Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 131 a 140 da novela “Vidas Opostas”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 131, 21 de abril de 2007 – Carmo vai ao Torto entregar a intimação a Rosária, e estranha quando fica sabendo que ela viajou. Erínia visita Miguel e dá um show de falsidade com Joana, que é fria, mas educada. Nogueira liga para Felipe, que fala alto para que todos ouçam que ele não vê a hora de voltar para casa e ficar com o pai. Erínia chora enquanto dirige o carro, lembrando de quando era noiva de Miguel. O bando de Sovaco divide as armas e se prepara para invadir o Torto. Jacson e seus comparsas também. Isis deixa Madalena com a diretora do colégio, que é só ela dar às costas que larga a menina perdida no pátio, sem dar qualquer orientação. Felipe reconhece a menina favelada da praia e a mostra para Luiza. O bonde de Sovaco e Pavio chega no pé do morro empunhando armas. Eles começam a subir, os moradores olham assustados e alguns se refugiam onde podem. Cicio liga para Fausto avisando que Sovaco está invadindo o Torto. Os milicianos saem apressados. O bando avança atirando para cima, tocando o terror no morro. Fausto confessa que foi pego de surpresa pelos bandidos e parte para cima deles. O bando de Jacson vem por cima do Torto, por uma trilha. Jacson diz que, a esta altura, os milicianos estão encarando Sovaco no pé do morro, correndo rumo aos tiros. O bando de Sovaco e os milicianos de Fausto se encontram no meio do caminho. O confronto acontece sob forte tiroteio.
- Veja também:
- Resumo da novela Vidas Opostas
- Resumo das novelas
Capítulo 132, 23 de abril de 2007 – Pavio quer tomar o morro para o seu bando, mas Sovaco avisa que vai cumprir o trato, pois não está em condição de encarar Jacson. Fausto, entrincheirado com seus homens, atirando para baixo. Jacson e seu bando chegam ao topo do morro. Satisfeito, Jacson diz que com os milicianos enfrentando Sovaco e seu bando lá em baixo, eles dominarão o Torto sem problemas. Jacson e seus homens avançam em direção ao centro comunitário. Mofado não aguenta mais caminhar e é amparado por Torres. Joana, Lucília e Carmem ficam apavoradas com o tiroteio. Lucília quer sair no meio dom tiroteio para pegar os filhos na escola. Carmem e Joana afirmam que as crianças estão mais seguras na escola. Na escola, as crianças se abaixam para se proteger de possíveis balas perdidas.
No bar, fregueses, Marcelo, Eleutério e Cicio também se protegem. Jacson e comparsas rendem o miliciano que ficou de guarda no centro comunitário. Sovaco recebe uma ligação de Jacson dizendo que já tomou posse. Eles se despedem e Sovaco avisa ao bando que é hora de baterem em retirada. Os milicianos encaram como se o bando estivesse fugindo e partem em perseguição. Jacson manda o refém miliciano ficar só de cueca e correr pelo morro gritando por socorro. E seguem atrás para encurralar os milicianos quando forem acudir o companheiro. Sovaco e seu bando conseguem fugir. Fausto e Orozimbo comemoram a expulsão dos traficantes. Eles voltam felizes, com moral, achando que ganharam o Torto de vez. De cuecas, o homem avisa a Fausto que a invasão veio de cima e que eles são muitos. Jacson começa o tiroteio, com desvantagem para a milícia. Helio chega contando na delegacia do tiroteio no Torto. Nogueira pergunta a Carmo por Rosária, mas ela avisa que a testemunha viajou. Jacson e seu bando botam a milícia para correr do Torto. Miguel pergunta a Isis quando irá conhecer o gringo que o salvou.
