Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 79 a 90 da novela “Mariana da Noite”, exibida pelo SBT em 2006.
Capítulo 79, 17 de abril de 2006 – Inácio diz a Mariana que Atílio a ama como mulher e não como filha. Atílio confessa a Mariana que a única mulher que amou é Elisa, sua mãe. Mariana pede a Inácio que se reconcilie com Atílio. Inácio diz a Mariana que Atílio está fingindo para que tenha pena dele. Atílio entra no escritório de Ivan e se surpreende ao ver Libório. Ivan diz que Libório trabalha com ele. Atílio adverte Ivan e ameaça coloca-lo na rua se tentar traí-lo. Padre Pedro pede a Inácio e Márcia que se confessem antes do batizado do filho. Cínica, Márcia pergunta ao padre se ele vai criticá-la por se apoderar de uma criança que não é sua, conta que matou Cândida para que não contasse o que sabia e pergunta se ele pretende romper um segredo de confissão. Ivan diz a Inácio que é um legítimo Lugo Navarro e exige que lhe entregue a fortuna a que tem direito. Mariana chega ao batizado do filho de Inácio. Márcia a expulsa mas Atílio diz que voltou para reassumir o controle da fortuna da família e Mariana fica por que ele está ordenando.
Capítulo 80, 18 de abril de 2006 – Atílio diz a Ivan que não sabia que havia sido convidado. Ele responde que veio para resolver um assunto particular. Atílio exige que Márcia lhe entregue tudo que diz respeito à fortuna dos Montenegro. Márcia, para humilhá-lo, diz a Atílio que ele mudou sua personalidade com a esperança de que Mariana algum dia o veja como homem, mas ela jamais o verá como tal pois não passa de um farrapo humano. Atílio lhe dá uma bofetada. Márcia diz a Inácio que Atílio está pedindo prestação de contas por que quer Mariana para ele e deseja lhe dar o melhor, e garante que Mariana gosta das atenções de Atílio para com ela. Márcia vai até o quarto de Inácio com a intenção de seduzi-lo e fica furiosa ao não encontrá-lo. O mesmo acontece com Atílio ao não encontrar Mariana em seu quarto. Inácio e Mariana se encontram e fazem amor. Isabel diz a Atílio que não deve desejar Mariana como mulher pois é a esposa de seu filho e pergunta se ele está disposto a brigar com o filho pelo amor da mesma mulher. Atílio diz a Isabel que Inácio não é seu filho. Inácio diz a Mariana que jamais a esqueceu e que escreveu seus poemas com o coração partido por tê-la perdido.
Capítulo 81, 19 de abril de 2006 – Mariana diz a Inácio que está feliz por ter se entregado a ele mas confessa que não sabe se cometeu um erro. Inácio responde que não foi um erro e que sempre vai procurá-la por que não aceita ter que ficar longe dela. Isabel diz a Atílio que, mesmo que se negue a aceitar, o bebê de Inácio é seu neto. Atílio, furioso, pergunta a Mariana onde ela esteve. Márcia também não consegue esconder sua ira diz a Inácio que tem certeza de que ele estava com Mariana. Inácio confirma que estava com Mariana e diz a Márcia que nunca a amou nem amará pois Mariana é seu grande amor. Isabel diz a Márcia que Inácio e Mariana se amam, afirma que ele só se casou com ela por causa do bebê e adverte que se continuar a ser tão egoísta terá um final muito triste. Márcia esbofeteia Mariana e Atílio a defende e diz a Márcia que se Inácio a procura é por que a ama. Márcia tenta afogar o bebê para se vingar de Mariana mas Maria Lola o salva. Márcia, ao ver que Lucrécia se aproxima, acusa Maria Lola de tentar matar o bebê. Márcia diz a Inácio e ao delegado que Maria Lola roubou seu filho e tentou afogá-lo.
Capítulo 82, 20 de abril de 2006 – Márcia pede ao delegado que prenda Maria Lola pois ela representa um perigo para todos. Maria Lola, assustada, pede a padre Pedro que a proteja, conta que Márcia queria afogar o bebê e ela o salvou e diz que tem medo que Márcia a mate como matou Cândida. Padre Pedro chega no momento em que Márcia tenta asfixiar o bebê, a acusa de ser uma assassina e diz que o bebê não pode pagar por suas amarguras. Márcia, cínica, diz que com certeza Maria Lola já andou fazendo fofocas, mas não se preocupa pois sabe que sua religião o impede de dizer o que sabe. Ivan diz a Mariana que ela precisa ficar a seu lado pois é filho de José Inácio Lugo Navarro e Atílio o matou. Cupincha tenta abusar de Doris mas ela o agride e o expulsa. Mariana pergunta a Atílio se é verdade que ela é uma Lugo Navarro e por que matou seus pais. Atílio se defende, diz que não matou ninguém e nunca soube quem matou seus pais. Mariana diz a Inácio que já sabe quem foram seus pais. Inácio responde que já sabia e afirma que foi Atílio quem os matou. Atílio é operado. Mariana pergunta a um médico sobre o estado de saúde dele e este informa que a operação foi muito arriscada e não pode garantir que ele sobreviva.
