Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 81 a 90 da novela “Vidas Opostas”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 81, 22 de fevereiro de 2007 – Miguel exige seus direitos e Nogueira o destrata. Carmo lembra que o delegado está contrariando o código de conduta que se deve ter com o preso ao tratar o preso. Nogueira, irritado, lembra que há uma hierarquia ali e exige que ela não se meta. Joana, mais controlada, vai à casa de Rosária com Wilson. Frederico (Boris) se entera sobre como aconteceu a rebelião e pergunta sobre o destino de Sovaco. Ninguém sabe onde o bandido está, mas Mercedes lembra que ele tem um tio bem velhinho que mora no bairro. Nogueira comenta com Helio que consegui fabricar um culpado, ou melhor, dois (pois ainda pegará Joana) e assim ninguém mais pergunta o que Alencar fazia no buraco dos traficantes. E diz ainda que teve uma ideia genial para neutralizar o promotor Leonardo.
Leonardo chega desanimado, lamentando com Marcos que o juiz está irredutível, por estar convencido da culpa de Miguel e confiar plenamente no delegado Nogueira. Miguel imprime imprimindo suas digitais, perguntando a Silvio se há mesmo necessidade disso tudo. Carmo leva o Dr. Abreu até Miguel que avisa ser melhor ele se submeter aos procedimentos, que entrará imediatamente com o pedido de habeas-corpus, mas que Miguel ainda terá que explica que ele será mais uma vez interrogado e que deverá manter a mesma postura: o silêncio se reservando a falar apenas em juízo. Miguel se sente desamparado. Joana se acha culpada pela prisão de Miguel. Rosária diz que o melhor a fazer é ela conversar com Ísis. Mário vai à casa de Ísis, que está no quarto conversando ao telefone com Boris. Ele bate no quarto, ela desliga o telefone dizendo que falava com um amigo que ele não conhece. Mário, solícito, mas com a pulga atrás da orelha. Exultante, Erínia fala da prisão de Miguel para Sérgio, lembrando que ele não deverá medir esforços para apoiar o delegado. Cilene chega e Erínia diz que deveria ir à casa de Isis num momento tão difícil. Cilene desconfia que Sergio e Erínia estão por trás do que aconteceu e é chamada de louca por ambos.
No Auto de Qualificação Direto, Nogueira diz a Miguel que ele está sendo acusado de tráfico de drogas, assassinato de um policial, ameaças à testemunhas e tentativa de suborno de agente da lei. Miguel, indignado, se proclama inocente, mas que só falará em juízo. Mário pede que Isis confie em Abreu, revelando que o delegado tem provas contundentes contra Miguel. E diz a Isis que, para proteger a empresa, emitiu uma nota à imprensa declarando que o Miguel não é membro da diretoria.
- Veja também:
- Resumo da novela Vidas Opostas
- Resumo das novelas
Capítulo 82, 23 de fevereiro de 2007 – Cínico, Mario pergunta se Joana e Erínia ainda não se conhecem. Erínia dá novo show de falsidade e é simpática e solícita com Joana. Inhame pergunta por que ele tem uma cela especial e Miguel explica que é porque tem curso universitário, Debaixo de muito deboche o bandido faz várias perguntas a Miguel, até que este lhe conta que está sendo acusado de matar um policial, mas que é inocente. Inhame diz que, agora, Miguel subiu em seu conceito. Miguel lembra de como conheceu Joana e de seu primeiro beijo (imagens em flash back). Isis diz a Joana que a prisão de Miguel a faz relembrar com sofrimento dos anos de chumbo. Rosária insiste com Boris se deve falar com o promotor e pede que ele prometa que, no caso de lhe acontecer o pior, que cuidará de sua filha. Boris promete. Abreu vai até a casa de Isis pra avisar que está providenciando o habeas-corpus, mas que a situação de Miguel é complicada por conta das provas reunidas pelo delegado, inclusive de uma testemunha do Torto. Joana se descontrola dizendo que tudo é mentira.
