Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “Olhos d’água”, exibida pela Band em 2004.
Capítulo 1, 19 de janeiro de 2004 – Na África dos anos 70, a revolta dos nativos cria instabilidade no país e os pais das gêmeas Luísa e Leonor decidem voltar a Portugal. Durante um ataque à fazenda, porém, a família é separada. O fiel criado Tibane salva as crianças e, sem saber o destino dos patrões, resolve embarcar para Portugal. No cais, ele perde Leonor e fica com Luísa. Vinte e cinco anos depois, Luísa é uma executiva de sucesso, que reencontra uma desconhecida no prédio de seu escritório.
- Veja também:
- Resumo da novela Olhos d’água
- Resumo das novelas
Capítulo 2, 20 de janeiro de 2004 – Ao andar pelas ruas da cidade, Leonor conhece Ernesto e João, que resolvem ajudá-la em troca de uma doação. Indicam a casa de Anita, a dona de uma oficina de carros. Luísa resolve questionar Alzira sobre o seu nascimento e pergunta quem foi o médico responsável pelo parto. Luísa pergunta a Henrique sobre sua mãe. Leonor arranja trabalho numa lavanderia. Luísa e Camila procuram Gaspar, um policial amigo para descobrir o paradeiro da sósia de Luísa.
Capítulo 3, 21 de janeiro de 2004 – Leonor é assediada por Araújo, o dono da lavanderia onde trabalha. Luísa e Henrique discutem por causa da teimosia dela em encontrar a sua sósia através de um ex-policial reformado. Duarte vai buscar Margarida na casa de Luísa. Quando percebe o presente na oficina, Margarida demonstra indiferença, o que deixa Duarte muito triste. Leonor tem saudade de casa e desabafa com Anita. Gaspar consegue montar uma estratégia para encontrar Leonor.
Capítulo 4, 22 de janeiro de 2004 – Gaspar vai ao escritório de Luísa para dizer que espalhou fotografias para alertar a polícia sobre a sósia da empresária. Luísa oferece recompensa a quem encontrar a sósia e Gaspar se interessa ainda mais pelo caso. Henrique não gosta da busca incessante de Luísa. Anita e Leonor vão visitar Edmundo, o pai de Anita, que está hospitalizado. Na oficina de automóveis, Anita vê uma reportagem num jornal sobre uma pessoa muito parecida com Leonor e fica desconfiada.
Capítulo 5, 23 de janeiro de 2004 – Na lavanderia, Araújo continua obcecado por Leonor e não desiste de assediá-la. Henrique aproveita a festa de lançamento de um novo investimento da empresa para anunciar o noivado entre Luísa e Alexandre. Luísa fica perplexa e reage friamente. Leonor não aparece na lavanderia no dia seguinte e Araújo fica preocupado. Na delegacia, um policial diz a Gaspar que viu uma mulher igual a Luísa. Gaspar informa Luísa sobre a descoberta e ela segue para o local.
Capítulo 6, 26 de janeiro de 2004 – Na lavanderia, Luísa é facilmente confundida com Leonor por Celeste e Araújo. Na oficina, Anita mostra a Leonor a notícia de jornal com uma notícia sobre Luísa. Leonor não demonstra surpresa e conta o episódio do encontro no elevador. Leonor recebe um telefonema da mãe e promete visitá-la na semana seguinte. Gaspar vai à lavanderia e suborna Araújo para que ele não permita o encontro de Leonor e Luísa. Henrique e Silveira resolvem ir à lavanderia falar com Leonor.
Capítulo 7, 27 de janeiro de 2004 – Na lavanderia, Henrique e Silveira dão de cara com Leonor. Henrique fica surpreso com a semelhança com Luísa. No escritório, Luísa fica sabendo que Leonor já não trabalha na lavanderia e intima Gaspar a encontrar sua sósia. Ricardo, um velho amigo de Duarte, chega dos Estados Unidos. Eduarda procura Luísa e lhe pede dinheiro emprestado para comprar relógios antigos. Henrique oferece dinheiro para que Leonor volte para o interior.
Capítulo 8, 28 de janeiro de 2004 – Leonor fala com Anita sobre a proposta que recebeu de Henrique, mas decide não aceitar. Decepcionada, Luísa diz a Alzira que perdeu a pista de Leonor. Henrique intervém na conversa e demonstra o seu desagrado. Bicas encontra um mulher na rua que lhe deixa uma mensagem muito importante. Henrique insiste com Leonor e oferece mais dinheiro para que Luísa deixe Lisboa. A mãe de Ernesto está bastante doente e o seu estado de saúde preocupa Carlos.