Capítulo 83, 21 de abril de 2006 – O Dr. Soriano informa a Mariana que o estado de Atílio é muito grave e não sabe se ele sobreviverá. Márcia diz a Ivan que vai assinar uma procuração falsificando a assinatura de Atílio para que possa arruiná-lo e diz que essa é sua vingança por ele a ter maltratado por causa de Mariana. Isidro leva Maria Lola para depor, mas o delegado não acredita em sua declaração e lhe dá voz de prisão. Soriano, depois de submeter Atílio a uma bateria de exames diz a ele que não voltará a andar. Atílio, arrasado, diz a Mariana que tinha esperança de que voltaria a andar. Inácio procura Ivan e o critica por querer se apoderar de seus equipamentos. Ivan responde que tudo lhe pertence e os dois se pegam a socos e pontapés. Maria Lola diz a Márcia que enterrou sua barriga de pano. Márcia tenta agredi-la mas Isidro a defende. Ivan mostra um documento a Atílio, diz que é, novamente, o dono do hotel e que essa é sua vingança pois é um Lugo Navarro e não descansará enquanto não arruiná-lo.
Capítulo 84, 24 de abril de 2006 – Ivan diz a Atílio que é o caçula dos Lugo Navarro e que vingará a morte de seus irmãos. Atílio responde que eles mereciam morrer por atravessarem seu caminho e lhe aponta uma arma. Narciso chega a tempo de desarmar Atílio e o golpeia na cabeça. Atílio, rastejando, consegue chegar ao quarto de Mariana, diz que Ivan quer matá-lo depois de se apoderar de todos os seus bens e pede a ela que o ajude. Márcia tenta enforcar Maria Lola, mas logo desiste porque Isidro suspeitaria dela, porém ameaça matar Tati se Maria Lola contar a alguém o que aconteceu. Maria Lola encontra Tati e a abraça. Tati conta que Camilo a abandonou e as duas brincam na água. Mariana conta a Jandira que Atílio está vivo, mas o mantém escondido porque Ivan quer matá-lo. Jandira aconselha Mariana a ter muito cuidado porque Ivan é um homem muito perigoso. O delegado comunica Inácio que ele terá que deixar a fazenda. Inácio pede a Márcia que vá com o bebê para a casa de Atílio. Enquanto isso ele e sua mãe viverão no bar. Atílio diz a Mariana que irá embora mas, por enquanto, não pode dizer para onde pois não quer comprometê-la pois morreria se algo lhe acontecesse.
Capítulo 85, 25 de abril de 2006 – Atílio decide que continuará fingindo que está inválido para que Mariana não o abandone. Cupincha diz a Atílio que Márcia se nega a visitá-lo porque Ivan também roubou Inácio e pergunta se realmente acredita que Falcão poderia ser seu filho. Atílio responde que supõe que seu filho esteja morto assim como o filho de Mariana e Inácio e pergunta se, por acaso, não cumpriu suas ordens. Inácio tenta convencer Mariana de que Atílio a chantageia para que não a abandone. Ivan diz a Atílio que seu fim está próximo. Atílio mata Narciso e Cupincha fere Ivan. Atílio chega à fazenda e diz a Márcia que seu poder chegou ao fim, pois voltou para controlar a fortuna dos Montenegro. Mariana diz a Jandira que está esperando um filho de Inácio, mas não contará nada a ele pois pretende ser pai e mãe da criança. Cupincha tenta agredir Maria Lola. Inácio chega e Maria Lola diz a ele que Cupincha quer cortar sua língua para que não conte que deu a Márcia o bebê que ela diz a todos que é seu filho. Inácio pergunta a Cupincha se isso é verdade. Mariana é presa sob a acusação de ter matado Narciso e de tentar matar Ivan.
Capítulo 86, 26 de abril de 2006 – Márcia conta a Ivan que Mariana foi acusada do crime e está presa. Coral diz que Mariana é inocente. Ivan diz que não pretende depor a seu favor, pois assim que Atílio souber correrá para ajudá-la e ele o pegará. Atílio diz a Isabel que se casará com Mariana. Algumas presidiárias agridem Mariana, ela cai e recebe golpes no ventre. Jandira a encontra sangrando, a leva imediatamente para o hospital e consegue evitar que ela sofra um aborto. Por ordem de Ivan, Libório joga ácido nas máquinas de Inácio. Marcelino e Gonzalinho estão brincando no local e se intoxicam. Os dois são levados para o hospital e o estado de Gonzalinho é muito grave. Lucrécia diz a Atílio que ele deve ver Mariana como uma filha. Atílio responde que seu amor é puro e não pode lhe fazer mal. Gonzalinho, agonizando, pede a Inácio que procure Mariana e diga que a ama muito e, em seguida, morre.