No colégio, Felipe chama Luiza para zoar com Madalena e dá um show de preconceito contra a menina. Erínia é convidada para participar de um evento de moda para noivas em Nova York. Jacson manda Zaqueu providenciar cocaína, bebidas e mulheres para comemorarem a tomada do morro. Nogueira mostra as fotos do motel para Irene. Pedro resolve assumir o caso com Neusa e lhe dá um beijão na academia, na frente de todos. Irene diz que as fotos poderão ser usadas para Nogueira ficar com a guarda de Felipe. Jacson avisa a Marcelo que quer a casa de volta, pois foi ali que Jéferson morreu. E mais: depois que os PMs forem embora do pé do morro, ele descerá para falar com todos da comunidade. E quem estiver devendo, vai pagar.
Capítulo 133, 24 de abril de 2007 – Marcelo tenta convencer Jacson a esquecer o passado e as idéias de vingança contra o povo do Torto por conta da morte de Jéferson. Mas Jacson se sente desafiado, acha que Marcelo está de marra e o ameaça de arrancar sua língua, caso não cale a boca. E termina avisando que é para Marcelo avisar que ele está de volta e é quem manda agora. E para mostrar que é bom “patrão”, permitirá que os moradores levem as máquinas de costura. Jacson diz a Torres que se Marcelo não estiver alinhado com suas ordens, vai eliminá-lo e nomear outro presidente da associação no seu lugar. Sovaco diz a Pavio que não quer mais ser bandido. Felix conta a Mário que irá procurar o dossiê na casa da mãe de Maria Lucia hoje à noite. Maria Lucia entra com Claudia e manda Felix correr com a papelada do casamento. Felix xinga Cláudia, que o chama de covarde e assassino. Eneida ameaça contar a Isis se o clima de mistério e segredos e confusões continuar no escritório. Isis toca piano e canta com Miguel cantigas de roda para Madalena. Sueli chega dizendo que ouviu a notícia de que ouve tiroteio no Torto.
Roberto vai à casa de Joana avisar que o morro foi invadido por Jacson e que Marcelo pede que se reúnam para contar da reunião que tivera com o traficante. Miguel liga para Joana preocupado, e ela pede que ele não vá ao Torto. A família de Erínia brinda com ela pelo convite de desfilar seus vestidos em Nova York. Nogueira diz a Helio que o depoimento que Carmem dará no dia seguinte já será um bom termômetro pra saber como o povo do Torto está reagindo à chegada do Jacson. Marcelo reúne os moradores para falar da conversa com Jacson e conta que o traficante adiantou sua idéia de se vingar, dizendo que quem está que quem está devendo vai pagar. O povo entra em pânico e Lucília diz que quem pode, deve se mandar o mais rápido possível. Mesmo sem entender o objetivo de Maria Lucia, Mário aceita ajudá-la a casar Cláudia e Felix. Após encontrar-se com Felix, Carla volta para casa mudada, com a cara ótima, o que deixa Patrícia cada vez mais desconfiada do misterioso namoro da filha. Miguel acha que Joana está escondendo dele alguma informação grave sobre a situação do Torto.
Para ajudar Miguel a proteger de longe Joana, Isis pede que o filho converse com aquele seu amigo italiano que o salvou. Mesmo acreditando que o alvo da vingança de Jacson é ela e Miguel, Joana se recusa a fugir do Torto e avisa que irá enfrentar o que vier, pois não pode dar às costas à comunidade que a apoiou, deixando o povo nas mãos de Jacson. Carmo pede que Leonardo esteja presente ao depoimento de Carmem. Daniela tem a idéia de levarem as máquinas de costura para a casa de Rosária. Viciados chegam ao bar do Torto comentando que a droga lá está barata. Daniela comenta com Mercedes e Roberto que deveriam liberar a venda de drogas nas farmácias para acabar com as bocas e os traficantes. Roberto concorda com Daniela e os outros refletem sobre o assunto. A boca de fumo do Torto está funcionando a todo vapor. Jacson lembra quando mandou Jéferson acabar com a vida de Miguel. Joana liga para Miguel e o deixa desconfiado. Joana acorda cedo e sai decidida. Sobe o morro e bate à porta da casa dos bandidos pedindo para falar com Jacson.
