Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 171 a 180 da novela “Senhora do Destino”, exibida pela Globo em 2004/2005.
Capítulo 171, 12 de janeiro de 2005 – Reginaldo pergunta a Josivaldo quem é Mirna. Josivaldo não revela que Mirna é Nazaré. Bianca diz a Bruno que acha que a morte de Cigano vai acabar de vez com o namoro entre ele e Daiane. Bruno fica revoltado, mas Bianca o convence a esperar a decisão de Daiane. Shao Lin garante a Daiane que não teve nada a ver com o sequestro de Bruno e ela acredita. Edgard vai até a clínica e pede para conversar com Isabel. Leandro conta para Cláudia que Nalva perdeu o bebê. Ubiracy mostra a Nalva que Thomas lhe enviou um caminhão de flores e a obriga a ligar e agradecer.
Leandro diz a Cláudia que agora só resta ele e Nalva cuidarem de seu divórcio. Edgard implora que Isabel o perdoe. Isabel conta que está grávida e Edgard desmaia. Viviane entra no quarto de Nazaré que, meio sedada, pensa que ela é Isabel. Edgard pergunta a Isabel se a gravidez dela significa que eles voltaram. Isabel diz a Edgard que precisa ir com calma, pois quer saber antes o que vai acontecer com Nazaré. Nazaré acorda, vê Viviane e exige saber quem ela é. Edgard se declara para Isabel, que fica tocada e acaba beijando-o. Viviane fala para Nazaré que está ali para lhe propor um pacto e garante que vai voltar a procurá-la. Nazaré pensa que pode tirar grandes vantagens de um pacto com Viviane e Reginaldo.
Capítulo 172, 13 de janeiro de 2005 – Angélica diz a Plínio que está louca para ficar grávida e ele se anima para ser pai novamente. Yara diz a Maria do Carmo que está querendo ir embora daquela casa com Dado e pede que ela converse com Plínio. Maria do Carmo acha que ela está sendo injusta com Plínio e se recusa a ajudá-la. Laura mostra a Alfred as joias que vai vender para viajar com Hipólito para Paris, deixando-o ressabiado.
Madruga vê Crescilda toda produzida para fazer o show e fica interessado. Yara fala para Plínio que vai levar Dado embora. Maria Eduarda descobre que seu saldo está negativo e pede ajuda a Gisela, que lhe empresta o dinheiro. Edmundo se apresenta para Isabel e conta que foi ele quem aconselhou Nazaré a se fingir de maluca. Isabel fica indignada ao saber que tudo o que Nazaré fez foi apenas tática. Isabel fala para Nazaré que tudo nela é falso, inclusive o amor que diz sentir por ela. Isabel diz a Nazaré que ela a roubou de sua mãe e que espera que ela pague por tudo o que fez.
Capítulo 173, 14 de janeiro de 2005 – Nazaré insulta Isabel. Isabel diz a Nazaré que não sente mais nada por ela e manda que ela não a procure nunca mais. Plínio diz a Yara que ela não vai levar Dado embora de jeito algum. Eles discutem aos berros e acabam se engalfinhando. Nazaré se desespera, mas jura que ainda vai se reerguer. Angélica ouve Plínio e Yara discutindo por causa de Dado e chora muito. Maria do Carmo vê e fica sem entender nada. Giovanni fala para Maria do Carmo que Isabel brigou com Nazaré. Maria do Carmo mal cabe em si de felicidade. Cláudia vê Isabel chorando muito e a consola. Nazaré se lembra de quando seduziu Edmundo para convencê-lo a defendê-la.
Isabel pede perdão a Cláudia por não ter acreditado nela durante tantos anos. Cláudia percebe que Isabel finalmente viu quem Nazaré é de verdade e fica radiante. Ela pede que Isabel se lembre de tudo o que Maria do Carmo fez por ela. Dirceu diz a Guilhermina que gostaria de lançar o Diário de Notícias sem brigar com ela. Guilhermina permanece inflexível, para ódio de Dirceu. Reginaldo pede que Viviane continue internada na clínica até conseguir falar com Nazaré. Angélica explica para Plínio que se sente em desvantagem em relação a Yara, pois não tem um filho dele. Plínio garante a Angélica que é só uma questão de tempo até ela ficar grávida. Isabel vai até a casa de Maria do Carmo e pede a Leandro para falar com ela.
