Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 106 a 120 da novela “Paixões Proibidas”, exibida pela Band em 2006/2007.
Capítulo 106, 24 de abril de 2007 – Padre Dinis chega à casa de Alberto e quer a ouvir a verdade sobre os acontecimentos em Portugal que resultaram na morte de Arthur.O ex-pirata conta tudo o que aconteceu entre ele e Elisa e pede perdão a Dinis por ter sido responsável pela morte do filho dele. Diante da família de Domingos, Júlia conta que já foi noiva do juiz, para espanto de Rita. Júlia afirma que é inocente, mas Domingos se recusa a ouvi-la e continua a pensar que ela era amante de Tadeu Dias quando estavam juntos. Na taberna, Jacyra se sente humilhada por ter sido exposta por Tadeu e Aníbal tenta consolá-la. Manuel tenta tocar em Adelaide, mas ela se recusa a se entregar a ele. Padre Dinis está arrasado e pede a presença de Antônia ao seu lado para confortá-lo. Baltazar retorna sem pistas sobre a fuga de Teresa. No Rio de Janeiro, Mariana vai encontrar Simão na cadeia. Teresa, Rosália, José e Zuza partem por uma trilha secreta rumo à capital. Apaixonado, Pedro só tem olhos para Elisa. Álvaro está disposto a tudo para reconquistar o coração de Ângela. Baltazar sugere a Tadeu contar para os vereadores que Teresa foi raptada pela quadrilha dos amigos de Simão. Padre Dinis coloca Alberto e Elisa frente a frente, pois sabe que um dos dois está mentindo.
Capítulo 107, 25 de abril de 2007 – Diante do pai, Elisa conta uma versão distorcida dos fatos ocorridos em Portugal e acusa Alberto, mas o ex-pirata alega ter matado Arthur em legítima defesa. Elisa se descontrola e começa a insultar Alberto, Samuel e até Dinis, que não se contém e dá um tapa na filha. Ana vai até a caverna e ouve de Júlia toda a verdade do envolvimento dela com Domingos no passado. Rita está desiludida com Domingos depois de saber que o marido juiz tem um filho fora do casamento: Tabara. Domingos obriga Manuel a trabalhar com ele na Câmara Municipal. Adelaide se diverte com a situação. Baltazar sai à procura de Teresa. Teresa, Rosália, José e Zuza caminham pela mata e a filha de Tadeu não se sente bem. Domingos conta para Manuel que Tabara é seu irmão. No Rio de Janeiro, Álvaro leva Ângela para passear pelas ruas da cidade e os dois saem de mãos dadas. João quer que Simão honre Mariana e, pelo menos, dê o nome dele ao filho que ela espera. Jacyra vai dizer ao juiz que está decidida a partir de Resende. Tadeu entra na sala com os vereadores para a audiência e os flagra conversando a sós. Ele conta que Teresa foi raptada e tem certeza de que foram os amigos de Simão. Eugênia vai tomar satisfações com Alberto sobre a relação dele com Elisa.
Capítulo 108, 26 de abril de 2007 – Alberto confessa a Eugênia que teve um caso com Elisa em Lisboa, mas nada fala sobre a morte do irmão dela. Domingos decide se afastar temporariamente do cargo de juiz e levar as acusações de Tadeu Dias para serem julgadas pelo Vice-Rei, no Rio de Janeiro. Frei Adriano aconselha Padre Dinis a voltar para Portugal com Elisa. Júlia conta a Rita sobre o seu amor por Domingos. Simão aceita dar seu nome para o filho de Mariana. Jacyra fala para Tabara que ele é filho de Domingos. Emília vai se encarregar da decoração do casamento de Alberto e Eugênia. Elisa revela a Antônia segredos do passado de Dinis e leva uma bofetada do pai. Domingos conta com Jacinto para cuidar da câmara durante a ausência dele. Baltazar e Theobaldo ficam de tocaia perto da prisão onde está Simão, pois têm certeza que Teresa logo aparecerá por lá. Na trilha para o Rio de Janeiro, Teresa passa mal e desmaia. Rita leva Júlia para conversar com Domingos.
