Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “Paixões Proibidas”, exibida pela Band em 2006/2007.
Capítulo 31, 27 de dezembro de 2006 – Domingos e Tadeu trocam acusações sobre o passado. O juiz perde a cabeça e aponta a arma para o inimigo. Padre Dinis impede a guarda de revistar sua casa, mas não consegue evitar que Álvaro reapodere-se da escrava Luzia. Em Lisboa, Elisa afirma à polícia de que tem certeza de que Leopoldo é o assassino de Arthur. À bordo de um navio para o Brasil, Alberto flerta com uma viúva. Em Resende, Joaquim promete mandar José de volta a fazenda e faz Rosália comer, do chão, a comida que ela levava para Teresa. A febre de Simão não cede e João acha que ele não resistira. Domingos e Tadeu preferem ver os filhos mortos do que juntos. O juiz se vê obrigado a aceitar a proposta de Baltazar e liberta Tadeu. Sem notícias de Simão, D. Rita reza para tentar se acalmar. Ana também está preocupada com Mateus. Simão acorda e chama por Teresa. Mariana chora. No Rio de Janeiro, Luzia não conta para Álvaro onde está Ângela. Padre Dinis quer levar a baronesa para um convento, pois acredita ser a única maneira de protegê-la. Tadeu esclarece a Joaquim que ele deve obedecer a Baltazar. Tadeu espanca Teresa por causa da tentativa de fuga.
Capítulo 32, 28 de dezembro de 2006 – Corajosa, Teresa reafirma o amor por Simão e Tadeu não pára de surrá-la. No Rio de Janeiro, Padre Dinis quer proteger Ângela da vingança de Álvaro e levá-la para um convento. Pedro não aceita se separar de novo da mãe. Álvaro quer castigar Luzia pela traição e a manda tirar a roupa, humilhando-a. Mateus chega ao Rio de Janeiro e pede ajuda a D.Antônia. Os dois partem para Resende. Com maus pressentimentos, Dinis planeja ir a Lisboa visitar os filhos. Enquanto isso, Arthur é enterrado e Elisa jura vingança. A caminho do Brasil, Alberto seduz uma bela viúva. Em Coimbra, Adelaide chora a perda do bebê e, mesmo dividido, Estevão a ampara. O homem contratado por Manuel para empurrar Adelaide da escada dá um prazo de um dia para ele pagá-lo pelo serviço. Em Resende, a febre de Simão não cessa e o rapaz continua a delirar, chamando por Teresa. Domingos desconsidera Simão como filho e proíbe D.Rita e Ana de pronunciarem o nome dele dentro de casa. Mãe e filha decidem sair em busca de notícias sobre Simão. Rita acha que Simão pode estar na casa de Tadeu Dias e pede para o Padre Bernardo ir até lá averiguar.
Capítulo 33, 29 de dezembro de 2006 – Rita convence o Padre Bernardo a ir à casa de Tadeu Dias procurar por Simão. Teresa continua a apanhar do pai. Rosália teme pela vida dela. Baltazar consegue fazer o tio parar e promete para a prima que vai ajudá-la. Padre Bernardo chega à casa de Tadeu e é mal recebido por ele e pelo filho. Mas Baltazar logo acolhe o padre para manipulá-lo e fazê-lo acreditar que Teresa foi violentada por Simão e seu bando. Teresa pede para Rosália descobrir se o amado está vivo. No Rio de Janeiro, Frei Adriano aceita abrigar Ângela no convento. Ele se preocupa com Pedro, agora que o barão sabe da sua existência e sugere ao Padre Dinis mandá-lo para fora do Brasil. Em Coimbra, Adelaide se desespera ao encontrar o bilhete de Manuel numa roupa de Estevão À bordo do navio, Samuel não quer correr o risco de ser mal recebido no Brasil e elimina o sobrenome judeu Goldberg. Baltazar finge estar do lado de Teresa e pede para ela confirmar a versão da história que ele contou ao padre. Padre Bernardo desconfia e pede para conversar a sós com Teresa. Simão ainda delira e tenta se levantar da cama, mas João o segura. Júlia flagra Domingos e Jacyra aos beijos.
