Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 18 da novela “O Cravo e A Rosa”, exibida pela Globo em 2000/2001.
Capítulo 1, 26 de junho de 2000 – Feministas fazem uma passeata. Petruchio tenta desviar sua carroça, e, com isso, os queijos sobre ela caem pelo chão. Catarina se recusa a ir à regata onde ela será apresentada a um novo pretendente. Para convencê-la, Batista ameaça confiscar os livros da filha. Bianca e Heitor se beijam apaixonados. Catarina vai à regata, mas joga Serafim no rio. Joaquim contrata um detetive para seguir Petruchio. Dinorá paga as dívidas de Heitor vendendo a um agiota uma promissória assinada por Petruchio. Ao saber que tem apenas dez dias para saldar a dívida, Petruchio fica furioso. Ela, então, elabora um plano para casar Petruchio e Catarina. Serafim leva flores para Catarina, que o recebe com a roupa rasgada e um sorriso de louca.
Capítulo 2, 27 de junho de 2000 – Apavorado, Serafim foge da casa de Batista. Mesmo sem nunca ter visto Catarina, Petruchio não quer casar-se com ela, o que poderia salvá-lo da falência. Consegue, no entanto, convencer o agiota a parcelar sua dívida. Ao saber que a loucura de Catarina era apenas fingimento, Serafim decide conquistá-la a qualquer preço. Cornélio resolve apresentar Catarina a Petruchio. As feministas encontram Petruchio com dançarinas na beira do rio. Catarina, que está entre elas, joga uma casa de abelhas sobre eles. Lindinha se insinua para Petruchio. Normando ameaça tomar a fazenda de Petruchio caso ele não pague a dívida no prazo. Buscapé avisa Catarina que Dinorá arranjou outro pretendente para ela.
Capítulo 3, 28 de junho de 2000 – Batista concorda em apresentar Petruchio a Catarina. Januário consola Lindinha, pois a moça não se conforma em saber que o patrão, Petruchio, pretende casar-se. Catarina pede ajuda a Lourdes e Bárbara para se livrar de Petruchio. Joaquim dá dinheiro a Normando: quer arrasar Petruchio. Serafim se informa sobre a fortuna de Batista. Dinorá ameaça revelar o segredo de Candoca se ela não ajudá-la a impedir a fuga de Heitor e Bianca, que haviam concluído que esta seria a única maneira de ficarem juntos. Lourdes rouba a carroça de Petruchio, que acaba ficando com as calças rasgadas.
Capítulo 4, 29 de junho de 2000 – Catarina se apresenta a ele com uma falsa barriga de gravidez. Petruchio mantém-se calmo e Catarina se desespera. Com isso, a falsa barriga cai. Calixto e Neca conversam sobre seus fracassos amorosos. Petruchio, tentando dobrar Catarina, pede a Batista que finja detestá-lo. Celso se hospeda na fazenda de Petruchio. Bianca não aceita a ideia de fugir com Heitor, mas teme que Heitor se canse de esperá-la. As feministas queimam exemplares da revista de Serafim, que aproveita o evento para se aproximar de Catarina. Petruchio e Celso fazem serenata na janela de Catarina. Seguindo o plano, Batista proíbe Catarina de encontrar-se com Petruchio.
Capítulo 5, 30 de junho de 2000 – Catarina resolve contrariar o pai. Celso fica surpreso, acreditando que Petruchio está apaixonado. Petruchio flagra Lindinha cheirando suas camisas, mas Neca arranja uma desculpa para a moça. Catarina escreve um artigo para a Revista Feminina, mas Serafim se recusa a publicá-lo. Normando mostra a Joaquim uma intimação judicial contra Petruchio. Heitor paquera Kiki. Heitor ameaça: se Bianca não fugir com ele, vai alistar-se na Legião Estrangeira. Januário se oferece para ajudar Lindinha a atrapalhar o casamento de seu patrão. Petruchio beija Catarina.
Capítulo 6, 1 de julho de 2000 – Catarina e Petruchio ficam perturbados com o beijo, mas ela logo se recupera, atira um vaso sobre ele e quase acerta Mimosa, que desmaia. Candoca conta a Dinorá que Bianca vai fugir com Heitor. Batista pede a Petruchio que não visite Catarina, mas ele insiste na ideia. Dinorá esconde o dinheiro de Heitor para impedi-lo de fugir. Petruchio leva flores para Mimosa. Batista expulsa Petruchio de sua casa, mas Catarina pede que ele fique. Cornélio dá dinheiro a Heitor. Buscapé conta para Catarina o plano de Bianca.
