Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “Paixões Proibidas”, exibida pela Band em 2006/2007.
Capítulo 46, 19 de janeiro de 2007 – Eugênia tenta enfrentar Tadeu, mas cede. Joaquim e Baltazar trocam ofensas e o filho de Tadeu Dias perde o controle. Júlia escuta os tiros na taberna e cobra de Aníbal uma atitude. Tadeu está pronto para abusar de Eugênia, mas Jacyra escuta os barulhos e chega para impedir. Eugênia quer vingança e jura que Tadeu vai pagar pelo que fez. Simão melhora da febre e Mariana, que cuida dele, descansa um pouco. No Rio de Janeiro, Álvaro diz para Ângela que nunca acreditará na inocência dela. Em Coimbra, Adelaide quer conversar com Estevão na cadeia e o comissário não permite. Ela tenta recorrer à ajuda de Manuel, mas o rapaz está ocupado com os estudos. Aníbal está apaixonado e se declara para Eugênia. Ele promete cuidar pessoalmente da segurança dela. Simão acha que a transa com Mariana foi um sonho. Para não gerar desconfiança, Mariana não vai acompanhar Simão até o Rio de Janeiro. Eugênia denuncia Tadeu Dias para o juiz Domingos. Fernão reencontra a filha Ângela.
Capítulo 47, 22 de janeiro de 2007 – Ângela se emociona, mas desabafa com o pai por lhe ter causado estes anos todos de sofrimento. Luzia está preocupada, pois Álvaro está para chegar. Jacinto está encantado com a beleza de Eugênia. Domingos sabe que Tadeu pode se livrar facilmente da acusação de Eugênia e decide armar um flagrante. Baltazar impressiona Tadeu e irrita Joaquim com seus esclarecimentos sobre a política européia. Teresa escreve mais uma carta para Simão e, desta vez, Baltazar a queima no fogão. Agora, o advogado quer tratar de levar adiante o combinado com a prima e planeja a festa de noivado e uma viagem ao Rio de Janeiro. Baltazar pede permissão a Tadeu para levar Teresa para o Rio de Janeiro. Como a moça não deve viajar sozinha com o noivo, Joaquim, a contragosto, deverá acompanhá-los. Eugênia decide continuar a trabalhar na taberna. Fernão conta para Eugênia que o irmão dela morreu ao tentar defendê-la do escárnio público. Em Coimbra, Estevão tem certeza que Manuel é o assassino do crime que ele foi acusado. Baltazar acha que poderá matar Simão no Rio de Janeiro. Rosália pede para Teresa levá-la junto para o Rio de Janeiro, pois tem medo e ficar sozinha com Tadeu e Joaquim. Simão e Mariana beijam-se na despedida. Álvaro se surpreende ao se deparar com o pai de Ângela em sua própria casa.
Capítulo 48, 23 de janeiro de 2007 – Em troca de ter-lhe salvado a vida, Padre Dinis pede para que Álvaro escute o que Fernão tem a dizer. Fernão confessa para Álvaro toda sua culpa pelos erros que cometeu e inocenta Ângela. O Barão se sente mal por ter sido injusto com a mulher que amou estes anos todos. Em Resende, José trata Zuza e Rosália com ternura. Tadeu e Joaquim viajam para receberem uma nova remessa ilegal de escravos. Júlia e vai até a casa deles saber de Rosália se eles irão passar a noite fora. Antônia, João, Mateus e Simão estão de partida para o Rio de Janeiro e Júlia chega para lhes avisar que Teresa está praticamente sozinha em casa, na companhia apenas de Baltazar Domingos e Rita estão na expectativa para a chegada de Manuel. Baltazar dá uma aula de etiqueta com talheres para Teresa e ao perceber o que se passa do lado de fora da casa, a faz subir para o quarto, mas é rendido por João com um revólver apontado contra a nuca. Apoiado em Mateus, Simão entra na casa e sobe até o quarto de Teresa. Antônia os espera do lado de fora. Ângela perdoa Álvaro por tê-la maltratado por tantos anos. Mas o Barão ainda carrega o peso da culpa e sai de casa em disparada, sem dizer para onde vai. Teresa não quer fugir com Simão.
