Na novela Paraíso Tropical, quando Isidoro (Othon Bastos) consegue se reunir com as netas, ele vai contar tudo sobre a história delas, quem foi a mãe delas e o que aconteceu no passado.
Em cenas que vão ao ar nesta quinta-feira (26), Taís (Alessandra Negrini) vai se mostrar curiosa para saber como foi que tudo aconteceu, afinal ela nem imaginava que tinha uma irmã gêmea. É então que Isidoro se propõe a narrar todos os fatos do passado.
O avô das moças revela que Silvinha, a mãe delas, era uma mulher desorientada e viciada em drogas: “Ela começou a se afastar dos amigos e começou também a roubar e a se prostituir”. Ele conta que esse comportamento gerou uma série de discussões entre eles e Silvinha acabou saindo de casa para morar com Amélia (Susana Vieira).
O personagem de Othon Bastos comenta que meses depois ficou sabendo que a filha estava grávida de gêmeas: “Eu engoli o orgulho e fui procurá-la. E lá eu fiquei sabendo que o pai de vocês tinha morrido. E ela me disse que estava sem dinheiro até para comer e isso era perigoso para os bebês, para vocês. Aí eu voltei e trouxe ela de novo pra casa e graças a Deus vocês nasceram lá”.
Isidoro revela que poucas semanas depois do parto, Silvinha saiu de casa levando os bebês e foi morar novamente com Amélia: “Então eu fui lá procurá-la. Quando cheguei eu tive um choque, um choque muito grande porque eu vi que a Silvia continuava se drogando. Ela se drogava até depois do parto lá em casa”.
Mas o pior ainda estava por vir. O avô das gêmeas confessa que a filha, para comprar drogas, tinha vendido a Taís: “Ela não sabia o que estava fazendo. Ela estava completamente fora de si. Quando eu soube, eu pedi ajuda ao Clemente (Reginaldo Faria). Ele tinha contatos através do jornal e ele conseguiu levantar o paradeiro do comprador e aí foi lá com a polícia. Foi aí que eu recuperei você e o casal que te comprou foi preso”.
Na sequência, Isidoro revela que quando voltou para o Rio de Janeiro com a neta foi ao apartamento de Amélia, onde tinha deixado Paula (Alessandra Negrini) e Silvia: “Quando eu cheguei, eu não encontrei nem a Amélia, nem você. Ela tinha sumido com você. E a mãe de vocês estava deitada no meio da sala, morta de overdose”.
O personagem de Othon Bastos condena a postura de Amélia: “Ela fugiu, levou tudo que era dela e as coisas do bebê também. Sabe por quê? Porque Amélia deu dinheiro pra Silvia comprar droga de propósito pra se aproveitar da situação e roubar o bebê”.
É neste momento que Clemente chega e corrige o amigo: “Não. Não é nada disso. Você está sendo injusto. Ela não roubou ninguém e nem é uma pessoa covarde. Ela foi muito corajosa e salvou a vida da Paula! Deixa eu falar, deixa eu explicar”, pede. Os ânimos vão se exaltar e Cássio (Marcello Antony) vai intervir.
Isidoro vai ficar sabendo que Amélia procurou Clemente há cerca de dois anos, em segredo. O jornalista aposentado explica: “A Amélia não deu dinheiro pra Silvia comprar drogas. Muito menos se aproveitou disso pra vender a Paula. Ela fugiu com a Paula pra que ela também não fosse vendida. Quando você, eu e os policiais fomos atrás dos compradores da Taís, pra recuperar o bebê, a Amélia já tinha descoberto que a Silvia tinha negociado com os bandidos e tinha recebido dinheiro pela venda da Paula”.
O marido de Hermínia (Débora Duarte) revela que o negócio tinha sido feito com um bandido barra pesada: “Um estrangeiro ia levar o bebê pra fora do país. Justamente porque o negócio tinha sido feito com um sujeito ameaçador, um bandido perigoso, gente que não perdoa, gente que mata quem está devendo. Eles já tinham comprado o bebê e não iam perdoar, eles já estavam lá, chegando no apartamento da Silvia. Daí a Amélia ter fugido, fugido correndo com o bebê pra salvar o bebê. Sumiu no Rio de Janeiro”.
Clemente conta que ficou sabendo disso quando foi procurado por Amélia há cerca de dois anos: “Ela descobriu que tinha um problema no coração e ela teve medo de morrer sem revelar a verdade à Paula, sobre a origem dela. A Amélia queria que a Paula reencontrasse vocês. Eu não tinha a menor ideia de onde ela estava. A única coisa que ela me disse é que a Paula era uma menina saudável, inteligente, bonita, batalhadora, um orgulho pra qualquer mãe, e pra um avô como você. Uma garota de ouro”.
O personagem de Reginaldo Faria explica que Amélia pediu para ele revelar todo esse segredo só depois que ela morresse: “Apesar da boa intenção, ela só não contou antes porque teve medo de ir presa por ela ter falsificado a certidão de nascimento da Paula pra constar como mãe biológica dela”.
Clemente ainda confessa que ficava de coração partido por ver o amigo sofrendo por causa de Paula, mas que não tinha o direito de contar o que sabia: “Eu não podia causar a prisão da Amélia, uma mulher que se sacrificou tanto e que teve um gesto tão digno”.
Será que Isidoro vai perdoar o amigo? Acompanhe o resumo de Paraíso Tropical e fique por dentro de tudo o que vem por aí!