Capítulo 34, 2 de janeiro de 2007 – Domingos e Jacyra beijam-se apaixonadamente. Chocada, Júlia sai sem ser vista e chora escondida. Domingos insiste para que a índia aceite algum dinheiro. Baltazar explica o Tadeu e Joaquim que vai ajudar Teresa a encontrar Simão e assim matá-lo. Iludida pelas promessas de Baltazar, Teresa faz uma falsa confissão a Padre Bernardo e afirma que Simão e seus homens a violentaram. Rosália ouve os homens da casa comemorarem terem conseguido enganar Teresa e o padre Bernardo. Baltazar orienta Tadeu a espalhar o boato de que Teresa foi ferida quando Simão tentou raptá-la e agora está à beira da morte. Na taberna, Eugênia serve Domingos e entretém os fregueses. Aníbal a observa, cada vez mais interessado. No Rio de Janeiro, Padre Dinis combina com Frei Adriano levar Ângela para o convento.
A mãe de Pedro continua muito doente. Em sua casa, Álvaro bebe até se embriagar. À bordo do navio e a caminho do Brasil, Alberto flerta com uma jovem viúva Em Lisboa, Elisa segue deprimida e chora a morte do irmão. Padre Dinis decide voltar a Europa para rever os filhos Arthur e Elisa e matricular Pedro numa escola. Na casa do juiz, D. Rita e Ana se recusam a acreditar nas palavras de Padre Bernardo e preocupadas, decidem procurar por Simão. Na taberna, Domingos assiste surpreso Tadeu espalhar o boato de que Teresa está entre a visa e a morte por causa de Simão. Tadeu conhece Eugênia e encantado, confessa a Aníbal que ela será dele custe o que custar. No largo do chafariz, Jacyra percebe a tristeza de Júlia, que não a explica porque chora. Rosália cuida dos ferimentos de Teresa. Na casa do ferreiro, Simão segue sendo cuidado por Mariana, que está cada vez mais apaixonada. Mateus chega do Rio de Janeiro e traz Antônia para cuidar de Simão. João se encanta com a beleza de Antônia. Padre Dinis leva chá para Ângela, mas não encontra Pedro em casa. Na casa do barão de Barbacena, Pedro aparece dizendo que precisa ter uma conversa de homem para homem com Álvaro.
Capítulo 35, 3 de janeiro de 2007 – Pedro exige de Álvaro uma explicação por ter enclausurado Ângela durante tanto tempo. Luzia se preocupa e tenta evitar atritos entre os dois. Padre Dinis tenta disfarçar para Ângela a preocupação com Pedro, que saiu sem avisar. Álvaro e Pedro se exaltam e iniciam um duelo de espadas. O barão consegue desarmar o rapaz. Jacinto vê Mateus, mas não tem coragem de abordá-lo. Mateus espera Domingos sair e entra na casa do juiz para trazer notícias de Simão. O juiz volta à casa e prende Mateus. O homem que empurrou Adelaide das escadarias de Coimbra dá um prazo final para Manuel lhe pagar pelo serviço e ele pede ajuda da própria esposa de Estevão. Mateus não revela para o juiz o paradeiro de Simão. Domingos manda a guarda revistar todas as casas da cidade. Teresa não desiste de Simão e prefere ir para o convento a casar com Baltazar, que pede para Tadeu deixá-lo tentar amolecer o coração da prima e tomá-la por esposa. Para espanto de Padre Bernardo, Ana e Rita lhe pedem para descobrir, com Mateus, onde Simão está escondido. Em Coimbra, Adelaide reconhece o homem que lhe empurrou da escada conversando com Manuel.