Capítulo 49, 25 de janeiro de 2007 – Teresa não quer fugir com Simão, pois acha arriscado e confia na promessa de Baltazar em ajudá-los. Simão se anima ao saber que Teresa também irá para o Rio de Janeiro, mas sente ciúmes de Baltazar, que irá acompanhá-la até lá. No Rio de Janeiro, Ângela confessa para o Padre Dinis que o ama. De início, Pedro não reage muito bem quando Padre Dinis lhe apresenta o avô Fernão. Completamente apaixonada, Teresa se entrega ao amor de Simão. Em Coimbra, Manuel está de partida e aproveita os últimos momentos em Portugal na cama com uma prostituta. Adelaide o flagra e o acusa de ter cometido o assassinato o bebê que ela abortou. De volta a Resende, Jacinto está encantado por Eugênia. Aníbal fica com ciúmes. Do lado de fora da casa de Tadeu, Antônia e Júlia esperam apreensivas na carroça. Dentro da casa, Baltazar se sente humilhado com a demora de Teresa e Simão no quarto. Na casa do Barão de Barbacena, Fernão tenta se redimir com Pedro ao contar para Álvaro que Ângela é inocente, mas o rapaz reluta em perdoar o avô. Álvaro prepara uma arma e ameaça Fernão: diante dos fatos, um deles deve morrer.
Capítulo 50, 26 de janeiro de 2007 – Melancólicos, Álvaro e Fernão ficam empurrando a arma um para o outro dar o tiro derradeiro. Eugênia e Jacyra carregam Jacinto bêbado até a porta da taberna. Antes de sair, ele se declara para Eugênia. Depois de fazer amor com Teresa, Simão sente uma tontura e a moça tem de carregá-lo até a porta da sala, onde Mateus e João o esperam. Baltazar e Simão se conhecem pessoalmente. Diante do empenho do advogado em ajudá-los, Simão acaba por confiar no plano dele e desiste de fugir com Teresa. Depois que todos deixam a casa, Baltazar se enfurece e arremessa uma faca contra a parede e confessa a Teresa que a ama. A moça se preocupa e pede para o primo não contar ao pai tudo o que aconteceu. Amargurado, Fernão desmaia na frente de Álvaro. Ângela, Padre Dinis e Pedro tentam acudi-lo. Fernão recupera os sentidos e deseja se confessar com o padre. Para desespero de Ângela, Álvaro ainda brinca com a sua arma, apontando-a contra a própria cabeça e depois sai de casa. Na prisão em Coimbra, Estevão jura vingar a traição de Manuel. Rumo ao Rio de Janeiro, Simão desmaia na carroça e três bandidos tentam assaltá-los, mas Antônia, João e Mateus enfrentam os criminosos. Baltazar propõe para Teresa a antecipação do noivado em troca do silêncio dele, principalmente a longa visita de Simão no quarto dela. Teresa pede a Baltazar para levar Rosália e Zuza junto com eles para o Rio. Para defender Eugênia das maldades de Tadeu, Aníbal a propõe em casamento. Fernão consegue o perdão de Pedro e Ângela por todos os erros cometidos no passado e lhes faz um último pedido: localizar e ajudar Micaela, uma filha que ele nunca assumiu.
Capítulo 51, 29 de janeiro de 2007 – Fernão só tem forças para fazer um último desejo e morre pedindo perdão a Ângela e a Pedro por todas as desgraças que causou. Eugênia recusa a proposta de casamento de Aníbal. Simão chega à casa de Antônia ardendo em febre. Mateus corre para chamar um médico, enquanto João quer voltar logo para a casa, pois Mariana está sozinha. No café da manhã, Tadeu está de bom-humor por adquirir novos escravos de forma ilegal e nem desconfia do ocorrido na casa na noite anterior. De volta ao Rio de Janeiro, Ângela não deseja mal a Álvaro, pois sabe que ele também é vítima dos erros de Fernão. Álvaro se sente injustiçado e entrega o próprio destino a Deus ao se jogar no mar. Eugênia vai conversar com o juiz e Jacinto, encantado pela moça, consegue fazê-la passar a frente de outras pessoas. Ela planeja, com Domingos, se vingar legalmente de Tadeu. Joaquim mata um escravo que tentou fugir da fazenda. José tenta conter a raiva. Revoltado, um dos escravos tenta atacar Joaquim, mas o filho de Tadeu Dias consegue vencê-lo na luta. Teresa conta a Rosália que se entregou a Simão. Alberto e Samuel chegam ao Brasil e vão direto ao escritório que alugaram. O judeu não vê a hora de encontrar Cecília Valente para saldar a dívida que tem com ela. No cortiço onde mora, Emília recebe uma ordem de despejo.
