Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 21 a 30 da novela “Viva as crianças! Carrossel 2”, exibida pelo SBT em 2003.
Capítulo 21, 24 de fevereiro de 2003 – Poliana conta para suas amigas o conteúdo da carta. Lupita também lê a carta e diz a Poliana que a letra não é do Santiago Jr. O menino entra nesse exato momento e confirma que escreveu a carta. Depois, ao ficar sozinho com a professora, o menino diz que não podia deixar que Poliana sofresse e por isso mentiu sobre autoria da carta. Simoninha ouve quando Brisa critica a atitude do irmão e conta tudo para as outras meninas. Ao saber da verdade, Poliana sai correndo e as meninas vão atrás dela deixando Simoninha sozinha. Lupita ouve quando Poliana pede explicações ao Damião. A diretora suspende o menino por uma semana. Poliana agradece ao Santiago Jr. pela gentileza que teve para com ela e lhe dá um beijo no rosto. Marisol volta a se chatear com Diogo Jr. e manda ele procurar outra namorada. Desta vez, ele a deixou esperando por que a diretora o chamou na sala. A diretora comunica a Lupita que não permitirá que ela acompanhe as provas de seus alunos. As meninas tentam convencer Marisol a se reconciliar com Diogo Jr. Lucas aconselha Diogo Jr. a tratar mal a Marisol até que ela lhe peça perdão. Simoninha também aconselha Marisol a se manter firme e desprezar Diogo Jr. até que ele se arrependa e lhe peça perdão.
Capítulo 22, 25 de fevereiro de 2003 – No final de semana, os alunos estudam para as provas. Cidinha sai para passear com a mãe e acaba flagrando o pai, aos beijos, com Telma. Cidinha, chorando muito, pede à mãe que voltem para casa. Diogo Jr. e Marisol conversam por telefone e acabam se reconciliando. Cidinha diz ao pai que o viu beijando outra mulher. Cidinha conta para a professora Lupita a cena que presenciou e diz que não poderá fazer as provas, pois esqueceu tudo que havia estudado. Juliano discute com Telma e diz que ela não compreende o mal que fizeram à sua filha.
Marisol faz a prova da Cidinha e não tem tempo de fazer a sua. A diretora comunica à professora Lupita que todos os alunos fizeram uma boa prova, menos a Marisol. Marisol conta para Cidinha o que aconteceu durante a prova e pede a ela que não comente com ninguém. Os alunos ficam surpresos ao saberem que Marisol tirou zero na prova. Por telefone, a diretora comunica a Sofia que sua filha foi reprovada. Joaquim consegue que Marisol lhe conte o que aconteceu durante a prova. Geraldo, muito irritado, pede explicações a Marisol pelo péssimo desempenho nas provas e ela acaba convencida de que seu pai não a ama. Marisol comenta com Cidinha que seu pai não gosta mais dela. Cidinha conta para a professora Lupita o que realmente aconteceu na prova e pede para falar com o pai de Marisol.
Capítulo 23, 26 de fevereiro de 2003 – Marisol diz ao Diogo Jr. que decidiu ir embora de casa, pois seu pai já não a ama. A diretora manda instalar um alarme na escola e reúne os alunos para avisar que haverá uma simulação para que todos saibam como funciona. A professora Lupita leva Cidinha até o escritório de Geraldo e ela conta o que realmente aconteceu durante a prova. Sofia, desesperada, conta ao marido que a filha fugiu de casa e mostra a carta onde ela diz decidiu ir embora por que seu pai já não a ama. Lupita, por telefone, conta ao Diogo Jr. que Marisol foi embora de casa. Marisol procura Diogo Jr. e pede que a deixe ficar em sua casa. Lupita é informada, por telefone, do paradeiro de Marisol e imediatamente avisa seus pais. Geraldo abraça a filha, a parabeniza pela nota que tirou na prova e agradece pela lição que lhe ensinou. As meninas contam para a diretora o que aconteceu e pedem a ela que permita que Marisol faça outra prova. A diretora comunica a Marisol que a submeterá a outra prova. Damião deixa uma carta em cima da carteira de Simoninha onde, supostamente, a diretora pede a ela que dispare o alarme para a simulação. A diretora se assusta ao ouvir o alarme e desmaia. A professora Verruguinha e seus alunos saem em disparada da sala de aula e se jogam na fonte.