Capítulo 109, 27 de abril de 2007 – Padre Dinis quer levar Elisa para Portugal e lhe arranjar um casamento. Domingos não deixa Júlia se explicar e a expulsa de sua casa. Ana diz a Júlia que pretende se casar com Samuel e lhe convida para morar com ela em sua nova casa. No Rio de Janeiro, Samuel vibra com o casamento de Alberto, pois acha que o evento ajudará os negócios. Elisa e Eugênia discutem e a duquesa dá um tapa na noiva de Alberto. Padre Dinis expulsa a própria filha de casa. Na trilha para o Rio de Janeiro, Teresa arde em febre e José afirma que ela está com maleita. Baltazar e Theobaldo chegam numa luxuosa casa empoeirada, onde o advogado planeja morar com Teresa, assim que se casarem. Decidida, Rita afirma que vai acompanhar Domingos até o Rio de Janeiro, pois quer ver Simão. Além disso, a portuguesa planeja voltar para Lisboa assim que a situação de seu filho estiver resolvida. Padre Dinis pede abrigo para sua filha na casa de Álvaro. Pedro se empolga com a chegada da moça. Ana acha que o destino a empurra para os braços de Samuel, já que terá de acompanhar seus pais até o Rio de Janeiro, onde vive o banqueiro. Ângela rouba um beijo de Dinis. Álvaro vê e ainda tenta cobrar seus direitos de marido. Teresa consegue chegar até a cadeia e reencontra Simão.
Capítulo 110, 30 de abril de 2007 – Na cadeia, Simão e Teresa beijam-se. Elisa flerta com Pedro. Padre Dinis aguarda a chegada de um navio para que ele e Elisa partam para Portugal. Pedro se oferece para acompanhá-los na viagem. Aníbal conta a Tadeu que os Azevedo viajaram para o Rio de Janeiro. Tadeu invade a sala do juiz e mesmo diante dos protestos de Jacinto e Cristóvão, assume o comando da vila. Emocionada pelo reencontro, Teresa desmaia e desespera Simão. Baltazar aparece e leva a jovem para sua casa no Rio. O Juiz Tarquínio confirma que o julgamento de Simão será em dois dias. Mais uma vez, Baltazar ameaça os escravos Rosália e José. Na casa de Alberto, Eugênia e Emília cuidam dos detalhes do casamento. Pedro pede o consentimento da mãe para ir estudar em Portugal. Teresa melhora e tenta sair de casa para rever Simão, mas Rosália conta que Baltazar mantém homens armados na porta. Antônia, Mariana e João Araújo decidem visitar Simão na cadeia. Em Resende, Adelaide chora de saudades de Portugal e de Estevão. Padre Dinis perdoa Alberto e concorda que ele matou seu filho Arthur por acidente. Alberto se oferece para pagar os estudos de Pedro em Coimbra. No largo do Chafariz, Júlia surpreende a todos ao aparecer arrumada e bem vestida. Ela surpreende Tadeu na sala do juiz. Elisa procura Frei Adriano para falar que o pai vive amasiado com Antônia. O frei deixa escapar que Dinis não é padre de verdade.
Capítulo 111, 1 de maio de 2007 – Hesitante, Frei Adriano admite que Dinis não é padre de verdade, pois nunca consagrou os votos. Elisa finge preocupar-se com o pai, mas comemora ter descoberto seu segredo. Na câmara, Júlia humilha Tadeu Dias e o deixa enfurecido. Na taberna, Júlia comemora com Jacyra ter recuperado sua verdadeira identidade e não mais ter que se fingir de louca. Baltazar se oferece para criar o filho de Teresa caso Simão seja condenado à forca. Doente, Teresa tem uma crise e arde em febre. Baltazar decide procurar um médico. Na cadeia, Simão receba a visita de Mateus, Mariana, Antônia, João, Ana e Rita. Mateus tenta convencer Ana de que fora vítima de uma armação de Manuel e Elisa, mas Ana confessa que está apaixonada por outro homem. Mateus chora na frente de todos. Na casa do Barão de Barbacena, Álvaro não se conforma de ter visto Ângela beijar Padre Dinis. Antônia oferece a casa de Carlos e Emília para hospedar Domingos e sua família no Rio de Janeiro. Dinis convida Antônia a viajar com ele para Portugal, mas ela exige que ele a leve como sua mulher de verdade. Baltazar convence Mariana a ajudá-lo num plano que fará com que Simão acredite que Teresa morreu vítima da maleita. Os dois fazem com que Simão, sem desconfiar de nada, peça a Mariana para chegar o estado de saúde de Teresa. Álvaro conta a Antônia que flagrou Padre Dinis beijando Ângela.
