Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 76 a 90 da novela “O Direito de Nascer”, exibida pelo SBT em 2001.
Capítulo 76, 16 de agosto de 2001 – Jorge Luiz oferece-se para levar o convite e vai-se embora sem dizer à condessa onde vive Alberto e a sua mãe. Osvaldo está decidido a conquistar a única mulher que seu pai amou na vida e vai ao bordel assediar Cecília. Ela nega ter sido amante de Alfredo Martins e expulsa o rapaz de sua casa. Alberto vai visitar Julinha e é expulso pelos pais da rapariga que não aceitam o namoro dos dois. Dom Rafael já está melhor e Conceição conta-lhe que o Dr. Alberto salvou a sua vida, mais uma vez. Frei Estevão vai visitar Dom Rafael. Apesar de ainda não ter perdoado o religioso pelo que fez há dezoito anos, ele agradece ao frei por tudo que fez quando o encontrou caído na estrada. Alberto volta para casa arrasado com o que aconteceu em casa da namorada e pergunta a Maria Dolores quem são os seus verdadeiros pais.
Capítulo 77, 17 de agosto de 2001 – Revoltado com tudo o que aconteceu, Alberto confessa a Maria Dolores que odeia a sua verdadeira mãe. Mesmo vendo o sofrimento do filho, Maria Dolores continua determinada a não quebrar a promessa que fez de nunca revelar a verdade a Albertinho. Basília tenta, mais uma vez, fazê-la mudar de ideias e diz que por sua causa Alberto vai perder a mulher que ama. Porém, não há argumento que possa convencer Maria Dolores e ela insiste em permanecer calada. Osvaldo perde muito dinheiro no jogo. Alfredo fica preocupo com a vida que o filho leva mas sabe que o rapaz é exatamente como ele na juventude. O Dr. Pezi visita Dom Rafael e está convencido de que as suas melhoras se deve ao tratamento aplicado por ele. A cada dia que passa, cresce a admiração de Conceição e Dom Rafael pelo Dr. Alberto. Alfredo recebe um convite para o Sarau na casa da condessa e decide aceitar com a intenção de que Vitória lhe dê notícias de Maria Helena de Juncal. Isabel Cristina, filha de Dorinha e Ricardo, chega a casa dos avós.
Capítulo 78, 18 de agosto de 2001 – Isabel Cristina é uma jovem de ideias muito avançadas para o seu tempo e provavelmente vai escandalizar o avô com a sua maneira de agir e pensar. Alfredo visita a condessa Vitória mas não consegue saber nada sobre Maria Helena. Basília continua aconselhando Maria Dolores a revelar toda a verdade antes que seja tarde demais. Mas, Maria Dolores é teimosa e jura que nunca quebrará a promessa que fez à virgem. Dom Rafael fica feliz ao rever a neta. Jorge Luiz chega a casa e encontra Alfredo Martins. Ele presencia o momento em que Carmela assusta-se ao rever o ex-patrão e depois pergunta o que Alfredo lhe fez para que tenha tanto medo dele. Alberto caminha pelas ruas de Havana completamente distraído e quase é atropelado pelo carro conduzido por Isabel Cristina. Carmela começa a contar tudo o que aconteceu naquela época e acaba por dizer que Alfredo Martins é um canalha pois abandonou Maria Helena grávida. O Dr. Pezi vai a casa da condessa e acaba por descobrir que Dom Rafael está a ser tratado pelo Dr. Alberto Limonta. Depois de ouvir toda a história contada por Carmela, Jorge Luiz vai a casa de Maria Dolores e pergunta o que ela sabe sobre Maria Helena de Juncal.
