Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “Zorro, a Espada e a Rosa”, exibida pela Record em 2007.
Capítulo 1, 28 de maio de 2007 – Diego de La Vega é um homem que se dedica a defender as injustiças da coroa espanhola na América como advogado. Mas ao notar que suas defesas são todas recusadas, decide fazer justiça com as próprias mãos. Esmeralda é uma jovem muito bonita que é obrigada por seu pai a se casar com um senhor que deu a ele o governo de Los Angeles. Mas durante o casamento de Esmeralda, seu esposo morre, deixando-a rica e com a liberdade de encontrar o verdadeiro caminho que estava buscando. Ela viaja pela América, onde conhecerá Zorro e também descobrirá todas as intrigas que envolvem seu passado e o de sua família.
Capítulo 2, 29 de maio de 2007 – Ao resgatar Miguel da prisão, Zorro conhece Esmeralda, os dois tentam fugir do Sargento García. Zorro trata de cumprir seu compromisso com o governador e também o de nunca se envolver com nenhuma mulher. Ele decide deixá-la à sorte para que Diego a resgate. Durante a recepção de boas vindas a Fernando Sanchez, ele se encontra com Maria Pía, que foi seu grande amor e promete que a encontrou para falar de coisas do passado. Ele e Maria Pía tiveram um romance antes de Zorro ir para a Espanha. Esmeralda e Zorro trocam os colares por engano. Ao perceber o erro, Zorro decide ir à casa de Esmeralda para recuperar seu colar e se encontrar com a mulher que o encantou.
Capítulo 3, 30 de maio de 2007 – Esmeralda em seu encontro com Zorro pede que ele não se envolva com ela porque na realidade nenhum dos dois quer que isso aconteça. Fernando está convencido que Esmeralda trouxe um homem para sua casa e a agride. Almudena se desespera. Fernando lhe diz que Esmeralda não é sua filha e que nunca a amou e que também nunca sentiu nada por sua mãe Sara Cali. Esmeralda escuta a conversa e agora entende porque nunca a quis bem. Esmeralda decide escapar de sua casa, mas é detida por Almudena que a impede da fuga. No mesmo dia, Esmeralda é sequestrada por alguns ciganos que a levam a um acampamento e lá, ela conhece sua verdade.
Capítulo 4, 31 de maio de 2007 – Diego decide convidar pessoalmente os Sánchez de Moncada a jantar na casa dos De La Vega. Nesse momento, Azucena e Renzo levam Esmeralda a conhecer sua verdadeira origem. Ela acredita que será sequestrada e grita, justo nesse momento Diego sai em sua ajuda, mascarado como Zorro. Ao chegar no acampamento, contam a Esmeralda toda a história de sua família e de sua mãe. Contam também que sua mãe está prisioneira por ordem de Fernando na prisão de Los Angeles e que Esmeralda é a única capaz de resgatá-la. O inspetor chega à prisão em busca da misteriosa mulher Sara por ordens da coroa. O capitão Montero a mantém escondida, mas o inspetor com sua perspicácia parece que descobrirá o esconderijo de Sara.
Capítulo 5, 1 de junho de 2007 – O inspetor chega à prisão para confirmar se na realidade aquela misteriosa mulher que busca se encontra lá. Em sua busca, ele encontra Sara apesar dos esforços do capitão Montero. O inspetor encontra Sara e decide que cortem sua cabeça. Montero se sente ameaçado e decide colocar o inspetor numa sala de torturas para que diga tudo o que sabe sobre a mulher prisioneira. Diego, em seu ímpeto para resgatar Esmeralda, está sem esperanças. Ao reencontrá-lo, Esmeralda o ajuda, mas, Diego não responde. Ao abrir sua camisa, ela se dá conta que Diego tem o colar do Zorro.
Capítulo 6, 2 de junho de 2007 – Índios canibais raptam Esmeralda. O comandante Montero decide ir buscar Esmeralda pessoalmente. Ele quer ser marido dela, como o governador Fernando lhe propôs. Diego vai a floresta salvar Esmeralda.
Capítulo 7, 4 de junho de 2007 – Esmeralda descobre que Diego é o Zorro e ele promete lhe contar todo seu segredo se ela jurar não falar a ninguém. Fernando mais uma vez vai atrás de Maria Pía para saber porque ela não quer ficar com ele. Enquanto Montero está desesperadamente atrás de Esmeralda, achando que ela está em perigo, a moça já está nos braços de Diego, descobrindo o amor.
