Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “Um Caminho Para O Destino”, exibida pelo SBT em 2017/2018.
Capítulo 46, 30 de outubro de 2017 – Pedro demonstra seu descontentamento ao descobrir que Luiz é infiel a Marisa. Leopoldo pressiona Luiz, mas ele nega ser amante de Andreia e, cinicamente, diz que jamais faltaria com respeito a Marisa. Leopoldo confessa a Luiz que ama Andreia. Amélia compartilha com Branca e o pai a boa notícia de que com tratamento e fisioterapia poderá voltar a andar. Pedro diz a Carlos que Fernanda é seu único motivo para viver. Fernanda diz a Camila que não tem interesse em conhecer seu pai biológico. Pedro pede a Irmã Rosaura que o ajude a impedir que Fernanda e Carlos voltem a ser namorados, pois acredita que ele é filho de Luiz Monteiro. Irmã Rosaura esclarece que Carlos é filho do primeiro marido de Marisa. Carlos diz a Fernanda que o pai dela precisa de um psiquiatra. Ela conta que Pedro não é seu verdadeiro pai. Marisa diz a Isabela que já não tem mais dúvida de que Andreia e Luiz são amantes. Luiz se vê encurralado por Mariana e aceita mudar o testamento do Sr. Fernando. Amélia promete ao pai que vai recuperar o amor de Fernanda. Pedro não aceita se consultar com um psiquiatra e pede que não o vejam como um suicida. Luiz fica sabendo que Pedro é o jardineiro de sua casa.
Capítulo 47, 31 de outubro de 2017 – Luiz tenta convencer Marisa que a ama e pede que confie nele, mas ela não perdoa a traição e o expulsa de casa. Fernando diz a Carlos que está feliz por que sua filha voltou. Mariana diz a Amélia que Pedro e Fernanda morreram no incêndio. Fernanda pensa em Carlos. Ele chega e ambos declaram seu amor novamente. Mariana trata de fazer Amélia se sentir culpada pelas mortes de Fernanda e Pedro. Luiz admite a Marisa que se casou com ela por interesse e se recusa a sair de casa. Marisa pede ajuda ao advogado para tirar Luiz da sua vida. Branca recrimina Mariana por estar sempre infernizando a vida de sua irmã. Branca sugere que Amélia vá até sua casa para comprovar se Fernanda e Pedro estão mortos. Isabela conta para Andreia que Marisa já sabe que ela e Luiz eram amantes. O advogado previne Marisa e diz que Luiz fará de tudo para despojá-la de todo seu patrimônio. Marisa conta ao filho que deixou Luiz para sempre. Fernando diz a Amélia que vai pedir a seu advogado que a nomeie administradora da fazenda. Luiz chega ao escritório de Marisa e Pedro o agride.
Capítulo 48, 01 de novembro de 2017 – Pedro agride Luiz de forma brutal, descarregando toda a raiva que sente pelo mal feito a Amélia e sua filha. O advogado quer entregá-lo à polícia, mas Marisa e Lupe suplicam que não o faça. Pedro está descontrolado. Carlos tenta acalmá-lo e se irrita quando a mãe pergunta pelo marido. Luiz ameaça mandar Marisa e Pedro para a cadeia e diz que seu ódio por Pedro é por causa de uma mulher mais jovem que ela. Branca não consegue entender que depois de todo mal que lhe causou, Amélia ainda esteja apaixonada por Pedro. Carlos diz a Fernanda que um neurologista de avaliar seu pai e talvez tenha que ser internado numa clínica psiquiátrica. Inácio consegue impedir que Pedro seja detido e enfurece Luiz.