Capítulo 79, 20 de agosto de 2001 – Maria Dolores fica surpreendida com a pergunta de Jorge Luiz e tenta negar os factos. Ele insiste, faz um relato de como imagina que tudo aconteceu e ameaça contar o que sabe a Alberto caso Maria Dolores continue negando a lhe dizer a verdade. Apavorada com a possibilidade do seu filho descobrir a verdade, ela acaba por contar tudo a Dom Jorge Luiz. Depois de ouvir, estarrecido, a dramática história de Maria Dolores Jorge Luiz pede-lhe que conte a verdade a Maria Helena. Dolores nega-se e Jorge Luiz diz que não pretende compartilhar de seu segredo. Osvaldo começa a envolver-se com Rosário e cada vez perde mais dinheiro no jogo. Dolores suplica a Jorge Luiz que não conte nada a Albertinho pois tem medo de que Dom Rafael o mande matar. Jorge Luiz conta que Maria Helena está no convento e pede-lhe que conte a verdade para acabar com o sofrimento de vinte e oito anos. Dolores insiste em não dizer nada nem a Alberto nem a Maria Helena. Alberto chega no momento em que os dois estão a conversar mas Jorge Luiz acaba respeitando a vontade de Maria Dolores e não diz nada. Isabel Cristina procura frei Estevão e pede-lhe que a leve ao convento para conhecer a sua tia Maria Helena. Jorge Luiz vai ao convento e pergunta a Maria Helena porque nunca lhe disse que teve um filho.
Capítulo 80, 21 de agosto de 2001 – A princípio, Maria Helena tenta negar a gravidez mas Jorge Luiz tranquiliza-a e diz que tem boas notícias sobre o seu filho. Maria Helena emociona-se quando ele conta que o seu filho está vivo, que foi criado por Maria Dolores e que se transformou num rapaz admirável. Maria Helena pede para que Jorge Luiz a leve ao seu filho, mas ele nega-se a dizer quem ele é e onde vive. Jorge explica que o seu filho desconhece a sua verdadeira história e se um dia vier a descobrir poderá acontecer uma tragédia. Maria Helena pede a Jorge Luiz que volte sempre ao convento para lhe trazer notícias do seu filho. O Dr. Pezi chega furioso ao hospital e chama Alberto e Carmem de traidores. Para a Dr.ª, ele dá uma outra oportunidade desde que não volte a desobedecer às suas ordens. Já com Alberto ele é mais rigoroso, demite o rapaz e diz que vai denunciá-lo à Ordem dos Médicos como curandeiro. Basília insiste com Maria Dolores para que vá até ao convento e conte a verdade a Maria Helena. Dolores, teimosa como sempre, continua determinada a nunca revelar o seu segredo a ninguém. Alberto defende-se e usa argumentos que fazem o Dr. Pezi mudar de ideias. Ele garante que não vai denunciá-lo à Ordem dos Médicos e pede um tempo para pensar se vai readmiti-lo.
Capítulo 81, 22 de agosto de 2001 – Isabel Cristina escandaliza os avós com as suas atitudes. Dom Rafael tenta controlar os seus passos, mas parece impossível. Alberto, desolado com o rompimento do namoro e com a demissão do hospital, vai ao Cuba Livre e Rosário aproxima-se da mesa dele. Osvaldo chega, encontra a moça com Alberto e parte para a agressão. Osvaldo leva a pior e acaba com um ferimento na cabeça. Alberto socorre o rapaz, sem saber que se trata do seu irmão. Nervoso com o incidente no bar, Alberto vai ao bordel de madame Cecília. A condessa Vitória diz a Jorge Luiz que se Alberto e a mãe não confirmarem a presença no sarau, ela irá buscá-los pessoalmente. Isabel Cristina conta à avó que vai visitar a tia no convento. Conceição é contra mas não consegue deter a neta. O encontro de Isabel Cristina e Maria Helena é repleto de emoção. Isabel pergunta à tia o porquê do seu avó não querer nem ouvir falar no seu nome. Maria Helena evita falar do assunto e diz que o que aconteceu entre eles faz parte do passado. Alberto pede a Jorge Luiz que vá a casa de Julinha para saber o que ela decidiu sobre o futuro dos dois. Maria Dolores não suporta ver o sofrimento do filho e decide sair de casa, depois de dezoito anos, e procurar a família Monteiro para tentar resolver o caso de Alberto e Julinha.
