Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Serafim”, exibida pelo SBT em 2001.
Capítulo 41, 25 de maio de 2001 – Miguel volta a dizer a Helga que a relação dos dois terminou e pede a ela que vá embora de sua casa. Helga insiste em ficar e jura que não conseguiria ficar longe do Xavier. Carmen confidencia ao pai que está apaixonada pelo Miguel, mas que não pode ficar com ele por causa do Zezinho. Edy decide vender doces na praça, mas como não parece nenhum comprador ele acaba comendo tudo. Carmen tenta devolver ao Miguel o dinheiro que ele lhe emprestou para pagar a internação de seu pai. Miguel se recusa a receber e pergunta porque ela o trata dessa maneira. Henrique consegue um cúmplice no escritório que se encarrega de contar a ele todos os passos do Miguel. Através do informante, Henrique fica sabendo que Miguel está interessado na Carmen e promete a ele a gerência da empresa caso continue passando as informações que ele precisa. Henrique sugere a Helga que abra uma conta bancária, para que ele possa fazer os depósitos que prometeu.
- Veja também:
- Resumo da novela Serafim
- Resumo das novelas
Capítulo 42, 26 de maio de 2001 – Ana também consegue enxergar o anjinho e Serafim fica chateado ao perceber que mais alguém pode vê-lo. Henrique suborna o professor do curso de capacitação, para que reprove Carmen. Raul propõe ao Lúcio que seria melhor deixar de ver o Zezinho por uns dias, para que ele entenda que deve obedecê-lo e pegar o abajur. Carmen chega em casa e se surpreende ao ver a casa repleta de flores. Zezinho fica feliz, pois acredita que foi seu pai que enviou flores para sua mãe. Helga ameaça o Xavier dizendo que se ele não ajudá-la a conquistar o seu pai vai se arrepender. Zezinho fica furioso ao descobrir que foi o Miguel que enviou flores para sua mãe e pensa que ele quer separá-los. Lúcio diz ao Raul que contratou a Edith, pois sempre é bom ter os inimigos por perto. Miguel pergunta ao filho por que motivo fugiu de casa. Xavier responde que foi por medo, e Helga, cinicamente, abraça o menino. Miguel escreve uma carta muito romântica para Carmen e ela fica emocionada ao lê-la. Xavier confessa aos amigos, Zezinho e Ana, que tem muito medo da Helga e fugiu de casa por causa dela. Os garotos o aconselham a contar a verdade para o seu pai.
Capítulo 43, 28 de maio de 2001 – A empresa interessada em comprar o invento do velho Joaquim, envia um representante com o contrato e ele fica enciumado, pois acredita que o homem está paquerando a Felicia. Guampi conta aos amigos que seu pai marcou uma viagem justamente na data em que eles estão convidados para visitar os jogadores da seleção. O professor do curso de capacitação profissional entrega os resultados dos exames. Carmen está caminhado pela calçada, quando um homem desce do carro e a ataca violentamente. Carmen está prestes a ser agredida pelo assaltante, quando aparece Miguel para defendê-la. Carmen sente um grande alívio ao ver o Miguel e se abraça a ele. As crianças que estão saindo da escola presenciam a cena e acham estranho. Miguel e Carmen explicam o que aconteceu. Guampi conta aos pais que será expulso da escola e como castigo eles resolvem não levá-los na viagem que farão ao litoral. Xavier comenta com a Helga que seu pai salvou a Carmen de um assalto e a megera não gosta nada dessa história. Edy continua decidido a descobrir onde seu pai trabalha, mas apesar de todos os seus esforços não consegue saber de nada.
Capítulo 44, 29 de maio de 2001 – Miguel anuncia o nome do novo gerente da loja e Carmen fica chateada por não ter sido indicada para o cargo. Roque e Anibal sequestram o Cachito e o levam até a casa mal assombrada. Lúcio ordena aos capangas que o levem até o quarto de castigo. Zezinho conta ao Serafim e ao Caco que vai colocar os patins para tentar encontrar seu pai. A turminha começa a ficar preocupada com a demora do Cachito e decidem procurar por ele. Miguel oferece a Carmen um cargo importante na loja e ela aceita. Zezinho encontra o pai no bar jogando bilhar e é maltratado por ele. O abajur mágico está decidido a ir embora com o Raul só para não ver o Zezinho triste. Lúcio fica furioso ao ver que o Cachito está tranqüilo no quarto de castigo e decide colocar o menino nas mãos dos seus malvados colaboradores. Carmen repreende Marcela por um erro que cometeu e ela não gosta nada de ser chamada a atenção. Miguel pergunta ao filho o que ele acha da Carmen e o menino diz que gosta muito dela. Cachito continua desaparecido e os seus amigos estão muito preocupados. Miguel convida Carmen para jantar. Cachito consegue escapar do lugar onde está trancado e acaba entrando no quarto do Lúcio.