Capítulo 49, 02 de novembro de 2017 – Pedro é internado numa clínica psiquiátrica e seu comportamento é de ausência. Fernanda pergunta por que odeia tanto Luiz Monteiro, mas ele não responde e quer ficar sozinho. Fernanda está muito nervosa e quer falar com o psiquiatra. Isabela insiste que Pedro deve ir para a cadeia e Carlos garante que fará de tudo para que isso não aconteça. Pedro se nega a ser tratado por um psiquiatra. Fernando diz a Amélia que vai lhe ensinar tudo sobre a fazenda para que possa administrá-la. Branca quer ver a medicação que o patrão está tomando mas Mariana não permite. Isabela se oferece para ser aliada de Luiz. Fernando diz a Amélia que Hernani se casou com Mariana por interesse. Fernando aconselha Amélia a perdoar sua filha e a não perder tempo com rancores, como aconteceu com ele. Fernanda conta para Xavier que sua mãe nunca amou Pedro e que ele não é seu pai biológico. Mariana comemora que os medicamentos que dá ao pai estão surtindo o efeito que ela quer. Xavier pede autorização a Fernanda para transferir Pedro para uma clínica de saúde mental, mas deixa claro que é uma clínica privada. Pedro acha que está sendo levado para um manicômio e acredita que Fernanda vai abandoná-lo. Pedro tem uma crise nervosa, fica violento e precisa ser sedado. Fernanda está decidida a trabalhar para pagar o tratamento do pai. Carlos está inseguro quanto ao amor de Fernanda, mas diz a si mesmo que deve confiar nela. Mariana acusa Branca de descuidar de seu pai para cuidar de Amélia. Fernanda se assusta ao ver o pai amarrado.
Capítulo 50, 03 de novembro de 2017 – Xavier explica a Fernanda que Pedro está amarrado porque sofreu uma crise nervosa e poderia se machucar ou tentar fugir da clínica. Luiz comunica a Mariana que já fez o novo testamento onde ela aparece como única herdeira de seu pai. Fernanda tenta fazer Pedro entender que ele está na clínica porque precisa de um tratamento. Pedro se preocupa com o custo do tratamento e por que a filha vai ficar sozinha. Xavier fica impressionado com a força de Fernanda ao enfrentar sozinha uma situação tão difícil. Mariana diz que vai encontrar uma maneira do pai assinar o novo testamento e diz ao Luiz que os dois deveriam estar juntos, pois são iguais. Isabela aconselha Andreia a deixar a cidade e não voltar nunca mais. Luiz volta para a casa de Marisa e diz que vai continuar ocupando seu quarto. Pedro aceita ficar na clínica para se tratar. Xavier promete a Fernanda que vai curar seu pai da depressão. Fernanda desabafa com o médico. Pedro comenta com a irmã Rosaura que precisa mandar Fernanda para bem longe para que Luiz não a encontre. Marisa enfrenta o marido, os dois discutem e Luiz declara guerra. Leopoldo visita Andreia e percebe que ela vai viajar. Irmã Rosaura comenta com Dr. Xavier que Fernanda e Pedro sempre foram muito unidos. Fernando vai até a construtora e não reconhece seu genro. Carlos percebe que Xavier está interessado em Fernanda. Lupe conta para Marisa que Pedro foi transferido para uma clínica psiquiátrica. Mariana chega na construtora e leva o pai embora. Marisa vai até a clínica visitar Pedro, pede a ele que siga o tratamento para se curar da depressão e diz que não saberia viver sem seu grande amigo.
Capítulo 51, 06 de novembro de 2017 – Fernanda deixa claro para Camila que não está interessada em Xavier. Andreia desiste da viagem e diz a Isabela que está disposta a enfrentar as consequências com Marisa. Isabela a demite da academia. Indignada, Andreia ameaça contar a Marisa que Isabela sabia da amante de seu marido e ela volta atrás em sua decisão. Lupe ajuda Fernanda em sua barraca de doces. Fernanda se apresenta tocando violino para conseguir dinheiro para o tratamento de Pedro, mas na hora de pagar se dá conta que não é suficiente. Carlos tenta tirar a mãe da depressão em que se encontra. Lembra da força de Fernanda para lidar com o problema do pai e decide fazer o mesmo para enfrentar a situação. Pedro diz a Fernanda que se esforçará para que o tratamento surta efeito e possa estar com ela o mais rápido possível, porque é a coisa mais importante da sua vida.
Capítulo 52, 07 de novembro de 2017 – Irmã Rosaura comunica a Fernanda que pelo seu baixo rendimento escolar o comitê cancelou sua bolsa de estudos. Embora triste por ter que interromper seus estudos, a prioridade de Fernanda é a recuperação do pai. Por isso o importante agora é trabalhar muito para pagar o tratamento. Andreia termina definitivamente seu relacionamento com Luiz. Marisa enfrenta Andreia e a chama de cínica por ter fingido ser sua amiga enquanto era amante de seu marido. Andreia se defende, diz que Luiz é o traidor e afirma que só se casou com ela por interesse. Fernanda não aceita que Carlos pague os gastos com a clínica. Amélia se dá conta de todo mal que fez a Fernanda e que sempre amou Pedro. Mas como acredita que os dois estão mortos lamenta por não ter a chance de demonstrar seu amor e arrependimento. Luiz mente a Leopoldo e não admite seu romance com Andreia. Carlos atropela acidentalmente um garoto e o leva para o hospital. Mais tarde percebe que, por comida, o menino fingiu estar passando mal. Luiz continua provocando Marisa, mas ela sabe que não vale a pena se atormentar por causa dele. Xavier diz a Fernanda que depois do que aconteceu entre Carlos e Isabela ele deveria ter vergonha de encará-la.