Capítulo 134, 25 de abril de 2007 – Enquanto aguarda Jacson, Joana se lembra da discussão que tivera com Jéferson e vê um revólver sobre a cadeira. Carmem segue para depor na polícia com Roberto. Joana e Jacson começam a conversar amistosamente, até que ela toca na morte de Jéferson e de seu pai. Jacson se descontrola, Joana não se intimida e avança, lembrando que já não era namorada de Jéferson muito antes deles ser preso. Jacson não admite e começa a ameaçá-la, sacudindo Joana pelos ombros. Joana alcança o revólver e aponta para Jacson que manda que ela atire nele. Joana lhe entrega a arma, pois não é assassina e pede que Jacson acabe logo com ela, se vingue de uma vez por todas, quitando a dívida. Mas que ele deixe em paz de uma vez por todas sua família, seu namorado e os amigos da comunidade. Jacson encosta o cano da arma na testa de Joana e pergunta se ela não tem medo de morrer. Joana diz que sim e pede que ele acabe logo com aquilo. Jacson hesita por não saber se Jéferson concordaria de que matasse Joana.
Jacson lembra do sonho em que Jéferson pedia que ele ficasse com Joana, para que limpasse a sua vergonha. Jacson agarra Joana e a tranca num quarto. Miguel brinca com Madalena na piscina. Maria Lucia chega irada ao escritório culpando Mário de ter mandado invadir o apartamento de sua mão para pegar o dossiê. Ele nega e Lucia diz que não seria imbecil de deixar o dossiê com sua mãe. Maria Lucia diz a Eneida que Claudia vai se casar com Felix e que sairão para comprar o vestido de noiva. Erínia avisa a Marcinha que tem algo muito importante a fazer antes de embarcar para Nova York. Carmem pede a Carmo que acompanhe o seu depoimento. Irene diz a Nogueira que dará entrada no fórum à contestação do pedido de guarda de seu filho. Jacson proíbe que seus homens entrem na casa ou se aproximem muito. Com a arma encostada na cabeça de Joana, Jacson permite que ela ligue para casa dando uma desculpa. Lucília não engole a conversa da filha, que diz estar na casa de uma amiga. Eneida dá parabéns a Felix pelo noivado e avisa que Claudia e Maria Lucia foram comprar o vestido de noiva.
Jacson manda Joana tirar a roupa para transarem. Ela diz que ele vai se deitar com um cadáver, fria, pois jamais lhe dará o que Jéferson queria: seu amor. Jacson esbofeteia Joana, que fica só de calcinha e sutiã provocando o bandido, afirmando que ele encontrará nela o mesmo que seu irmão: a morte. Jacson torna a esbofetear Joana e, descontrolado saca da arma para matá-la. Com altivez, Joana tira o sutiã e o encara mandando que ele a mate e que transe com seu cadáver depois. Joana o enfrenta de peito aberto, Jacson a agarra e a beija longamente. Joana permanece gélida. Jacson a empurra avisando que não a quer assim: ele se sente desafiado e antecipa que irá domá-la até que ela seja dele por inteiro. Jacson sai e Joana desaba. Erínia vai se despedir de Miguel e o beija com carinho dizendo que ainda o ama. Trancada no quarto, Joana grita por Jacson. Carmem não se intimida com os ataques de Nogueira. Joana resolve fazer um trato com Jacson: ela será sua mulher, mas ele enterrará de vez qualquer idéia de vingança contra a comunidade, sua família e Miguel. Joana pede um tempo para resolver tudo e, antes de ficar definitivamente com ele, fingirá que já é sua mulher. Ela dá sua palavra de honra. Mesmo desconfiado, Jacson aceita o trato.