Capítulo 45, 30 de maio de 2001 – Miguel leva Carmen a um restaurante muito elegante e lá confessa seu amor e diz que gostaria de compartilhar sua vida com ela. Carmen diz que não pode aceitar a proposta, pois é uma mulher casada e vai embora sem dizer mais nada. Cachito apronta uma maldade com o malvado do Lúcio, mas, quando está prestes a fugir do local, é interceptado por um dos seus fiéis colaboradores. Lúcio fica furioso com a audácia do menino, mas depois acaba deixando que ele vá embora. Helga começa a colar fotos pelo quarto do Xavier. Miguel e Carmen se encontram e se beijam apaixonadamente. Depois do beijo, Carmen e Miguel saem para jantar. O Pensador diz aos outros objetos mágicos que devem se unir para vencer o Lúcio e suas maldades. Zezinho conta ao Xavier que seu pai insiste, para que ele lhe entregue o abajur, mas ele não pode fazer isso porque Cocó não lhe pertence. Lúcio já está perdendo a paciência com Raul, pois ele não consegue se apossar do abajur e decide pedir a Edith que se encarregue de consegui-lo. Cruz fica indignada ao ver o quarto do Xavier repleto de fotos, enfrenta Helga e começa a retirá-las. Lúcio obriga Henrique a assinar um contrato que só beneficia a ele. Os garotos estão reunidos quando Raul chega e leva seu filho com ele. Joaquim presencia tudo e não gosta nada de ver seu neto sair em companhia do pai.
Capítulo 46, 31 de maio de 2001 – Raul tenta mais uma vez convencer o filho a lhe entregar o abajur. Xavier conta ao pai que Raul obriga o Zezinho a fazer coisas que ele não quer. Miguel é de opinião que o Zezinho conte para sua mãe o que está acontecendo. Zezinho cede às pressões do pai e acaba lhe entregando o abajur. Lúcio recebe o abajur e o coloca ao lado do que ele já tinha. Miguel e Carmen saem novamente para jantar e se beijam justo no momento em que Lúcio e Raul entram no restaurante. Raul provoca a maior confusão no restaurante e depois se pega a tapas com Miguel. A polícia chega e leva os dois para a delegacia. Lúcio e Edith falam de amor e ela confessa que está disposta a fazer qualquer coisa por dinheiro. Raul pressiona Carmen e diz que só a deixará em paz no dia em que ela lhe entregar o Zezinho. Carmen não suporta mais o marido e confessa ao pai que está disposta a se divorciar o mais rápido possível. Edith conta a Helga que está trabalhando para Lúcio e Henrique. Marcela critica Carmen pelo seu relacionamento com Miguel. Henrique chama a atenção de Carmen por ter chegado atrasada no serviço. Miguel a justifica e diz que passaram a noite na delegacia e garante que fará qualquer coisa para ficar com ela.
Capítulo 47, 1 de junho de 2001 – Edy conta aos amigos que a partida de futebol foi suspensa. Raul visita o advogado da Carmen e oferece dinheiro, para que ele cuide de seus interesses. Helga adverte Edith para que tome cuidado com Henrique, pois costuma jogar sujo. Henrique critica o Miguel que, por estar apaixonado, anda se descuidando dos negócios. Edy descobre que desapareceram todos os ingressos para o jogo. Carmen é procurada por seu advogado, para que assine alguns papéis que, segundo ele, a livrarão para sempre do Raul. Depois de conseguir que Carmen assinasse todos os papéis, o advogado procura Raul para informar que com os documentos que tem em mãos conseguirá a custódia do Zezinho. Edy culpa a irmã, Lupita, pelo desaparecimento dos ingressos. Zezinho conta ao Serafim que entregou o abajur para o seu pai, pois caso contrário, ele lhe faria algo de mal. Zezinho e Cachito encontram o Guampi chorando. Eles tentam consolar o amigo e ele conta que está triste, porque seus pais não gostam dele. Helga começa a envenenar o Xavier contra a Carmen dizendo que seu pai, por culpa dela, vai deixar de amá-lo. Edy decide contar aos amigos que perdeu os ingressos para o jogo. A turminha fica furiosa e são taxativos em dizer que, se ele não encontrar o que perdeu, será expulso do clube. Enquanto Edy chora por ter perdido os ingressos, os Zorros estão felizes por tê-los em seu poder.