Em casa, Erínia faz comentários preconceituosos sobre Joana, que é defendida por Cilene, deixando a filha transtornada de ódio. Cilene a enfrenta dizendo que ela sofre com despeito e que jamais Miguel irá amá-la. Completamente descontrolada, atira um vaso longe e promete quebrar a casa toda. Acompanhada do advogado, Isis resolve visitar Miguel na marra no dia seguinte e combina com Joana o que levar para o filho na cadeia. Sergio pede a Erínia que pegue leve com Cilene, mas ela o humilha lembrando que, se não fosse por ela, estariam todos passando fome. E mais: se Cilene continuar a encher-lhe o saco, a bota para fora de casa. Nogueira chega em casa e pergunta se Neusa lavou o vestido de noiva, ela disse que não teve tempo, apresenta o vestido todo amarfanhado, deixando Nogueira furioso. Ele a esbofeteia e ordena que sua ordem seja cumprida amanhã, ou vai sofrer as consequências.
Na tevê, Pedro defende a exibição da reportagem de Latife enquanto Cristina dá o contra por se tratar de denúncia anônima. Pedro tranquiliza Latife confirmando que a matéria irá ao ar no dia seguinte. Mariana e Alfredo contam para Carla que estão ficando. Carla diz a Felix que não vai à casa dele, mas topa ir a um hotel onde esteve uma vez com sua mãe. Alfredo, dando uma de muito experiente, chama Mariana para fazerem amor. Ela lembra do que disse sua mãe e reclama da pressa dele. Felix diz a Carla que na próxima saída irão ao hotel. Inhame pergunta onde foi que o Miguel matou o tal policial. Miguel nega ter matado, mas conta que foi no Torto que o policial morreu. Inhame revela ser irmão de Navalha, um dos bandidos mortos na rebelião do morro e, ligando um fato a outro, descobre quem é Miguel. Com muito ódio, grita ameaçando a vida de Miguel. De manhã, Nogueira fica furioso ao assistir a matéria de Latife na tevê e sai prometendo acabar com a raça dos entrevistados, mesmo sem saber de quem se trata. Joana se prepara para visitar Miguel e conta para a mãe que conheceu a ex-noiva dele, uma moça simpática e amável que parece ser ótima pessoa. Carmem a previne que mulher rejeitada é arapuca armada. Boris liga para Isis e fala da entrevista deixando-a animada. Ele conta ainda que, conhece uma pessoa que, em breve, dará um depoimento em favor de Miguel ao promotor.
Na prisão, Miguel continua a ser hostilizado por Inhame. Nogueira diz a Helio que precisam descobrir quem deu a entrevista contra eles na tevê. Carmo chega ao escritório de Leonardo anunciando que a testemunha do Torto resolveu dar seu depoimento ao promotor. Eles resolvem marcar o encontro com a testemunha na casa de Carmo. Na delegacia, Nogueira abre exceção e permite que apenas Isis visite o filho por apenas 15 minutos. Cicio leva o jornal com a prisão de Miguel para Zaqueu e Pé de Pato, que lembra ser o mesmo distrito onde está preso o Inhame, irmão gêmeo do Navalha. Ele prevê que a fera vai cozinhar as tripas do “mauricinho”. Ao sair da cela para encontrar a mãe, Miguel é puxado por Inhame, que reclama do privilégio de visita para o “mauricinho”. Miguel se desvencilha e diz que Inhame está sendo injusto. Carmo manda Rosária entrar em seu carro. Por acaso, próximo dali está Nogueira, que vê a cena e fica desconfiado. Isis abraça Miguel comovida.
