filho do seu senhor. Acompanhe a seguir o resumo da novela “A Escrava Isaura” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos:
A Escrava Isaura: Resumo da semana 19/11 a 21/11
A Escrava Isaura: resumo de hoje
Capítulo 58, quarta-feira, 19 de novembro de 2025 – Henrique e Bernardo garimpam os diamantes no meio do cascalho. Sebastião diz a Helena que é com o Dr. Paulo que ela se casará. Belchior entrega a carta de Malvina para Leôncio e ele decide escrever uma carta de resposta. Tomásia recebe uma caixa de presente, mas ao abri-la sai uma aranha asquerosa.
A condessa fica brava e decide enviar um presente ainda mais letal para o Leôncio. Leôncio dá tapas na cara de Joaquina covardemente, mas pára ao ouvir os chamados de Rosa. Leôncio leva Rosa para seu quarto. Malvina recebe carta de Belchior. Helena está perto e desaprova.
Álvaro diz a sua mãe que não está certo se pede a mão de Branca em casamento. Decide dar uma volta para pensar no assunto. Isaura sai para passear com Pedrinho. Álvaro e Isaura se encontram e trocam olhares. Isaura se esconde de Álvaro por timidez, mas ele se diverte com esse joguinho de sedução.
A Escrava Isaura: resumo de amanhã
Capítulo 59, quinta-feira, 20 de novembro de 2025 – Helena diz a seu pai que se ele a forçar a se casar com o Dr. Paulo ela fará um escândalo. Malvina chega na fazenda. Leôncio ouve o barulho da charrete e pede para que Rosa vá embora. Rosa vai para o quarto antigo de Isaura para que Malvina não a veja. Leôncio vai encontrar Malvina.
Moleca quer ajudar André a libertar seu pai e sua tia. Rosa dá água e pão para Joaquina e João. Henrique se irrita por não achar diamante. Álvaro diz a sua mãe que achou a mulher de sua vida e que não pode ficar noivo de Branca. Malvina janta com Leôncio. Raimundo leva uma cobra para o quarto de Leôncio.
Malvina e Leôncio vão para o quarto. Eles se beijam e Malvina se entrega. Francisco leva Rosa para fora de casa. Malvina abre os olhos e vê a cobra. Branca se lamenta. Perpétua briga com seu filho. Isaura tenta ler um livro, mas não consegue se concentrar. Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele.
Veja também – Resumo das novelas da Record TV:
Capítulo 60, sexta-feira, 21 de novembro de 2025 – Isaura conversa com Álvaro e se apresenta como Elvira. Leôncio não consegue dormir. Raimundo avisa que não vai trabalhar mais para Tomásia. Malvina fica chocada ao saber que João e Joaquina estão presos. André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Henrique e Bernardo garimpam. Rosa recebe Flor-de-Lis em seu quarto.
Malvina pede a Leôncio que liberte João e Joaquina. Leôncio nega e Malvina vai embora. Pedrinho percebe que Isaura está interessada em Álvaro. Apaixonado Álvaro fala de Isaura para Geraldo. Branca sonha com o amor de Álvaro. Leôncio bate em Joaquina e João. Isaura chora. João e Joaquina pedem a Belchior que vá buscar a ajuda de Tomásia.
Belchior arquiteta um plano para salvar João e Joaquina. Miguel recebe Álvaro em sua casa. Álvaro fala de sua vida para Isaura, Miguel e Pedrinho. Martinho conta ao Sargento que Miguel foi visto a caminho de Muriaé. Rosa tira satisfações de Leôncio. Belchior cuida de João e Joaquina e fala da fuga. Francisco e Raimundo dormem.
André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Leôncio surpreende Moleca que dá um golpe de capoeira e o rende. Rosa ataca Moleca. André resgata João e Joaquina. Rosa reencontra André e rouba um beijo, Moleca vê. Gabriel geme. Leôncio acorda e fica furioso com a fuga dos escravos. Sebastião lamenta passar a noite de Natal longe de Henrique. Bernardo encontra um diamante. João e Joaquina são recebidos com festa no quilombo.
A Escrava Isaura: resumo dos próximos capítulos

Resumo da semana 24/11 a 28/11
Capítulo 61, segunda-feira, 24 de novembro de 2025 – Sebastião se irrita quando sabe que Rosa dormiu com Leôncio. Rosa ganha um colar de ouro como presente de Natal. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate na porta da casa de Miguel e Isaura. Tomásia contrata Belchior como informante.
O proprietário da casa visita Miguel. Sebastião se irrita com o sumiço de Helena. Leôncio pensa em Isaura. O quilombo está em festa. Isaura, Miguel e Pedrinho ceiam felizes. Geraldo conta a Branca que Álvaro está apaixonada por Isaura.
Isaura lamenta não contar a verdade a Álvaro. Leôncio vai ao quarto de Rosa e convida Flor-de-Lis para cear com ele. Diogo e Helena se beijam. Gabriel acorda e vê tudo. Sebastião vai a casa de Tomásia. Álvaro pergunta a Isaura se pode fazer a corte a ela.
Capítulo 62, terça-feira, 25 de novembro de 2025 – Álvaro diz a Isaura que ela tocou seu coração desde o primeiro instante que a viu. Leôncio acorda ao lado de Flor-de-Liz. Sebastião vai até a casa de dona Gioconda buscar Helena. Gabriel sai do coma. É dia de natal. Leôncio aperta o pescoço de Flor-de-Liz e diz que ela o pertence.
Álvaro quase beija Isaura quando chega Pedrinho e Miguel. Gabriel diz ao coronel de preferia não ser seu filho para poder se casar com Helena. Branca pede a Geraldo que descubra o endereço de Elvira (Isaura). Leôncio prende Flor-de-Liz no quarto. João conta a história de um negro que ficou rico para Bernardo.
Álvaro conversa com Geraldo sobre Isaura. Isaura chora por mentir para Álvaro. Sebastião insiste em dizer que sua filha está na casa de dona Gioconda. Belchior ouve os berros de Flor-de-Liz, mas não pode ajudá-la. Henrique mostra um diamante à Malvina. Isaura decide contar toda a verdade a Álvaro.
Capítulo 63, quarta-feira, 26 de novembro de 2025 – Miguel pede para que Isaura não conte a Álvaro a verdade sobre eles. Rosa fica brava ao saber que Leôncio dormiu com Flor-de-Liz. Henrique visita seu pai e diz que precisa arranjar um comprador para o diamante. Francisco coloca Rosa para fora de casa.
Ao caminhar pela beira da estrada, Rosa é picada por uma cobra. Flor-de-Liz convence Leôncio a fazer uma festa para esquecer Isaura por um tempo e para se safar de um castigo. Gabriel chora ao lado de Tomásia por causa de sua amada. Helena confessa que beijou Diogo. Paulo deseja se casar com Helena, mas diz que é pelo dinheiro que o Coronel Sebastião possui.
Raimundo avisa a Martinho que Leôncio suspeita onde esteja Isaura. Leôncio manda chamar as mais belas moças do bordel para sua festa. Moleca sente ciúmes de Rosa. Belchior suga o veneno da perna de Rosa. Isaura conversa com seu pai sobre o fato dela não dizer quem ela realmente é.
Geraldo conta a Branca onde mora Isaura. Sebastião pede a Belchior que chame o Dr. Paulo para examinar Rosa. Helena arrepende-se do beijo dado em Diogo e diz que Gabriel ainda a ama. Gabriel não se conforma com o fato dele ser irmão de Helena. Álvaro vai se encontrar com Isaura.
Capítulo 64, quinta-feira, 27 de novembro de 2025 – Pedrinho acorda Miguel pela noite para avisar que Isaura conversa com Álvaro e que ela deseja contar a verdade para o rapaz. Miguel vai até Isaura e diz que está muito tarde para os dois conversarem. Álvaro vai embora. Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura.
Paulo diz que a situação de Rosa é complicada. Henrique mostra a Malvina o dinheiro que conseguiu com a venda do diamante. Miguel briga com Isaura e ela diz que está apaixonada por Álvaro. Perpétua quer conhecer Isaura e seu pai. Diogo quer se casar com Helena. Helena pede para que Gabriel aceitar que eles são irmãos.
Leôncio se diverte com as meninas do bordel, mas pouco depois desconfia que uma delas tenha roubado as jóias de sua mãe. Isaura observa as jóias de sua madrinha dadas a ela pelo comendador Almeida. Belchior avisa Violeta que Leôncio prendeu suas meninas. Violeta leva o Sargento para a fazenda.
Rosa continua a delirar. Gioconda avisa Diogo que o Coronel Sebastião quer que ele vá até sua casa para examinar Rosa. Diogo diz que irá aproveitar a ocasião para pedir a Mão de Helena em casamento. Branca e Geraldo avistam Isaura de longe.
