Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 61 a 75 da novela “Paixões Proibidas”, exibida pela Band em 2006/2007.
Capítulo 61, 15 de fevereiro de 2007 – Domingos diz a Rita que precisa duelar com Tadeu Dias antes que ele o ataque pelas costas. Joaquim persegue e mata vários escravos que tentaram fugir da fazenda de café. Antônia e Carlos acham que Emília deveria aceitar o dinheiro de Samuel para poder criar o filho que está por vir. Padre Dinis decide mandar Ângela e Pedro para um outro lugar onde a tísica possa se recuperar melhor. Desmemoriado, Álvaro vive junto a um grupo de vagabundos na praia. José e Rosália fazem amor e a escrava diz que ele é o primeiro homem com que ela se deita por vontade própria. Sofrendo de amores pelo Padre Dinis, Antônia não vê mais sentido em continuar dividindo o mesmo teto com ele na condição de irmã. Joaquim pendura de cabeça para baixo em uma árvore todos os escravos e começa a surrá-los, inclusive os que já estão mortos. Domingos e Tadeu iniciam o duelo com armas, mas erram os tiros nas duas primeiras tentativas.
Capítulo 62, 21 de fevereiro de 2007 – Padre Bernardo intervém no duelo para impedir que Domingos e Tadeu cometam uma desgraça. José promete a Zuza que um dia eles serão livres. Antônia pergunta sobre o passado do Padre Dinis, mas ele se recusa a falar do assunto. Domingos está revoltado com a intervenção do Padre Bernardo no duelo. Ana admite ao pai que foi ela quem comunicou ao padre. Na fazenda, Joaquim continua a castigar os escravos e afirma que só vai parar depois que um deles morrer. José pergunta a Rosália se Joaquim já abusou dela. Tadeu pede para Zuza lhe avisar quando Júlia chegar à praça. Encabulado, Mateus conta para Simão que ele e Ana se amam e já se beijaram. Pelo filho que está por vir, Emília decide aceitar o dinheiro oferecido por Samuel. Carlos pergunta se o dinheiro é de origem lícita. Agora o ex-banqueiro quer que Antônia também aceite sua oferta. Em Coimbra, Estevão recebe a sentença de morte e Adelaide vai pedir-lhe perdão. Mariana chega à casa do Padre Dinis e conta a Simão sobre a tortura que Joaquim cometeu em João para revelar o paradeiro dele. Simão pergunta a Mariana se Joaquim abusou dela.
Capítulo 63, 22 de fevereiro de 2007 – Mariana confirma para Simão que Joaquim abusou dela. Alberto e Samuel se comovem com a história de Antônia e prometem achar sua filha perdida em troca do perdão ao ex-banqueiro. Padre Dinis chega e reconhece Alberto como o cigano que lhe vendeu Pedro ainda bebê. Os dois guardam particularidades um do outro e combinam de mantê-las em segredo. Ângela acha que Padre Dinis guarda um grande segredo. Mariana se aconchega em Simão, que nada pode fazer para se esquivar. Em Resende, Tadeu quer que Aníbal lhe ajude a se vingar de Eugênia. Na casa do juiz, Rita está encantada com a classe de Eugênia e se comove com o fato de ela ter se perdido da mãe. Alberto se oferece para ajudar no resgate a João Armado, Tadeu entra na casa de João e manda Júlia amarrá-lo. O comerciante puxa a mendiga para a sala e a questiona sobre o que ela veio fazer em Resende.
Capítulo 64, 23 de fevereiro de 2007 – Júlia conta sobre o seu passado para Tadeu e revela o motivo do ódio entre ele e Domingos. Júlia fala que foi parar em Resende para ficar mais perto de Domingos e Tadeu confessa que sempre foi apaixonado por ela. Alberto pede para Samuel não acompanhá-lo até Resende devido ao ódio que Antônia tem por ele. Baltazar quer organizar a festa do noivado dele com Teresa. Mariana conta ao Padre Dinis a noite de tortura a que Joaquim a submeteu junto com o pai. Simão se sente culpado por isso. Júlia pede para Tadeu não revelar a Domingos que ela está na vila, mas ele só aceita manter o silêncio em troca de uma noite de amor com ela. Com a ajuda que oferece, Alberto acha que pode ganhar a confiança de Antônia e, assim, ajudar Samuel. Agora que estão ricos, Emília quer que o marido Carlos se dedique somente a compor suas músicas. Tadeu tortura mais o ferreiro para saber onde se esconde Simão. João nada conta e ele promete matá-lo junto com a filha no dia seguinte. João estranha o fato de Júlia ter ficado tanto tempo conversando com Tadeu. Joaquim flagra José e Rosália aos beijos.