Capítulo 87, 27 de abril de 2006 – Atílio exige que Márcia recupere o documento que Ivan utilizou para se apoderar do hotel. Mariana consegue provar sua inocência e é posta em liberdade. Inácio procura Mariana para dizer que Gonzalinho morreu e que suas últimas palavras foram para ela. Cupincha diz a Atílio que Mariana foi internada com uma ameaça de aborto e que o bebê é filho de Inácio. Inácio diz a Márcia que terminou definitivamente com Mariana e que nunca mais voltará a procurá-la. Márcia comenta com Ivan que Atílio exigiu que ela conseguisse reaver a procuração e diz que se não o fizer ele desconfiará que o traiu. Ele entrega uma cópia e diz que tem em seu poder outras cópias registradas em cartório. Tati diz a Inácio que seu pai é Atílio Montenegro.
Capítulo 88, 28 de abril de 2006 – Cupincha se surpreende ao ver Atílio em pé. Ele explica que mentiu para que Mariana não o abandonasse e diz que só vai lhe dizer a verdade quando ela for sua esposa. Mariana avisa Ivan que como uma Lugo Navarro vai cobrar o que lhe pertence e diz que Atílio, apesar de ter cometido muitos erros, está arrependido e não pretende abandoná-lo. Isidro comenta com Lucrécia que Tati disse a Inácio que Atílio Montenegro é seu pai e que, embora ele não tenha acreditado, ficou a dúvida e ela deve estar preparada para as perguntas que ele certamente fará. Isabel critica Ivan por não ter lhe revelado sua verdadeira identidade, diz que Inácio é um legítimo Lugo Navarro e, portanto, também tem direito à herança. Marina conta a Atílio que está esperando um filho de Inácio. Atílio se oferece para reconhecê-lo como se fosse seu. Jandira se despede de Lucrécia e diz que vai procurar sua tribo. João Paulo entrega um contrato rasgado a Ivan e diz a ele que não procure Jandira pois não a encontrará. Em segredo de confissão, Márcia diz a padre Pedro que matará Mariana por estar esperando um filho de Inácio e que Atílio em breve também morrerá pois já começou a envenená-lo.
Capítulo 89, 1 de maio de 2006 – Inácio pergunta a Atílio se ele é seu pai. Atílio responde que isso não passa de uma mentira de Lucrécia pois ela foi para a cama com tantos homens que certamente não sabe quem foi seu pai. Inácio comenta com Lucrécia a conversa que teve com Atílio e diz que não voltará a investigar sua origem por respeito a ela. Jandira volta para sua tribo. Camilo intercede a seu favor para que voltem a aceitá-la. Márcia ordena a Cupincha que mate Mariana. Mariana diz a Isabel que Atílio a convidou para voltar a viver na fazenda, mas não poderá aceitar pois está esperando um filho de Inácio e não quer que ele fique sabendo. Mariana também comenta com Isabel que Atílio mudou tanto que até se ofereceu para dar seu sobrenome para o filho que está esperando. Isabel tenta alertá-la, diz que Atílio não mudou em nada e que seu comportamento certamente esconde um motivo pois nunca a viu como filha e a deseja como mulher. Mariana, furiosa, pergunta a Atílio se é verdade que a deseja como mulher.
Capítulo 90, 2 de maio de 2006 – Atílio explica para Mariana que a grande semelhança que tem com sua mãe fez que às vezes confundisse seus sentimentos, mas para todos, ela e Tati são suas filhas. Mariana deixa claro que jamais poderá vê-lo como homem pois ama Inácio. Márcia aproveita que toda a família está reunida para informar que Inácio pediu para que se casem no religioso. Padre Pedro chega à casa dos Montenegro preocupado com a ameaça feita por Márcia de envenenar Atílio. Logo depois chega Maria Lola trazendo a falsa barriga usada por Márcia. Ela fica muito nervosa ao vê-la e Isabel se surpreende com sua reação. Atílio diz a Márcia que terá que fazer tudo que pedir pois, caso contrário, Inácio ficará sabendo que ela não é a mãe de seu filho. A fortuna dos Lugo Navarro é dividida entre Inácio, Mariana e Ivan. Márcia adverte padre Pedro para que não se meta em assuntos que não lhe dizem respeito, pois isso poderá lhe custar a vida.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 105 de Mariana da Noite!