Capítulo 83, 24 de fevereiro de 2007 – Miguel fica arrasado ao saber que Joana está ali, a poucos metros dele, mas que não poderá vê-la. Miguel põe em dúvida a competência do Dr. Isis passa as recomendações de um amigo que sofreu perseguições na época da ditadura e Miguel fica curioso em conhecê-lo. Rosária está apavorada, com medo de ser vista em companhia de Carmo, que a tranquiliza. Enquanto Isis visita o filho, Dr. Abreu recebe um telefonema avisando que o juiz rejeitou o pedido de reconsideração. Ele comunica a Joana que fica irritadíssima ao saber que Miguel continuará preso até a obtenção do habeas-corpus. Nogueira encontra-se com Sérgio e lhe dá um pacote de dinheiro, seu primeiro mensalão para a campanha. E pede que ele pressione a TV Atlantis a informar quem deu a entrevista no Torto. Sergio adianta que isto é quase impossível, mas Nogueira replica que no Brasil nada é impossível. Acaba o tempo da visita e Isis fica sabendo que o juiz não reconsiderou a ordem de prisão. Isis quer saber quando, enfim, Dr. Abreu lhe dará uma boa notícia. Com muito medo, Rosária chega à casa de Carmo onde Leonardo a aguarda e explica como o seu depoimento será importante para que seja feita justiça. Erínia mostra a luxuosa caixa de chocolates que comprou para Miguel e pede a Marcinha que a entregue na delegacia.
O carcereiro chega com a cesta deixada por Isis para Miguel, enumerando seu conteúdo para deixar os presos com água na boca. Miguel atura a gozação com simpatia e manda uma parte das comidas que ganhou para os presos. Só Inhame não aproveita, avisando que Miguel não o compra e que ainda vai comer seu fígado acebolado. Pé de pato avisa a Jacson que Miguel está preso no mesmo distrito de Inhame. Mesmo querendo matá-lo pessoalmente, Jacson autoriza que Inhame faça o serviço. Pé de Pato fala da ideia de Zaqueu de arranjar uma betoneira para derrubar o muro de pedra do presídio e dar fuga a Jacson, que gosta do plano. Rosária dá o depoimento inocentando Miguel. Leonardo acha que Nogueira quer desviar a atenção para não ter que explicar o que um homem da sua confiança fazia no morro. Carmo lembra que desconfiou de Alencar desde que se encontrou pela primeira vez com Rosária, que testemunhou a morte de Rubens pelo policial, mas não teve coragem de denunciá-lo. Rosária conta que não sabe quem matou Alencar, mas que ele estava lá para negociar com o traficante Pé de Pato. Nogueira diz a Helio que reconheceu Rosária no carro de Carmo, acreditando que ela dará um depoimento contra eles. E manda Helio eliminar Rosária, mas o serviço deve ser muito bem feito. Nogueira pergunta por Sovaco e o comparsa que ainda não cumpriram o trato de matar o promotor. E ameaça: ou eles agem ou vão amanhecer com a boca cheia de formiga.
Capítulo 84, 26 de fevereiro de 2007 – Na academia de ginástica, Pedro encontra Neusa que conta sobre a ordem do marido de lavar e passar seu vestido de noiva. Helio passa uma descompostura em Pavio pelo atraso da “encomenda”. Pavio se reúne com Sovaco para finalizarem o plano de assassinar Leonardo. Mas, invocado, Sovaco promete um dia acabar com a raça de Helio. Na cadeia, Inhame continua infernizando a vida de Miguel, que foge lembrando dos bons momentos com Joana (flash back). Márcia entrega a caixa de bombons para Nogueira.
Capítulo 85, 27 de fevereiro de 2007 – Nogueira pergunta a Carmo onde ela esteve que não apareceu o dia todo na delegacia Carmo explica que precisou resolver assuntos particulares e Nogueira ironiza. Margarida e Lisinha, arrumadérrimas, confessam a Patrícia que vão ao bingo. Patrícia se anima e resolve ir junto. Num canto escuro da rua, num carro, Sovaco e Pavio de tocaia, esperam por Leonardo. Leonardo pede carona a Marcos, pois seu carro está na oficina. Nogueira entrega a caixa de bombons para Miguel, dizendo que Erínia deve ser mesmo muito apaixonada por ele. Leonardo salta do carro de Marcos. Sovaco e Pavio se preparam para atacá-lo.