Capítulo 65, sexta-feira, 28 de novembro de 2025 – Branca e Geraldo conversam com Isaura. Raimundo e Martinho seguem para São Paulo em busca de Isaura. Belchior leva notícias de Leôncio para Tomásia. Branca faz diversas perguntas para Isaura. Perpétua concorda em receber Isaura em casa. Enquanto cuida de Rosa, Diogo pede a mão de Helena em casamento e Paulo ouve. Álvaro encontra Branca e Geraldo na casa de Isaura.
Resumo da semana 01/12 a 05/12

Capítulo 66, segunda-feira, 01 de dezembro de 2025 – André resolve encontrar Isaura. Leôncio percebe que seu dinheiro está acabando. Sebastião diz que Henrique recebeu moedas falsas. Tomásia manda uma carta para Leôncio.
Isaura diz a Álvaro que precisa contar a verdade. Miguel proíbe Isaura de contar a verdade para Álvaro. Tomásia escreve que quer se encontrar com Leôncio que aceita. Henrique pede ajuda a Sebastião que nega.
Capítulo 67, terça-feira, 02 de dezembro de 2025 – Leôncio planeja ficar com o dinheiro de Tomásia. Diogo e Helena resolvem fugir. Isaura insiste em contar a verdade para Álvaro.
Leôncio manda preparar um jantar especial para Tomásia. Branca desconfia de Isaura e se empenha em descobrir seu segredo. Belchior ganha um beijo de Rosa. Miguel concorda que Isaura conte a verdade a Álvaro.
Capítulo 68, quarta-feira, 03 de dezembro de 2025 – Miguel quer fugir. Tomásia janta com Leôncio e em seguida o empurra da escada. Leôncio pede perdão a Tomásia e tem medo que ela o mate. Isaura fica triste na ceia de Ano Novo. Sebastião discute com Henrique. Francisco ajuda Leôncio a se levantar.
Belchior leva comida para Rosa e os dois comemoram o Ano Novo. Tomásia volta para casa. Martinho leva Dr. Paulo para examinar Leôncio. Álvaro chega para levar Isaura e Miguel para almoçar em sua casa. Sebastião consegue a ordem do juiz para buscar Helena. Perpétua recebe Isaura, Miguel e Pedrinho.
Estela, Branca e Geraldo vão a casa de Álvaro. Diogo vai a Vitória socorrer vitimas de um incendio. Sebastião e o Sargento chegam para vistoriar a casa de Tomásia. Francisco invade o quarto de Rosa. Perpétua pergunta a Miguel porque ele proíbe Álvaro de cortejar Isaura.
Capítulo 69, quinta-feira, 04 de dezembro de 2025 – Sebastião fica feliz ao ver Helena bem. Francisco avisa Rosa que Leôncio está machucado e que precisa dos cuidados dela. Miguel faz de tudo para que Isaura não conte a verdade sobre eles para Álvaro e Perpétua. Sargento vai a casa de Tomásia avisá-la que está sendo acusada de assassinato.
Paulo examina Leôncio. Tomásia escreve uma carta para Diogo pedindo para ele retornar e raptar Helena no dia do casamento. Isaura e Miguel vão almoçar na casa de Álvaro. Branca, Estela e Geraldo chegam de repente na casa de Perpétua. Rosa vai até a casa de Leôncio e o beija ardentemente.
Henrique se despede da família para voltar para o quilombo. Branca suspeita que Isaura seja uma fora da lei. Leôncio quer se vingar de Isaura, André e Tomásia. Helena diz que não quer se casar com o Dr. Paulo. Álvaro pressiona Isaura para que lhe conte o que tanto lhe perturba.
Capítulo 70, sexta-feira, 05 de dezembro de 2025 – Isaura não conta para Álvaro que é uma escrava fugida. Tomásia pensa em emprestar dinheiro para Diogo e Helena fugirem. Malvina descobre que Leôncio está machucado e vai atrás dele. Rosa se irrita com a forma que Leôncio a trata.
Rosa roga praga para Leôncio e Malvina. Álvaro escuta Branca falar mal de Isaura. Não gosta dos comentários e revida dizendo que ama Isaura. Geraldo conta a Álvaro que Gonçalves Dias chegará na cidade. Decide então chamar Isaura para tocar piano e cantar para eles. Branca fica brava.
Sebastião marca a data de casamento de Helena. Ela desesperada promete um escândalo. Leôncio diz a Malvina que sente sua falta. Rosa conta a seu pai que Leôncio e Malvina bateram nela. Leôncio conta a Francisco que Malvina voltou para a fazenda. Álvaro beija Isaura e ela retribui.
Resumo da semana 08/12 a 12/12
Capítulo 71, segunda-feira, 08 de dezembro de 2025 – Álvaro diz a Isaura que não quer vê-la triste, por isso não insistirá para que conte sobre seu mistério. Tomásia pensa em algo para ajudar Helena e Diogo. Tomásia tem um pesadelo com Diogo. Leôncio e o Dr. Paulo planejam matar Diogo como vingança a Tomásia.
Álvaro convida Isaura para ir ao baile em sua casa. Pedrinho procura por Isaura e a chama pelo nome verdadeiro. Álvaro escuta e a questiona. Isaura diz que é um segundo nome. Helena pede a Henrique que a ajude a fugir. Sebastião chama Rosa para morar com ele. Raimundo e Martinho continuam procurando Isaura.
Martinho vê Isaura na carruagem com Álvaro ao seu lado. Bernardo fica preocupado com a demora de Henrique para voltar ao garimpo. Rosa diz a Helena que irá ajudá-la em sua fuga. Leôncio quer convencer Malvina que Isaura fazia de tudo para seduzi-lo e assim ganhar sua liberdade.
Álvaro diz que Isaura e Miguel devem ir ao baile, pois as pessoas já estão suspeitando que eles sejam fugitivos da polícia. Miguel concorda ir ao baile. Francisco planeja uma forma de matar Diogo. Helena pede a Rosa que avise Diogo que ela se casará pela manhã. Diogo recebe um bilhete e diz que está voltando. Moleca avisa que sumiu uma criança e Bernardo diz que ouviu gritos, mas não sabe de onde. Miguel diz a Isaura que depois do baile eles irão fugir.
Capítulo 72, terça-feira, 09 de dezembro de 2025 – Isaura força Miguel a contar a verdade para Álvaro. Paulo comemora sua despedi da de solteiro. Belchior avisa da emboscada para Tomásia que estranha a demora de Diogo. Helena manda um bilhete para Diogo. Álvaro e Perpétua estão inconformados com o mistério de Isaura. Branca chama o chefe de polícia para ir ao baile. Helena se arruma para o casamento.
Capítulo 73, quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 – Leôncio diz a Dr. Paulo e Malvina que Diogo morreu. Isaura decide ir ao baile. Gabriel reza por Diogo e Helena. Raimundo e Martinho chega a casa de Isaura. Malvina se irrita com a presença de Rosa.
Martinho e Raimundo decidem atacar, mas quando Álvaro chega eles recuam. Álvaro leva Isaura, Miguel e Pedrinho para o baile. Raimundo e Martinho os seguem. No quilombo todos estão com medo de lobisomem. Paulo e Helena se casam. Tomásia fala de negócios com Gabriel.
Capítulo 74, quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 – Álvaro tira Isaura para dançar. Branca fica com ciúmes. Martinho e Raimundo chegam ao baile. Isaura e Miguel se assustam com a presença do chefe de polícia. Álvaro dança outra vez com Isaura. Miguel também convida Perpétua para dançar.
Geraldo provoca Branca. Todos no quilombo saem para caçar lobisomem. Francisco diz a Leôncio que Isaura já foi localizada. Isaura conversa apavorada com Miguel e o chefe de polícia observa. Gabriel volta a sentir sua perna. Isaura toca e canta no baile. Branca fica com ciúmes de Isaura.
Belchior desconfia que Leôncio matou Diogo. Miguel diz a Perpetua que vai viajar. Martinho e Raimundo mostram o anúncio sobre Isaura para Geraldo que fica surpreso. Malvina descobre as dívidas de Leôncio. Álvaro pede Isaura em casamento. Isaura vê Martinho e Raimundo no salão.
Capítulo 75, sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 – Isaura sente uma vertigem ao ver Martinho e Raimundo e quase desmaia no baile. Geraldo diz a sua irmã que haverá um escândalo na festa. Gabriel consegue movimentar os dedos dos pés.
Malvina descobre que Leôncio gastou uma fortuna para achar Isaura e por isso está cheio de dívidas. Álvaro pede Isaura em casamento, mas ela está preocupada com os capangas. Martinho se apresenta para Álvaro. Isaura fica petrificada. Sebastião se lamenta pelos filhos.
André e Moleca suspeitam que o sumiço das crianças do quilombo tenha ligação com os capitães-do-mato. Álvaro se irrita com os capangas de Leôncio. Pedrinho corre para avisar Miguel sobre Isaura. Moleca some no meio da mata. Leôncio discute com Malvina e vai para o bordel.
