Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Rebelde” (mexicana), exibida pelo SBT em 2005 e reprisada em 2013.
Capítulo 16, 5 de setembro de 2005 – Roberta, Miguel, Nico e Josy se integram ao grupo coreográfico de Mia. Roberta diz à professora que quer formar seu próprio grupo coreográfico misto e a professora concorda. Franco comenta com Peter que teve um sócio cujo sobrenome era Arango e é curioso que Miguel tenha o mesmo sobrenome e que seu pai tenha morrido de forma trágica. Giovanni ameaça Pilar e deixa claro que ela se arrependerá caso continue falando dele em seus bilhetes anônimos. Diego tenta intimidar Roberta para que ela não fale dele em seu trabalho sobre ética e ameaça contar ao diretor que ela esconde um menino. Miguel diz para Celina que eles pertencem a mundos diferentes e deixa claro que não mudará sua maneira de ser. Mia acusa Miguel de mandar espiá-la.
Capítulo 17, 6 de setembro de 2005 – Miguel beija Mia. Mia propõe que os dois se esqueçam mutuamente pois para ela, ele não existe. Miguel responde que aceita pois ela também não existe para ele. Diego conta ao diretor do colégio que Roberta esconde um menino em seu quarto. Quando o diretor a interroga, Roberta se faz de desentendida e diz que não é a primeira vez que Diego tenta prejudicá-la. Ela diz também que estava sendo pressionada pelo garoto para que não entregasse seu trabalho de ética. Marcelino se esconde em um caminhão abandonado. Roberta promete levar algumas coisas para que ele se distraia. O professor de ética diz aos alunos que leu todos os trabalhos e o que ele mais gostou foi o de Roberta e pede que o leia em voz alta. Leon chega nesse momento. Roberta fica muito nervosa mas, mesmo assim, consegue ler o trabalho. Depois ela explica a Leon que falou sobre Diego porque ele sempre humilha todos no colégio e, além de nunca ser repreendido, o diretor ainda recebe um carro zero de presente. Brincalhona, ela diz que sua mãe vai presentear o diretor com um iate para que ela não seja expulsa do colégio. Leon previne Roberta para que não se meta com Diego. Miguel encontra em seu quarto um papel timbrado.
Capítulo 18, 7 de setembro de 2005 – Miguel encontra seu quarto todo desarrumado e um cartão com uma mão impressa. Leon leva cães treinados até o colégio, diz para Roberta que encontrará o menino e provará que Diego não mentiu. Josy tenta impedir a passagem dos cães e é mordida por um deles. Roberta diz a Josy que admira sua coragem pois ela jamais enfrentaria os cães. Josy responde que dói menos a mordida de um cão do que ver um menino ser levado para o orfanato. Mia conversa com Vick e admite ter dito que tinha um encontro com Diego embora soubesse que ele estaria com ela. Josy diz a Mia que Lupita foi embora do colégio porque não suportou tanta gozação. Maíra diz a Lupita que não deve abandonar o colégio. O diretor encontra uma bola entre os pertences de Roberta e pergunta de quem é.
Capítulo 19, 8 de setembro de 2005 – Sarcástico, Pascoal diz para Roberta que os brinquedos não podem ser de seus colegas pois eles já são grandes. Roberta e Mia procuram Lupita para pedir a ela que volte para o colégio. Maíra informa que Lupita viajou com os pais. Roberta não acredita e pede a Mia que a ajude a preparar um plano para fazer Lupita sair do lugar onde está escondida. Lupita apresenta as duas para sua irmã e conta que ela sofre de síndrome de Down e precisa de muitas coisas. Mia e Roberta convencem Lupita a voltar para o colégio. Miguel diz a Nico que a seita existe e conta que foi torturado e ameaçado de morte caso a deixasse. Vick diz a Mia que saiu com Tomás para se vingar de Diego e se não lhe disse nada foi para não prejudicá-la. Vick pede a Mia que voltem a ser amigas. Miguel encontra em sua cama um envelope com um bilhete marcando um encontro na piscina coberta.