Capítulo 82, 23 de agosto de 2001 – Maria Dolores invade a casa dos Monteiro e apresenta-se como mãe adotiva do Dr. Alberto Limonta. Ela defende o namoro de Julinha e Alberto. Mercedes humilha-a dizendo que a sua filha não se pode envolver com alguém que não sabe a sua origem.. Irritada, Dolores acaba por confessar que sabe quem são os pais de Albertinho e que em suas veias corre sangue nobre. Nesse momento chega Jorge Luiz e leva Dolores embora da casa dos Monteiro. Dom Rafael continua inconformado com a independência de Isabel Cristina e fica furioso quando ela conta que foi ao convento visitar a sua tia. Ele proíbe a neta de voltar a vê-la e acaba passando mal. O Dr. Pezi chega para o examinar mas ele insiste para que Conceição chame o Dr. Alberto. Osvaldo envolve-se noutra briga no Cuba Livre ao encontrar Rosário com outro homem. Ramon, que seguiu o rapaz a pedido de Alfredo, presencia a cena. Isabel Cristina volta a insistir com a avó para que lhe conte o que aconteceu entre o seu avó e Maria Helena. Conceição recusa-se a falar sobre o assunto.
Capítulo 83, 24 de agosto de 2001 – Julinha pede ao motorista do seu pai que entregue uma carta ao Dr. Alberto. Ramon entrega ao patrão as informações que conseguiu sobre Osvaldo e Alfredo decide procurar Rosário, pois acredita que a prostituta está a levar o seu filho para o jogo. Isabel Cristina, irreverente como sempre, diz aos avós que vai com a condessa ao convento. Dom Rafael fica furioso com a desobediência da neta. Alberto recebe a carta da namorada onde ela diz que vai procurá-lo porque tem algo muito importante para lhe dizer. Dolores fica apavorada pois tem a certeza que a jovem vai comentar sobre o que ela disse quando foi a casa dos Monteiro. Julinha pergunta a Alberto porque escondeu dela que seus pais são nobres.
Capítulo 84, 25 de agosto de 2001 – Julinha vai a casa de Alberto e pergunta-lhe porque nunca lhe disse que era filho de nobres. Alberto surpreende-se com a pergunta e Julinha diz-lhe que peça explicações a Maria Dolores. Os pais de Julinha descobrem que ela foi procurar o namorado e vão buscá-la. Mercedes e Mariano ameaçam deserdá-la caso ela decida ficar com Alberto e Julinha acaba por se ir embora com os pais. Alberto pressiona Dolores para que lhe conte a verdade sobre a sua origem. Ela confessa que sabe quem são eles mas diz que não pode revelar o segredo pois quebraria uma promessa que fez à virgem. Alberto decepcionado com Maria Dolores diz que vai descobrir sozinho quem são seus verdadeiros pais. Dolores ameaça desaparecer da cidade caso ele continue com a ideia fixa de encontrar os pais.
Capítulo 85, 27 de agosto de 2001 – Rosário, cínica, não aceita a oferta de Alfredo Martins e diz que ficará com Osvaldo porque ele está prestes a receber uma grande fortuna. Dom Rafael recebe a visita de Alberto e pede-lhe que seja seu médico pessoal. Alberto aceita o convite. Isabel Cristina começa a reformular o seu quarto e Rafael preocupa-se com a ousadia da neta. Alberto continua revoltado com a atitude de Maria Dolores e já não a trata com se fosse a sua mãe. Chega o dia do sarau de beneficência, em casa da condessa Vitória.