Capítulo 112, 2 de maio de 2007 – Antônia custa a acreditar quando Álvaro lhe diz que flagrou o beijo Ângela e Dinis. Elisa e Pedro se preparam para viajar a Portugal. Antônia leva Domingos, Rita e Ana a casa de Emília e Carlos. Emília ajuda Ana a localizar Samuel. Jacinto entrega a Tadeu Dias a convocação para o julgamento de Simão no Rio de Janeiro. Antônia confessa a João Araújo o amor que sente por Dinis. Na taberna de Resende, Júlia e Jacyra perguntam por Domingos. No Rio de Janeiro, o juiz é tratado com frieza pela esposa, D. Mariana visita Teresa, que lhe entrega uma carta a Simão. Mariana entrega a carta a Baltazar, que a substitui por outra, que Mariana leva a Simão. Na cela, Mariana convence Simão de que Teresa está à beira da morte. Ana visita Samuel e lhe diz que aceita seu pedido de casamento. Samuel confessa a jovem que é judeu. Os dois se beijam. Antônia flagra beijo de Dinis e Ângela. Dinis tenta em vão contornar a situação. Ele admite até largar a vida religiosa, mas Antônia não cede. Em nova visita a Teresa, Mariana conta que espera um filho de Simão.
Capítulo 113, 3 de maio de 2007 – Mariana fala para Teresa que está grávida de Simão. Domingos não autoriza que Ana se case com Samuel, pois o considera um foragido da justiça. Antônia decide deixar a casa do Padre Dinis e vai morar com a irmã Emília. João diz que ainda espera por Antônia. Júlia tenta se acostumar a ser vista em Resende como uma pessoa normal e não uma mendiga. Simão jura se enforcar se Teresa morrer por causa da maleita. Mateus o consola. Mariana está certa de que Simão se casará com ela. Agora que ocupa o lugar de Domingos na câmara de Resende, Tadeu quer impor que os cidadãos da vila lhe façam reverências nas ruas. Adelaide se recusa a entregar-se a Manuel e ainda ameaça revelar seu segredo. Tadeu recebe um bilhete de Baltazar contando que achou Teresa no Rio de Janeiro. O fazendeiro pretende castigá-la cruelmente se ela não morrer com a maleita. Samuel está inconsolável por causa da negativa de Domingos em permitir que se case com Ana. O juiz Tarquínio dá início ao julgamento de Simão. Começa o casamento de Alberto e Eugênia. Elisa chega para interromper a cerimônia com acusações contra o noivo.
Capítulo 114, 4 de maio de 2007 – Diante de todos os convidados, Elisa revela que, além de ser um ex-pirata, Alberto é o assassino de seu irmão. Antônia e Eugênia ficam horrorizadas e saem. Padre Dinis chega para acalmá-las. Ele redime Alberto e diz para Antônia e Eugênia que já o perdoou pelo assassinato de seu filho, pois ele agiu em legítima defesa. Dinis pede para Eugênia confiar em Alberto e não desistir do casamento. Tadeu Dias testemunha no tribunal e faz várias acusações contra Simão. Padre Dinis também isenta Alberto de culpa diante dos convidados e sai levando Elisa. Mateus dá o seu depoimento, mas este é desconsiderado por causa do envolvimento dele nos fatos relatados. Para surpresa de todos, Aníbal resolve depor de forma voluntária a favor de Simão. Pedro se despede de Ângela, Álvaro e Luzia e parte rumo a Portugal para completar seus estudos. Alberto esclarece tudo sobre seu passado para Eugênia. A moça acredita na redenção do pirata e decide continuar a cerimônia do casamento. Padre Bernardo casa os dois. Simão surpreende e toma a palavra para dizer que é culpado.