Capítulo 86, 28 de fevereiro de 2007 – Isis fica revoltada e atordoada, diz não saber mais em quem confiar. Na tevê, Pedro revela ser amigo de Miguel e se irrita com Cristina que quer explorar bem o caso da prisão. Cristina conta a Latife que Pedro é amigo de Miguel e por isso o defende tanto. Latife diz que também acredita na inocência de Miguel e diz que Nogueira está fazendo cortina de fumaça para não explicar o seu auxiliar fazia entre bandidos. Cristina replica que o delegado e tem toda sua admiração por causa disso. Pé de pato avisa a Jacson que Miguel foi preso, mas que Joana está no Torto. Jacson gosta da notícia e fica toro ouriçado ao saber que Joana está solta, avisando que quer falar com ela quando fugir da cadeia. Pé de Pato fica bolado com o interesse de Jacson pela mulher que ele acha que dá azar. Pavio lembra a Sovaco que os canas estão pressionando para que eles deem cabo do promotor. Sem alternativa, Sovaco prepara um plano imediato para assassinar Leonardo.
Capítulo 87, 1 de março de 2007 – Miguel é submetido ao exame de corpo delito, sob os deboches de Helio. Latife vai ao torto para novas investigações. Erínia, Cilene e Sergio visitam Isis. Erínia dá um show de falsidade apoiando Isis, que agradece emocionada. Numa casa do Torto, Latife e Chico gravam o depoimento de Mercedes e Roberto, que contam a verdade sobre a morte de Alencar e rebelião do Torto, inocentando Miguel e Joana. A repórter promete disfarçar as vozes e imagens para que não sejam reconhecidos. (Seguem imagens em flash back que ilustram a rebelião do Torto). Rosária pede a Frederico que a ajude a decidir se dará ou não o depoimento ao promotor contando a verdade do que aconteceu no morro. Joana chega à casa de Isis quando Erínia, Cilene e Sergio estão de saída. Ela a apresenta e Erínia a fuzila com o olhar. Miguel segue para a cela especial enquanto é o preso Inhame debocha do “mauricinho” que foi em cana. Miguel, mortificado, é trancado pelo carcereiro.
Capítulo 88, 2 de março de 2007 – Pavio e Sovaco surpreendem Leonardo e Marcos, rendem os dois, desarmam o promotor e entram na banco traseiro do carro mandando seguir para um local ermo. Nogueira, entregando os bombons, escarnece de Miguel na frente dos outros presos por conta das mordomias trazidas pela “mamãezinha”. Mas Miguel não se deixa intimidar e enfrenta o delegado. Pedro beija Neusa na academia prestes a fechar. Ela conta que está apavorada com as loucuras de Nogueira e teme pela vida de Pedro. Carmo estranha o celular de Leonardo estar desligado. No hotel, Isis é consolada por Boris, que lhe dá muita força para enfrentar os fantasmas. No Bingo, Lisinha e Margarida chegam cumprimentando amigos com estardalhaço, ao lado de uma Patrícia envergonhada. Elas acham que hoje vão ganhar muito dinheiro, confiam na sorte. Sovaco manda seus reféns saltarem do carro. Marcos tenta explicar que é deficiente físico, mas Pavio não aceita e o joga no chão. Sovaco o manda Pavio deixar o cara, que tem problema nas pernas. Pavio manda Leonardo se ajoelhar. Na cela, Jacson examina o buraco e sai satisfeito, avisando aos companheiros que dá pra ver o céu, a lua, as estrelas e até um avião voando. Ele lembra que agora só falta derrubar o muro, que ficou por conta de Pé de Pato.
Na casa de Zaqueu, Pé de Pato comenta que é suicídio jogar um caminhão betoneira no muro de pedra do presídio, pois, além deles se arrebentarem na batida, ainda poderão ser alvejados pelos policiais que ficam na guarita. Enquanto Sovaco procura no carro algo para amarrar Marcos, Leonardo se aproveita da distração de Pavio e reage acertando-lhe um golpe de jiu-jitsu. Pavio cai e sua arma vai parar perto de Marcos. Leonardo vai pegá-la. Sovaco acerta o braço de Leonardo com uma ferramenta, mas o promotor consegue dar uma rasteira no bandido, que cai no chão com sua arma caindo debaixo do carro. Leonardo entra em luta com Pavio. Marcos tenta alcançar a arma. Sovaco aponta a arma de Leonardo para ele, hesita e acaba tomando um golpe do promotor e caindo desmaiado. Pavio consegue fugir, mas Marcos ainda tenta acertá-lo com um tiro. Mario quer que Rute lhe conte tudo sobre as misteriosas saídas de Isis.
