No início de Paraíso Tropical, Olavo (Wagner Moura), com a ajuda de Jader (Chico Diaz), Bebel (Camila Pitanga) e Telma (Isis Valverde), armou um golpe na Bahia com o objetivo de fazer Daniel (Fábio Assunção) ser preso e ter sua reputação arranhada dias antes do conselho do Grupo Cavalcanti escolher o novo diretor de operações.
O plano funcionou. Daniel foi preso, acabou sendo afastado de Paula (Alessandra Negrini) e Olavo ficou com o almejado cargo. No entanto, essa história acaba voltando à tona quando a namorada do mocinho vê Olavo e Bebel juntos. Ela vai estranhar que os dois se conheçam e decide procurar o personagem de Fábio Assunção.
Paula questiona: “Como é que era a tua relação com o Olavo na época que você foi preso? Eu sei que ia ter eleição pra direção do Grupo Cavalcanti e que estava entre você e ele e a Fabiana (Maria Fernanda Cândido) me disse que você ia ser escolhido, você era o favorito. Aí por causa da prisão e do golpe, não quiseram arriscar a reputação da empresa, não é isso?”.
O mocinho vai confirmar que de fato as coisas são assim, e Paula faz uma observação: “Foi a suspeita da orgia com a menor e a tua prisão que fez você perder e o Olavo ganhar, senão você tinha sido escolhido. O beneficiado foi ele, ele tinha interesse em te tirar do caminho!”.
Daniel acaba concordando, mas não entende como Olavo estaria ligado com o golpe na Bahia. Paula explica que o filho de Marion (Vera Holtz) teria contado com o apoio de Bebel: “Ela sabia de nós! Ela era uma das poucas pessoas que sabia do medo que eu tinha que você descobrisse a profissão da minha mãe”.
Paula ainda vai lembrar que não tinha como Telma saber que ela morria de medo que Daniel descobrisse sobre Amélia: “Cair no meu ponto fraco e me fazer fugir pra longe de você? Só as meninas do bordel sabiam disso. Inclusive a Bebel”. Ela ainda comenta que a personagem de Camila Pitanga apareceu no aeroporto e deu um jeito de convencê-la a aceitar um emprego em Rondônia.
A mocinha também revela que Bebel inventou que Daniel havia aparecido no bordel pela madrugada perguntando pela filha da cafetina. Após ouvir isso, o rapaz conclui que a garota de programa realmente armou contra ele, afinal isso nunca aconteceu.
Apesar disso, Daniel dirá que não consegue entender onde Olavo se encaixa nessa história. Paula explica: “Hoje vi os dois juntos, o Olavo e a Bebel conversando, sei lá, se conhecem, são amigos, eu não sei. O fato é que ela não foi pra Minas coisa nenhuma, está aqui no Rio de Janeiro. O Olavo sempre foi teu inimigo, foi ele quem mais lucrou com a tua prisão. A Bebel passou todas as informações pra ele. Ele contratou a Bebel, a Telma e sei lá mais quem. Tudo se encaixa. A cabeça por trás do golpe, quem armou tudo contra você, foi o Olavo Novaes!”.
Daniel dirá que é um assunto muito delicado e precisam ter certeza antes de acusarem. Mais tarde, eles vão conversar com Fabiana e descobrem que Olavo se ausentou do emprego alguns dias antes da prisão de Daniel: “Ele faltou em algumas reuniões. Tinham dito que ele estava doente”.
O trio decide investigar se Olavo foi para Marapuã antes de Daniel ser preso. Paula dirá que o vilão deve ter ficado num hotel em Pedra Bonita: “Tem hotéis maiores, é mais fácil de despistar”. Eles ligam em cada um dos hotéis e questionam se o vilão esteve hospedado.
Apenas um dos estabelecimentos vai se recusar a dar as informações, já os outros garantem que Olavo não se hospedou por lá. No dia seguinte, Paula decide viajar até Pedra Bonita para tentar arrancar as informações pessoalmente. A personagem de Alessandra Negrini inventa uma desculpa e comprova que Olavo realmente se hospedou no hotel entre os dias 7 e 12 de março.
Mais tarde, quando volta para o Rio de Janeiro, Paula conta suas descobertas: “O Olavo mentiu pra você o tempo todo! Eu fui lá no hotel, ele chegou muito antes da armação com a Telma. Deu tempo dele sondar o terreno, deu tempo dele preparar a armadilha, conhecer gente do tipo da Bebel pra ajudar. Eu levantei tudo, não tenho dúvida, o Olavo armou pra você na Bahia”.
Chocado, Daniel vai imediatamente para a empresa confrontar o rival. Ele invade a sala de reuniões: “Só vim te dar uma informação. Eu descobri toda a trama que você armou contra mim na Bahia”, dirá para Olavo na presença de vários funcionários do Grupo Cavalcanti.
O vilão vai disfarçar e fingir não ter ideia do que o personagem de Fábio Assunção está falando. Nervoso, Daniel começa a insultar Olavo: “Você sempre foi invejoso, medíocre, mesquinho, não confia em você, acha melhor derrubar os outros do que subir por você mesmo. Armador, safado! Armou toda uma trama pra acabar com a minha vida. Arrumou minha prisão em Marapuã. Contratou aquela menina, Telma, pra me ver na cadeia! Garota de programa, fotógrafo, tudo!”.
O mocinho acusa o filho de Marion de ter armado tudo para conseguir o cargo de diretor de operações: “O que você estava fazendo em Pedra Bonita três dias antes de eu ser preso? Mentiu! Mentiu!”, acusa.
Os ânimos se exaltam e os dois começam a trocar socos. Daniel jogará o vilão contra a parede e avisa: “Você tentou me destruir, mas eu vou acabar com você. Só que dentro da lei! Eu vou botar você na cadeia! É tudo culpa sua, até a morte da Telma é culpa sua!”.
Os dois serão separados por funcionários do Grupo Cavalcanti. Na sequência, Daniel vai perguntar por Antenor, pois precisa que o chefe saiba de tudo o quanto antes. Rodrigo explica que o presidente da empresa se afastou por tempo indeterminado após dar o divórcio para Ana Luísa (Renée de Vielmond).
A sequência vai ao ar a partir de quinta-feira (16). O que será que Olavo vai fazer para escapar das acusações? Acompanhe o resumo de Paraíso Tropical e fique por dentro de tudo o que vem por aí!