Capítulo 135, 26 de abril de 2007 – Durante o depoimento, Nogueira tenta distorcer tudo o que Carmem diz sobre a tomada do Torto pelos moradores, dando conta de que houve mesmo uma disputa pela boca de fumo do morro. Mas Carmem discute e tenta fazer prevalecer a sua versão dos fatos: a rebelião aconteceu para salvar Joana e Miguel das mãos dos traficantes, e que ninguém sabe quem matou Alencar. Leonardo e Carmo assistem ao depoimento. Maria Lucia passa como nota exclusiva para uma coluna social a notícia do casamento de Felix e Cláudia. Felix lembra do maldito dia em que fez o acordo com Alencar, lembrando que os mortos também cobram dívidas. Carla chora ao ser maltratada por Felix ao telefone. Isis e Miguel chegam ao hotel para o encontro com Boris – um funcionário olha atentamente para ambos quando entram no elevador. Na escola, Madalena é hostilizada por Felipe e outras crianças. Joana chega em casa, mas não diz onde estava nem o que fazia para a mãe.
Capítulo 136, 27 de abril de 2007 – Boris conta a Miguel sobre seu passado com Isis e afirma que sempre a amou. Isis quer comemorar com uma viagem a Petrópolis ao lado de Boris, Miguel e Joana. Miguel liga para Joana que, chorando, reconhece seu número e não o atende. Carlinhos conta para Mariana e Carla suas aventuras futebolísticas no Rio Grande do Sul até ser dispensado do time – ele começa a paquerar Mariana. Joana se arruma e sai sem dizer o que está acontecendo com ela, deixando a família aflita. Carlinhos diz a Mariana que ainda não sabe onde vai ficar, pois não quer voltar para a casa de Carmem por enquanto. Mariana e Isabel o convidam para jantar. Zaqueu chama Joana e vadia e Jacson encosta uma faca na garganta dele, avisando que aquela agora é a sua mulher e que exige respeito. Joana vai à casa de Miguel que saiu com Isis. Sueli a recebe estranha o comportamento frio e duro de Joana.
Capítulo 137, 28 de abril de 2007 – Joana diz a Miguel que o que aconteceu entre eles foi muito lindo, que jamais se esquecerá, mas como tudo na vida chegou a um fim, acabou. Miguel se desespera, lembra que enfrentaram e venceram tantos obstáculos, que a relação não pode simplesmente acabar, que há algo fora do lugar e pede que ela lhe conte a verdade. Mortificada, mas firme, Joana diz que tem outro homem, que se entregou a outro cara. Jacson avisa aos comparsas que exige que tratem Joana com muito respeito, como a primeira dama, pois, com ela ao seu lado, o morro todo vai comer em suas mãos. E alerta especialmente a Zaqueu que a trate como a uma madame. Zaqueu fica invocado, mas disfarça. Joana conta à verdade do que aconteceu com Jacson, mas mente ao insistir que se entregou a ele, inventando que passara o dia todo na cama com o bandido para que Miguel aceite a separação. Miguel não admite, pois sabe que Joana o ama, mas ela é dura ao afirmar que transou com outro homem e que agora já é e pretende continuar como mulher do outro.
Joana diz que o amor de ambos só trouxe sofrimento e morte para suas famílias, lembrou que, por sua condição de favelada, como no antigo teatro grego, ao unir-se a ele despertou todas as Fúrias. E concluiu que o melhor é terminar com esse ciclo de tragédias e tentar viver suas vidas em paz. E sai, deixando Miguel arrasado. Depois de jantar na casa de Isabel e Mariana, Carlinhos se despede com um selinho na menina. A turma do morro se organiza para recuperar os objetos que ficaram no ex-centro comunitário que voltou a ser covil dos bandidos. Cláudia diz a Felix que se não se casarem, ambos irão para a cadeia. Maria Lucia telefona para Isis para anunciar o casamento de Felix e Cláudia. Felix se encrespa com Maria Lucia afirmando que nunca irá se casar com Cláudia. Maria Lucia explica mais uma vez: se não se casar com Cláudia, ela divulgará o dossiê de Oscar para Ísis, para a polícia e para a imprensa. Com a boca está em pleno movimento, Mercedes e Carmem se horrorizam ao verem jovens se drogando. A delegação chega à casa dos bandidos para pegar as máquinas e Jacson os recebe com simpatia. Carlinhos tenta dormir na areia da praia, lembrando da discussão que tivera com Carmem. Miguel não abre a porta do quarto para Isis e ainda é grosseiro com a mãe.