Capítulo 7, 3 de julho de 2000 – Batista impede que Bianca fuja e proíbe-a de encontrar-se com Heitor. Dinorá fica sabendo que Cornélio ajudou Heitor. Bianca decide fazer greve de fome até a irmã aceitar casar-se com Petruchio. Petruchio empenha as alianças dos pais para alimentar suas vacas. Os empregados da fazenda oferecem suas economias, mas ele não aceita. Neca fica com ciúmes de Calixto. Catarina tenta obrigar Bianca a comer. Batista contrata um professor de artes para Bianca. Cornélio dá um colar a Dinorá, que marca encontro com Serafim. Petruchio procura Batista.
Capítulo 8, 4 de julho de 2000 – Bianca desmaia de fome. Batista concorda em ajudar Petruchio depois que Catarina o aceitar. Dinorá recusa-se a facilitar o namoro entre Serafim e Catarina. Catarina faz um acordo: se Petruchio provar que Heitor não presta, aceita que ele a visite. Dinorá e Celso flertam. Petruchio hospeda Fábio e pede que Kiki conquiste Heitor para desmascará-lo. Kiki e Heitor tomam banho no rio. Petruchio e seus amigos escondem as roupas de Heitor. Bianca está muito fraca. Petruchio leva as roupas de Heitor para Catarina, que as mostra para Bianca. Não tendo convencido a irmã a suspender a greve, Catarina concorda em aceitar a corte de Petruchio desde que ele jamais a beije.
Capítulo 9, 5 de julho de 2000 – Catarina irrita-se quando Petruchio afirma pretender beijá-la novamente. Bianca desiste da greve de fome. Normando impede que Petruchio saiba que a fazenda vai a leilão. Joaquim decide arrematar a fazenda. Fábio paquera Lindinha e Januário toma satisfações. As feministas organizam um protesto. Bianca acredita na versão de Heitor sobre o banho de rio. Catarina dá um ultimato a Petruchio: ou vai para a cozinha ou está tudo acabado. Calixto convida Mimosa para um passeio. Heitor toma satisfações com Kiki. Petruchio aprende a fazer bolinhos. Edmundo se candidata à vaga de professor e apaixona-se por Bianca à primeira vista.
Capítulo 10, 6 de julho de 2000 – Bianca também fica impressionada com Edmundo e ele é contratado. Neca ensina Petruchio a preparar a merenda. Catarina convida a família de Cornélio para o lanche. Serafim finge concordar com a causa feminista. Edmundo aluga um quarto na casa de Rosa e Candoca se interessa por ele. Lindinha põe pimenta na garrafa de licor. Cornélio e Batista ficam chocados com a submissão de Petruchio. Apesar do péssimo lanche, Catarina sente-se vitoriosa. Batista passa mal ao provar o licor. Petruchio descobre que sua fazenda vai a leilão e toma satisfações com Normando.
Capítulo 11, 7 de julho de 2000 – Dinorá proíbe Cornélio de ajudar Petruchio. Começa o leilão. Dinorá encontra Cornélio no leilão. Petruchio quer saber porque Joaquim o odeia. Catarina finge não importar-se com o leilão. Para desespero de Joaquim, o leilão é suspenso por ordem de um juiz: a dívida foi paga. Cornélio garante que não ajudou Petruchio. Guardas impedem que Petruchio agrida Joaquim. Serafim sugere que foi Catarina quem pagou a dívida de Petruchio. Catarina nota o interesse de Edmundo por Bianca. Petruchio recusa um convite de Kiki. Joaquim quer saber quem salvou a fazenda. Heitor pede que Bianca faça mais greves de fome para pressionar Catarina. Petruchio abraça Catarina no meio da rua.
Capítulo 12, 8 de julho de 2000 – Petruchio beija Catarina. Furiosa, ela manda prendê-lo. Joaquim e Serafim fazem um acordo para destruir Petruchio e afastá-lo de Catarina. Celso e Fábio alugam quarto na casa de Rosa. Kiki avisa que Petruchio está preso. Serafim quer fazer de Dinorá uma aliada na guerra contra Petruchio. Catarina resolve alfabetizar Buscapé. Candoca comenta com Edmundo sobre o namoro de Bianca e Heitor. Celso pede ajuda a Batista para soltar Petruchio. Serafim manda flores para Dinorá e convida-a para um chá. Batista tira Petruchio da cadeia. Petruchio comunica que nunca mais quer ver Catarina.