Resumo da semana 15/12 a 19/12
Capítulo 76, segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 – Raimundo conta a Álvaro que Isaura é uma escrava. Leôncio joga pôquer com seu sogro. Miguel e Pedrinho se aproximam de Isaura e Álvaro. Isaura confessa ser escrava durante a festa. Isaura desmaia e Álvaro chama um médico.
Branca fica vitoriosa com o escândalo. Geraldo e o chefe de polícia não concordam com o fato de Isaura ser escrava. Sebastião ganha no pôquer e Leôncio volta para casa. Geraldo vai à direção dos capangas e diz a eles que não podem levar Isaura sem um mandado assinado por Leôncio.
Gabriel consegue mexer os pés. Isaura acredita que Álvaro não vá perdoá-la. Álvaro diz a sua mãe que continua a gostar de Isaura. Tomásia quer descobrir quem acertou o tiro no Conde durante o duelo.
Capítulo 77, terça-feira, 16 de dezembro de 2025 – Malvina pressiona Leôncio para que lhe conte sobre o local onde está Isaura. Isaura e Miguel contam toda a verdade sobre eles para Álvaro e Perpétua. Henrique se despede de seu pai para voltar ao garimpo. Sebastião diz a Rosa que dará sua liberdade quando ele morrer.
Rosa toma café com seu pai que corrige a toda hora seus erros de português. Álvaro diz a Isaura que vai lhe proteger enquanto viver. Malvina proíbe Francisco de contar a Leôncio sobre a mensagem do telégrafo sobre o paradeiro de Isaura. Belchior conta a Tomásia o que se passa na fazenda de Leôncio.
Tomásia pergunta a Belchior quem atirou no Conde. Miguel sugere que eles fujam. Isaura diz que não vai fugir, pois trairia Álvaro. Sebastião ensina Rosa como se portar na mesa. Leôncio vê Malvina queimando a mensagem sobre Isaura. Álvaro escreve uma carta para Leôncio pedindo que estipule um preço pela liberdade de Isaura.
Branca e Estela se revoltam com Geraldo. Ambas não concordam com a ajuda dele a Isaura. Miguel pede para que Isaura e Pedrinho fiquem dentro de casa, pois os capangas estão por perto. Leôncio manda uma mensagem para Martinho. Francisco avisa Leôncio que Tomásia fará um jantar. Leôncio planeja outra vingança para ela. Rosa quer se casar com o Dr. Paulo. Miguel vai até os capangas pedir para que eles vão embora, mas eles negam.
Capítulo 78, quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 – Miguel expulsa Raimundo e Martinho de sua casa. Álvaro consulta Geraldo para conseguir a liberdade de Isaura. Francisco consegue a cópia do telex de Martinho. Leôncio manda bombons envenenados para Tomásia.
Sargento avisa Tomásia que ela foi absolvida dos processos. Gabriel convida Sebastião para o jantar. Rosa marca encontro com Dr. Paulo. Henrique encontra Moleca ameaçada pelo capitão-do-mato. Álvaro fica indignado com a escravidão. Henrique conta a Bernardo que foi enganado.
Bernardo diz que vai comprar a liberdade de Moleca com o dinheiro falso. Branca ri do vexame no baile. Álvaro discute com Martinho. Sebastião vai ao jantar de Tomásia que recebe a caixa de bombons. Paulo encontra Rosa que diz que quer casar com ele. Álvaro pensa em comprar Martinho para dar informações falsas a Leôncio.
Capítulo 79, quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 – Isaura doa as jóias que ganhou de Almeida para a libertação de escravos. Leôncio diz a Malvina que vai castigar Isaura. Sebastião tira satisfações com Tomásia e Gioconda. Álvaro pede Isaura em namoro e Miguel concorda. Paulo tenta agarrar Rosa a força.
Sebastião come os bombons envenenados. Perpétua não concorda com os planos de Álvaro. Sebastião acorda e Gioconda desconfia que foi Leôncio que mandou os bombons. Francisco fica sabendo que Sebastião passou mal. Henrique vai ao mercado de escravos comprar Moleca e as crianças raptadas com as moedas falsas. Francisco leva notícias de Sebastião para Malvina e Leôncio. Álvaro faz a proposta para Martinho e Raimundo.
Capítulo 80, sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 – Álvaro oferece o dobro de dinheiro para Martinho e Raimundo. Henrique consegue comprar Moleca e as crianças. Belchior ouve Leôncio falar que mandou os bombons envenenados. Tomásia desconfia de Leôncio. Paulo atende Sebastião.
Álvaro convence Raimundo e Martinho a aceitarem o dinheiro. André, Moleca, Bernardo e Henrique se escondem na fazenda de Tomásia. Sebastião e Malvina interrogam Leôncio sobre os bombons envenenados. Branca vê Álvaro conversar com os capitães-do-mato.
Resumo da semana 22/12 a 26/12
Capítulo 81, segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 – Isaura aceita o pedido de casamento de Álvaro. Paulo diz a Violeta que irá para Minas Gerais procurar Helena. Rosa conta a Malvina porque está todo ensopado de água. Tomásia recebe seus amigos em um jantar. A Tomásia decide viajar para onde está Isaura para ajudá-la a fugir.
Branca escuta a conversa sobre Álvaro e Geraldo sobre a fuga com Isaura. Belchior fala para Flor-de-Lis que quer uma mulher para ele. Branca envia uma mensagem telegrafada para Leôncio desmentindo a mensagem de Álvaro. Leôncio recebe as mensagens sobre o paradeiro de Isaura e resolve buscá-la pessoalmente.
Capítulo 82, terça-feira, 23 de dezembro de 2025 – Malvina decide ir junto com Leôncio para buscar Isaura. Álvaro avisa a Isaura que dia ela pegará o navio para fugir. Isaura ensina Pedrinho a escrever. Sebastião coloca Rosa de castigo. Malvina conta a Henrique que vai para São junto com Leôncio.
Álvaro recebe a mensagem de Tomásia e diz a sua mãe que irá hospedá-la em sua casa. Geraldo avisa sua mãe e a sua irmã sobre a visita de Tomásia. Sebastião deserda Henrique. Tomásia e André seguem viagem. Leôncio e Malvina se preparam para viajar. Miguel sai um pouco de casa. Os capitães do mato aproveitam para ir até Isaura.
Capítulo 83, quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 – Rosa fica chateada por seu pai não arranjar um casamento para ela. Pedrinho e Isaura ficam acuados com a presença e ameaças de Martinho e Raimundo. Álvaro chega na casa de Isaura e ouve seus berros por socorro. Miguel chega em casa e encontra os capitães do mato de saída.
Álvaro conta a Isaura que Tomásia virá visitá-lo. Leôncio chega na casa de viagem na casa de Branca. Tomásia chega na casa de Álvaro e Perpétua e logo fica sabendo que Isaura é noiva de Álvaro. Moleca volta para o quilombo com as crianças. Álvaro informa a Tomásia que ela verá Isaura após a visita deles na casa de Geraldo.
Capítulo 84, quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 – André encontra Isaura, Raimundo vê. Isaura fica sabendo que Leôncio está a caminho. Tomásia encontra Leôncio e Malvina na casa de Branca. Álvaro e Leôncio discutem. Sebastião presenteia Rosa com sapatos altos.
André fica triste com o noivado de Isaura. Álvaro oferece dinheiro pela liberdade de Isaura. Álvaro bate em Leôncio. Gioconda fica preocupada com Tomásia. Bernardo planeja atacar o acampamento dos capitães-do-mato. Leôncio dá queixa contra Álvaro para o chefe de polícia. Raimundo e Martinho surpreendem André, Isaura e Miguel.
Capítulo 85, sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 – Martinho bate em André. Leôncio sai com o chefe de polícia em busca de Isaura. Tomásia atira nas pernas de Raimundo e Martinho. Bernardo, Henrique e Moleca vão para o garimpo. Geraldo se declara para Malvina.
Sebastião ensina boas maneiras a Rosa. Paulo planeja matar Diogo. Leôncio desesperado não encontra Isaura. Perpétua esconde Isaura, Miguel e Pedrinho em sua casa. Geraldo rouba um beijo de Malvina. Leôncio chega a casa de Perpétua e ameaça Álvaro.
Em breve essa página será atualizada com novos resumos de “A Escrava Isaura”. Não deixe de nos contar o que está achando de rever a novela!
Capítulos Anteriores
Se você perdeu algum capítulo que já foi ao ar e não quer ficar sem entender a história, leia abaixo o resumo dos capítulos anteriores de A Escrava Isaura!