No ônibus, Joana chora. Jacson conta a verdade para Torres, que não transou com Joana e fala da proposta que ela lhe fez, afirmando que confia nela e que deu sua palavra de que não se vingará. Que Joana será sua mulher, mas que só transarão quando ela tiver vontade, pois não quer tomá-la na marra. Mas encerra a conversa pedindo um favor a Torres: caso Joana encontre um jeito qualquer de não ser sua mulher ou que venha acontecer algo com ele, que Torres a mate. Miguel Sai de casa sem explicar à mãe o que está acontecendo, deixando Isis angustiada. Joana chega em casa e avisa a Lucília e a Carmem que acabou o namoro com Miguel e que só amanhã saberão de tudo.
Capítulo 138, 30 de abril de 2007 – Lucília e Carmem não entendem e não se conformam com o fim do namoro de Joana. Carmem diz que Joana não é mulher de desistir facilmente e que se ela terminou mesmo com Miguel, é porque há um motivo muito sério. Lisinha, enfim, consegue dizer que irá se casar com Berloque para Leonardo, que fica perplexo. Patrícia pergunta à filha se ela transou com o namorado. Carla diz à mãe que não tem nada para lhe contar. Lisinha inventa para o filho que vai se casar com Berloque para amenizar sua solidão, uma vez que ela não tem ninguém e que ele mesmo só a visita para esculachar. Leonardo não engole a história, mas Lisinha resolve que vai casar assim mesmo e ponto. Joana chora copiosamente lembrando dos momentos de ternura com Miguel. Miguel procura Pedro para desabafar. Pelo que Miguel relatou, Pedro entende que Joana se entregou a Jacson para proteger Miguel, e por isso, o amigo deve esquecê-la. Alfredo diz a Cilene que tem um amor em vista que é complicado. Sonhador, Alfredo lembra de Patrícia.
Miguel chega em casa e conta à mãe tudo sobre o rompimento com Joana. Jacson passeia com Torres pela madrugada do Torto, pára na frente da casa de Joana e promete que achará o caminho do coração dela que será a sua mulher de fé, pois Joana é a herança que seu irmão lhe deixou, o seu destino. Carlinhos acorda na praia e vê Cicio, que lhe conta que Jacson voltou para o Torto. Carmem conta que teve um sonho estranho com Carlinhos. Joana telefona para Jacson avisando que cumprirá sua palavra agora. Carlinhos pede para Cicio arranjar emprego para ele no tráfico com Jacson, e também que não conte para ninguém do morro que ele voltou. Jacson reúne capangas e avisa que vai mostrar ao povo quem é que manda no Torto. Claudia sorri quando lê o documento que dá entrada no casamento dela com Felix. Revoltado, ele a esbofeteia. Lisinha quer estabelecer um pacto de convivência com algumas exigências para casar-se com Berloque. Jacson bate à porta da casa de Lucília e avisa que só veio pegar Joana, que sai do quarto arrumada. Jacson a chama de meu amor, lhe dá um beijo na boca e Joana avisa à família que sairá com Jacson e que depois irá para a faculdade. E saem abraçados deixando todos em choque. Jacson exibe Joana como sua mulher ao povo do morro: ela agora é a rainha do Torto. Desesperada, Lucília passa mal e desmaia.