Capítulo 48, 2 de junho de 2001 – Raul mente para o Zezinho, diz que foi assaltado e que lhe levaram o abajur. Carmen conta ao Zezinho que Raul e Miguel brigaram feio no restaurante. Zezinho se decepciona com a história que a mãe acaba de lhe contar e depois pergunta ao avô por que os adultos mentem e se Carmen alguma vez mentiu para ele. Miguel tenta conversar com o filho, mas Xavier não atende. Guampi diz a Lalo e Lupita que não tem para onde ir e começa a chorar. Zezinho conta ao Serafim que não sabe onde está a Cocó, pois seu pai disse uma mentira. Miguel começa a acreditar que seu filho lhe esconde alguma coisa muito séria, mas não consegue que ele diga o que o atormenta. Os pais do Edy aceitam que o Guampi passe uns dias em sua casa. Lúcio finalmente consegue colocar os dois abajours lado a lado e vibra com a luminosidade que eles emanam. Alma diz aos objetos mágicos que logo acontecerá algo muito ruim. Helga surpreende Miguel conversando com Carmen e o acusa de estar abandonando o filho por causa dela. Xavier se irrita quando Helga conta a ele que foi ideia da Carmen que seu pai o levasse a um psicólogo. Quando Xavier e Zezinho se encontram, voltam a brigar por causa de seus pais.
Capítulo 49, 4 de junho de 2001 – Lúcio dá ordens ao Raul, para que diga ao Zezinho onde está o abajur. Raul cumpre as ordens do patrão e conta ao Zezinho que presenteou seu chefe com a Cocó e revela que Lúcio é o seu chefe. Alma aconselha Miguel sobre a maneira como deve tratar seu filho. Guampi lembra Edy de que deve levar os ingressos na reunião do clube. Marcela se opõe a tudo o que Carmen quer fazer na loja e diz que a viu beijando Miguel. Miguel garante para o filho que Carmen não teve nada a ver com a história do psicólogo. A turminha acusa Edy de ter entregue os ingressos ao Bernie e o expulsam do clube Alma avisa Zezinho, Serafim e Cachito de que chegou a hora de enfrentarem o mal. Lúcio aconselha Raul a pedir desculpas ao Zezinho e que procure um advogado. Carmen está conversando com os funcionários, quando chega Helga e começa a insultá-la. As duas conversam em particular e brigam pelo Miguel. Carmen diz que não pretende deixá-lo. Os garotos conseguem entrar na casa do Lúcio. Lúcio diz ao Henrique que tem que separar Miguel e Carmen.
Capítulo 50, 5 de junho de 2001 – Krako descobre os garotos e está a ponto de agredi-los, quando Serafim aparece para salvá-los. Lúcio garante que pode acabar com todos os invasores. O primeiro a ser surpreendido é Cachito que acaba sendo pendurado. Quando os outros garotos estão tentando deixar a casa são surpreendidos pelo Lúcio. Lúcio tenta fazer mal aos garotos. Alma os defende e briga com Lúcio. O advogado informa a Carmen que o documento que assinou dá ao Raul todos os poderes em relação ao Zezinho. Carmen se altera e insulta o advogado. Os garotos finalmente conseguem sair da casa do Lúcio, mas com a ajuda do Serafim, é claro. Miguel se oferece para ajudar Carmen a lutar pela guarda do Zezinho. Guampi volta para a casa de Edy e Lupita. O Pensador diz aos garotos que Alma não está morta, que somente se transformou e que enquanto eles estiverem fazendo o bem, ela continuará vivendo em seus corações. Raul garante ao Lúcio que em breve poderá lhe entregar Zezinho.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Serafim!