Capítulo 1, segunda-feira, 01 de setembro de 2025 – Negros festejam no quilombo. Martinho e seus homens invadem o quilombo. Juliana despede-se de seu pai e foge. Martinho coloca fogo no quilombo, persegue e captura Juliana. Juliana vê o corpo de pai e chora. No mercado de escravos, Juliana é leiloada e comprada pelo Comendador Almeida.
Miguel oferece ajuda para Juliana. Com. Almeida ordena que a festa dos negros termine. Almeida tenta se aproveitar de Juliana que pede socorro a Gertrudes. O Com. Almeida manda Juliana trabalhar na lavoura. Começa romance de Juliana e Miguel. Juliana diz a Miguel que está grávida. Miguel tenta comprar a alforria de Juliana. Almeida demite Miguel. Francisco é o novo feitor.
Gertrudes não deixa Juliana ser castigada. Isaura nasce. Após o parto, Juliana vai para o tronco e morre. Gertrudes cuida de Isaura. Miguel vai à senzala conhecer Isaura. Isaura faz 10 anos e Gertrudes pede sua liberdade. Passagem de tempo: Isaura aparece já mocinha. Almeida descobre que Leôncio o enganou. Tomásia diz que está grávida de Leôncio. Almeida surpreende Leôncio e Tomásia.
Capítulo 2, terça-feira, 02 de setembro de 2025 – Tomásia é abandonada por Leôncio. Almeida cobra as dívidas de Leôncio. Coronel Sebastião diz que Leôncio vai ter que se casar com Malvina. Leôncio chega em casa e encontra Isaura. Gioconda conta a Tomásia que foram despejadas. André se declara para Isaura.
Leôncio também se declara para Isaura. Miguel encontra Joaquina. Isaura conta para Joaquina e João que Leôncio a importunou e quis marcar encontro com ela no celeiro. Almeida e Cor. Almeida acertam os detalhes do sarau de noivado de Leôncio e Malvina. João e André ficam de guarda para proteger Isaura.
Rosa se insinua para Leôncio, no celeiro. André discute com Rosa. Gioconda e Tomásia planejam ir ao sarau. Gabriel se encanta com Helena. Cor. Sebastião encontra com Gioconda na estrada. Leôncio e Com. Almeida se surpreendem com Tomásia em seu noivado. Tomásia ameaça Leôncio, Isaura ouve tudo e vê quando Leôncio faz Tomásia tropeçar na escada.
Capítulo 3, quarta-feira, 03 de setembro de 2025 – Leôncio diz a Isaura que Tomásia tropeçou sozinha. Gioconda, aos prantos, tenta reanimar Tomásia. Henrique fica fascinado por Isaura. Malvina desconfia que Leôncio tem interesse em Isaura. Gabriel fala mal de Leôncio para Helena. Gabriel enfrenta Leôncio.
Malvina conversa com Isaura. Helena fala para Sebastião o que descobriu sobre Leôncio. Henrique conversa com Isaura. Helena e Henrique contam a Malvina o que Leôncio fez com Tomásia. Tomásia acorda e recebe a notícia que perdeu a criança. Miguel consegue o dinheiro que falta para comprar Isaura.
Leôncio volta a ameaçar Isaura, aperta o pescoço dela. Gabriel beija Helena. Sebastião pergunta a Gioconda se é verdade que Leôncio prometeu casamento a Tomásia. Gertrudes pergunta porque Isaura está triste. Começa o casamento de Leôncio e Malvina. Tomásia interrompe a cerimônia. André propõe fugir com Isaura.
Capítulo 4, quinta-feira, 04 de setembro de 2025 – Tomásia diz no meio do casamento que Leôncio tentou matá-la. Rosa escuta a conversa de André e Isaura e promete contar tudo a Leôncio. Gioconda teme um escândalo de sua filha. Tomásia é expulsa da igreja, jogada na lama e jura vingança. Malvina hesita, mas se casa.
O Conde Campos encontra Tomásia e a convida para subir em sua carruagem. Gabriel diz a sua mãe que gosta de Helena, mas ela é contra. Henrique se declara para Isaura e tenta beijá-la. Gertrudes passa mal na festa do casamento. Miguel vai até a fazenda comprar a liberdade de sua filha. Leôncio manda prender André.
Capítulo 5, sexta-feira, 05 de setembro de 2025 – Isaura desmente Rosa. Leôncio força Malvina a ir para cama com ele. Gertrudes conversa com Almeida sobre Isaura. Leôncio pede para Isaura não ser vendida. O Conde convida Tomásia para ir a sua fazenda. Miguel volta à fazenda e encontra sua filha.
Leôncio e Malvina saem em lua-de-mel. Comendador Almeida aumenta o preço de Isaura e Miguel fica arrasado. O Conde pede a mão de Tomásia em casamento e ela aceita. Henrique vê Gabriel com Helena e parte para briga. Miguel quer fugir com Isaura.
Capítulo 6, segunda-feira, 08 de setembro de 2025 – Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Helena se encontra com Gabriel e diz que seu pai é contra o namoro deles.
Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel quando o vê junto a sua filha. Helena fica de castigo e Gabriel leva um tiro. Gioconda ameaça o Coronel Sebastião. Tomásia se casa com o Conde. Leôncio e Malvina voltam de viagem.
Capítulo 7, terça-feira, 09 de setembro de 2025 – Gertrudes sofre um ataque cardíaco no dia da chegada de Leôncio. Tomásia e o Conde Campos trocam elogios na festa de casamento. Gertrudes diz a Isaura que lamenta não ter dado antes sua liberdade.
Tomásia sabe do retorno de Leôncio e se entristece. Isaura conta à Gertrudes que Leôncio empurrou Tomásia. Leôncio flagra Gertrudes e Isaura falando sobre ele. Coronel Sebastião visita Malvina. Gabriel decide pedir a mão de Helena em casamento. Belchior conta à Rosa quem é seu pai.
Capítulo 8, quarta-feira, 10 de setembro de 2025 – Leôncio agarra Isaura. Joaquina conta a verdade sobre a mãe de Rosa. Gertrudes mesmo sem forças discute com Leôncio. Gabriel tenta conseguir dinheiro emprestado para Miguel.
Rosa conta ao Coronel Sebastião que é sua filha. Tomásia aceita emprestar dinheiro à Miguel. Leôncio diz a Henrique que se sente atraído por Isaura. O Conde Campos e Tomásia passam a noite juntos. Tomásia sonha com Leôncio. Gertrudes pede que chamem o tabelião para libertar Isaura.
Capítulo 9, quinta-feira, 11 de setembro de 2025 – O Comendador Almeida jura libertar Isaura. Rosa conta a Leôncio que o Coronel Sebastião é seu pai. O médico diz que o estado de Gertrudes é ruim. Conde Campos aceita ajudar Miguel. Gabriel corre para avisar Miguel. Leôncio diz a Gertrudes que não ama Malvina. Conde Campos descobre que Tomásia quer na verdade se vingar de Leôncio.
Capítulo 10, sexta-feira, 12 de setembro de 2025 – Leôncio diz a sua mãe que Isaura nunca será livre. Tomásia tenta convencer o Conde Campos a fazer o empréstimo à Miguel. Tomásia pede que Miguel penhore seu anel de noivado escondido do Conde Campos. Leôncio agarra Isaura e Gertrudes sofre uma segunda dor no peito. Joaquina ouve Isaura gritando e pede ajuda.
Dr. Paulo cuida de Gertrudes. André corre ao socorro de Isaura. Gabriel vai até a casa de Helena pedir sua mão em casamento. Miguel vai até a fazenda do Comendador, mas não o encontra. Conde Campos escuta Tomásia e Gioconda falando sobre o anel. Gertrudes sente pela terceira vez uma dor forte no peito.
Capítulo 11, segunda-feira, 15 de setembro de 2025 – Conde Campos pede que Tomásia use o anel de noivado. Gertrudes quer que Leôncio jure que dará liberdade a Isaura, mas ele foge do assunto. Joaquina e João contam a André como sua mãe morreu.
Comendador Almeida corre para ver Gertrudes. Isaura descobre que seu pai já conseguiu todo o dinheiro para libertá-la. Leôncio tenta convencer seu pai a não vender Isaura. Leôncio trama com Francisco um plano contra Miguel.
Capítulo 12, terça-feira, 16 de setembro de 2025 – Tomásia conta ao Conde Campos que o anel está no penhor. Comendador Almeida pede perdão a Gertrudes. Henrique tenta beijar Isaura, mas não consegue. Rosa conta a Henrique que ela é sua irmã.
Conde Campos diz a Tomásia que não sabe se cancela o casamento. Gertrudes morre ao lado do Comendador Almeida e Isaura. Malvina jura libertar Isaura. Capangas roubam todo o dinheiro de Miguel. Miguel vai até a fazenda dizer a Isaura que foi roubado.