No bingo, Margarida e Lisinha não param de perder e atribuem o azar no jogo ao pé frio de Patrícia. De longe, Berloque assiste Lisinha perdendo. Leonardo telefona para Carmo que sai com Silvio para atender a ocorrência. Na TV Atlantis, Cristina pergunta maldosa onde Pedro se meteu, pois o diretor de jornalismo está procurando por ele e parece ser coisa séria. m Durante o jantar, Erínia reclama com a família da pouca criatividade de seus estilistas lembrando que vaio ter que gastar dinheiro para arranjar outro, Sergio avisa que fechou um bom negócio e que poderá ajudá-la. Longe de Cilene, Erínia pergunta a Sergio se foi o delegado que arranjou o dinheiro. Ele afirma, constrangido, que o serviço não saiu barato. Pedro conta a Latife e Cristina que políticos estão pressionando a direção, questionando a autenticidade da entrevista com as testemunhas do Torto. Mas o diretor garantiu que a vai sustentar a honestidade de seus profissionais e deu cobertura para continuarem com as matérias. Com o braço machucado, Leonardo amarra Sovaco, que acorda perguntando onde está.
No mato, longe dali, Pavio constata que Marcos o acertou com um tiro na perna. O azar de Lisinha continua e ela desconfia que tem alguém “secando”. A atendente traz um bolo em formato de coração para Lisinha avisando ser presente de um frequentador. Morta de fome, Patrícia come o bolo. Berloque chega perguntado se Lisinha gostou do coraçãozinho e ela o xinga azarento e o soca. Margarida chuta-lhe a canela. A atendente pede que elas se contenham e Berloque bate em retirada. Lisinha pede somente uma cartela. Carmo e Silvio chegam e reconhecem Sovaco. Mário fala de suas desconfianças sobre Isis a Felix, que revela que ela tem ido frequentemente ao hotel e lembrou que o italiano está hospedado lá. Lisinha faz bingo e comemora esfregando um pedaço de bolo na cara de Berloque. Apavorado, Hélio vê Sovaco chegando algemado na delegacia. Ele diz “perdi” e encara Hélio.
Capítulo 89, 3 de março de 2007 – Sovaco e Helio se encaram. Helio faz discurso falsamente revoltado contra a violência sofrida pelo promotor. No bingo, Patrícia limpa o rosto sujo de bolo de Berloque, enquanto Lisinha e Margarida escarnecem do agiota. Solene, cheio de dignidade, Berloque diz que a agressão foi mais uma prova de que, no fundo, Lisinha o ama. Rosária afirma sua preocupação a Boris, temendo ter sido vista em companhia de Carmo e lembrando que já sofreu o terror de ser tratada como X9. Nogueira esfrega o vestido de noiva na cara de Neusa, e manda que ela tire a roupa. O telefone toca, Helio avisa que Sovaco está preso na delegacia. Preocupado com a notícia, Nogueira desiste do que havia planejado com o vestido de noiva. Neusa tenta conversar com o marido, saber por que ele mudou tanto, mas ele sarcástico e ameaçador. Leonardo diz a Carmo ter certeza de que o bandido sabia quem ele era e que o “susto” foi encomendado. Carmo desconfia que o mandante do atentado seja Nogueira.
Em casa, Nogueira toma um pico e “viaja” entre imagens de tiroteios e de Erínia nua. Helio ameaça Sovaco caso o bandido revele a armação entre eles para pegar o promotor. Leonardo acredita que se Nogueira tem algo a ver com o atentado, com certeza Sovaco será ameaçado e pressionado a dizer o que ele quiser no interrogatório. No xadrez, Inhame reconhece e ameaça Sovaco, que por ser da facção rival, fica em uma cela isolada. Inhame xinga Sovaco e Miguel afirmando que ambos são comparsas e jura os dois de morte. Carmo vai à casa de Lisinha avisar que Leonardo sofreu um atentado. Lisinha, Carla e Margarida visitam Leonardo na casa de Carmo. Helio diz a Nogueira que terão de dar um jeito de tirar Sovaco da cadeia. Nogueira está preocupado com as pressões que vêm de todos os lados e afirma que a pior vem dos moradores do Torto, que estão sem rédea. Nogueira conclui que só Jacson pode retomar o morro.