Capítulo 36, 4 de janeiro de 2007 – Adelaide tenta correr atrás do homem, mas Manuel, que finge não conhecê-lo, a segura. Enquanto isso, Estevão relê o bilhete e, transtornado, dá um soco na porta e fere a mão. Adelaide cuida do ferimento de Estevão. Armado com uma faca, ele e Manuel saem atrás do homem que tentou assassinar sua esposa. Em Resende, Padre Bernardo vai até a prisão falar com Mateus, que se recusa a revelar o paradeiro de Simão Baltazar e impede Jacinto de entrar em sua casa à procura de Simão. Na casa do ferreiro, a febre de Simão passa e ele reconhece Mariana e Antônia Em Lisboa, Elisa se dá conta de que Leopoldo de Saavedra é uma identidade falsa, pois o detetive não achou nenhuma pista dele. A duquesa decide procurar por Samuel Goldberg No navio, Samuel conta a Alberto sobre o erro que cometeu sem eu passado, quando roubou todo o dinheiro de uma mulher de quem era amante. No Rio de Janeiro, Carlos promete para Emília que um dia lhe dará uma vida confortável. Em Resende, Antônia fala para Mariana sobre sua mãe, que teve toda fortuna roubada por um homem chamado Samuel Adams. Padre Dinis e Pedro saem com Ângela para o convento, mas Álvaro os intercepta.
Capítulo 37, 5 de janeiro de 2007 – Álvaro chega para buscar Ângela na hora da partida para o convento e Padre Dinis não oferece resistência, pois sabe que o barão tem a lei do seu lado. Baltazar propõe a Teresa uma troca: ele a apresenta à sociedade do Rio de Janeiro como sua noiva para alcançar um cargo de prestígio e, depois, facilita a fuga da prima para Europa com Simão. Consciente, Simão tenta se levantar da cama, pois quer buscar notícias de Teresa. Mariana pede para o pai conseguir as informações, já que também foi vista no tiroteio. Álvaro beija Ângela à força e ela tem um forte acesso de tosse. Frei Adriano sugere ao Padre Dinis procurar por uma terceira pessoa que conheça a história de Ângela para provar a Álvaro que ela é inocente. Depois de saber pelo detetive que Samuel foi para o Brasil, Elisa está decidida a ir para a colônia. Manuel e Estevão procuram pelas ruas de Coimbra o homem que tentou assassinar Adelaide. O português acha que ele é, também, o amante da esposa e promete matá-lo. Domingos promete conceder a Mateus a liberdade se ele revelar o paradeiro de Simão. Teresa aceita a proposta de noivado de Baltazar, mas exige uma prova de que o primo quer mesmo ajudá-la. Joaquim amarra Zuza, pois ele saiu de casa sem sua permissão. Bêbado, Álvaro arranca a roupa de Ângela para possuí-la como sua mulher.
Capítulo 38, 8 de janeiro de 2007 – Ângela sabe que Álvaro tem direitos perante a lei e se entrega ao marido. Padre Dinis quer provar para o barão que Ângela é inocente e foi obrigada pelo pai a enganar o barão. O padre decide, então, procurar o cigano que lhe vendeu Pedro, ainda bebê. A caminho do Brasil, Alberto transa com a viúva que vem paquerando num corredor do navio. Elisa prepara suas bagagens para a viagem ao Brasil. Ângela se sente humilhada após transar com Álvaro. Em Resende, Baltazar quer levar Teresa para o Rio de Janeiro e pede permissão a Tadeu. Diante de Rosália, Joaquim castiga Zuza com a palmatória por ele ter saído de casa sem avisá-lo. Júlia convence Jacinto a deixá-la entrar na cadeia para falar com Mateus. O português pede para a mendiga avisar Simão sobre a revista que o juiz mandou fazer em todas as casas da cidade. Tadeu cobra mais uma vez dívida que João tem com ele e manda o ex-matador atirar em Simão diante do pai. Joaquim quer surrar Teresa, mas desiste quando ela fala de Baltazar como seu futuro noivo. Tadeu manda Aníbal readmitir Jacyra para trabalhar na taberna. Mariana dá um beijo apaixonado em Simão.