Capítulo 13, quarta-feira, 17 de setembro de 2025 – Paulo examina Miguel. Conde Campos diz que Tomásia o enganou e pede separação. Joaquina fala para João que sabe quem roubou Miguel. Joaquina e João procuram o dinheiro de Miguel no quarto de Leôncio que os flagra e os ameaça. Coronel Sebastião consola Comendador Almeida.
Helena pergunta ao Coronel Sebastião se Rosa é sua irmã. Sebastião manda Rosa parar de dizer que é sua filha. Tomásia pede desculpas ao Conde Campos. Almeida discute com Leôncio. Belchior conta a André como sua mãe morreu. Joaquina diz a Miguel que foi Leôncio que roubou o dinheiro. Gabriel se encontra com Helena. Gertrudes é enterrada. Francisco surpreende André perto do quanto de Leôncio.
Capítulo 14, quinta-feira, 18 de setembro de 2025 – André diz a Francisco que procura o dinheiro de Miguel. Francisco e André brigam. Ouve-se um tiro. Helena encontra Gabriel. André é colocado na prisão. Tomásia e Gioconda se lamentam. Miguel promete que vai recuperar o dinheiro roubado. Francisco conta a Leôncio que prendeu André.
Rosa promete que vai ajudar no romance de Gabriel e Helena. Leôncio aponta a arma para Miguel. Comendador Almeida sofre com a morte de Gertrudes. Leôncio quer atirar em Miguel e ordena que Isaura saia da frente. Conde Campos faz juras de amor a Tomásia. Para salvar Miguel, Joaquina conta que foi ela que viu Leôncio receber o dinheiro. Leôncio manda Joaquina para o tronco.
Capítulo 15, sexta-feira, 19 de setembro de 2025 – Leôncio atira. Coronel Sebastião tenta contornar a situação. Joaquina é colocada no tronco. André e João planejam fugir. Malvina pede ajuda ao Comendador Almeida para salvar Joaquina. Gabriel volta para casa feliz. Leôncio quer que Isaura se entregue a ele em troca do perdão a Joaquina.
Joaquina é castigada e o Comendador Almeida ordena que parem com as chibatadas. João cuida de Joaquina. André pede um beijo a Isaura. Malvina vasculha o armário de Leôncio que a pega em flagrante. Leôncio castiga André. Isaura encontra o dinheiro no armário de Leôncio. Leôncio prepara o ferro de marcar boi para queimar André.
Capítulo 16, segunda-feira, 22 de setembro de 2025 – André é marcado com ferro quente. Todos na fazenda ouvem os gritos de dor de André. Leôncio dá chicotadas em André. Comendador Almeida diz a Isaura que vai lhe dar a liberdade. Leôncio pergunta o que Isaura fazia em seu quarto.
Leôncio descobre que o dinheiro sumiu e invade o quarto de Isaura. Rosa se declara para André. Malvina desconfia de Leôncio. Tomásia tem pesadelo. Rosa alimenta André que está no tronco. Almeida manda Leôncio comprar escravos. Miguel chega a fazenda acompanhado do Sargento de Milícias. Tomásia encontra Leôncio na rua.
Capítulo 17, terça-feira, 23 de setembro de 2025 – Conde Campos vê Leôncio conversando com Tomásia e o desafia para um duelo. Isaura entrega o saco de moedas a Miguel e diz a Almeida que encontrou no quarto de Leôncio. Leôncio compra somente escravas. Paulo pede a mão de Helena em namoro.
Miguel pede que o Comendador Almeida venda Isaura. Helena escreve um bilhete para Gabriel. Leôncio ameaça Miguel na frente do Sargento de Milícias. Comendador Almeida diz que precisa da companhia de Isaura. Almeida pede explicações a Leôncio e se espanta porque ele só comprou escravas. André diz que vai matar Leôncio.
Capítulo 18, quarta-feira, 24 de setembro de 2025 – André quer fugir para um quilombo. Tomásia sonha com a morte de seu marido e se desespera. Leôncio arma com Francisco uma emboscada para o Conde de Campos no duelo.
Helena diz a seu pai que não tem interesse no Dr. Paulo. Isaura, Joaquina e João preparam a fuga de André. André conta a Rosa que vai fugir. Henrique pensa pedir dinheiro emprestado para seu pai para ajudar Miguel. André consegue fugir. Rosa vê André beijar Isaura.
Capítulo 19, quinta-feira, 25 de setembro de 2025 – O Conde de Campos leva dois tiros no duelo contra Leôncio. Henrique tenta arranjar dinheiro emprestado com seu pai para libertar Isaura e posteriormente se casar com ela. Paulo diz que a situação do Conde é grave e que ele sofreu uma tentativa de assassinato.
Capítulo 20, sexta-feira, 26 de setembro de 2025 – Rosa conta ao Com. Almeida que Isaura ajudou André a fugir. Isaura confirma sua ajuda e Leôncio se irrita. Isaura recebe castigo. O Conde de Campos morre ao lado de Tomásia.
André conhece Bernardo, outro escravo fugitivo. Coronel Sebastião nega empréstimo a Henrique. Tomásia acusa Leôncio pela morte do Conde de Campos.
Capítulo 21, segunda-feira, 29 de setembro de 2025 – Rosa ameaça Isaura com uma faca. Gabriel descobre que o Dr. Paulo quer se casar também com Helena. O Sargento de Milícia vai até a casa de Leôncio. O Sargento de Milícia estranha Leôncio não ter levado nenhum tiro. Paulo visita Helena.
Almeida diz a Isaura que Leôncio é um mentiroso. Gioconda se preocupa com o testamento feito pelo Conde de Campos. Henrique corteja Isaura e a beija. Gabriel diz a Tomásia que ela não está no testamento. Leôncio discute com Henrique.
Capítulo 22, terça-feira, 30 de setembro de 2025 – Moleca leva André e Bernardo para o Quilombo. Malvina diz que Leôncio o mandou embora. Leôncio machuca Rosa. Leôncio invade o quarto de Isaura. Almeida tem alucinações com Gertrudes. Leôncio amordaça Isaura. Almeida vai ao quarto de Isaura. No bordel, Miguel se lamenta. Tomásia chora. Leôncio beija Rosa.
Almeida da uma medalha de presente para Isaura. Joaquina pede para que tirem João do quartinho. Conde Campos é enterrado. Tomásia diz que vai matar Leôncio.
Capítulo 23, quarta-feira, 01 de outubro de 2025 – Helena discute com Sebastião. Tomásia lê o testamento do Conde de Campos e fica sem herança. Paulo examina Almeida e sugere uma viagem. Paulo conta que Leôncio armou uma emboscada para o Conde Campos. Leôncio força Isaura a entrar no quarto de hóspedes.
Malvina pede que Rosa conte se é sua irmã. Isaura arranha Leôncio. Tomásia e sua família são expulsas da fazenda do Conde Campos. Almeida tem ataque de tosse e manda chamar Leôncio. Malvina vê Leôncio sair do quarto de hóspedes. Miguel conversa com Belchior no Jardim de Serafina. Almeida ameaça deserdar Leôncio. Moleca se declara para André.
Capítulo 24, quinta-feira, 02 de outubro de 2025 – Tomásia acha um novo testamento do Conde Campos. João fica doente. André sente saudade de Isaura. Leôncio pede um beijo a Isaura senão ele bate em João que está doente. Inesperadamente João enforca Leôncio. Henrique flagra Leôncio tentando matar João.
Bernardo acha diamante em um riacho. Henrique diz que vai ajudar a comprar a liberdade de Isaura. Sebastião ameaça deserdar Henrique. Almeida tem outra visão de Gertrudes. Belchior pede Rosa em casamento. Tomásia inaugura a estação de trem. Bernardo conta a André que achou diamante.
Capítulo 25, sexta-feira, 03 de outubro de 2025 – Almeida faz seu testamento com a alforria de Isaura. Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura. Gabriel sonha com sua amada. Helena discute com Leôncio ao vê-lo segurando Isaura. Martinho planeja atacar o quilombo.
Almeida se prepara para viajar e pede para Leôncio deixar Isaura em paz. Gabriel conta a Miguel que pedirá dinheiro emprestado a Tomásia para ajudá-lo.
Capítulo 26, segunda-feira, 06 de outubro de 2025 – Belchior vai até o bordel e desabafa com Violeta. Miguel visita sua filha. Isaura entrega a carta de Gabriel a Helena, mas o Coronel Sebastião vê tudo. Francisco discute com Miguel na fazenda do comendador. Sebastião arranca a carta das mãos de sua filha. Martinho encontra Bernardo pela mata.
Tomásia decidiu como se vingar de Leôncio. Sebastião pede ao Com. Almeida que castigue Isaura. Almeida proíbe Miguel de ver sua filha. Henrique ouve Helena dizer que Leôncio a importunou. Gabriel conta a Miguel que Tomásia irá lhe emprestar o dinheiro.