Capítulo 53, 08 de novembro de 2017 – Fernanda diz a Xavier que ama Carlos, mas depois do que aconteceu com Isabela perdeu a confiança. Camila pensa que Fernanda poderia ser a cuidadora do Sr. Fernando. Carlos se irrita quando Xavier pergunta se Isabela também é sua namorada e se convence de que ele está interessado em Fernanda. Com mentiras, Mariana consegue fazer com que o pai assine o testamento que ela modificou para se favorecer. Amélia sabe que Mariana sempre esteve apaixonada por Luiz e por isso a trata tão mal. Pedro tem medo que Carlos e Luiz o afastem de Fernanda, por isso quer se curar o mais rápido possível para afastá-la do jovem médico. Pedro pede a Xavier que proíba a entrada de Carlos na clínica e não permita que se aproxime de sua filha. Carlos decide adotar o menino que atropelou e Marisa apoia a ideia. César pede que Fernanda não seja orgulhosa e aceite a ajuda de Carlos, mas ela diz que não. Mariana mente para o advogado, diz que Amélia foi para a Europa e não quer saber nada de seu passado. Carlos pede a Isabela que o deixe em paz. Branca percebe as más intenções de Mariana e desconfia que os papeis que assinou podem prejudicar seu patrão. Mariana não consegue se livrar do detetive, que continua fazendo chantagem em troca de seu silêncio.
Capítulo 54, 09 de novembro de 2017 – Fernanda diz a Pedro que Carlos é o amor da sua vida e que não é tão fácil esquecê-lo. Hernani não está nada satisfeito com a chegada de Amélia. Branca adverte Mariana e diz que mesmo que tenha conseguido que seu pai assinasse alguns documentos, não permitirá que faça mal a sua irmã. Marisa está muito feliz com Paulinho, pois sua chegada a motivou a continuar vivendo. Por outro lado, sabe que precisa tomar muito cuidado com Luiz que fará de tudo para prejudicá-la, por isso, decide cancelar todos os seus cartões. Carlos diz a Fernanda que está com muito ciúmes de Xavier por que está apaixonado por ela e sua única intenção é separá-los. Fernanda pede a Carlos que não culpe ninguém por não aceitar ser sua namorada e admita que terminaram por suas mentiras e não por falta de amor. Luiz debocha de Mariana, diz que o novo testamento não garante nada e terá que esperar pela morte do pai. Irmã Rosaura comunica a Fernanda que os donos da escola não permitirão que continuem com ela na instituição. Fernando concorda com a indicação de Camila e aceita entrevistar Fernanda para ser sua cuidadora. Luiz fica furioso ao receber a notícia de que Marisa ordenou que o despejassem do escritório. Marcos estranha que a medicação que receitou para o Senhor Fernando lhe cause sonolência.
Capítulo 55, 10 de novembro de 2017 – Xavier promete a Fernanda que não voltará a brigar com Carlos. Irmã Rosaura promete a Pedro que estará sempre ao lado de Fernanda para que Luiz não se aproxime dela. Durante uma discussão, Luiz aponta uma arma para Carlos. A polícia chega a tempo de evitar uma desgraça. Luiz tenta explicar que é uma briga familiar, mas Carlos afirma que não o conhece e que se aproximou para matá-lo. Paulinho, ao ver que Carlos não vem buscá-lo, volta para sua casa onde é recebido com hostilidade. Marisa visita Pedro e diz que sua companhia está se tornando indispensável para ela. Luiz é detido e jura a Carlos que vai se arrepender do que fez. Marisa e Carlos estão desesperados com o desaparecimento de Paulinho. Mariana diz a Hernani que terão que forjar um roubo na construtora para poder pagar o detetive que a está chantageando. Eles aproveitam quando Amélia recebe a combinação do cofre para colocar o plano em prática. Carlos encontra Paulinho e diz ao menino que sua casa agora é ao lado dele e de sua mãe. Xavier convida Fernanda para jantar mas ela não aceita. Marisa diz ao filho que mandar Luiz para a cadeia pode lhe trazer muitos problemas. Mariana diz a Amélia que continua apaixonada por Luiz Monteiro e se não puderam ficar juntos foi por causa dela. Amélia afirma que Luiz é o culpado por toda sua desgraça.