Capítulo 24, 27 de fevereiro de 2003 – Francisca joga água na diretora e ela volta a si. O bombeiro comunica a Alaíde que foi um alarme falso e ela pergunta para Simoninha quem foi o responsável pelo que aconteceu. Simoninha assume ter acionado o alarme, mostra a carta para a diretora e a professora Lupita diz que ela caiu em uma armadilha. Damião e Yuyi ouvem quando a professora diz que será muito difícil encontrar o responsável, pois a carta foi escrita à maquina. No clube, e sem a presença de Damião e Yuyi, Simoninha conta para os colegas que foi vítima de uma armadilha preparada pelos dois. Brisa confirma que seu irmão foi o responsável. Os meninos decidem dar uma lição em Damião. Eles perseguem o colega e, quando conseguem alcançá-lo, jogam cola e penas deixando-o como uma galinha. João comenta com Marcela que conseguiu uma recomendação para que o filho Guilherme, cujo apelido é Meme, possa estudar na Escola Pátria Unida. Guilherme, que é amigo de Damião, começa a frequentar a escola e causa uma péssima impressão em Lucas e Joaquim. Ângelo leva flores para Simoninha e Fernando obriga a filha a aceitá-las. A menina obedece as ordens do pai mas, discretamente, logo depois joga as flores fora. Lupita apresenta Guilherme para seus colegas de classe.
Capítulo 25, 28 de fevereiro de 2003 – Fernando comenta com Lupita a atitude de sua filha para com o Ângelo e pede a ela que lhe dê uma lição. Ângelo e Simoninha são levados até o local onde a menina jogou as flores e Fernando obriga a filha a recolhê-las. Guilherme inferniza a vida de Cidinha e Simoninha. Joaquim chama a atenção do aluno, mas é desrespeitado por ele. As meninas reclamam com a professora Lupita sobre o comportamento de Guilherme e Diogo Jr. sai em defesa das amigas. Lupita manda Guilherme para a diretoria e também é desrespeitada por ele. Lupita se retira e os alunos recriminam Guilherme por ter desrespeitado a professora. João pede a Marcela que o ajude a mudar o comportamento de seu filho, mas a madrasta se nega. Lucas e Ângelo ficam sabendo o que aconteceu e dão uma tremenda bronca no menino. Quando Lupita e Joaquim voltam para a sala de aula encontram Guilherme amarrado e amordaçado. Ela pede aos alunos que soltem o colega e ao Joaquim que o acompanhe até sua casa.
Capítulo 26, 3 de março de 2003 – Depois que o menino vai embora, Lupita chora e confessa aos alunos que ficou muito triste com o que aconteceu. Joaquim conta a Marcela o que aconteceu na escola e comunica que Guilherme só entrará na escola se for acompanhado de um de seus pais. Joaquim comenta com Lupita que Marcela é a madrasta da Guilherme e que é uma mulher muito agressiva. Marcela conta ao marido o que aconteceu na escola e João bate no filho. Lupita lê um bilhete deixado por seus alunos onde pedem a ela que os encontrem no esconderijo. João ameaça mandar o filho para um reformatório, caso ele seja expulso da escola. As crianças recebem Lupita com bexigas, serpentinas e um cartaz onde dizem o quanto a amam. Lupita conversa com o pai de Guilherme e decide dar mais uma chance ao garoto. Lupita explica a Alaíde, a diretora, que decidiu não expulsar Guilherme porque o menino é órfão de mãe e sua madrasta não lhe dá a atenção e o amor que ele precisa para ser uma criança normal. Damião e Guilherme preparam mais uma armadilha para o Ângelo. Eles aconselham o menino a parabenizar a diretora pelo bebê que acaba de ter e dizem que com isso ela vai lhe dar uma boa nota como fez com Meme. A diretora fica furiosa com o atrevimento de Ângelo.