Capítulo 27, terça-feira, 07 de outubro de 2025 – André ouve tiros no quilombo. Almeida pede que Malvina cuide de Isaura. Henrique encontra Leôncio e Rosa juntos no celeiro. Isaura conta ao com. Almeida sobre as ameaças de Leôncio.
Martinho procura por André, mas não o acha. Almeida ameaça Leôncio caso ele não respeite Isaura. Miguel vai até a fazenda comprar a liberdade de sua filha, mas não tem êxito. Tomásia quer incendiar a lavoura de café de Leôncio.
Capítulo 28, quarta-feira, 08 de outubro de 2025 – Almeida promete libertar Isaura no seu retorno. Belchior se lamenta para Violeta. Leôncio ameaça Joaquina. Leôncio tenta enforcar Joaquina. André reconstrói o quilombo.
Tomásia pensa se vingar de Leôncio. Henrique vai a senzala. Gioconda discute com Tomásia. Isaura toca piano. Malvina pensa em vender Rosa. Henrique discute com Leôncio. Belchior fica de porre. André beija Moleca.
Capítulo 29, quinta-feira, 09 de outubro de 2025 – Isaura fala das ameaças de Leôncio para Henrique. Rosa diz que Isaura tem que se entregar a Leôncio. Helena espera Henrique. Malvina não quer Rosa servindo o jantar. Tomásia dá a alforria a seus escravos. Isaura fica na dúvida se vai se encontrar com Leôncio no celeiro.
Henrique ajuda João e Joaquina. Leôncio encontra Henrique no celeiro. Henrique vai até a casa de Helena. Leôncio fica com raiva de Isaura. Sebastião desconfia que Gabriel está na sala de sua casa. Rosa se insinua para Leôncio. Leôncio vai ao quarto de Isaura. Malvina acorda.
Capítulo 30, sexta-feira, 10 de outubro de 2025 – Miguel está bêbado. Sebastião flagra Gabriel e Helena na sala de sua casa. Tomásia e Gioconda decidem salvar Gabriel. Leôncio expulsa Henrique de sua casa. João e Joaquina chegam à fazenda de Sebastião. Gioconda e Tomásia chegam à casa de Sebastião. Sebastião e Gioconda lembram do passado.
André e Moleca reconstroem o quilombo. Henrique que começa a falar de Leôncio para Malvina. Tomásia compra Bernardo. Leôncio e Henrique discutem na frente de Malvina. Henrique se despede de Isaura. Helena maltrata Dr. Paulo.
Capítulo 31, segunda-feira, 13 de outubro de 2025 – Belchior conta a Miguel o que aconteceu na fazenda dos Almeida. Malvina pergunta a Leôncio se ele a trai. Leôncio fica feliz porque Henrique foi embora. Malvina pressiona Isaura para que lhe conte o que a aflige. Helena discute com o Dr. Paulo.
Tomásia e Gabriel estão prontos para incendiar a lavoura. Leôncio recebe uma carta de seu pai sobre sua volta da viagem. Belchior dá o recado de Miguel a Isaura. Henrique conta à seu pai as maldades que Leôncio faz. Malvina vê seu marido e Rosa juntos. Bernardo sugere outra forma de prejudicar Leôncio.
Capítulo 32, terça-feira, 14 de outubro de 2025 – Miguel diz a sua filha que caso ele não consiga sua liberdade, eles devem fugir. Almeida chega de viagem, mas não passa bem. Bernardo quer colocar pragas na lavoura de café de Leôncio. Malvina pergunta a Rosa o que ela fazia com Leôncio na cozinha. Leôncio diz a Isaura que larga Malvina para ficar com ela.
Rosa conta a Malvina que Leôncio gosta de Isaura e é mandada para o tronco. Belchior quer se casar com Rosa. Malvina sonda Isaura sobre Leôncio. Belchior conta a Miguel que o comendador voltou de viagem. Paulo examina o com. Almeida. Leôncio é avisado que há alguém de fora no cafezal.
Capítulo 33, quarta-feira, 15 de outubro de 2025 – Almeida desabafa com Isaura. Gabriel e Bernardo conseguem fugir do cafezal. Leôncio é avisado sobre as pragas no cafezal. Coronel Sebastião vai visitar Malvina. Miguel tenta comprar sua filha novamente. Malvina quer Rosa fora de sua casa. Martinho tenta comprar Rosa, mas quem a compra é o Coronel Sebastião. Tomásia planeja outra vingança para Leôncio. Sebastião decide cuidar de Rosa.
Capítulo 34, quinta-feira, 16 de outubro de 2025 – Belchior diz que é melhor Isaura fugir. Leôncio arma arapuca para invasores. Gabriel diz que vai incendiar as sacas de café de Leôncio. Malvina não aceita Rosa como irmã. Rosa se veste com o vestido de Isaura. Sebastião pede a Almeida que venda Isaura. Helena e Henrique elogiam Rosa. Malvina fica com ciúme de Rosa.
Leôncio discute com Sebastião. Miguel chora. Almeida dá procuração para Leôncio. Malvina conversa com Isaura sobre Leôncio. João e Joaquina se divertem com Rosa. André pensa em voltar à fazenda. Gabriel e Bernardo chegam a fazenda. Leôncio e os capangas vão defender as sacas de café. Bernardo domina o capanga. Almeida se desespera ao ver o café ser queimado.
Capítulo 35, sexta-feira, 17 de outubro de 2025 – Almeida volta a ter ataque de tosse e se lamenta pela perda do café. Leôncio descobre que foi Gabriel que incendiou o café. Leôncio pensa em se vingar de Tomásia. Almeida quer vender Isaura para arrecadar dinheiro. Leôncio deixa Malvina sozinha no quarto. Malvina vai ao quarto de Isaura. Leôncio corrompe o tabelião. Gioconda e Tomásia cuidam de Gabriel.
Malvina flagra Leôncio no quarto de Isaura. Francisco encontra o sargento e fala que Gabriel incendiou o café. Helena ensina Rosa a falar, ler e escrever. Miguel ajuda Gabriel. Leôncio exige a prisão de Gabriel. Sargento vai à casa de Tomásia. Malvina e Isaura se surpreendem com o atraso do tabelião.
Capítulo 36, segunda-feira, 20 de outubro de 2025 – Sebastião chama Rosa de filha. Bernardo recebe a carta de alforria. Leôncio rouba o testamento de Almeida. Leôncio tem medo de pegar tísica. Malvina manda Belchior chamar o tabelião. Gioconda e Tomásia temem a retaliação de Leôncio. Leôncio comemora o roubo do testamento de seu pai e planeja incendiar a casa de Tomásia. Almeida descobre que Leôncio roubou o testamento.
Isaura conta a Malvina sobre o roubo do testamento. O tabelião joga um copo de vinho em Belchior. Malvina tira satisfação com Leôncio. Rosa não aceita os conselhos de João e Joaquina. André chega a cidade e encontra Miguel. Leôncio pede a separação de Malvina. Almeida chama Leôncio no quarto. Francisco e os capangas invadem a fazenda de Tomásia. Bernardo leva um tiro.
Capítulo 37, terça-feira, 21 de outubro de 2025 – Belchior conta a Isaura que Leôncio comprou o tabelião. Malvina discute com Leôncio. Na frente de Isaura, Leôncio queima o testamento de Almeida. Leôncio queima o testamento de seu pai. Malvina desabafa com seu sogro. Benedito leva um tiro e morre. Malvina vê Leôncio beijar Isaura. Isaura mostra as cinzas do testamento para Malvina. Almeida quer vender Isaura para Miguel.
Helena ensina Rosa a escrever. Malvina conta à seu pai que o comendador não tem mais poderes sobre seus bens. Tomásia envia o corpo de Benedito para Leôncio. Rosa encontra André. Gabriel aparece na fazenda do comendador para se encontrar com Helena. Paulo examina o Com. O Sargento vai até a casa de Leôncio.
Capítulo 38, quarta-feira, 22 de outubro de 2025 – Isaura diz a seu pai que é hora de fugir. Isaura diz a seu pai que é hora de fugir. Leôncio descobre que Miguel está na fazenda. André quer a liberdade de João e Joaquina.
Almeida pede perdão à Isaura e Miguel. Henrique declara versos para Isaura. Coronel Sebastião conversa com o comendador. Rosa se insinua para André. Bernardo e André se reencontram. Leôncio e Malvina discutem. Almeida diz para Isaura fugir e escapar de seu filho.
Capítulo 39, quinta-feira, 23 de outubro de 2025 – Almeida presenteia Isaura com as jóias de Gertrudes. Leôncio vê André com Isaura. André foge para a pensão onde Miguel fica. Leôncio chama o Sargento para prender André.
Helena e Rosa trocam confissões. Gioconda e Tomásia proíbem Gabriel de ir para o garimpo. Malvina puxa Isaura para conversar e a ameaça. Sargento vai até a casa de Miguel. Almeida diz que vai morrer. Almeida quer falar com Leôncio.