Capítulo 20, 9 de setembro de 2005 – Josy diz a Roberta que entre os documentos que enviou a Marcelino está sua história e a relação de todos os orfanatos por onde passou, porém, só consta a rubrica da pessoa que o levou para este colégio. Roberta diz que com a rubrica poderá descobrir a identidade da pessoa e, acrescenta que fará de tudo para estragar a festa que acontecerá logo mais à noite. Mia fica furiosa com Miguel por tê-la chamado de histérica. Miguel responde que ela é uma garota mimada que vive num mundo de fantasias e sofrerá muito quando tiver que viver a realidade. Miguel encontra na piscina uma caixa contendo informações sobre os alunos bolsistas que sofreram acidentes dentro do colégio. Ele comenta com Nico o que acaba de descobrir e diz que não fugirá como um cão assustado. Roberta convence os garotos a irem para a balada e eles fogem do colégio. Marcelino, disfarçando a voz, liga para a polícia. Pascoal e Estevão são flagrados rondando o colégio. Eles tentam fugir mas são presos. No bar, Diego diz a Roberta que ela vai pagar por tê-lo ridicularizado diante de seu pai. Ele tenta beijá-la e ela o empurra. Diego insiste, diz ter certeza de que ela o ama e a beija.
Capítulo 21, 12 de setembro de 2005 – Roberta diz a Diego que ele lhe dá nojo. Pascoal explica aos policiais que é diretor do colégio e, provavelmente, foi um deles que telefonou. Estevão diz ao diretor que não há nenhum aluno do quarto ano no colégio. No barzinho, Mia critica Vick por paquerar Tomás sem se importar que Diego estava diante deles. Celina, bêbada, começa a dançar e a tirar a roupa. Os rapazes começam a brigar entre eles. A polícia aparece e Franco consegue livrá-los de serem presos. Alma explica que são travessuras de adolescentes. Franco exige que o diretor tome providências para que os alunos não voltem a escapar. Alma sai em defesa dos alunos, diz que eles estão em um colégio e não numa prisão. Diego aconselha os rapazes a contarem ao diretor que foi Roberta quem planejou tudo, pois assim não terão mais problemas. Roberta diz ao professor que foi ela quem planejou a festa. Alma diz a Roberta que está orgulhosa por ela defender com tanto afinco os seus ideais. Giovanni diz a Diego que Tomás está a fim de ficar com Vick.
Capítulo 22, 13 de setembro de 2005 – Diego recebe um bilhete anônimo dizendo que Vick e Tomás são namorados. Diego pergunta a Tomás se ele está mesmo namorando com Vick, mas ele nega. Mia pergunta a Vick se ela tem noção do que provocou. Alma convence o diretor do colégio a não expulsar Roberta. Ele diz que atenderá o pedido só se ela se comprometer a submeter a jovem a um tratamento psicológico. Ao sair do colégio os integrantes da Seita, em uma caminhonete, tentam atropelar Miguel, mas um policial o ajuda. A caminhonete tenta atropelá-lo novamente mas, por sorte, tanto ele quanto o policial conseguem escapar ilesos. Fabiano telefona para Roberta e informa que terá que viajar a trabalho, por isso, deve levar Marcelino para um orfanato pois não pode levá-lo com ele. Mia fica furiosa ao saber que seu pai não quer lhe devolver seus cartões de crédito. Ela decide pedir explicações ao pai e surpreende ao encontrar Miguel em sua casa.
Capítulo 23, 14 de setembro de 2005 – Mia acusa Miguel de estar roubando e começa a gritar. Vick e Celina aparecem. Miguel diz a Celina que foi vê-la para saber se estava bem. Franco diz a Mia que foi ele quem permitiu a entrada de Miguel. Leon diz a Diego que já está sabendo que Tomás roubou sua namorada. Ele instiga Diego a se vingar e se não o fizer é porque é um covarde. Roberta diz a Marcelino que Fabiano viajou e pediu que o mandasse para um orfanato, por isso, se o encontrarem no esconderijo ela também será castigada. O grupo da Seita decide deixar Miguel em paz e começam a infernizar Nico. Alice diz a Nico que recebeu um telefonema avisando que seu pai está em estado muito grave e recebe permissão para sair imediatamente. Miguel e Mia voltam a discutir violentamente.