Capítulo 9, 29 de janeiro de 2004 – Henrique e Silveira voltam à casa de Anita e insistem para Leonor deixar Lisboa. Luísa fala com Alzira e Tíbane sobre Leonor. Na lavanderia é dia de pagamento e Celeste quer receber, mas Araújo desconversa. A mãe de Ernesto continua muito doente. Leonor, Anita e Celeste preparam uma viagem ao interior. Araújo se oferece para ir junto, mas Leonor rejeita a idéia. Anita e Leonor vão visitar Edmundo, o pai de Anita, no hospital. Tíbane resolve ir à lavanderia procurar Leonor.
Capítulo 10, 30 de janeiro de 2004 – Tíbane vai à lavanderia e fala com Araújo. Tíbane apresenta-se como um amigo de longa data e insiste em saber se Leonor voltará. Araújo diz que ela volta em três dias, mas pede para ele não revelar isso a ninguém. Leonor chega à sua terra natal e fica feliz por ver sua mãe. Na lavanderia, Luísa surpreende Araújo que fica sem saber se está diante de Luísa ou Leonor e tenta esquivar-se das perguntas. Henrique propõe a Araújo a compra da lavanderia.
Capítulo 11, 2 de fevereiro de 2004 – Araújo vai ao café do bairro. Lá fala com Joaquim sobre as suas investidas amorosas e a lavanderia. Henrique aparece e se oferece para comprá-la. Bicas diz a Carlos que sente saudades do passado e pergunta ao amigo se pode fazer a próxima ronda com ele. Leonor fala com a mãe, Angelina, e pergunta sobre Luísa. Araújo conta a Joaquim sobre a conversa que teve com Henrique. Duarte e Ricardo discutem sobre a nova sociedade que pretendem organizar.
Capítulo 12, 3 de fevereiro de 2004 – Ricardo conhece Leonor na casa do Padre Carlos e a convida para jantar. Apesar de hesitante, Leonor aceita o convite. Bicas conhece Leonor e fica bastante perturbado. Leonor confessa a Celeste e Anita que está apaixonada por Ricardo. Henrique volta à lavanderia para finalizar o negócio da venda. Araújo, porém, resolve ganhar tempo dizendo que ainda não conseguiu arranjar um advogado para tratar do assunto. Araújo conta a Celeste e Leonor que teve uma proposta para vender a lavanderia.
Capítulo 13, 4 de fevereiro de 2004 – Luísa vai à oficina de restauração de Duarte e os dois acabam discutindo. Margarida entrega a carta de Luísa à Joana. Ricardo confessa a Duarte que sempre teve uma queda por Luísa e diz que conheceu uma moça muito parecida com ela. Leonor fica nervosa com a idéia de jantar com Ricardo. Henrique e Silveira voltam à lavanderia para a negociação da venda. Henrique passa o primeiro cheque e Araújo fica sem argumento. Ricardo vai buscar Leonor para jantar no café do bairro.
Capítulo 14, 5 de fevereiro de 2004 – Rosa conta para Alzira que um sujeito chamado Araújo telefonou para falar com Tíbane. No restaurante, Leonor sente-se incomodada com as perguntas indiscretas de Ricardo. No final do jantar, Ricardo surpreende Leonor com um beijo na boca. Ricardo conta a Duarte que foi jantar com uma moça igual a Luísa. Duarte fica intrigado e pergunta se pode conhecê-la. Henrique diz a Luísa que vai a Coimbra e Luísa fica desconfiada. Araújo conta a Leonor e Celeste que vai vender a lavanderia.
Capítulo 15, 6 de fevereiro de 2004 – Na lavanderia, Tíbane fica comovido ao ver Leonor e sente-se mal. Celeste chama uma ambulância para levá-lo ao hospital. Araújo acha estranho quando Leonor diz que nunca viu antes aquele homem. No hospital, Tíbane confunde Luísa com Leonor. Ricardo telefona para Leonor e a convida para sair. Natália ouve a conversa entre Luísa e Alzira sobre o que se passou no hospital com Tíbane. Noêmia é internada. Henrique e Silveira chegam à casa da mãe de Leonor no interior.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de Olhos d’água!