Capítulo 40, sexta-feira, 24 de outubro de 2025 – Leôncio ameaça Miguel. André foge. Leôncio promete recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe André. Leôncio diz que vai hipotecar a fazenda. Almeida chora.
Rosa está na dúvida se foge com André ou fica na casa de Sebastião. Leôncio atormenta Almeida que o amaldiçoa. Isaura e Almeida lembram de Gertrudes. Almeida pede para dar a última volta na fazenda e pede perdão a Isaura. Leôncio não quer se despedir de seu pai.
Capítulo 41, segunda-feira, 27 de outubro de 2025 – Almeida morre. Isaura se desespera e dá a notícia a Leôncio e Malvina. Contra a própria vontade, Leôncio chora. Belchior consola Isaura. Sebastião fica consternado com a morte de Almeida.
Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono. Isaura cuida do corpo de Almeida. Malvina escuta Leôncio importunar Isaura. Gabriel, Bernardo e André se preparam para voltar ao quilombo. Miguel vai ao velório. Malvina diz a Isaura que vai embora. Sebastião e Henrique chegam ao velório. Henrique propõe fugir com Isaura.
Capítulo 42, terça-feira, 28 de outubro de 2025 – Gabriel encontra Helena depois é flagrado por Henrique que aponta uma arma para ele. Gioconda confessa a Tomásia que Gabriel pode ser filho de Sebastião. Henrique aceita o namoro de Helena e Gabriel. André convida Henrique para trabalhar no garimpo. Miguel discute com Leôncio. Gioconda recebe o sobrinho Diogo. Isaura chora de desespero.
Malvina diz a Leôncio que vai embora. André reencontra João e Joaquina. Gabriel se despede de Helena. Gabriel leva um tiro e fica sem o movimento das pernas. Almeida é enterrado. Álvaro e Geraldo disputam corrida a cavalo. Perpétua, Estela e Branca conversam sobre a abolição.
Capítulo 43, quarta-feira, 29 de outubro de 2025 – Malvina se despede de Leôncio. Isaura se lamenta para Henrique. Rosa tem medo de Malvina. Isaura fica sozinha com Leôncio que tenta forçá-la a ser sua. Isaura ameaça Leôncio com uma faca. André e Bernardo encontram Moleca. A pedido de Malvina, Sebastião manda Rosa para uma pensão. Leôncio e Henrique brigam. Gabriel ferido é levado para casa e recebe o socorro de Diogo. Leôncio prende Isaura na cela dos escravos e a deixa sem água e comida.
Isaura diz que ela nunca será de Leôncio. Diogo extrai a bala da coluna de Gabriel. Rosa e Miguel vão juntos para a pensão. Moleca sente ciúmes de André com Isaura. Álvaro conversa com sua mãe sobre a Abolição da Escravatura. Branca quer entrar para a sociedade abolicionista. Belchior visita Isaura na cela.
Capítulo 44, quinta-feira, 30 de outubro de 2025 – Diogo diz a Gioconda que Gabriel perdeu os movimentos da perna. Leôncio força Rosa a entrar em sua carruagem e tenta beijá-la. Miguel conta ao Coronel Sebastião que Leôncio levou Rosa a força para a fazenda. Rosa vai ver Isaura na cela. Tomásia quer contar à Gabriel que Helena é sua irmã.
Sebastião conta a Helena que Gabriel não está bem. Leôncio manda Isaura trabalhar na roda de fiar sem direito a comida e água. Isaura quase desfalece. Leôncio diz que o Coronel Sebastião pode ter Rosa de volta se ele perdoar sua dívida. Leôncio ameaça Rosa com o açoite. Isaura desmaia no chão. Raimundo a ajuda. Gioconda conta ao Coronel Sebastião que Gabriel é seu filho.
Capítulo 45, sexta-feira, 31 de outubro de 2025 – Diogo acha que Helena deve visitar Gabriel. Francisco arrasta Isaura até Leôncio. Isaura volta para cela. Branca conversa com sua mãe sobre Álvaro. Belchior leva água e comida para Isaura.
Sebastião conta a Helena que Gabriel é seu irmão e que está inválido. Helena quer ver seu amado. André diz a Moleca que precisa ajudar Isaura a fugir. Miguel se desfaz de sua venda. Leôncio manda Isaura para a lavoura. Isaura é mandada para a lavoura descalça e com roupa de escrava.
Capítulo 46, segunda-feira, 03 de novembro de 2025 – Bernardo volta para o quilombo. Margarida conta a Miguel que Gabriel levou um tiro. Paulo vai até a casa de Tomásia. Diogo se apresenta para Dr. Paulo como o novo médico da cidade. Leôncio ameaça Isaura a ir para o tronco caso ela não colha três sacas de café. André decide ir até Isaura.
Miguel vai se despedir de Gabriel. Gabriel melhora e Gioconda fica mais calma. Geraldo diz para Álvaro que Branca se interessa por ele. Os escravos da lavoura ajudam Isaura escondido. Helena escreve uma carta para Gabriel. Gioconda conta a Gabriel que Helena é sua irmã. Isaura mostra as três sacas de café para Leôncio. Ele a manda para o tronco. Henrique vai até a casa de Miguel.
Capítulo 47, terça-feira, 04 de novembro de 2025 – Leôncio conversa com Isaura que está acorrentada. Henrique e Miguel combinam invadir a fazenda de Leôncio. Flor-de-Lis conta para Martinho sobre os planos de Miguel. Tomásia se preocupa com Gabriel.
Helena chora. Leôncio manda Rosa se vestir de Isaura. Rosa não convence. André leva negros para ajudar Miguel a libertar Isaura. Leôncio manda esquentar o ferro de marcar gado e ameaça Isaura. Leôncio manda Isaura para o pelourinho.
Perpétua tenta convencer Álvaro a se casar com Branca. Sebastião recebe o bilhete de Tomásia que pede a visita de Helena. Sebastião jura sobre a Bíblia que Gabriel é irmão de Helena.
Miguel despede-se de Violeta. Helena diz a Gabriel que são irmãos. Diogo consola Helena. Flor-de-Lis conta a Martinho sobre a fuga de Isaura. Leôncio manda armar os funcionários da fazenda. Leôncio pega a chibata para castigar Isaura.
Capítulo 48, quarta-feira, 05 de novembro de 2025 – Leôncio rasga a roupa de Isaura. Sebastião vai a fazenda de Leôncio. Miguel pede armas a Tomásia. Gabriel desmaia. Bernardo vai para o garimpo. Francisco se prepara para chicotear Isaura. Leôncio se arrepende. Violeta bate em Flor-de-Lis.
Começa o ataque a fazenda de Leôncio. Miguel decide entrar na casa grande onde Leôncio está com Isaura. André luta com Raimundo. Miguel é ferido. Henrique se atraca com Leôncio. Isaura foge. Rosa segura Isaura. Isaura encontra Miguel que está sem forças para fugir.
Belchior leva a carruagem para Isaura e Miguel fugirem. Martinho encontra André. A Milícia chega a fazenda e prende Henrique. Gabriel entra em coma. Sebastião chega a fazenda. Leôncio vai com Francisco em busca de Isaura. Álvaro arrecada jóias. Leôncio persegue a charrete com Isaura e Miguel.
Capítulo 49, quinta-feira, 06 de novembro de 2025 – André atira contra Leôncio. Chega a Milícia que vai atrás de André. Isaura consegue escapar. Leôncio se desespera com a fuga de Isaura. Tomásia dá abrigo a Miguel e Isaura. Henrique está preso e recebe a visita de Sebastião. Diogo cuida de Miguel. Leôncio grita com Rosa. Malvina se preocupa com Leôncio.
Flor-de-Lis é expulsa do bordel. Leôncio vê a imagem de Almeida. Leôncio manda Rosa dormir com ele. André vai visitar João e Joaquina. Leôncio descobre que Isaura está na casa de Tomásia. Álvaro sonha com um grande amor. Helena se nega a ser examinado por Paulo e pede a presença de Diogo. Leôncio presta queixa contra Tomásia para o Sargento de Milícia.
Capítulo 50, sexta-feira, 07 de novembro de 2025 – Isaura e Miguel comentam sobre deles para Tomásia. Gioconda chora sobre o leito de Gabriel que está em coma. Bernardo acha diamante no riacho. Henrique pede a seu pai que vá até a casa da Condessa avisar Isaura que Leôncio está indo para lá.
Sargento e Leôncio chegam na casa da Condessa. Miguel e Isaura se escondem no quarto de Gabriel. Tomásia não deixa que Leôncio entre em sua casa. Bernardo beija Moleca e lhe mostra o diamante. Leôncio vai até o juiz pedir uma carta de autorização para entrar na casa de Condessa.