Capítulo 39, 9 de janeiro de 2007 – Pedro está disposto a ir até as últimas conseqüências com o barão para ter de volta a companhia da mãe. Padre Dinis decide mandá-lo para Lisboa para evitar uma tragédia. Júlia avisa a Simão sobre a revista em todas as casas da cidade e conta que Teresa está à beira da morte. Baltazar visita Mateus e conta sobre seu trato com Teresa. O advogado promete tirá-lo da cadeia para ele intermediar a troca de cartas entre Simão e Teresa. Antônia oferece a sua casa, no Rio de Janeiro, para Simão se refugiar. Padre Dinis promete para Pedro que conseguirá libertar Ângela e a levará para viver junto com ele em Coimbra. O padre sai em busca do cigano Come-Facas. Álvaro manda Luzia instalar Ângela em seu quarto. Simão tem uma recaída e não tem condições de fugir no lombo de um cavalo. João promete arrumar uma carroça, mas só para o dia seguinte. Agora que sabe que Jacyra tem um caso com o juiz, Tadeu quer mantê-la sempre por perto. Desconfiada, Jacyra não ter certeza vai pensar se volta a trabalhar na taberna, Tadeu invade o quarto de Eugênia e a beija à força. Rita está mais animada depois que recebeu notícias do filho e Ana irrita Domingos ao falar sobre a prisão e Mateus. Baltazar pede para Teresa escrever uma carta para Simão. A moça confia cada vez mais no primo. Ângela afirma que não guarda nenhum sentimento bom para Álvaro. Sem ver saída para seu dilema, o barão aponta a pistola para própria cabeça e aperta o gatilho.
Capítulo 40, 10 de janeiro de 2007 – Ângela tenta retirar a arma de fogo das mãos de Álvaro. Um tiro é disparado. Álvaro entrega a arma à baronesa e pede que ela o mate, pois senão ele irá matar o misterioso homem que ela diz amar. Na taberna do Aníbal, Eugênia permite que Tadeu a veja totalmente nua somente para poder empurrá-lo de roupa e tudo na banheira. Depois de recompostos, ela ameaça Tadeu com um punhal, surpreendendo a todos os fregueses. Júlia aconselha Jacyra, que não sabe se aceita ou não voltar a trabalhar na taberna. Na prisão, Mateus ceia com Jacinto e conta porque veio parar no Brasil. Na casa do juiz, Ana enfrenta o pai e o acusa de ser injusto por ter mandado prender Simão e Mateus. Com saudades da Europa, D. Rita desdenha da vida no Brasil. Na casa do ferreiro, João decide sair em busca de uma carroça.
Antônia aconselha Mariana a desistir da paixão impossível que é Simão. De volta ao Rio de Janeiro, Ângela confessa a Luzia que está apaixonada, mas se recusa a revelar-lhe o nome do amado. Em um acampamento cigano na praia, Padre Dinis procura pelo cigano de nome Come-Facas, mas o mais velho da comunidade não tem notícias dele há mais de 20 anos. À bordo e uma navio a caminho do Brasil, Alberto transa com a viúva num canto escuro do convés. Depois conversa com Samuel e afirma que quer enterrar seu passado como pirata e cigano. Em Resende, Zuza sofre com os ferimentos nas mãos depois de apanhar de Joaquim. Baltazar fala para Rosália e o menino que se Teresa se casar com ele, os dois não sofrerão mais pois ele os levará consigo. Tadeu ordena Joaquim a ir para o Rio de Janeiro com Teresa e a seguir as ordens de Baltazar. Simão agradece aos cuidados de Teresa e tenta dizê-la que não a ama como ela a ele. Na praia, Padre Dinis vê quando Álvaro, embriagado, tenta o suicídio se jogando no mar e pede ajuda a um grupo de ciganos.
