Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 21 a 30 da novela “Senhora do Destino”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 21, 21 de julho de 2004 – Dirceu acha que Giovanni está sendo irresponsável. Os dois brigam. Giovanni conta toda a história de Angélica. Maria do Carmo entra na emergência. A enfermeira tranquiliza-a sobre o estado de Angélica. Rita insiste para Constantino dar queixa, mas ele não quer se envolver com a polícia. Plínio pede que Giovanni e Dirceu parem de brigar. Dirceu avisa Maria do Carmo que está com o retrato da sequestradora. Viriato não entende a agressividade de Sebastião com ele. Maria do Carmo explode ao ver a fotografia de Nazaré e promete vingança. Dirceu diz que vai entregar a foto para um programa investigativo. Daiane e Shao Lin namoram.
Rita e Constantino trocam confidências sobre seus amores. Jandira vigia tudo. Danielle chora ao saber que Giovanni estava com uma garota na noite passada. O médico diz que Angélica está fora de perigo. Danielle fala que é apaixonada por Giovanni e Jenifer promete ajudá-la. Flaviana avisa Giovanni que Danielle teve um ataque, mas ela aparece mansinha. Plínio liga para Yara. Ela marca um encontro e lê uma pesquisa sobre pais de aluguel. Maria Eduarda estranha ao saber que o avô vai procurar emprego. Leandro chama Viriato para uma conversa. Viviane procura Maria do Carmo.
Capítulo 22, 22 de julho de 2004 – Viviane manda que Maria do Carmo pare de atacar Reginaldo em público. Maria do Carmo diz que não vai apoiar jamais o projeto político do filho. Viviane assume ter um caso com Reginaldo. Leandro conta para Viriato que Nalva quer se separar e diz que morrerá sem ela. Ele pede para Viriato conversar com a mulher. Sebastião se assusta quando o Barão conta que vai procurar emprego. Maria Eduarda fica furiosa ao saber que o pai parou de dar dinheiro ao Barão. Viviane diz para Reginaldo que Maria do Carmo falou horrores dele. Maria Eduarda briga com o pai por causa do avô.
O Barão não consegue o emprego em um hotel, mas decide procurar outros. Laura acha que ele deve desistir. Leonardo se recusa a pedir desculpas ao Barão. Nalva chora quando Viriato diz que não há a menor possibilidade de haver algo entre eles. Plínio garante estar do lado de Viriato. Dirceu entrevista candidatas a empregada. O porteiro se surpreende com a boa aparência de Aretuza, que não é recebida por Dirceu. João Manoel marca encontro com Regina. Dirceu avisa Maria do Carmo que a entrevista com ela irá ao ar em breve. Crescilda vê Nalva chorando. Maria do Carmo pergunta a Nalva porque ela está chorando.
Capítulo 23, 23 de julho de 2004 – Maria do Carmo pede que Nalva se abra com ela. Nalva confessa que não está feliz e Maria do Carmo pede que ela resolva a situação, para não fazer Leandro mais infeliz. Sebastião, escondido, ouve toda a conversa. Janice ameaça se separar se Sebastião contar para a irmã sobre Nalva e Viriato. Maria Eduarda sai com Thomas para felicidade de Gisela. Thomas declara o seu amor por Maria Eduarda e promete ir com calma. Maria do Carmo resolve fazer um jantar de família e manda Viriato avisar Nalva e Leandro. Ele se recusa e pede para ela pedir a outra pessoa.
Plínio salva o irmão e se prontifica a dar o telefonema. Nalva não quer ir ao jantar, mas Leandro insiste. Viviane quer ir ao jantar com Reginaldo, que impede. A enfermeira é grosseira com Angélica, que chora. O Barão e Laura ficam desolados ao saber que a despensa está vazia. Flaviana sugere que Giovanni contrate um professor de boas maneiras. Dirceu acha que Clementina deve publicar um livro com suas receitas. Shao Lin dá um novo urso de pelúcia para Daiane. Sebastião faz um improvisado discurso sobre o amor familiar e pede que todos reflitam sobre isso. Nalva abaixa os olhos e Maria do Carmo percebe.
Capítulo 24, 24 de julho de 2004 – Reginaldo quer conversar sobre a visita de Viviane, mas Maria do Carmo pede que seja em outro dia. Janice diz que ama Sebastião e que se emocionou com seu discurso. Daiane é arrogante com Rita e diz que ninguém mais manda nela. Maria do Carmo pede que Dirceu a leve ao hospital. Sebastião bate o telefone, quando Venâncio liga para falar com Janice. Reginaldo coloca os filhos para dormir. Viviane telefona se insinuando, mas ele desliga o telefone. Bianca diz que jamais vai aceitar Viviane. Giovanni e Danielle se encontram com Maria do Carmo e Dirceu no hospital. Maria do Carmo decide que Angélica irá para a sua casa quando ficar boa. Rita briga com Daiane.