Capítulo 27, 4 de março de 2003 – A diretora comenta com Lupita sobre o atrevimento de Ângelo. Wendy comenta com seus colegas de classe que desconfia que Ângelo foi vítima de mais uma maldade de Guilherme e Damião. Alaíde e Lupita tentam convencer Ângelo a dizer quem o aconselhou a cumprimentá-la, mas o garoto se nega a contar e explica que jurou não dizer nada a ninguém sobre o assunto. Mais tarde, Ângelo diz a Lupita que prefere ser expulso do que denunciar os responsáveis. Simoninha comenta com os pais que está sendo desprezada por suas amigas por ter desejado que Ângelo fosse expulso da escola e confessa que está muito arrependida de ter agido assim. Simoninha diz ao Lucas que quer ajudar o Ângelo. As meninas fazem de tudo para tentar arrancar a confissão de Guilherme e Damião. Marisol, por telefone e disfarçando a voz, liga para o Damião, se apresenta como o Tenente Coronel Hermenegildo da Espada e diz que ele está sendo vigiado. O truque dá resultado pois Damião se assusta ao ver uma viatura da polícia e trata de se esconder dentro da escola.
Capítulo 28, 5 de março de 2003 – Ângelo pede a Cidinha que pergunte à professora se ele pode entrar na escola, pois a diretora o proibiu de assistir as aulas até que decida dizer a verdade. A diretora continua irredutível em sua decisão de não perdoar o menino pela insolência. Simoninha e Lucas levam Ângelo até a igreja e pedem ao Pe. Domingos que ajude o amigo a quebrar o juramento que fez. As crianças explicam ao Pe. Domingos o que aconteceu, mas Ângelo insiste em dizer que não pode quebrar seu juramento, pois se o fizer sua mãe morrerá. Na escola, Guilherme diz ao Benedito, pai de Lucas, que seu filho cabulou aula. Benedito fica furioso e não deixa que a professora explique por que seu filho não está na sala de aula. Ângelo diz a Lucas e Simoninha que se confessou com o Pe. Domingos. O padre acompanha as crianças até a escola e, ao chegar lá, impede que Benedito bata no filho. O padre conversa com a diretora e conta por que Lucas e Simoninha foram procurá-lo e a convence-a perdoar o Ângelo.
Capítulo 29, 6 de março de 2003 – Fernando e Paula ficam felizes com a atitude da filha e parabenizam Simoninha por ter ajudado o Ângelo. Benedito também fica orgulhoso com a atitude do filho e o presenteia com uma bola de futebol. Os alunos da professora Lupita se destacam com as melhores notas da escola e a diretora oferece a todos um final de semana em um acampamento. Telma procura Estela e diz que está esperando um filho do Juliano. No acampamento, alunos e professores se divertem perto do lago. Joaquim conta para as crianças a história do homem sem cabeça. Juliano diz a Estela que Telma não pode estar grávida, pois ele se cuida para não ter mais filhos. Lucas usa o disfarce do homem sem cabeça e aterroriza as meninas. A professora Verruguinha também se assusta ao ver o fantasma do homem sem cabeça. Lupita descobre quem está por trás do disfarce e repreende Lucas por ter assustado as meninas. Os meninos deixam Guilherme sozinho no meio do mato. Ele sobe na árvore para derrubar uma casa de abelhas e acaba sendo atacado por elas. Guilherme cai de cima da árvore, bate a cabeça e acaba rolando até o rio. Ele é salvo por um valente cãozinho que, depois de tirá-lo do rio, faz massagem em sua barriga para reanimá-lo.
Capítulo 30, 7 de março de 2003 – Lupita e Joaquim encontram Guilherme já restabelecido do susto. Ele conta o que aconteceu e diz que o cachorro vai ser seu melhor amigo. Marcela discute com João por que ele se nega a mandar o filho para o reformatório. Benedito e Célia ouvem a notícia de que um urso escapou no Vale Bravo, o mesmo lugar onde as crianças estão acampando. As crianças estão brincando, quando o urso aparece diante delas. Marisol desmaia de susto e Lucas toca sua gaita para tentar tranquilizar o animal. Um helicóptero chega para resgatar o grupo e as crianças, que são esperadas ansiosamente por seus pais, pela diretora e por toda a imprensa. Benedito, orgulhoso, diz aos repórteres que seu filho conseguiu dominar o urso. Lupita diz que graças à valentia de Lucas e Diogo Jr. tudo acabou sem nenhum incidente. Ao voltar para casa, o cãozinho que salvou Guilherme acaba machucando a pata.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 40 de Viva as crianças! Carrossel 2!