Capítulo 174, 15 de janeiro de 2005 – Dirceu vai até o quarto de hotel de Guilhermina e exige que ela ouça o que ele tem a dizer. Reginaldo vê que há um guarda na porta do quarto de Nazaré e sugere a Viviane que ela o seduza para poder entrar. Maria do Carmo fica muito nervosa ao saber que Isabel quer falar com ela. Leandro diz a Maria do Carmo que ela vai conquistar Isabel. Cícera fala para Giovanni que Isabel e Maria do Carmo vão conversar e ele decide ir até lá. Dirceu e Guilhermina discutem e acabam se beijando. Guilhermina expulsa Dirceu de seu quarto, mas no fundo gosta de tê-lo beijado. Dirceu se arrepende de ter beijado Guilhermina e se sente culpado por causa de Maria do Carmo.
Shirley confessa para Alberto que já namorou o Dr. Marcos, mas explica que ele é casado. Jacques bebe escondido de Alberto. Viviane engana o guarda, entra no quarto de Nazaré e pede para falar com ela. Maria do Carmo mostra a Isabel o quarto, com todas as coisas que comprou para ela ao longo dos anos. Viviane propõe a Nazaré um pacto para destruir Maria do Carmo e garante que Josivaldo também vai fazer parte do plano. Josivaldo recebe os papéis de seu divórcio e fica abalado. Isabel tenta explicar para Maria do Carmo como está se sentindo, mas se atrapalha com as palavras. Maria do Carmo pede que Isabel lhe dê um abraço.
Capítulo 175, 17 de janeiro de 2005 – Maria do Carmo e Isabel se abraçam. Isabel chama Maria do Carmo de mãe pela primeira vez. Isabel fala para Maria do Carmo que está grávida e ela garante que já tinha percebido, deixando-a impressionada. Nalva sai com Thomas. Nazaré jura que vai dar um jeito de separar Isabel e Maria do Carmo. Nazaré diz a Josivaldo que eles deveriam se casar e ele acaba concordando. Shao Lin manda que sua turma descubra quem está por trás do sequestro de Bruno para que ele possa limpar seu nome. Edmundo fala para Nazaré que a notícia de seu casamento pode ajudar no pedido de liberdade provisória.
Josivaldo não tem muita certeza se tomou a decisão certa. Dirceu avisa Cláudia que pode ser que Nazaré não pegue muito tempo de cadeia. Cláudia diz a Dirceu que acha que Nazaré matou seu pai e garante que vai fazer de tudo para provar. Guilhermina percebe que Laura está com o Mal de Alzheimer e revela a Alfred que Josefa teve a mesma doença. Alberto descobre que Jacques está bebendo escondido. Isabel pede para dormir em seu quarto na casa de Maria do Carmo. Yara fala para Plínio que vai embora com Dado.
Capítulo 176, 18 de janeiro de 2005 – Yara diz a Plínio que já está com tudo planejado para levar Dado embora. Cláudia olha para o retrato de seu pai e jura que vai fazer com que Nazaré pague pela morte dele. Daiane garante a Bruno que não quer terminar o namoro com ele, deixando-o radiante. Nalva deixa claro para Thomas que não vai perder tempo se ele não estiver disposto a casar com ela. Thomas vai embora, mas Nalva não se abala, pois tem certeza de que ele vai voltar. Eleonora diz a Jenifer que vai começar a procurar um apartamento para elas morarem com Renato.
Giovanni leva toda a sua família para ver o show de Crescilda. Crescilda engasga ao ver Giovanni e não consegue cantar, para desespero de Ubiracy. Giovanni diz a Crescilda que quis ouvi-la cantar para saber se ela serviria para puxar o samba na Unidos de São Miguel. Crescilda se anima, faz um show maravilhoso e é contratada por Giovanni. Edmundo fala para Nazaré que ela terá que ficar presa até que ele consiga sua liberdade provisória. Isabel diz a Edgard que quer voltar para seu emprego no restaurante, deixando-o radiante. Yara percebe que Plínio sumiu com Dado e fica desesperada.
Capítulo 177, 19 de janeiro de 2005 – Maria do Carmo pede a ajuda de Giovanni para trazer Plínio de volta. Nazaré deixa que os repórteres tirem sua foto ao chegar na delegacia e garante que vai provar que Isabel é sua filha. Danielle fica furiosa ao ver Giovanni correr para ajudar Maria do Carmo e diz que vai ficar com Venâncio. Eleonora teme que Giovanni vá fazer algum mal para Venâncio e decide avisá-lo. Jacques fica furioso ao descobrir que Alberto jogou fora todas as bebidas que ele tinha em casa. Isabel fica triste ao saber que Nazaré foi presa, mas garante a Maria do Carmo que não vai vê-la na cadeia. Plínio vai com Dado para uma pousada em Itaipava. Giovanni manda Madruga procurar Plínio.