Capítulo 13, 10 de julho de 2000 – Batista pagou a dívida e pressiona Petruchio: ou ele casa com Catarina ou perde a fazenda. A sorte é tirada e Fábio vai ter que conquistar Lourdes, para facilitar o romance de Petruchio. Heitor beija Bianca com ardor e ela sai correndo. Lindinha pede ajuda a Januário para saber o que Petruchio está armando. Dinorá e Josefa se encontram com Joaquim e Serafim na confeitaria. Josefa suspira quando Serafim coloca o pé em sua perna, pensando ser de Dinorá. Joaquim pede ajuda para separar Petruchio e Catarina e promete joias. Rosa tranquiliza Bianca: beijo não engravida
Capítulo 14, 11 de julho de 2000 – Dinorá fala de sexo com Catarina. Edmundo fala de amor com Bianca. Catarina se irrita ao abrir um pacote enviado por Petruchio: um pote de mel. Dinorá insiste que Catarina deve dar uma chance para Serafim e convida-a para jantar em sua casa. Heitor fica com ciúmes de Bianca. Mimosa briga com Calixto, porque ele comprou um perfume para Neca. Catarina começa a ensinar Buscapé a ler e escrever. Lindinha espia Petruchio tomar banho. Petruchio separa um anel para Catarina. Joana e as crianças quase descobrem Batista em seu carrão, mas ele é salvo por Cosme. Neca se enternece com o presente. Mimosa barra Petruchio. Edmundo, apaixonadamente, recita poemas de amor para Bianca. Cornélio convida Petruchio para jantar em sua casa. Fábio aposta com Celso que vai conquistar a feminista. Celso se oferece para acompanhar Candoca no jantar de Dinorá. Petruchio dá de cara com Catarina.
Capítulo 15, 12 de julho de 2000 – Catarina decide aceitar a corte de Serafim, só para irritar Petruchio. Cornélio estranha quando Celso demonstra já conhecer Dinorá. Heitor não quer saber de amor romântico, para frustração de Bianca. Petruchio só faz grossuras à mesa. Serafim corteja Dinorá; Celso agarra-a e marca encontro. Petruchio segura Catarina e arrasta-a para um exagerado tango. Pede-a em casamento, dá-lhe um beijo, que ela retribui com uma bofetada. Neca faz perguntas sobre Calixto. Lindinha se oferece para Petruchio, que continua tratando-a como irmã.
Capítulo 16, 13 de julho de 2000 – Batista troca de roupa no carro, pega a sua malinha de caixeiro- viajante e chega na sua outra casa. Bianca ameaça nova greve de fome se Catarina não aceitar o pedido de casamento. Catarina fica furiosa. Joana recebe Batista com muito amor. Jorginho e Fátima ficam felizes com a chegada do pai. Januário se oferece para ajudar Lindinha a conquistar Petruchio. Dinorá procura Serafim e garante que vai ajudá-lo. Celso pede o apartamento de Kiki emprestado. Petruchio desdenha quando Calixto afirma que ele está apaixonado. Kiki dá dicas para Fábio de como conquistar Lourdes, que é sua vizinha. Dinorá aconselha Catarina a aceitar o convite de Petruchio, para depois insuflar os ciúmes do grosseirão. Bianca vibra ao saber da decisão da irmã. Rosa percebe o interesse de Candoca por Edmundo. Dinorá começa a sentir uma estranha alergia quando beija Celso e vai embora correndo.
Capítulo 17, 14 de julho de 2000 – Catarina desgrenha os cabelos para dar o sim para Petruchio, que pede um beijo. Catarina enfia uma escova na boca de Petruchio. Ele garante que quanto mais brava, mais ele tem vontade de beijá-la. Mimosa perdoa Calixto. Fábio tropeça e cai em cima de Lourdes, que fica furiosa. Ele finge ser mudo e ela se transforma. Kiki e Lindinha choram ao saber que Petruchio vai se casar. Neca faz charme para Calixto. Heitor beija a irmã ao saber que vai ter casamento. Josefa e Dinorá recebem pulseiras de ouro. Bárbara quase desmaia ao ver um homem dentro de casa, mas também se enternece com o mudinho. Candoca olha apaixonadamente para Edmundo, que nada percebe. Bianca sai correndo do beijo de Heitor.
Capítulo 18, 15 de julho de 2000 – Januário empresta o anel da sorte de sua família para Lindinha. Ela deve fazer um pedido numa noite de lua cheia. Em troca, se tudo der certo, terá que ser dele. Kiki vai à fazenda de Petruchio. Kiki se declara para Petruchio e promete vingança quando se sente rejeitada. Batista conhece Berenice, vizinha de Joana, que tem muitos clientes ricos na cidade. Ao chegar em casa, vibra com as boas novas sobre o casamento e planeja o jantar de noivado.
Bianca se assusta com as histórias que Mimosa conta de meninas que ficaram grávidas. Rosa, porém, desmente tudo. Josefa aconselha o filho a ser aluno de Edmundo, que pode ensiná-lo palavras românticas. Catarina leva artigo ousado para Serafim, que promete publicá-lo. Ela convida-o para o jantar de noivado. Cornélio tenta em vão convencer Batista a aceitar Heitor. Kiki vigia e descobre que a amante de Celso é Dinorá. Fábio visita Lourdes, sempre bancando o mudinho. Petruchio fica furioso ao saber que Catarina se encontrou com Serafim.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 19 a 36 de O Cravo e A Rosa!