Capítulo 86, 28 de agosto de 2001 – Alberto, muito deprimido com o abandono de Julinha e com a decepção que teve com Dolores, agora não sai da “cuba livre”. Lá reencontra Osvaldo Martins e os dois voltam a brigar. Apesar de todo o sofrimento com a indiferença do filho, Maria Dolores continua a negar dizer a verdade. Alberto volta para casa completamente bêbado e pede a Maria Dolores que não lhe volte a dirigir a palavra, a menos que seja para revelar o nome dos seus verdadeiros pais. Osvaldo exige que o pai não se meta na sua vida. Alfredo tenta alertar o filho dizendo que Rosário só está interessada no seu dinheiro, mas Osvaldo está apaixonado e acredita que ela também o ama. Jorge Luiz vai a casa de Dolores e diz-lhe que a madrinha a espera para o sarau. Dolores diz que não irá mas Alberto exige que ela o acompanhe.
Capítulo 87, 29 de agosto de 2001 – Alberto dá permissão a Dom Rafael para que vá ao sarau da condessa e diz que irá acompanhado da sua mãe. Alfredo corta a mesada do filho para tentar distanciá-lo do jogo e de Rosário. Dolores finge-se de doente para não ir ao sarau. Alberto percebe o truque, convida Basília para o acompanhar e diz a Dolores que não precisa mais da presença dela na sua vida. Os convidados começam a chegar ao sarau da condessa e Alberto comparece com a madrinha. Dolores, desesperada com o desprezo do filho, aproveita que está sozinha e decide ir-se embora para longe. Ela caminha horas à beira mar e depois embarca num pequeno barco.
Capítulo 88, 30 de agosto de 2001 – Maria Dolores decide ficar na praia e acaba por adormecer na areia. No sarau da condessa, Basília conhece Dom Rafael e Maria Helena conversa com Albertinho sem imaginar que se trata do seu próprio filho. Ele oferece-se para cuidar das crianças do orfanato. Alberto e Isabel Cristina voltam a encontrar-se e, mais uma vez, trocam farpas. Maria Helena conta à mãe que o seu filho está vivo. Conceição conversa com Basília e diz que qualquer dia vai fazer uma visita a Maria Dolores. Alfredo Martins comparece ao sarau da condessa e reencontra Maria Helena.
Capítulo 89, 31 de agosto de 2001 – Surpreendido ao ver que Maria Helena se transformou numa freira, Alfredo Martins sente-se mal. Maria Helena emociona-se ao vê-lo e não consegue continuar regendo o coral. Frei Estevão encarrega-se de continuar a apresentação. Dom Rafael e Alfredo ficam frente a frente mas não trocam nem uma palavra. Jorge Luiz conta a Maria Helena que Alfredo está viúvo e que voltou a Havana acompanhado pelo filho, Osvaldo. Jorge pergunta a Maria Helena se durante todos esses anos continuou a pensar em Alfredo Martins. Ela responde que sim e deixa Jorge arrasado. Maria Helena percebe a decepção dele e esclarece que pensou em Alfredo apenas como pai do seu filho e nada mais. A condessa pede ao Dr. Alberto que examine Alfredo Martins. Jorge Luiz, emocionado, pede a Maria Helena que não fuja mais dos seus sentimentos. Os dois trocam olhares e quase se chegam a beijar, não fossem interrompidos por uma das crianças do coral. Alfredo fica impressionado com o Dr. Alberto e pede-lhe que seja o seu médico pessoal.
Capítulo 90, 1 de setembro de 2001 – Isabel Cristina comenta com os avós que não suporta o Dr. Alberto e os dois saem em defesa do rapaz. Alberto e Basília voltam para casa e não encontram Maria Dolores. Alberto preocupa-se e culpa-se por ter sido tão cruel com ela. Basília também culpa o afilhado pelo desaparecimento de Dolores. Maria Dolores é encontrada, tremendo de frio, por um pescador. Alfredo continua chocado com o facto de Maria Helena se ter transformado numa freira e culpa-se pelo destino dela. Ele decide procurá-la para pedir perdão por todo mal que lhe causou.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 105 de O Direito de Nascer!