Capítulo 41, 11 de janeiro de 2007 – Com a ajuda de alguns ciganos, Padre Dinis evita o suicídio do Barão de Barbacena, retirando Álvaro do mar. Em Resende, Antônia se ofende quando o ferreiro João elogia sua beleza. Mariana fica constrangida quando Simão fala na frente do pai e de D. Antônia que ama Teresa. O ferreiro briga com o rapaz porque está colocando sua família em risco. À bordo do navio, Samuel insiste a Alberto que no Brasil quer ser chamado de Samuel Adams. Em Coimbra, Estevão é rude com Adelaide e continua à caça do homem que a atacou. Manuel faz amor com uma prostituta brasileira, a ameaça e rouba todo o dinheiro dela. De volta a Resende, D. Rita se nega a fazer amor com o marido Domingos devido à preocupação quanto ao paradeiro do filho Simão. Enquanto isso, Ana sai de casa escondida dos pais. Ela vai à Câmara pedir a Jacinto que a deixe ver Mateus, que está preso.
Na praça do chafariz, Jacyra fica intrigada quando Júlia refere-se ao juiz Domingos pelo nome. Na cela, Mateus revê Ana e revela que Simão está bem e não corre mais riscos, mas se recusa dizer onde ele está. Quando retorna a sua casa, Ana é surpreendida pela mãe, D. Rita. Na casa do ferreiro, D. Antônia aconselha Simão a não dar esperanças a Mariana e logo que possível que se afaste dela, afim de que não a magoe ainda mais. Jacyra pergunta se Júlia conhece Domingos há muito tempo e a louca da praça afirma que sabe do romance da índia com o juiz. As duas trocam confidências e Júlia conta toda sua história com Domingos. No Rio de Janeiro, Padre Dinis chega com o Barão de Barbacena carregado e tem que enfrentar a rudez de Serafim, escravo da casa do barão. Ângela convence o escravo a deixar que o padre entre na casa. Depois de cuidar do barão, Padre Dinis desarma o escravo a convida Ângela a fugir com ele.
Capítulo 42, 12 de janeiro de 2007 – Padre Dinis imobiliza o escravo de Álvaro e dá a chance de Ângela escapar, mas a baronesa se recusa a fugir. Ela revela ao padre que o marido a violentou e que depois tentou se matar, o que para ela mostra que o barão também é vítima do amor. Ângela também revela que está apaixonada por um homem. Em Resende, Júlia confessa a Jacyra que conhece Domingos e Tadeu há mais de 20 anos, desde que chegou de Portugal e viveu com os pais num pequeno povoado onde os dois hoje inimigos também viviam. As duas fazem um pacto de segredo e amizade. Tadeu conta a Baltazar que a inimizade que tem por Domingos de Azevedo começou quando ambos conheceram ainda jovens, a filha de comerciantes portugueses, Júlia. Tadeu revela que Júlia se entregou a ele, mas escolheu se casar com Domingos. Ele então revelou ao adversário que a noiva se entregara para ele. Domingos então humilhou Júlia no altar da igreja, no dia do casamento, que acabou por não acontecer.
Ângela aconselha ao Padre Dinis a procurar pela parteira que a ajudou quando o filho Pedro nasceu. Teresa entrega a carta que escreveu para Simão a Baltazar. Zuza mostra os ferimentos feitos pela palmatória ao amigo Tabara Na casa do ferreiro, Antônia admira o físico de João, que trabalha na ferraria. Dizendo-se advogado de Mateus, Baltazar vai ao juiz exigir a libertação do jovem com a justificativa de que não havia nenhum português na noite em que Simão foi a casa de Tadeu ver Teresa. O juiz flagra o escrivão Jacinto ouvindo a conversa por trás da porta. Em Coimbra, Manuel sofre ameaças do homem que contratou para atacar Adelaide porque lhe deve dinheiro. Ele então vai a Estevão e revela que encontrou o homem. Mateus é libertado, mas desconfia das intenções de Baltazar. Ele pede ajuda a Júlia, pois vai até Simão e teme ser seguido. De volta ao Rio de Janeiro, Álvaro acorda e Ângela revela que foi o Padre Dinis quem o salvou no mar.