Na prisão, Jacson e Mofado afirmam que preferem morrer pulando o muro do presídio do que viver como bicho enjaulado. Joana e vizinhos vão ao Centro Comunitário do Torto, onde já existem maquinas de costura para dar início à cooperativa de costureiras. E combinam a festa de inauguração com o funk do bem. Isis se impacienta com Dr. Abreu por conta da demora de obter o habeas-corpus de Miguel. Ele diz que amanhã ela poderá visitar o filho e que Joana também poderá ir, uma vez que ainda não há ordem de prisão contra ela, afirmando que namorada de Miguel foi acusada pelo delegado de associação ao tráfico. Mário quer que Felix banque o detetive para saber se Isis está se encontrando no hotel com o italiano. Boris pede a Rosaria para levá-lo até o parente velhinho de Sovaco. Felipe diz a Luisa que sua mãe odeia seu pai e que eles vão acabar se separando. Mariana conta para Carla que Alfredo quer transar com ela. Felix liga para Carla para irem ao hotel e que passa no colégio para pega-la. Ela topa. Inhame diz que mandou avisar a Jacson que Sovaco está preso na delegacia. Eles batem boca e Inhame afirma que vai matar Sovaco e Miguel. Sovaco minimiza as ameaças e tranquiliza Miguel, dizendo que se Inhame se chegar, ele lhe passa o cerol. Pé de Pato conta a novidade da prisão de Sovaco para Cicio e Zaqueu. Leonardo vai à delegacia e pede a Nogueira para ele mesmo interrogar Sovaco.
Capítulo 90, 5 de março de 2007 – O jantar com risoto de Frederico (Boris) é animadíssimo. Jacson entra no buraco e consegue ver o céu e as estrelas. A proximidade do lado de fora só aumenta as expectativas dos três de fugirem. Helio contrata Patrícia para representar a mãe do policial Alencar, assassinado por um milionário. Mario e Felix chegam à casa de Isis onde encontram Maria Lucia. Mariana vai até Carla para desabafar, contando que a transa com Alfredo foi péssima, que não sentiu prazer algum. Alfredo diz para Cilene que tem dúvidas se quer ou não namorar a sério com Mariana. Sovaco sugere a Miguel que ele arranje um celular com seu advogado. Isis pede a Maria Lucia que guarde o relatório por enquanto. Maria Lucia avisa que talvez aceite um emprego em São Paulo. Isis diz que cobre a oferta. Marcelo se declara para Lucília e fala até em casamento. Marcelo sai e Joana chega na sala dizendo à mãe que ouviu tudo e que seu pai, de onde está, apoiaria sua união com Marcelo.
No restaurante, Nogueira e Helio brindam por Patrícia ter aceitado a causa, antevendo os problemas que trará para Leonardo. Mario pede a Maria Lucia para ver o relatório antes de Isis, mas ela o tranquiliza afirmando que o estudo lhe é favorável. Maria Lucia diz a Mário que ficaria se ele se casasse com ela. Ele responde que ela só pode estar brincando. Jacson tem um pesadelo onde vê Jéferson no túnel o ameaçando de morte. Maria Lúcia avisa a Claudia que está indo embora da empresa e pede ajuda para não deixar trabalho pendente. Maria Lucia começa a ler a correspondência atrasada e outros documentos. Nogueira avisa a Carmo que Helio irá entregar intimações aos parentes de Joana no Torto. Marcos diz a Leonardo que o perito achou a foto suspeita de um homem (Felix) salva no celular de Alencar. Maria Lucia abre um envelope que Oscar mandara para Isis e fica assustada com o conteúdo dos documentos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 100 de Vidas Opostas!