Maikel e Daiane jantam juntos e ela sente enjoo. Thomas beija Maria Eduarda, que pensa em Viriato. Yara procura Feitosa para saber as implicações legais de ter um filho, sem criar vínculo algum com o pai. Dirceu escreve a sua nova coluna sobre política. Maria do Carmo se diverte porque Dirceu escreveu uma nota sobre um vereador da Baixada, e tem certeza que Reginaldo vai odiar. Viviane aconselha Reginaldo a mandar um uísque para Dirceu agradecendo a nota. Maria do Carmo se abraça com Angélica. Dirceu manda Giovanni assistir à entrevista de Maria do Carmo. Maria do Carmo apresenta Angélica a todos em sua casa e diz que só fará o exame de DNA quando ela estiver mais forte. Angélica olha assustada para tudo em volta.
Capítulo 25, 26 de julho de 2004 – Aretuza conta para Dirceu que cuidou do marido por 20 anos e que ele a largou e que ela só sabe fazer tarefas domésticas. Ele promete decidir no dia seguinte se a contrata. Constantino leva Rita para visitar Cigano no presídio. Daiane continua enjoada e Shao Lin expulsa-a do lado dele. Do Carmo a vê vomitando. Cigano ameaça Rita e manda-a conseguir dinheiro para pagar um bom advogado para ele. Constantino se revolta ao ver Rita abalada e a beija. Rita vai embora de ônibus. O Barão conta para Laura que não conseguiu emprego.
Gisela sugere que Leonardo peça um emprego para o Barão a Thomas Jefferson. Thomas arranja um cargo e o Barão aceita. Duda tenta financiar o jantar que o avô quer dar para o deputado, mas o Barão não aceita. Maria do Carmo aguarda ansiosa a sua entrevista na TV. Plínio e Yara vão a um motel. Todos assistem ao programa sobre a sua busca de Do Carmo por Lindalva. Josivaldo a vê na televisão. José Carlos vê o programa, acusa Nazaré de tê-lo enganado e diz que vai denunciá-la. Nazaré tenta impedi-lo e acaba revelando a verdade. Ele confessa-se enojado. Nazaré o empurra escada abaixo. Ela se aproxima do marido, que abre o olho e agarra o seu pulso.
Capítulo 26, 27 de julho de 2004 – José Carlos sente fortes dores no peito. Nazaré confessa que Isabel não é sua filha e que ela trabalhava na casa de Madame Berthe. Ele pede que ela pegue o remédio. Isabel chega em casa, acode o pai e Nazaré joga o remédio fora. José Carlos morre nos braços da filha. Nazaré rasga a blusa, corre aos gritos se atirando sobre o marido. Dirceu diz a Maria do Carmo que chegaram várias denúncias na produção do programa, que irá investigar. Nazaré desmaia e é atendida por Dr. Virgílio, mas cospe o remédio assim que ele sai. Angélica diz a Maria do Carmo que gostaria muito que ela fosse a sua mãe. Maria do Carmo pergunta sobre a pinta na perna de Angélica, que ela acha ser de nascença.
Isabel consola a irmã, Cláudia, que fica cismada. Nazaré escuta escondida a conversa das duas. João Manoel dá um beijo em Regina e diz que deseja namorá-la. Sebastião se preocupa com o encontro da filha. Yara dispensa Plínio, porque precisa trabalhar e marca encontro no outro dia. Cláudia diz a Isabel que vai se mudar, porque Nazaré a detesta. Isabel pede que ela fique e promete que vai conversar com Nazaré. Josivaldo embarca para o Rio de Janeiro. Viriato diz a Edgard que Maria Eduarda é uma página virada de sua vida. Gisela mostra-se injuriada com o menu que Laura vai preparar para o jantar para Thomas. O Barão diz a Laura que jamais venderá aquilo, o único bem deles. Reginaldo descobre Viviane em sua cama. Ela diz que eles precisam assumir a relação. Isabel pede que Nazaré se arrume para ir ao velório. Nazaré diz que não consegue mexer as pernas.
Capítulo 27, 28 de julho de 2004 – Nazaré tenta se levantar, mas cai. Jacques diz a Isabel que só pode ser psicológico. Nazaré se recusa a ir ao enterro de cadeira de rodas e diz que não é preciso chamar o médico. Cláudia acha estranho e Isabel pede que ela pare de implicar com a sua mãe. Nazaré conta para a filha que Zé Carlos só deixou dívidas. Isabel diz que jamais abandonará a mãe. Maria do Carmo lê a reportagem que a coloca como um exemplo. Viviane diz a Reginaldo que ele precisa faturar para a sua campanha a notoriedade de Maria do Carmo.
Nazaré se levanta, descobre uma apólice de seguro, cuja beneficiária é Cláudia. Liga para a corretora e fica sabendo que somente a enteada pode receber, mas mente que ela está no exterior. Constantino diz a Rita que sente afeto por ela, mas que não teve a intenção de desrespeitá-la. Rita pede desculpas por ter sido grosseira com ele, mas não aceita uma carona que ele oferece. Isabel e Cláudia enterram o pai. Josivaldo lê a reportagem sobre Maria do Carmo. Reginaldo diz a Dirceu que quer contar a sua versão do sequestro de Lindalva.