Maria Eduarda fala para Dorgival que ele tem que entregar sua casa até o fim do mês ou ela irá processá-lo. O filho de Dorgival anota a placa do carro de Maria Eduarda. Maria do Carmo fica furiosa ao saber que Nazaré conseguiu liberdade provisória. Reginaldo hesita em concordar com o casamento de Josivaldo, mas ele e Viviane acabam convencendo-o de que Maria do Carmo não o ama e merece sua vingança. Plínio descobre que não pode se hospedar em lugar algum com Dado se não puder provar que é seu pai. Leonardo leva Gisela até a casa de Laura e acaba encontrando Maria Eduarda.
Capítulo 178, 20 de janeiro de 2005 – Leonardo se emociona ao ver Maria Eduarda, mas ela o ignora completamente, deixando-o furioso. Gisela pede que Leonardo vá embora, mas não consegue evitar que ele insulte Maria Eduarda diante de Guilhermina. Nazaré encontra Cláudia e Leandro em sua cama e os ataca, furiosa. Isabel vê Nazaré e decide chamá-la de mãe para ver se consegue controlá-la. Nazaré fica com ódio de Isabel, mas finge fazer o jogo dela. Leandro espera que Nazaré se distraia e consegue imobilizá-la. Nazaré diz a Isabel que foi solta porque conseguiu provar que ela é mesmo sua filha através de um exame de DNA, mas Isabel não acredita.
Cláudia se dá conta de que Nazaré vai insistir em ficar morando em sua casa. Plínio tenta fugir com Dado, mas Madruga e seus capangas o cercam. Jurema comenta que Laura está cada vez mais esquecida, deixando Alfred preocupado. Isabel diz a Cláudia que não quer ficar morando com Nazaré e pede a Edgard para ir para a casa dele. Edgard fica radiante. Leandro tenta convencer Cláudia a sair da casa também, mas ela afirma que seu lugar é ali. Plínio descobre que foi Maria do Carmo quem mandou Giovanni procurá-lo e diz que ela o traiu.
Capítulo 179, 21 de janeiro de 2005 – Yara leva Dado embora, deixando Plínio arrasado. Giovanni vê Danielle e Venâncio juntos. Danielle fica apavorada. Cláudia tropeça, cai da escada e fica desacordada no chão. Nazaré observa. Giovanni e seus capangas levam Venâncio até um local afastado. Danielle pergunta a Flaviana se ela acha que Giovanni pode machucar Venâncio e ela garante que sim. Nazaré checa a pulsação de Cláudia e fica radiante ao perceber que o coração dela não está batendo. Ela diz no ouvido de Cláudia que não a matou, mas matou seu pai. Shirley toca a campainha da casa de Nazaré. Leandro vê Shirley batendo na porta de Nazaré e tem uma sensação ruim ao perceber que Cláudia não atende a porta.
Nazaré diz a Leandro que Cláudia está morta, mas garante que não teve nada a ver com aquilo. Leandro vê Cláudia desacordada e se desespera. Guilhermina elogia Viriato para Maria Eduarda, mas não gosta de saber que ele é sobrinho de Sebastião. Venâncio garante a Giovanni que ama Danielle e prefere morrer a perdê-la. Giovanni decide dar a mão de Danielle em casamento a Venâncio e diz que insiste em ser o padrinho, deixando-o pasmo. Leandro acusa Nazaré de ter matado Cláudia e garante que vai mandar prendê-la. Cláudia acorda, para espanto de Nazaré.
Capítulo 180, 22 de janeiro de 2005 – Leandro quase desmaia de felicidade ao ver que Cláudia está bem. Nazaré se dá conta de que, depois que se casar com Josivaldo, vai se tornar madrasta de Isabel e sogra de Cláudia. Cláudia se lembra de que Nazaré confessou ter matado seu pai e desmaia. Reginaldo diz a Viviane que vai colocar dois seguranças para vigiar Bruno, sob o pretexto de protegê-lo. Shao Lin manda Gato ter certeza de que Seboso participou do sequestro de Bruno e então oferecer para ele um emprego na academia.
Giovanni confessa para Flaviana que ficou triste em dar a mão de Danielle para Venâncio, mas sabia que era isso o que tinha que fazer. Plínio decide virar um homem responsável e trabalhar na loja de Maria do Carmo, para felicidade dela e de Angélica. Leonardo diz a Alfred que gostaria de fazer as pazes com Maria Eduarda. O mordomo então diz ao empresário que ele precisa dar o primeiro passo. O médico diz a Leandro que Cláudia está em choque por causa do susto, mas garante que ela está bem fisicamente. Cláudia jura para si mesma que vai vingar a morte do pai.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 181 a 190 de Senhora do Destino!