Capítulo 52, 30 de janeiro de 2007 – Joaquim coloca o escravo amarrado sobre um formigueiro e pede para José jogar mel sobre ele. Enquanto Emília recebe a carta de despejo, Carlos se esforça para fazer seu aluno tocar violino. Samuel não sabe como fazer para encontrar Cecília Valente. Apesar de já ter melhorado o braço, Tadeu não deixa Aníbal tirar a tipoia, pois quer explorar esse fato para incriminar ainda mais Simão. Eugênia se insinua para Tadeu e pede para ele aparecer à noite em seu quarto. Em seu último dia em Portugal, Manuel acorda com a prostituta e a expulsa do seu quarto. Estevão está desesperado na prisão e quer provar que Manuel é o verdadeiro assassino. Ele fala sobre o bilhete que achou a Adelaide, que não confessa a traição. Padre Dinis e Pedro fazem o enterro de Fernão. João está de partida e declara para Antônia todo o seu amor. José planeja fugir para o quilombo, mas só se Rosália e Zuza também fugirem com ele. Teresa quer saber por que Joaquim tem tanta implicância com Zuza. Rosália desconversa. Mesmo na miséria, Carlos fica radiante quando Emília diz que espera um filho seu. Eles decidem pedir ajuda financeira ao Padre Dinis. Simão continua tendo delírios de febre. Frei Adriano aconselha Padre Dinis a assumir seu amor por Antônia. José vai até Rosália perguntar se ela quer fugir para o quilombo e se declara para a escrava. Baltazar e João se esbarram na taberna e se reconhecem. Tadeu fica desconfiado.
Capítulo 53, 1 de fevereiro de 2007 – Rosália está com medo de fugir. José lhe dá um beijo e a pede em casamento. Tadeu desconfia, mas mesmo assim, apresenta formalmente João a Baltazar. No Rio de Janeiro, Álvaro anda nu pela praia e é espancado por um grupo de negros maltrapilhos. Padre Dinis está a sua procura. Na taberna, Tadeu desrespeita Eugênia e a moça joga vinho nele. Padre Dinis fica enciumado ao ouvir Mateus comentar que João gosta de Antônia. Em Coimbra, Manuel prepara sua mala para a partida. Na cadeia, Estevão jura que se vingará dele com as próprias mãos. João teme que Baltazar acabe contando para Tadeu que ele é cúmplice de Simão. Diante da pressão de Tadeu, Baltazar acaba por revelar sobre a última tentativa de fuga de Simão e Teresa, quando ficou sob a mira de João. Joaquim sai com os escravos para se vingar de João. Baltazar teme pela vida de Simão, pois acha que, sob tortura, João vai acabar revelando o paradeiro dele. Antônia se declara e beija o Padre Dinis.
Capítulo 54, 2 de fevereiro de 2007 – Padre Dinis fica atordoado com o beijo de Antônia, mas ela está certa de que foi correspondida. A polícia encontra Álvaro ferido e desacordado e o leva para a cela. João prepara uma arma, pois teme a reação de Tadeu quando souber que ele ajudou Simão. Simão recorda-se de ter feito amor com Mariana enquanto ele delirava em febre. Eugênia fica sozinha na taberna. Domingos e a guarda entram e se posicionam em um lugar estratégico. Baltazar procura Júlia na praça, mas não a acha. Ele quer saber do paradeiro de Simão antes que Joaquim consiga de João, por meio de tortura. Joaquim e seus capangas vão até a casa de João e começam a maltratá-lo junto com Mariana para saber do destino de Simão. Apesar da surra, o ferreiro nada revela. Tadeu entra no quarto de Eugênia e começa a violentar a moça. Domingos o surpreende de ceroulas e lhe dá voz de prisão. Os guardas conduzem Tadeu, apenas de ceroulas, à cela. Domingos e Jacyra fazem amor num capinzal. O juiz volta primeiro e faz companhia para Tabara enquanto a índia não chega. Alberto e Samuel desfrutam da nova residência que fixaram no Rio de Janeiro. Joaquim esquenta um ferro para ferir João. Mariana chega armada e exige que ele pare.