Capítulo 56, 13 de novembro de 2017 – Carlos está a cada dia mais apegado ao menino. Paulinho agradece tudo o que tem feito por ele. Fernanda agradece a ajuda de César. Adelina cumprimenta Pedro e diz que é amiga de sua filha. Fernanda consegue emprego numa serralheria, mas logo no primeiro dia é assediada pelo dono. Amélia é acusada pelo roubo na construtora e Fernando a defende. Mariana entrega o dinheiro ao detetive. Hernani e Mariana dizem a Amélia que seria melhor que ela fosse embora da fazenda. Carlos pede ao advogado que o ajude no processo de adoção de Paulinho e no processo contra Luiz Monteiro. Camila diz a Carlos que Fernanda e Xavier são namorados. Luiz ameaça Carlos e tenta convencer Marisa de sua inocência dando a sua versão dos fatos. Carlos faz uma cena de ciúmes, Fernanda tenta esclarecer o mal-entendido, mas ele diz que vai aprender a viver sem ela. Carlos flagra a mãe aos beijos com Luiz e fica furioso. Fernanda não consegue perdoar sua mãe e a culpa pelo estado mental de Pedro. Amélia diz ao pai que vai para a capital fazer um tratamento que talvez possa lhe devolver a mobilidade.
Capítulo 57, 14 de novembro de 2017 – Xavier diz a Fernanda que vai abandonar o caso de Pedro porque descobriu que está apaixonado por ela. Carlos está furioso com a mãe e, mesmo ela dizendo que não há possibilidade de reconciliação com Luiz, ele comunica que vai embora de casa. O oficial de justiça entrega a intimação a Luiz para que desocupe a sala de seu escritório. Fernanda suplica a Xavier que não abandone seu pai. Camila pede ao Sr. Fernando que dê o emprego a Fernanda. Luiz pede emprego em tempo integral a Fernando. Marisa pede a Xavier que seja seu psiquiatra. Fernando dá o emprego a Luiz e Mariana pensa que ele poderia ter tudo se ficasse com ela. Pedro tem outra crise nervosa e Xavier é obrigado a sedá-lo. Luiz despreza Mariana. Carlos comenta com Dr. Marcos que o remédio continua deixando o Sr. Fernando muito sonolento. Xavier comenta com Carlos que Marisa vai ser sua paciente. Camila leva Fernanda até sua casa e Mariana se sente mal ao vê-la. Pedro pressente que Fernanda corre muito perigo. Hernani e Mariana estão de acordo que Fernanda não pode trabalhar na fazenda. Amélia sofre acreditando que sua família está morta. Marcos se preocupa com a rivalidade que existe entre Carlos e Xavier. Isabela diz a Carlos que quer ser sua amiga. Mariana diz a Fernanda que a avisará quando tomarem uma decisão sobre o emprego. Luiz se surpreende ao ver Fernanda na fazenda e pede a Mariana que lhe entregue o testamento que redigiu, pois está decidido a procurar sua filha.
Capítulo 58, 15 de novembro de 2017 – Luiz provoca Mariana afirmando que ela vai ficar sem nem um centavo porque toda a herança de Fernando Altamirano pertence a sua filha. Xavier está a ponto de beijar Fernanda quando Carlos chega e impede. Pedro decide fugir. Carlos e Xavier começam a brigar e Fernanda os separa. Fernando quer saber por que Mariana e Luiz estão discutindo. Luiz ameaça contar a verdade mas é impedido por Mariana. Carlos diz a Fernanda que ela é uma hipócrita e pede que se afaste de sua vida. Luiz fica sabendo que Amélia apareceu. Mariana decide contar ao pai quem Luiz Monteiro é. Hernani chega no exato momento e impede. Luiz tem a esperança de que sua filha o perdoe. Fernanda vai até a fazenda da família Altamirano para pedir que a contratem. Mariana se irrita com a presença dela. Carlos acusa Xavier de falta de ética e, por causa da rivalidade entre eles, Dr. Macias assumirá o caso. Fernando decide contratar Fernanda como sua cuidadora. Xavier diz ao Dr. Marcos que não pretende desistir de Fernanda e vai luta por ela.
