Na novela Paraíso Tropical, Virginia (Yoná Magalhães) pede a Antenor (Tony Ramos) que consiga um estágio para sua neta Gilda (Luli Miller), mas ele recusa veementemente: “É muita cara de pau sua vir até aqui mendigar um favor meu! Quantas vezes eu tive que aturar esse nhem nhem nhem? Você acha que eu tenho cara de agência de emprego? Hein? Você e meu pai são dois sanguessugas, mas acabou! A farra acabou, de mim não vai ter mais nada não”.
Olavo (Wagner Moura) vai presenciar tudo e vê na situação uma maneira de se beneficiar. Ele vai atrás da esposa de Belisário (Hugo Carvana) e se oferece para ajudar: “Desculpe, eu não pude deixar de escutar a conversa de vocês lá dentro. Eu só vim aqui te dizer que eu vou tentar conseguir um estágio pra sua neta. Num hotel de um amigo meu, em Rondônia, não tem nada a ver aqui com o tio Antenor”.
Em seguida, ele liga para um amigo que está devendo um favor e pede a contratação da moça: “Arruma um emprego pra ela aí no seu hotel, Alberto. Qualquer coisa, qualquer estágio serve, qualquer porcaria”.
Assim que desliga, ele pergunta para a secretária dele se ela entendeu a jogada e explica: “Eu tenho que fazer média com os membros do conselho, um por um, pra ser escolhido o novo diretor de operações do grupo. E o primeiro da minha lista é o Xavier (Roberto Maya), que por enquanto, diz que vai votar no Daniel (Fábio Assunção)”.
Ele revela qual é o plano: “Eu vou reaproximar o tio Antenor do pai dele. Aí o tio Antenor vai convidar o pai pra festa, como é desejo do Xavier. Xavier vai ficar agradecidíssimo e vai votar em mim. Primeiro eu tenho que fazer com que o tio Belisário visite o filho, depois eu tenho que convencer o Tio Antenor a receber o pai”.
Mais tarde, Olavo vai até a casa de Belisário e avisa que conseguiu o estágio para Gilda num hotel que fica no meio da Floresta Amazônica. A moça fica super animada, mas o pai de Antenor se preocupa que tenha sido um favor do filho. Olavo garante que não: “O seu filho nem sabe que eu estou aqui. Esse hotel não tem nada a ver com o grupo Cavalcanti, o proprietário é um amigo pessoal meu”.
Na sequência, o personagem de Wagner Moura toma um café com Belisário e revela que mesmo já tendo se passado muitos anos da morte, ele ainda sente muita falta do pai: “Eu sei o quanto é difícil não ter um pai por perto. E é por isso que eu fico muito triste em ver você e o tio Antenor afastados assim”.
Olavo dirá que Antenor está vivendo uma boa fase e que seria um ótimo momento para os dois se reaproximarem: “O que acontece é que seu filho, pela posição que ele ocupa, ele fica muito na defensiva. Ele tem medo que as pessoas se aproximem dele por interesse. Por isso ele é fechado assim”.
O rapaz seguirá dando andamento ao plano e confessa que às vezes acredita que Antenor veja Belisário apenas como uma pessoa interesseira. Ele dá uma sugestão de como a situação poderia mudar: “Eu sei que ele não é de demonstrar, mas ele está muito animado com esse prêmio de empresário do ano, que ele está ganhando lá nos Estados Unidos. Por que você não aproveita e faz uma visita a ele pra dar parabéns? Sem pedir nada em troca. Vai lá e não pede favor nenhum pra ele. Deixa claro que você está lá só porque você está orgulhoso. De pai pra filho”.
O personagem de Hugo Carvana decide seguir o conselho e Antenor vai se surpreender com a visita do pai. Após receber as felicitações, o empresário acaba convidando o pai para a festa. Será que o plano de Olavo vai dar certo até o final? Acompanhe o resumo de Paraíso Tropical e fique por dentro de tudo o que vem por aí!