Capítulo 55, 5 de fevereiro de 2007 – Theobaldo desarma Mariana e Joaquim a leva para o quarto, onde a jovem é violentada. João nada pode fazer para impedir. Baltazar sai para tentar fazer alguma coisa, pois teme que João acabe por contar a Joaquim sobre o paradeiro de Simão. Joaquim marca a pele de João com ferro em brasa, mesmo assim o ferreiro nada revela sobre o destino de Simão. Mariana consegue escapar da vigilância dos escravos e capangas de Joaquim e foge para pedir socorro na casa do juiz. Joaquim se revolta ao perceber que Mariana fugiu e promete matar João se ela chegar lá com a guarda. Na cadeia, Jacinto tripudia de Tadeu, que está preso dentro da cela. Baltazar percebe que a guarda está pronta para sair e pede a ajuda de Zuza para mostrar-lhe o caminho e chegar primeiro na casa de João. No Rio de Janeiro, Antônia comemora a notícia de que sua irmã, Emília está grávida. Carlos reluta, mas acaba por aceitar a ajuda de Padre Dinis para poder criar dignamente o filho. De volta a Resende, Baltazar consegue convencer Joaquim a ir embora antes da guarda chegar. O advogado pede para eles deixarem um escravo e o mata assim que ele se distrai. Domingos chega com a guarda e Baltazar relata que matou o escravo quando tentava apartar uma luta dele com João. Mariana acusa Joaquim, mas o juiz nada pode fazer enquanto ela não tiver provas. Eugênia está satisfeita por ter se vingado de Tadeu e não teme ter que sair da vila. Baltazar quer proteger João e Mariana e aconselha a moça a não incriminar Joaquim. Ele promete levá-la junto com o pai para perto de Simão.
Capítulo 56, 6 de fevereiro de 2007 – Mariana não sabe se aceita a proposta de Baltazar de levá-la junto com o pai para perto de Simão a fim de protegê-los. No Rio de Janeiro, Simão não consegue manter-se de pé fora da cama. Antônia está certa de que o Padre Dinis correspondeu de forma amorosa ao seu beijo. O padre está tentado a largar o hábito e pede ajuda divina para orientá-lo. Ângela tem febre e delira com o nome do marido Álvaro Em Resende, Domingos manda Jacinto devolver as roupas de Tadeu e convocar uma reunião com os vereadores. Ao saber da reunião com os vereadores, Tadeu chantageia Domingos e ameaça revelar que sabe que ele tem um caso com a índia Jacyra. Em troca de manter o segredo, o comerciante quer a liberdade. Samuel contrata um detetive para achar Cecília, sua antiga amante. Domingos confessa para Rita a importância do lar e da família em sua vida. Em Coimbra, Adelaide se desespera ao saber que Manuel já deixou a cidade e está à bordo de um navio à caminho do Brasil. Na cadeia, Estevão tem certeza de que o ex-amigo é o verdadeiro criminoso, pois fugiu do país. Adelaide não quer acreditar nisso e acaba por confessar que ele era seu amante. De volta a Resende, Baltazar vai até a Câmara Municipal para tentar livrar Tadeu da cela. Domingos chama Tadeu para uma conversa em sua sala. Os ânimos se exaltam e o juiz saca a arma para atirar no rival.
Capítulo 57, 8 de fevereiro de 2007 – Domingos está com a arma apontada para Tadeu e os dois marcam um duelo. Baltazar dribla a segurança de Jacinto e entra na sala. Para surpresa de todos, o juiz liberta o prisioneiro. No Rio de Janeiro, Frei Adriano acha que Padre Dinis deve assumir seu amor por Antônia e largar o hábito. Mariana esconde do pai que Joaquim abusou sexualmente dela, mas confessa para Júlia. Mariana conta que antes de ser abusada, ela já havia se entregado a Simão. Escondida, Rosália ouve Baltazar (Marcos Breda) dizer que quer matar Simão. Ela conta para Teresa, que fica indignada. Baltazar se preocupa com a reputação de Tadeu Dias e pede para que ele e Joaquim não tomem nenhuma atitude intempestiva. Simão fala para Mateus sobre a sua primeira noite de amor com Teresa. Teresa está desconfiada de Baltazar e pergunta para o primo se ele deseja realmente matar Simão. Theobaldo escuta a conversa de José e outro escravo sobre um plano de fuga para um quilombo e conta a Joaquim, que resolve passar a noite na fazenda para castigar os escravos. Tadeu ameaça Eugênia, que se assusta ao vê-lo livre da prisão.