Capítulo 65, 26 de fevereiro de 2007 – Joaquim agride Rosália e José parte para cima dele. Rosália teme pela sua vida e pede socorro para Baltazar, mas ele não consegue convencer Joaquim a desistir do castigo. Teresa pede ajuda a Baltazar para tentar aliviar o castigo de José. Joaquim demonstra sentir ciúme de Rosália. Álvaro despenca de cima de uma árvore, mas Alberto consegue salvá-lo antes de ele cair no chão. Tadeu cobra empenho de Aníbal para ajudá-lo a se vingar de Eugênia. Tadeu decide que José e Rosália devem ir juntos para o tronco e depois procriarem, para desespero de Joaquim. Baltazar não consegue fazer nada para impedir. Antônia não se sente à vontade com a companhia de Alberto. Tadeu Dias concorda com Baltazar e acha que uma grandiosa festa de noivado para Teresa ajudaria a melhorar sua reputação em Resende. Zuza teme pela vida da mãe. Joaquim prepara-se para chicotear os dois no tronco.
Capítulo 66, 27 de fevereiro de 2007 – Joaquim maltrata José e Rosália. Simão pede para Mateus procurar por Teresa em Resende e Mariana ouve. Samuel vai até a casa de Emília para deixar algum dinheiro, mas Carlos chega e o expulsa. Júlia vai buscar ajuda com Ana para tirar João de sua casa antes que Tadeu volte para matá-lo. Eugênia se oferece para dirigir a charrete de Rita, às escondidas. Rosália desmaia e Joaquim joga-lhe um balde de água para reanimá-la. Zuza está preocupado com o que pode acontecer com a mãe e pede a ajuda de Teresa para interceder por eles. Teresa impõe uma condição a Baltazar para o casamento: salvar José e Rosália da fúria de Joaquim e, depois, casá-los. Em Coimbra, Adelaide pede perdão, mas Estevão promete matá-la junto com o amante se conseguir a absolvição. De volta a Resende, Joaquim termina de chicotear José e Rosália e os deixa no tronco para passar a noite. João se refugia na caverna de Júlia e Quincas os vê partir. João repara no retrato de Domingos e Júlia revela seu segredo para o ferreiro. Baltazar convence Tadeu de que é importante para chegar até Simão, deixar Rosália e José vivos, pois são escravos de confiança de Teresa. Mariana conta para Simão que foi violentada por Joaquim. Tadeu intercepta Eugênia, que dirige sozinha a charrete.
Capítulo 67, 28 de fevereiro de 2007 – Baltazar quer preservar a reputação de Tadeu na vila e o faz desistir de se vingar de Eugênia no meio da rua. Tadeu manda Joaquim voltar à fazenda e soltar os escravos. Domingos pede para Jacyra encontrá-lo na câmara após o expediente. Mariana comove Simão com a história do estupro e o seduz para uma noite de amor. Ângela está mal de saúde e se preocupa com Álvaro, que continua desaparecido. Júlia conta detalhes de seu passado com Domingos para João. Padre Dinis e Antônia seguem o caminho sozinhos, já que Mateus teve problemas com o cavalo e Alberto vai acompanhá-lo até um ferreiro. No Rio de Janeiro, Carlos e Emília brindam a farta ceia à luz de velas. Baltazar promete para Jacinto que vai ajudá-lo a conquistar Eugênia. Na verdade, trata-se de um plano para ajudar Tadeu a se vingar da moça. Joaquim demonstra ter sentimentos por Rosália. Simão se desculpa com Mariana depois de dizer que se deitou com ela por pena. Padre Dinis e Antônia são surpreendidos por bandidos no momento em que se beijavam na estrada. Jacinto flagra Domingos e Jacyra namorando, transando na sala do juiz.
Capítulo 68, 1 de março de 2007 – Domingos conta para Jacyra que Tadeu sabe do caso deles. Domingos faz Jacinto prometer que guardará o segredo de que Jacyra é sua amante. Depois de atender ao pedido de Teresa para salvar José e Rosália, Baltazar quer a recompensa e se apressa para organizar a festa para o seu noivado. Simão se sente culpado, pois acha que faltou com o respeito com Mariana. Padre Dinis e Antônia são amarrados pelos bandidos, mas Alberto chega para salvá-los. Tadeu e Aníbal esperam o juiz Domingos sair da câmara para zombá-lo, pois sabem do caso dele com Jacyra. José pergunta a Teresa se Joaquim já atacou Rosália alguma vez. Domingos chega a casa e Rita o espera no quarto com uma camisola sensual. Tadeu questiona Joaquim sobre o ciúme desmedido que ele sentiu ao ver Rosália e José juntos. Padre Dinis, Alberto, Antônia e Mateus encontram a casa de João vazia e se dividem para procurá-lo em Resende. Mateus pede e Antônia vai à casa do juiz entregar-lhe um recado para Ana.