Capítulo 8, 5 de junho de 2007 – Esmeralda e Diego estão perdidos na floresta e descobrem a atração que têm um pelo outro. Esmeralda finalmente acha que vai poder viver seu grande amor com Diego de La Vega. Maria Pía pede para Alejandro não deixar seu filho Diego casar com nenhuma das filhas do governador, pois ela não quer que Diego se envolva com ninguém da família do homem que matou a mãe de dele. Diego pensa em um plano para Esmeralda esquecer que ele é o Zorro.
Capítulo 9, 6 de junho de 2007 – Renzo é condenado a morte por ordem do governador. Azucena pede ajuda a Esmeralda para salvá-lo da morte. Esmeralda se sente comprometida com a causa e decide ajudá-lo. Diego tenta se mostrar a Esmeralda depois de ter contado que não é o Zorro, mas na realidade, ela não er vê-lo. Se sente enganada. Diego, ao contrário, sente que depois do que aconteceu no rio, Esmeralda é a mulher de sua vida e estás disposto a pedir ao senhor governador que dê a mão de sua filha.
Capítulo 10, 7 de junho de 2007 – Maria Pía e Esmeralda ajudam uma mulher na hora do parto. Maria Pía percebe que Esmeralda é muito diferente de seu pai. Dolores conta a Diego que o governador é um caçador de índios, com a intenção de ele não querer mais nada com Esmeralda. Diego pensa que a festa de homenagem ao comandante Montero, é a oportunidade certa de pedir a mão de Esmeralda em casamento. Na festa, Fernando concede a mão de sua filha ao comandante Montero, alegando que foi ele quem salvou Esmeralda da morte. Mas na verdade ninguém sabe que foi Zorro, ou seja, Diego.
Capítulo 11, 8 de junho de 2007 – Diego jura a Montero que vai lutar pelo amor de Esmeralda até sua morte. Esmeralda diz ao pai que ele não deve se meter na vida dela, obrigando-a a se casar com Montero. Mas seu pai, irredutível, fala que o casamento vai acontecer, ela querendo ou não. Fernando diz que ele já deu sua palavra ao comandante, que ele iria ser seu genro e nem um pedido de seu amigo Alejandro, para unir Diego e ela, o faria mudar de idéia. Fernando diz à filha que ele vai deixar tudo nas mãos de um duelo entre o comandante e Diego, assim quem vencer leva Esmeralda.
Capítulo 12, 9 de junho de 2007 – Alejandro quer treinar seu filho para o duelo com Montero. Almudena diz a Esmeralda que ela deveria aceitar os galanteios de Montero somente para descobrir onde está escondida sua mãe. Fernando não consegue parar de pensar em Maria Pía. Diego vê Esmeralda passeando com Montero e tem um ataque de ciúmes muito grande.
Capítulo 13, 11 de junho de 2007 – Almudena e Alejandro ficam noivos. Mas ele sente algo estranho ao ver Yumalai dentro de sua casa. Esmeralda decide planejar e utilizar todas as suas influências para descobrir mais sobre seu passado. Ela usa Montero para entrar na prisão. Passando pelas celas, Esmeralda vê uma mulher que aparentemente pode ser sua mãe.
Capítulo 14, 12 de junho de 2007 – Diego quer se encontrar com Esmeralda para contar que ele é o verdadeiro Zorro e está disposto a deixar de lado seu disfarce para ficar com seu verdadeiro amor. Esmeralda conta para sua tia que descobriu na prisão sua mãe e que pensa resgatá-la. Montero e Pizarro montam um plano para capturar Zorro e culpá-lo pela morte do inspetor, já que o cigano não será executado graças à intermediação de Esmeralda.
Capítulo 15, 13 de junho de 2007 – O comandante Montero planeja com muita dedicação a captura do Zorro. Esmeralda e Zorro juram se amar eternamente depois de haver confessado todas as verdades que tinham um com o outro e prometeram amor eterno. Esmeralda arma um escândalo já que pensa que vão capturar Renzo, mas na verdade, a vítima será Zorro.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de Zorro, a Espada e a Rosa!