Capítulo 43, 15 de janeiro de 2007 – Álvaro não entende porque Padre Dinis salvou sua vida. Ângela não fugiu porque quer provar ao barão a sua inocência. Padre Dinis procura a mulher que fez o parto de Pedro. Em Resende, Jacyra aceita voltar para a taberna, mas não fica muito satisfeita por ter de dividir o quarto com Eugênia. Teresa está ansiosa para receber a resposta de Simão Mateus retorna à casa de João e Júlia o acompanha de longe para ter certeza de que a guarda não o seguiu. O rapaz entrega a carta de Teresa sem Mariana perceba. Domingos treina esgrima com a filha Ana. Eugênia confessa a Jacyra que já amou um homem. Em Lisboa, Elisa assusta a sua criada com sua sede de vingança e se prepara para a viagem ao Brasil. Já que foi surrada pelo pai mesmo sem ter entregado seu corpo a Simão, Teresa promete para Rosália que da próxima vez não hesitará em fazê-lo. Simão está radiante com a carta de Teresa e Mariana se entristece, pois acaba por descobrir que ele escreve para a amada. Padre Dinis encontra Fernão, o barão de Rio Seco.
Capítulo 44, 16 de janeiro de 2007 – Fernão tenta negar que é o pai de Ângela, mas acaba confiando nas intenções do padre e lhe faz confissões. Ângela revela para Luzia que está apaixonada e Álvaro ouve. Pedro se esconde no quintal da casa de Álvaro para saber notícias da mãe. Fernão quer inocentar a filha diante do barão e decide lhe falar que Ângela foi obrigada a mentir para conseguir o casamento. Simão dorme e delira por Teresa. Mariana se despe e faz sexo com o rapaz, que está inconsciente. Em Coimbra, Manuel e Estevão encontram e espancam o homem que tentou assassinar Adelaide. Manuel dá um soco em Estevão, que cai desmaiado, e se prepara para matar o homem que ele mesmo contratou. O pai de Mariana, João por pouco não flagra a filha se entregando para Simão. Mateus vai partir com Simão, mas antes promete a Ana que voltará para buscá-la. João prepara a carroça para a partida e a guarda chega para fazer a revista em sua casa. Mariana tenta impedir. Jacinto entra no quarto de Mariana, percebe alguém na cama, por debaixo dos lençóis e puxa.
Capítulo 45, 18 de janeiro de 2007 – Jacinto se depara com Antônia em trajes íntimos. Simão está escondido debaixo da cama. Em Coimbra, Manuel mata o homem e, ao perceber a chegada da patrulha, incrimina Estevão, que continua desacordado. Estevão tenta se explicar com os guardas, mas vai para a cadeia. Adelaide se desespera. Júlia está desconfiada porque viu João conversando com Tadeu. O estado de Simão piora e ele não pode viajar. Baltazar entrega a carta de Simão para Teresa, que se emociona ao ler. No Rio de Janeiro, Álvaro agradece ao Padre Dinis e promete a Pedro nunca mais ser violento, desde que não mexam mais com ninguém da casa dele. Dinis acha que Fernão vai aliviar o próprio fardo ao rever Ângela e inocentá-la. Manuel brinda sozinho à realização de seus planos. Agora, o brasileiro quer voltar a terra natal como advogado. Aníbal tenta evitar, mas Tadeu manda todos saírem da taberna e ameaça Eugênia com um revólver.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de Paixões Proibidas!