Capítulo 24, 15 de setembro de 2005 – Miguel encontra Celina dançando e, chateado, a acusa de ter mentido para ele. Ela explica que mentiu para que não pensasse mal de Mia, que na realidade gostaria de estar em seu grupo de dança mas, como para ela a aparência é fundamental, sua forma física destoa das outras garotas. Miguel a aconselha a ter coragem e dizer a Mia que quer fazer parte de seu grupo de dança. Giovanni diz a Diego que deve parar de fazer essa cara de sofrimento pois todo o colégio zomba dele. Celina diz a Mia que quer fazer parte de seu grupo. Mia, surpresa, argumenta que os ensaios estão muito avançados. Roberta comenta com Lupita o que Mia fez com Celina e diz que sua amiga não tem boa índole. Lupita admite que se sentiu muito mal ao ver Celina chorando. Josy comenta que talvez agora Celina deixe de andar atrás de Mia e Vick como um cachorrinho. Nico diz a Miguel que seu pai não sofreu nenhum infarto e que tudo não passou de uma brincadeira. Nico se assusta ao encontrar uma carta da Seita. Miguel parabeniza Celina por ter enfrentado Mia e diz que, embora tenha sofrido, deve se sentir feliz por ter percebido o caráter de Mia. Pascoal pergunta a Alice quem entregou a carta anônima.
Capítulo 25, 16 de setembro de 2005 – Diego e o diretor do colégio recebem um bilhete anônimo falando de Vick. Diego e Roberta discutem. Alice os surpreende e eles fingem que se atraem e se beijam. Eles dizem que se sentem muito atraídos um pelo outro e, por isso, preferem manter distância. Alice adverte que da próxima vez contará tudo ao diretor do colégio. Diego diz a Roberta que desconfia que ela anda se encontrando com o garoto que o agrediu e garante que vai investigar o assunto. O diretor diz a Vick que o seu comportamento poderá comprometer a reputação do colégio, por isso, decidiu expulsá-la. Nico conta a Miguel que foi agredido pelo grupo da Seita. Mia e seu grupo se apresentam. Mia faz um movimento em falso e tropeça. A professora comunica a ela que seu tempo já terminou e agora vai avaliar as outras alunas. O grupo de Roberta se apresenta e a professora diz que elas já estão no grupo de dança. Celina diz a Mia que agora consegue vê-la tal como é e já não quer ser sua amiga. Diego encontra Marcelino.
Capítulo 26, 19 de setembro de 2005 – Mia encabeça uma manifestação para que Vick seja reincorporada à escola. Nico encontra seus pertences queimados, Miguel sacode Téo e diz que com certeza ele é o culpado pois pertence a seita. Henrique separa os dois e garante que Téo não tem nada a ver com o que aconteceu. Marcelino dá um anel de presente a Roberta, diz que o comprou com seu primeiro salário e diz que é para que o aceite como seu irmão até que a morte os separe. Raquel diz a Mia e Miguel que devem visitar Celina pois ela está muito mal. Vick volta para o colégio. Franco recrimina Mia por ter encabeçado a manifestação. Ela critica o pai por ser tão ausente e não participar dos momentos importantes de sua vida e ironiza dizendo que se quiser castigá-la que o faça via e-mail. Alma pergunta a Roberta para quem é a roupa de menino que comprou. Mia e Miguel estão na enfermaria cuidando de Celina. Miguel adormece nos braços de Mia.