Capítulo 69, 2 de março de 2007 – Antônia chega à casa do juiz e Rita não dá oportunidade para ela poder falar com Ana sobre Mateus. Tadeu quer saber de Joaquim se Zuza é mesmo seu filho. Em Coimbra, Adelaide deixa uma carta de despedida para Estevão na prisão e vai para casa arrumar as malas para partir de Portugal. De volta a Resende, Padre Dinis procura por Padre Bernardo na igreja, mas não consegue as informações de que necessita. Além disso, Dinis pede ao padre para ir até a casa de Tadeu conseguir uma carta de Teresa para Simão. José também acha que Joaquim trata Rosália de uma forma diferente dos outros escravos. Antônia quer ir até a igreja com Ana, mas Rita se convida para acompanhá-las. Júlia deixa João na caverna e vai até a ferraria ver se já chegou o socorro. Baltazar encoraja Jacinto e o escrivão decide ir até a casa do juiz para falar com Eugênia. Tadeu ameaça contar toda a verdade para o juiz caso Júlia não se deite com ele até a meia-noite.
Capítulo 70, 5 de março de 2007 – Tadeu segura Júlia pelo braço. O juiz Domingos vê e o manda soltá-la, mas não reconhece sua antiga noiva. Eugênia aceita se encontrar com Jacinto à noite. Na ausência de Padre Bernardo na igreja, Rita volta para casa. Ana e Antônia ficam a sós para poderem conversar. Padre Bernardo vai à casa de Tadeu para dar notícias de Simão a Teresa e conseguir uma carta da moça. Antônia leva Ana até Matheus, na casa de João. Domingos não gosta de saber que Ana ficou sozinha com Antônia e pede para Eugênia buscá-la na igreja. Joaquim quase flagra Teresa escrevendo a carta para Simão. Aníbal tenta avisar Eugênia do perigo que corre e Tadeu chega bem na hora. Alberto encontra Eugênia e se encanta pela beleza da moça. Baltazar pega a arma de João enquanto ele dorme e o desafia.
Capítulo 71, 6 de março de 2007 – Baltazar diz a João que Joaquim abusou de Mariana e faz uma proposta para o ferreiro: matar o filho de Tadeu em troca de uma grande quantia em dinheiro. Eugênia não encontra Ana pelas ruas de Resende. Alberto pede a Júlia para apresentar-lhe Eugênia. Ângela não pára de pensar em Álvaro e quer reencontrá-lo. Álvaro se apresenta e se confessa com Frei Adriano. Jacinto está certo de que se casará com Eugênia e pede para o juiz Domingos apadrinhar seu casamento. Joaquim vê Rosália e José juntos, o expulsa da cozinha e ameaça abusar de novo da escrava. Tadeu vê Antônia na taberna e começa a insultá-la. Padre Dinis chega para defendê-la e começa a lutar com o fazendeiro. Baltazar chega para apartar a briga de Tadeu com o Padre Dinis. Ele conta a Tadeu que o plano para pegar Eugênia está arquitetado. Aníbal não quer maltratar Eugênia, mas Tadeu conta com ele para ajudá-lo a se vingar.
Capítulo 72, 7 de março de 2007 – Aníbal promete a Jacyra que vai avisar a Eugênia sobre a intenção de Tadeu de se vingar dela. Rita questiona Ana, pois Eugênia não a encontrou na igreja. Mas a própria criada livra a filha do juiz das desconfianças da mãe. Depois de saber que sua filha foi violentada, João piora seu estado de saúde. Alberto bebe na taberna e ouve Tadeu arquitetar o plano para maltratar Eugênia. Rosália pede ajuda para Teresa, pois teme que Joaquim a violente. Alberto quer impedir que façam mal para Eugênia. Aníbal não quer fazer nada contra a mulher que ama e vai buscar os conselhos do Padre Bernardo. Alberto e Eugênia se trombam no largo e se provocam. Antônia exige que Dinis largue imediatamente o hábito. Tadeu está empenhado em realizar um grande festejo de noivado para Teresa e, assim, mostrar o seu poder na vila. Aníbal vai até a casa do juiz tentar falar com Eugênia, mas não a encontra. Mesmo com dificuldades, João pega a arma e sai da caverna decidido a matar Joaquim. Dinis vai à igreja pegar a carta de Teresa com Padre Bernardo e Rita acaba por ouvi-los falando de Simão. Tadeu vai atrás de João em sua casa, mas encontra Mateus sozinho e o ameaça de morte se ele não contar onde está Simão.