Capítulo 28, 29 de julho de 2004 – Dirceu diz que está ocupado fechando a sua coluna. Reginaldo insiste. Alberto, Shirley e Jacques consolam Isabel e Cláudia. Nazaré diz a Isabel que teve um pesadelo e finge desespero ao confirmar que o marido morreu. Josivaldo se hospeda em um hotel barato. Reginaldo sugere aparecer na televisão fazendo um apelo. Dirceu diz que ele é um vigarista que não quer ajudar a mãe, mas aparecer. Reginaldo coloca panos quentes, mas Dirceu o expulsa. Na portaria, Reginaldo ouve Aretuza perguntando por Dirceu. Shao Lin manda Daiane ir embora para casa. Maria do Carmo vai à academia de Shao Lin e leva Daiane ao médico.
Viriato conta para Angélica seus planos para um restaurante. Clementina garante que ele é um cozinheiro de mão cheia. Laura levanta os preços em bufês para o jantar. Sebastião sugere que Viriato faça o jantar e empresta dinheiro aos patrões. Maria Eduarda marca a data do jantar com Thomas Jefferson, que manda o Barão levar os documentos ao seu gabinete. Leonardo e Gisela debocham do jantar, para irritação da filha. Daiane conta para Maria do Carmo que já está com Shao Lin há três meses. Josivaldo liga para a loja, mas não encontra Maria do Carmo. Nazaré esconde a apólice. Giovanni vibra ao saber que saiu uma revista de celebridades com a sua foto. Reginaldo culpa Viviane e garante que Dirceu vai pagar. Dirceu beija Maria do Carmo e conta que Reginaldo o procurou.
Capítulo 29, 30 de julho de 2004 – Nazaré continua fingindo não poder andar. Plínio pede desculpas a Yara por se atrasar. Ela leva-o para o motel. Viviane diz a Reginaldo que eles precisam acabar a relação de Maria do Carmo e Dirceu, o que irá enfraquecê-los. Maria do Carmo conta para Clementina que Shao-Lin engravidou Daiane. Bianca implica ao ver Viviane no carro de Reginaldo. O pai avisa que Viviane vai jantar com em sua casa e coloca Bianca de castigo no quarto. Shao Lin se agarra com Larissa. Clementina manda que Maria do Carmo conte para Daiane sobre a gravidez e depois converse com Rita. Giovanni morre de vaidade ao ver sua foto em meia página. Flaviana debocha de sua roupa. Giovanni convida Viriato para ser seu personal stylist, mas ele não aceita. Giovanni decide jantar no restaurante com a família.
Nazaré diz a Isabel e Cláudia que estão totalmente sem dinheiro e se oferece para cuidar do inventário. Cláudia fala que assina a procuração, depois de consultar um advogado. As duas brigam. Nazaré diz que Cláudia jamais a perdoou porque o pai largou a mãe por causa dela. Cláudia diz que jamais vai dar a procuração. Nazaré se levanta desafiadora e Isabel comemora por ela estar boa. Ela desaba no chão, paralisada de novo, com o rosto retorcido. Isabel coloca-a nos braços e promete jamais abandoná-la. Maria Eduarda diz a Thomas que nunca mais procurou Viriato. Clementina bate em Shao Lin. Josivaldo vê Plínio e Yara se agarrando no carro. Josivaldo, ao ouvir o nome Plínio, tem um choque e repete alto.
Capítulo 30, 31 de julho de 2004 – Plínio pensa que ele está chamando-o. Josivaldo diz que somente repetiu o nome ouvido. Plínio confirma que é filho de Maria do Carmo. Flaviana elogia a atitude de Giovanni de jantar no restaurante elegante. Dr. Fábio diz a Isabel que Nazaré teve apenas uma crise nervosa. Nazaré, meio dopada, faz charme para o médico. Scarfeice toma satisfações de Constantino que pára o táxi na frente da academia. Shao Lin fica lívido ao saber que Daiane está grávida. Angélica entra no quarto de Lindalva. Clementina conta para Constantino que Shao Lin vai dormir na academia. Cláudia diz a Isabel que Nazaré sempre teve má vontade com ela. Isabel pede que ela tenha calma e reafirma a sua amizade com a irmã.
Maria do Carmo fica furiosa ao encontrar Angélica no quarto de Lindalva. Acaba chorando ao falar da filha e Angélica a consola. Plínio se lembra de Yara. Maria do Carmo conta para Angélica que ela não é sua filha porque Lindalva não tinha um sinal na perna. Angélica chora desconsolada. Giovanni pede ajuda já que não conseguiu que Viriato virasse o seu personal stylist, mas ninguém sugere alguma coisa. Sebastião interrompe a troca de carinhos fogosa entre Regina e João Manoel. Constantino dá duas bofetadas em Shao Lin, que morre de medo. Nalva olha para Leandro e pensa em Viriato. Angélica diz que deseja encontrar a sua família. Maria do Carmo avisa que até encontrar sua mãe, Angélica ficará morando em sua casa.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 40 de Senhora do Destino!