Fernanda agradece a Camila por ter conseguido o emprego para ela. Xavier propõe a Pedro que cuide do jardim da clínica. Carlos deixa claro para Marisa que não existe nada entre Fernanda e Xavier. Lupe conta para Pedro que Fernanda perdeu a bolsa de estudos. Marina não permite que Fernanda ministre os medicamentos e continua dando ao pai os remédios que o fazem sentir mal. Luiz, sem imaginar que está diante da própria filha, se surpreende ao encontrar Fernanda na fazenda Altamirano e quer contar ao Sr. Fernando que ela é uma golpista. Marisa pede a Xavier que deixe de atender Pedro. Luiz diz a Mariana que não pode haver nada entre eles, pois nunca a amou. Ele pede a ela que diga onde está sua irmã. Amélia está decidida a encontrar os túmulos de Fernanda e Pedro. Carlos se surpreende ao saber que Fernanda está trabalhando para os Altamirano. Isabela oferece sua ajuda a Luiz para descobrir o que Marisa e Carlos estão tramando contra ele. Fernando fica feliz ao saber que Carlos e Fernanda são namorados.
Capítulo 59, 16 de novembro de 2017 – Fernanda encontra Pedro sedado e pergunta a Xavier o que aconteceu. Ele explica que seu pai teve uma crise nervosa ao saber que ela está trabalhando em tempo integral e que perdeu a bolsa de estudos. Fernanda decide explicar tudo para o pai. Isabela exige que Camila se afaste de Carlos e conta que sua amiga Fernanda é namorada dele. Mariana e Hernani começam a falar mal de Fernanda. Pedro diz a Fernanda que vai embora da clínica, pois ser sustentado por ela é tão doloroso quanto o abandono de Amélia. Fernanda conta que está cuidando de Fernando Altamirano. Ele diz que vai afastá-la de lá. Camila briga com Fernanda e a chama de traidora por ter ocultado sua relação com Carlos. Xavier é informado que Pedro fugiu da clínica. Pedro caminha pelas ruas com a bata do hospital e todos acreditam que está louco. Camila diz a Fernanda que se arrepende de tê-la levado para sua casa e diz que se sente traída. Fernanda tenta se justificar e diz que não disse nada por medo de perder sua amizade. Andreia não consegue esquecer Luiz. Mariana pede ajuda de Luiz para se livrar de Fernanda. Luiz não acredita que Mariana quer mandar Fernanda para a cadeia só para vingá-lo. Xavier comunica Fernanda e irmã Rosaura que Pedro fugiu da clínica. Marisa diz a Luiz que Carlos retirou a queixa contra ele. Lupe encontra Pedro e o leva para casa. Luiz beija Marisa. Andreia flagra os dois.
Capítulo 60, 17 de novembro de 2017 – Branca diz a Amélia que voltar a caminhar depende se si mesma. Xavier fala com a polícia enquanto Fernanda e a irmã Rosaura procuram por Pedro. Fernanda encontra o pai, ele se recusa a voltar para a clínica e a proíbe de voltar à fazenda dos Altamirano. Mariana diz a Hernani que planeja desaparecer com Fernanda e que está disposta a qualquer coisa para garantir sua herança. José diz a Pedro que ele está perdendo o controle de sua vida. Carlos diz que o tratamento do Dr. Farias não surtiu efeito no Sr. Fernando. Xavier propõe a Pedro que o deixará sair da clínica duas vezes por semana se ele aceitar participar da terapia de grupo. Pedro diz a Carlos que Fernanda não vai mais trabalhar para os Altamirano e tampouco vai reatar seu namoro com ele. Carlos pergunta porque Pedro o odeia tanto. Camila é agressiva com Fernanda e pede ao pai que a despeça imediatamente. Fernando garante a Fernanda que Carlos a adora e a aconselha a se reconciliar com ele. Inácio encontra o testamento de Fernando Altamirano em uma gaveta do escritório de Luiz Monteiro e leva embora. Hernani fica furioso ao descobrir que Fernanda e Carlos são namorados. Hernani diz a Mariana que Amélia voltou e vai descobrir que Fernanda está viva. Mariana evita que a irmã vá até o quarto do pai para que ele não veja a filha. Branca desconfia que Mariana mentiu e que Fernanda e Pedro não estão mortos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de Um Caminho Para O Destino!