Capítulo 27, 20 de setembro de 2005 – Mia beija Miguel e sai correndo. Alma pergunta para Roberta de quem são as roupas de criança. Josy explica que são para as crianças do orfanato onde foi criada. Franco diz a Alma que Roberta não é uma boa influência para Mia e, por isso, não quer sejam amigas. Alma, furiosa, deixa claro que não vai interferir nas amizades de sua filha porque confia plenamente nela. Miguel comenta com Nico que Mia está a fim dele, mas não está nem um pouco interessado na garota porque além de não estar interessado nela ainda a odeia. O professor Estevão apresenta Joaquim aos alunos e diz para Mia que ela ficará encarregada de integrá-lo à turma. Roberta aconselha Josy a ser mais sutil se quiser roubar Joaquim de Mia. Nico diz a Miguel que não precisa se preocupar pois Mia não está interessada nele como pensava pois a viu muito entusiasmada com o aluno novo. Apesar de dizer que a odeia, Miguel fica visivelmente nervoso com o comentário de Nico. Mia planeja convidar Joaquim para uma balada e fica furiosa quando Pascoal lhe diz que seu pai a proibiu de sair no final de semana.
Capítulo 28, 21 de setembro de 2005 – O diretor comunica Mia que seu pai a proibiu de sair do colégio no fim de semana e diz que não deve se preocupar com Joaquim pois Pilar se encarregará de sair com ele. Mia pede a Lupita que a ajude a fugir do colégio pois pretende ir atrás de Joaquim. Lupita finge um desmaio para distrair o segurança do colégio. Miguel abre o jogo com Celina e diz que decidiu terminar o namoro pois o que sente por ela é afeto e não amor. Celina diz a Miguel que foi lindo enquanto durou. Pilar diz a Mia que seu pai não está sabendo que fugiu do colégio, por isso vai levá-la de volta. Roberta diz a Diego que tem um encontro com Joaquim, por isso terá que cancelar o almoço que tinha marcado com ele e com sua amável família. Ela pede a Diego que não continue fazendo ameaças por causa de Marcelino pois tem uma fita gravada e a entregará a seu pai caso se sinta pressionada. Diego arranca a fita das mãos de Roberta e ela fica surpresa ao ouvir a fita e constatar que está apagada.
Capítulo 29, 22 de setembro de 2005 – Diego obriga Roberta a almoçar com ele e sua família. Franco comenta com Miguel que está preocupado com a conduta de Mia e teme que seja a influência de sua amizade com Roberta. Diego fica surpreso ao perceber que Roberta fugiu. Alma flagra Roberta aos beijos com Joaquim. Ela pede a Alma que não diga a Joaquim que é sua mãe pois se o fizer contará aos jornalistas todas as plásticas que fez. Diego, furioso, diz a Marcelino que se não encontrar Roberta vai pedir a seu pai que o mande para um orfanato. Josy surpreende Nico espiando. Mia briga com ele, que deixa claro que estava olhando para Lupita. Pilar comenta com a mãe que todos olham para ela de maneira diferente por ser filha do diretor do colégio e não quer que debochem dela se souberem que sua mãe anda de caso com um dos professores. Nico, nervoso, diz a Miguel que tem medo que os integrantes da seita apareça para perturbá-lo.
Capítulo 30, 23 de setembro de 2005 – Miguel entra no quarto de Mia para revistar seus pertences e pede a Nico que vigie a porta. Lupita aparece e diz para Nico que os garotos não podem chegar perto do quarto das meninas. Nico, sem conseguir disfarçar o nervosismo, diz que estava procurando por ela. Roberta dá um beijo no rosto de Joaquim e diz que precisam ser discretos pois não gosta de chamar a atenção. Mia fica desconcertada ao ser ignorada por Joaquim. Os alunos são aconselhados pelo professor Henrique a dançarem pois é uma maneira de expressar seus sentimentos. Diego pede a Roberta que faça seu trabalho de história enquanto ele vai jogar uma partida de polo. Pilar diz a Giovanni que Roberta não agrediu Diego como ela esperava. Giovanni conta que Diego tem Roberta em suas mãos por causa de um segredo. O chefe da seita diz aos companheiros que precisam escolher alguém para que vigie os alunos e descobrir se entre eles existe algum integrante dos “Mãos Negras”.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Rebelde (mexicana)!