Capítulo 58, 9 de fevereiro de 2007 – Eugênia desafia Tadeu e ele manda Aníbal demiti-la da taberna. Em Coimbra, o comissário não dá sequer uma oportunidade para Estevão tentar provar que é inocente. A bordo do navio e a caminho do Brasil, Manuel tenta conquistar uma mulher casada. Ao vê-la desamparada, Domingos convida Eugênia para ser criada em sua casa. Rita fica encantada com Eugênia e a aceita de imediato que ela trabalhe em sua casa. No Rio de Janeiro, Pedro quer passar uns tempos na casa de Álvaro, junto da mãe. Padre Dinis está atormentado e pede conselhos para Frei Adriano. O padre promete refletir sobre largar ou não o hábito. Ângela confessa a Antônia que se declarou para o Padre Dinis. Zuza vê José e Rosália se beijarem e aceita que ele seja seu pai. Mariana aceita dinheiro de Baltazar para fugir para o Rio de Janeiro com o pai. No Rio de Janeiro Samuel encontra Emília, mas pensa se tratar de Cecília, sua antiga amante.
Capítulo 59, 12 de fevereiro de 2007 – Samuel se apresenta para Emília, que fica horrorizada ao saber quem ele é. Carlos chega na hora e tenta agredi-lo em defesa da honra da esposa. O judeu deixa um cartão com o seu endereço. Antônia confessa para Ângela que também ama o Padre Dinis e, inclusive, sentiu que foi correspondida quando o beijou. Emília procura por Antônia na casa do Padre Dinis, mas não a encontra Desmemoriado, Álvaro é posto para fora da cadeia devido à superlotação das celas. Simão confessa a Mateus que não confia nas benfeitorias de Baltazar. Em Resende, Baltazar pede e Aníbal lhe arranja um bom escravo, chamado Quincas. Joaquim desconfia de que José está de namoro com outra escrava e resolve vigiá-lo. Desconfiado de que seja Rosália, ele manda José castigar o filho dela, Zuza. Mariana viaja para o Rio de Janeiro, mas João tem de ficar, pois não tem forças para viajar. Baltazar manda Quincas segui-la para descobrir o paradeiro de Simão. Jacinto vai até a casa de Domingos e acaba falando do duelo que o juiz fará com Tadeu. Rita escuta e fica desesperada. Ângela pede para Antônia não abandonar Dinis e Pedro depois que ela morrer. O padre ouve por detrás da porta.
Capítulo 60, 13 de fevereiro de 2007 – Padre Dinis entra no quarto de Ângela como se nada tivesse ouvido e avisa Antônia que a irmã dela, Emília, a espera na sala. Antônia se revolta ao saber que Samuel está no Brasil quer se vingar pela mãe delas, que foi roubada por ele no passado. Em Coimbra, Adelaide fica horrorizada ao saber que Estevão poderá ser condenado à morte. Em Resende, Tadeu tenta se reaproximar da filha Teresa, mas o desejo da moça de se casar com Simão o impede. Mariana parte para o Rio de Janeiro e Quincas dorme ao invés de segui-la. Antônia vai com Carlos e Emília até a casa de Samuel para acertar as contas com o judeu por todo o mal que causou a sua mãe. Samuel demonstra todo seu arrependimento e oferece metade de sua fortuna para reparar o erro cometido. De volta a Resende, Rita tenta fazer Domingos desistir do duelo. Tadeu vai à casa de João e reconhece Júlia José se dá conta de que Joaquim soube da fuga para o quilombo e corre para a fazenda para tentar avisar para os outros escravos. Os escravos começam a fugir da senzala e Joaquim inicia uma caçada aos fugitivos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de Paixões Proibidas!