Os escravos de Leôncio ficam dispostos estrategicamente ao redor da casa de Tomásia para Isaura não fugir. O juiz autoriza Leôncio entrar no quarto de Gabriel. André encontra seus amigos escravos nas terras da Condessa e descobre que Leôncio prometeu dar a alforria ao escravo que pegar Isaura.
André fica calmo e vai até Isaura, diz a ela que estão cercados por colegas. O cerco de escravos foge para o quilombo. Malvina diz a seu pai que ama Leôncio e quer voltar para ele. Helena arde em febre. Margarida beija o Dr. Paulo na boca. Leôncio não acha Isaura.
Capítulo 51, segunda-feira, 10 de novembro de 2025 – Geraldo conta a Álvaro que Branca vai doar suas jóias para a Sociedade Abolicionista. André ouve os passos da tropa do capitão-do-mato atrás deles. André se faz de isca para o capataz. Raimundo chicoteia o escravo que não fugiu.
Violeta conta a Belchior que Flor de Liz foi quem entregou o ataque a fazenda para Leôncio. Tomásia quer colocar um espia na fazenda de Leôncio. Isaura e Miguel saem do esconderijo e fogem na direção oposta a de André. Leôncio vê o fantasma de seu pai e desmaia.
André consegue fugir da vista do capitão do mato e vai para onde está Isaura.Branca dá jóias para Álvaro como doação. André conta a Isaura sobre Moleca. Diogo é chamado pelo Coronel Sebastião para consultar Helena que está muito doente.
Helena e Diogo trocam olhares e recitam poemas. André apresenta Isaura e Miguel a Moleca que se irrita. Sebastião negocia com Leôncio a devolução de Rosa e a liberdade de Henrique. Chegam mais escravos com armas no quilombo. Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela.
Capítulo 52, terça-feira, 11 de novembro de 2025 – Joaquina e João se lamentam por terem de voltar para a casa de Leôncio. A Condessa aceita e o coloca como um espia na fazenda de Leôncio. Rosa fica feliz em saber que seu pai foi negociá-la. Moleca diz para Isaura ficar longe de André.
André diz a Moleca que ama Isaura. Tomásia quer um acompanhante para cuidar de seu irmão enquanto ele está em coma. Paulo fica irritado com a visita que Diogo fez a sua amada. Helena não acha justo entregar Joaquina e João de volta para Leôncio. Sebastião vai ao encontro de seu filho para lhe contar sobre sua liberdade.
Leôncio e Rosa dormem juntos. Isaura quer ir embora do quilombo. Álvaro diz a sua mãe que procura por seu grande amor. João, Joaquina e o Coronel Sebastião vão para a fazenda de Leôncio. Malvina quer entregar um bilhete para Leôncio pedindo que ele não maltrate os pobres escravos. Bernardo mostra um diamante para André.
Coronel Sebastião troca papéis com Leôncio. Rosa é chamada de filha pelo coronel. Sebastião entrega o mandado para o sargento, em frente à cela de Henrique. João e Joaquina são mandados para senzala. Leôncio quer invadir o quilombo.
Capítulo 53, quarta-feira, 12 de novembro de 2025 – Raimundo avisa a Tomásia sobre o ataque que Leôncio quer fazer no quilombo. A condessa decide então enviar novas armas e um mensageiro para lá. Miguel planeja fugir com Isaura. Leôncio se sente só. João e Joaquina continuam trancados na cela. Leôncio tem outra visão de Almeida. André e Moleca preparam o quilombo para o ataque da tropa de Leôncio.
Rosa dá abrigo a Flor-de-Lis. Perpétua vai a casa de Estela. Álvaro diz que vê Branca como irmã. Henrique enfrenta Sebastião. Paulo atende Leôncio e diz que ele está demente. Sebastião expulsa Flor-de-Lis do quarto de Rosa. Henrique vai ao quilombo lutar a favor de Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre.
Leôncio percebe que sua tropa está desfalcada. Diogo recebe uma mensagem de Sebastião e vai a sua fazenda. Sebastião se irrita com a desobediência de Henrique. Moleca chama Bernardo para defender o quilombo. Isaura e Miguel fogem do quilombo.
Capítulo 54, quinta-feira, 13 de novembro de 2025 – Pedrinho mostra o caminho para Muriaé para Isaura e Miguel. Diogo e Helena recitam versos e se enamoram. Sebastião visita Rosa. Henrique chega ao quilombo. Francisco duvida que Leôncio pagará a recompensa pela captura de Isaura.
André convence os escravos da tropa de Leôncio a viverem no quilombo e desistirem do ataque. Francisco e Martinho também desistem do ataque. Sebastião conversa com Paulo no bordel. Raimundo recebe um beijo de Rosa. O quilombo festeja a vitória. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida.
Capítulo 55, sexta-feira, 14 de novembro de 2025 – Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Tomásia se alegra com as alucinações de Leôncio. Leôncio se irrita com a perda de escravos. Miguel, Isaura e Pedrinho encontram a Milícia, mas não são reconhecidos. Álvaro e Geraldo chegam bêbados em casa. Isaura fica assustada com a volta da Milícia. Leôncio diz que chegou a hora de João e Joaquina.
Miguel, Isaura e Pedrinho conversam ao redor da fogueira sobre a situação de João e Joaquina. Martinho pressiona Rosa para contar onde está Isaura. Leôncio não consegue manter o equilíbrio e se apóia no piano. Em pânico e de olhos arregalados, Leôncio chama seu capanga.
Capítulo 56, segunda-feira, 17 de novembro de 2025 – Raimundo ajuda João a esconder os restos de comida e bebida e logo em seguida vai atender a um chamado de Leôncio que tem várias alucinações chegando a confundir o Dr. Paulo com os negros quilombolas. Helena devora a comida na sua frente para não ser examinada pelo Dr. Paulo. Miguel escuta passos próximos a fogueira.
Atrás da árvore se esconde um índio com o rosto pintado de vermelho e preto. Tomásia e Gioconda conversam sobre o Coronel Sebastião e Gabriel. Raimundo conta ao Dr. Paulo que Leôncio tomou um remédio e logo depois ficou estranho. Miguel acredita que eles estão em terras indígenas.
Geraldo convida Álvaro e Perpétua para irem a sua casa. Raimundo conta a Tomásia que Leôncio já sabe sobre o remédio que ela enviou para ele. Coronel Sebastião se lamenta para suas filhas e diz a elas que é um fracasso como pai. Miguel consegue uma charrete para seguirem viagem. Bernardo mostra um diamante bruto para Henrique.
Capítulo 57, terça-feira, 18 de novembro de 2025 – André pede ajuda aos quilombolas para salvar João e Joaquina. Rosa se arruma para visitar Leôncio. Malvina pede Belchior que leve uma carta à seu marido manifestando sua intenção de visitá-lo. Leôncio ameaça Raimundo por causa do remédio que ele bebeu. Diogo examina Helena.
Gabriel abre os olhos de repente. Miguel fala para Isaura sobre uma chácara para alugar em São Paulo. Isaura chora de alívio. Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Diogo se declara para Helena. Miguel chega na chácara em São Paulo e consegue negociar com o proprietário o aluguel.
Sinopse
Isaura (Bianca Rinaldi) nasce em 1835, na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco), em Campos dos Goytacazes (RJ). Ela é filha da bela Juliana (Valquiria Ribeiro), escrava do Comendador, e do feitor da fazenda, seu Miguel (Jackson Antunes).
Juliana morre pouco depois do parto, e Isaura é criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura também vira escrava do Comendador.
Depois de contar a história de amor entre a escrava Juliana e o feitor Miguel e o nascimento de Isaura, a trama da novela avança para 1854, quando a protagonista surge com 19 anos e se torna uma bela casta donzela. Tudo se complica na vida dela quando volta para a fazenda o senhor Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que desenvolve uma paixão louca pela linda escravinha.
Leôncio é obrigado a se casar por interesse com Malvina (Maria Ribeiro), filha do rico Coronel Sebastião (Paulo Figueiredo). Mas, mesmo assim, tenta seduzir Isaura, querendo que a donzela seja sua amante. Contudo, todas as tentativas e propostas de Leôncio são sempre rechaçadas pela virtuosa Isaura.
Gertrudes tem muita vontade de conceder a liberdade à Isaura, mas morre antes de conseguir realizar este objetivo. Pouco depois da morte de Gertrudes, o Comendador Almeida também morre. Leôncio queima o testamento onde ele deixava a alforria para Isaura e se torna, assim, o dono da escrava.
A vida de Isaura piora muito com a morte de Gertrudes e do Comendador. Leôncio se torna cada vez mais insistente e sua paixão secreta pela escrava é descoberta primeiro por Henrique (Gabriel Gracindo), cunhado de Leôncio, que também é apaixonado por Isaura; e, logo depois, por Malvina, que não demora muito a perceber a obsessão de seu marido pela bela escrava.
O que você achou da escolha de A Escrava Isaura para ocupar o horário de “Bela, a Feia“? Não deixe de comentar!