Capítulo 73, 8 de março de 2007 – Mateus tem a ponta da espada de Tadeu na sua garganta, mas se distrai com a chegada de Ana, Mateus o acerta uma cadeira. Padre Dinis conta para Rita toda a verdade do paradeiro de Simão. A portuguesa, agora, quer ver o filho e ameaça contar tudo para Domingos se o padre não permitir visitá-lo. Mariana quer se entregar a Simão, mas ele rejeita. Tadeu acorda furioso e Mateus o observa escondido na mata. Jacyra quer avisar Eugênia sobre os perigos que ela corre, mas Baltazar a impede. Frei Adriano cede uma roupa da ordem para livrar Álvaro dos trapos que vestia e este pensa em seguir a vida religiosa. João entra na igreja se arrastando e cai desmaiado. Tabara e Zuza o encontram. Tadeu pede para Joaquim procurar e matar Mateus. Alberto se finge de bêbado pelas ruas de Resende e na taberna. Domingos decide abrigar João em sua casa. Ao vê-lo, Rita se lembra da história que Padre Dinis lhe contou e se dá conta de que ele é o homem que se sacrificou por Simão. A portuguesa acaba por revelar isto ao marido.
Capítulo 74, 9 de março de 2007 – Mesmo depois de ter salvado o seu filho, Domingos não perdoa João e o acusa de ter ajudado um criminoso. Mariana chora, pois se sente desprezada por Simão. Teresa pergunta a Rosália se ela quer se casar com José. Tadeu diz a Aníbal que ele também terá de violentar Eugênia. Padre Dinis vai até a taberna procurar Alberto, mas se retira logo por causa das ameaças de Tadeu. Alberto conta para Dinis, Antônia e Mateus sobre João, que está abrigado na casa de Domingos. Frei Adriano dá conselhos a Álvaro, que sente dificuldade em lembrar do passado. Tadeu sai da taberna com Aníbal e mais três escravos para abusar de Eugênia. Padre Dinis, Alberto e Mateus, que estão escondidos, vão atrás, mas Joaquim chega com seus capangas para detê-los. O dois grupos duelam e Mateus fica sob a mira da arma de Joaquim, que o amarra juntamente com Padre Dinis e Alberto. O filho de Tadeu Dias exige saber o esconderijo de Simão. Antônia pede para passar a noite na casa de Domingos. Eugênia chega à câmara e Jacinto, que está a sua espera, se declara para a moça. Tadeu chega de surpresa e anuncia que ela será sua esta noite.
Capítulo 75, 12 de março de 2007 – Na sala do juiz Domingos, Tadeu dá uma surra em Eugênia, com a ajuda dos escravos. Baltazar espera do lado de fora. No Largo do Chafariz, o cabo Cristóvão tenta socorrer Alberto, Padre Dinis e Mateus, mas é reprimido pelo bando de Joaquim, que lhe aponta as armas. Júlia aproveita o momento de distração e consegue desamarrar os três. Domingos só espera a recuperação de João para poder ir atrás de Simão. Desamarrados das cordas, Alberto, Dinis e Mateus lutam com Joaquim e seus capangas. Jacinto prende Baltazar. Com uma pistola, invade a sala da câmara e ameaça matar Tadeu se ele não soltar Eugênia. Alberto, Dinis e Mateus chegam à câmara e começam a lutar com Tadeu Dias e seus escravos para salvar Eugênia. João está encantado por Antônia e lhe pede um beijo. Júlia vai até a casa do juiz avisar o que está acontecendo na câmara municipal. Domingos sai às pressas. Padre Dinis coloca Tadeu Dias na ponta de sua espada e ordena a todos que se desarmem. Domingos chega e manda Tadeu e seus escravos para a cela, onde já estão Baltazar e Joaquim. Antônia vai cuidar dos ferimentos de Eugênia e descobre que ela é sua filha ao ver a marca de nascença nas suas costas.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 76 a 90 de Paixões Proibidas!