Capítulo 139, 1 de maio de 2007 – Lucília, desmaiada, é acudida por Carmem e Letícia. Carmem pede para Wilson chamar um médico. Jacson se aproxima com Joana no bar onde estão Marcelo, Mercedes e Eleutério. Jacson beija Joana e todos ficam perplexos. Boris diz para Ísis que precisa descobrir por que Joana se envolveu com Jacson e que só há uma maneira: voltando ao Torto. Berloque faz pacto de convivência tranquila com Lisinha. Lisinha faz questão de viver em quartos separados. Jacson diz para Marcelo que não quer tocar o terror no Torto por enquanto, mas todos têm de obedecer a suas ordens. Cláudia conta para Maria Lúcia que Félix a ameaçou. Maria Lúcia diz que tem uma surpresa para Félix. Ela fala com Félix e exige que ele nunca mais bata em Cláudia. Wilson chama Marcelo às pressas, que vai até a casa de Lucília. Ela, já acordada, conversa com Marcelo sobre a loucura de Joana se envolver com Jacson. Joana chega na faculdade e se depara com Miguel. Miguel diz que a ama e tenta voltar com Joana. Joana, firme, diz para Miguel esquecê-la.
Felipe implica com Madalena no colégio e diz que se ela continuar a frequentar o colégio, levará uma surra. Félix liga para Carla e pede desculpa pelas grosserias. Berloque vai falar com Leonardo e diz que vai curar Lisinha do vício. Carlinhos vai ao encontro de Mariana no colégio. Boris chega no Torto e conversa com Marcelo para saber das novidades. Ele dá a desculpa que Rosária o largou e viajou sem dizer para onde iria. Madalena conta para Ísis sobre as ameaças de Felipe. Ísis fica indignada. Marcelo conta para Boris sobre o envolvimento de Joana e Jacson. Ele diz ainda que acredita que Joana cedeu por chantagem de Jacson. Carlinhos beija Mariana. Cicio diz para Jacson que Hélio deu ordem para que os moradores do Torto não prestem depoimento sobre a morte de Jéferson. Cicio também fala com Jacson sobre Carlinhos e diz que o garoto quer entrar para o movimento. Joana volta para casa e Lucília pergunta para filha o que está acontecendo. Cicio conta para Jacson que um gringo que era namorado de Rosária voltou para o Torto. Jacson pede para Cicio investigar.
Capítulo 140, 2 de maio de 2007 – Joana conta para Lucília e Carmem o que houve com Jacson. Ela diz ainda que fez uma proposta para Jacson: que se tornaria sua mulher se ele esquecesse qualquer vingança em relação aos seus familiares, aos moradores do Torto e a Miguel. Lucília se desespera. Jacson diz para Pé de Pato avisar a comunidade que quem for chamado para depor precisa falar com Jacson antes. Félix encontra com Carla e já vai querendo beijá-la. Carla diz que sua família quer conhecê-lo. Carlinhos procura Cicio e pergunta se Jacson concordou com o “emprego” pra ele. Joana se arruma, fala com Carmem, Lucília e os irmãos e sai. Lucília fica desesperada. Joana chega para encontrar com Jacson. Ela diz que não vai dormir com ele. Jacson se irrita. Joana tenta “aguentar” Jacson e faz um café para ele ao amanhecer. Joana volta para casa e se depara com Lucília. Torres fica irritado por ter de dormir num casebre por conta do envolvimento de Joana com Jacson. Neusa conta para Marcinha que a diretora do colégio reclamou de Felipe. Carlinhos resolve bater na casa da mãe, Carmem. Ela leva um susto, mas fica feliz da vida. (Passagem de tempo) Alguns dias depois. Erínia liga para Cilene e diz que o desfile foi um sucesso. Maria Lúcia dá um vestido de noiva de presente para Cláudia. Chega o dia do casamento de Lisinha com Berloque. Lisinha se irrita com seu vestido de noiva.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 141 a 150 de Vidas Opostas!