Capítulo 115, 7 de maio de 2007 – No tribunal, Simão admite que é culpado por amar demais. Domingos surpreende e defende o filho ao dizer que ele agiu em legítima defesa na morte de Joaquim. O juiz Tarquínio pede um tempo para pensar. Baltazar acha que vai perder o julgamento. Alberto pede perdão a Antônia por ter escondido de todos o seu passado. Elisa finge se arrepender e pede para Padre Dinis perdoá-la. Para tentar mudar o rumo da sentença final do juiz, Tadeu inventa que Teresa morreu e, em seguida, retorna para casa, fingindo estar abalado. Samuel pede ajuda a Antônia para convencer Domingos a permitir o casamento dele com Ana. Simão fica inconsolável com a notícia da morte de Teresa e mal dá ouvidos ao anúncio de sua absolvição feita pelo juiz. Domingos agradece Aníbal pela defesa de Simão e promete protegê-lo das maldades de Tadeu. Ângela ama Padre Dinis e se entristece com a sua partida. Álvaro a desilude e afirma que esse amor não é correspondido. Conforme planejado por Baltazar, Mariana corre para dar a notícia da condenação de Simão para Teresa. Tadeu chega e confirma que Simão será enforcado em breve.
Capítulo 116, 8 de maio de 2007 – Depois da absolvição de Simão, Rita fala para Domingos que está decidida a passar um tempo em Portugal e pede a sua permissão. Ela também pede ao marido que permita o casamento de Ana e Samuel Tadeu não se conforma com o resultado do julgamento e quer fazer justiça com as próprias mãos. Simão quer ver Teresa de qualquer jeito e pede para Mariana levá-lo até a casa dela, mas a camponesa se nega, pois teme que ele descubra a farsa. João quer que Mariana atenda ao desejo de Simão e se compromete a ir junto, para garantir que o rapaz não será visto. Simão invade a casa de Baltazar e dá de cara com Tadeu, que lhe diz que o corpo de Teresa já foi enterrado em um local secreto. Baltazar leva Teresa para ver Simão na cadeia, mas depois de conversar com um soldado, ele mente para ela e diz que os condenados a forca não podem receber visitas. Domingos decide dar o seu consentimento para Ana casar com Samuel e Mateus tenta impedir. Baltazar vai dar doses mais fracas do remédio a Teresa para que ela não esteja bem de saúde na hora do suposto enforcamento de Simão. Antônia decide aceitar o pedido de casamento de João. Eugênia pergunta para Alberto se ele deitou-se com Elisa em Resende.
Capítulo 117, 9 de maio de 2007 – Alberto confessa a Eugênia que se sujeitou às chantagens de Elisa, pois teve medo que ela contasse tudo o que aconteceu em Portugal para Dinis. Tadeu quer voltar logo para Resende e se vingar de Aníbal. Baltazar pede para ele ficar no Rio de Janeiro para assistir ao enforcamento de outro preso condenado e falar para Teresa que fora Simão. Rita quer que o filho vá com ela a Portugal. Teresa não se sente bem e Baltazar comemora, pois, como planejado, ela não terá forças para sair da cama e ver o suposto enforcamento de Simão. Ana pede para Aníbal levar um recado para Júlia. A moça quer que ela seja sua dama de companhia, depois que casar. Com medo de Simão descobrir que Teresa está viva, Mariana quer impedir a ida dele para Resende. Ela convence o pai a ir com ela para o Rio de Janeiro, atrás de Simão. Tadeu manda José ficar de longe e o escravo pensa que é Simão quem é enforcado. Simão e Mateus chegam à Resende e se surpreendem quando Manuel lhes apresenta Adelaide como a viúva de Estevão e sua atual esposa. Tadeu conta com detalhes para Teresa como foi o enforcamento de Simão. Emília e Eugênia se espantam quando Antônia lhes fala de sua intenção de casar com João Baltazar quer providenciar logo o casamento com Teresa, antes que Tadeu descubra que ela espera um filho de Simão.
Capítulo 118, 10 de maio de 2007 – Emília e Eugênia tentam fazer com que Antônia desista de se casar com João, pois sabem que ela ama Dinis. Diante das dificuldades em fazer negócios na colônia e ainda mais depois do escândalo protagonizado por Elisa frente à sociedade carioca, Samuel sugere que Alberto passe uma temporada em Londres. Simão pensa em ir para Portugal e Mariana se oferece para ir junto. João cobra dele a promessa de assumir a paternidade do seu neto. Domingos ganha um voto de confiança do Vice-Rei e poderá ocupar de novo o seu cargo em Resende. Em Resende, já acreditando na morte de Teresa, Simão se casa com Mariana. No Rio de Janeiro, sem ter outra alternativa, Teresa se casa com Baltazar. Conforme a orientação de Ana, Júlia deixa Resende e se despede de Jacyra. Rita se prepara para viajar para Portugal e teme se deparar as mudanças, depois de tanto tempo longe. Manuel quer impedir que Aníbal se hospede em sua casa, mas Adelaide o faz aceitar. Domingos contrata Manuel e Aníbal para trabalharem na Câmara Municipal de Resende. Tadeu aparece para desafiar o juiz e ameaçar Aníbal. Simão volta ao Rio e apresenta Mariana como sua esposa. Álvaro diz a Ângela que deixará a casa dela.
Capítulo 119, 11 de maio de 2007 – Álvaro não suporta mais dividir o mesmo teto com a pessoa que ama sem ser correspondido e decide deixar a casa de Angela. Os dois se despedem com um beijo. Tadeu propõe a Jacyra gerenciar a taberna, como fazia Aníbal. No Rio de Janeiro, Carlos brinda o casamento de Simão e Mariana. Ana oferece ao irmão um trabalho no escritório que Alberto vai montar em Londres. Domingos quer fazer da antiga caverna de Júlia um lugar para poder ficar a sós com Jacyra. Alberto e Samuel tentam consolar Simão, que ainda sente a morte da amada. Em casa, Teresa também sofre ao acreditar que Simão está morto. Alberto, Eugênia, Simão e Mariana partem para Inglaterra. Há uma passagem de tempo. Antônia e João se casam e vão viver em Resende. Elisa, Pedro e Dinis viajam para Portugal. D Rita também embarca para sua terra natal. Teresa dá à luz ao filho de Simão. Nasce o filho de Mariana.
Júlia vira governanta na casa de Ana e Samuel. Dois anos depois. Ana escreve uma carta para Simão contando dos avanços na cidade do Rio de Janeiro com a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em Resende, Adelaide não permite que Manuel a toque, apesar da insistência do marido. De longe, Estevão os observa. Domingos está decepcionado com o filho e dá uma bronca em Manuel por não se dedicar ao seu trabalho na câmara municipal. Em Portugal, Rita e sua prima Olinda estão preocupadas com os avanços do exército francês em direção à propriedade onde estão. Dinis, sem a batina, quer tirar Mateus dos combates. Pedro retorna de Coimbra, pois as aulas foram canceladas devido à guerra. Preocupado, Dinis decide abrigar Elisa e Pedro junto de Rita e sua prima Olinda. Alberto, Eugênia, Simão e Mariana retornam de Londres. Mesmo casados com outras pessoas, Simão e Teresa não conseguem deixar de pensar um no outro. Em Resende, Estevão surpreende Manuel e lhe ameaça com uma pistola.
Capítulo 120, 14 de maio de 2007 – Manuel não acredita que Estevão está vivo e acha que é uma assombração. O português afirma que chegou para se vingar, mas vai embora ao perceber a aproximação de João. Diante do ferreiro, o filho do juiz chora de medo. Carlos e Emília vão até Resende visitar Antônia, que vive casada ao lado de João. Tadeu Dias ameaça João com uma arma, mas Jacyra chega e retira o revólver das mãos dele. Em Lisboa, Padre Dinis, Elisa e Pedro visitam Rita e sua prima Olinda e falam sobre suas famílias no Brasil. Padre Dinis ajuda Mateus a lutar contra os franceses e confessa ao jovem o segredo de suas várias identidades. No Rio de Janeiro, Álvaro retorna para casa e traz junto Micaela, a irmã desconhecida de Ângela, de quem o pai dela falou em seu leito de morte. Emocionada, Ângela abraça a irmã e a convida para viver em sua casa. Alberto comenta com Samuel que Simão é muito hábil nos negócios. Sem querer, Adelaide fala de Estevão para Emília. Em Lisboa, Rita recebe a visita do Barão de Saraiva, um velho conhecido da família, que desmaia ao ver Elisa. Álvaro e Ângela se beijam e Micaela vê tudo escondida. O Barão de Saraiva descobre que Elisa é sua neta, que ele nunca conheceu.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 121 a 135 de Paixões Proibidas!