Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 15 da novela “Mariana da Noite”, exibida pelo SBT em 2006.
Capítulo 1, 16 de janeiro de 2006 – Tudo começa há 25 anos atrás. Atílio Montenegro manda matar todos os integrantes da família Lugo Navarro. Todos são dizimados exceto o garoto Inácio que consegue fugir das garras de Atílio Montenegro. 25 anos depois…. Mariana comenta com sua tia Isabel que depois da procissão ficou de se encontrar com Xavier e confessa que está se apaixonando por ele. Isabel pede à sobrinha que desista do encontro. Raquel, mãe de Xavier, pede ao filho que se afaste de Mariana pois ela atrai a má sorte pois todos os seus pretendentes acabaram mortos. Xavier não concorda com a mãe e diz que tudo não passou de mera casualidade. Inácio chega ao povoado e no caminho encontra Maria Lola. Ela pergunta seu nome e, quando ele responde Inácio Lugo Navarro provoca uma reação de medo na pobre mulher que, assustada, pede a ele que nunca mais repita seu nome porque lhe trará má sorte.
Xavier está indo de carro para o povoado quando perde os freios e cai em um barranco. Inácio socorre o rapaz. Ele diz que os freios falharam e logo depois falece nos braços do forasteiro. Inácio chega ao bar de Lucrécia e pergunta onde pode encontrar um trabalho. Lucrécia o aconselha a procurar Atílio Montenegro. Inácio comenta com Lucrécia que o ódio e a vingança o trouxeram para o povoado. Mariana chega em casa inconsolável por causa da morte de Xavier e sofre um desmaio. Camilo, o médico do povoado a examina e aconselha Atílio a deixá-la descansar. Mais tarde, Mariana reza e pede à Virgem que a alma de Xavier descanse em paz. Mariana e Inácio se encontram.
Capítulo 2, 17 de janeiro de 2006 – Inácio e Mariana se encontram no meio da noite. Inácio, fascinado, diz a Mariana que ela é tão bonita que se parece com a Virgem. Mariana, muito abalada, pergunta à tia, Isabel, por que todos os homens que se interessam por ela acabam morrendo e diz que decidiu renunciar para sempre ao amor. Inácio pergunta a Lucrécia por que se preocupa tanto com ele. Lucrécia explica que perdeu um filho recém nascido e nunca se refez do trauma. Mariana comenta com o pai que, para evitar que mais desgraças aconteçam, não permitirá que nenhum homem se aproxime dela. Atílio diz a Mariana pode lhe dar tudo o que precisa, mas ela responde que ele não pode lhe dar o carinho e o amor de um homem.
Inácio vai até a mina e pede a Márcio que lhe dê trabalho. Tati reclama com o pai o excesso de cuidado e proteção que dá a Marina enquanto a ela ignora como se não fosse sua filha. Márcia contrata Inácio e compra uma briga com Geraldo, o engenheiro responsável pela mina. Ele diz que não precisam de novos empregados e pede a ela que despeça Inácio. Márcia, furiosa, deixa claro que quem manda na mina é ela e diz que Inácio fica. Inácio e Mariana voltam a se encontrar. Mariana, assustada, pede a Inácio que não a olhe pois todos que se apaixonam por ela acabam morrendo. Inácio a beija.
Capítulo 3, 18 de janeiro de 2006 – Inácio beija Mariana. Ela, assustada, pede que não volte a beijá-la porque todos os homens que se aproximam morrem e isso a assusta muito. Inácio responde que por um beijo seu vale a pena morrer. Geraldo tenta convencer Atílio a expulsar Inácio da mina. Márcia, furiosa, diz ao irmão que Geraldo sempre está contra ela. Atílio decide que o novo empregado deve cumprir o contrato. Inácio procura Isidro e diz que sua avó pediu que o procurasse para que lhe contasse tudo que aconteceu com sua família há vinte e cinco anos.
Isidro se nega a falar sobre o assunto e aconselha Inácio a ir embora para bem longe daquele lugar. Inácio responde que não pretende ir embora sem saber de toda a verdade e que foi por isso que fugiu da cadeia. Isabel e Atílio discutem por causa de Maria Lola. Isabel a defende e lembra ao irmão que embora a pobre mulher esteja transtornada e sabe de grandes segredos do passado. Isabel diz ao irmão que também gostaria de ir embora para bem longe mas não deixa a fazenda porque precisa proteger Tati e Mariana. Tati pergunta a Camilo se ele sente alguma coisa por Mariana. Ele confessa que está apaixonado por ela. Márcia, provocante, diz a Inácio que ele lhe interessa como homem.
Capítulo 4, 19 de janeiro de 2006 – Márcia se insinua para Inácio e diz que está disposta a ajudá-lo no que ele precisar. Inácio, incisivo, diz a Márcia que não gosta de privilégios. Geraldo aparece, e irritado ao ver os dois conversando, ordena a Inácio que volte para o trabalho e diz a Márcia que não deve distrair os empregados pois há muito o que fazer na mina. Atílio procura Lucrécia e os dois fazem amor. Depois de fazer amor com Atílio, Lucrécia fala do passado, diz que gostaria de ter se casado e tido filhos com ele e lembra, com tristeza, do filho que tiveram e nasceu morto.
Atílio vai embora de mal humor. Camilo visita Mariana. Tati, venenosa, pergunta se ele não tem medo de morrer por causa da maldição que persegue Mariana. Camilo responde que está disposto a morrer por ela. Camilo pede Mariana em casamento. Ela, assustada, o despreza. Atílio percebe o que aconteceu entre os dois e, hipócrita, convida o rapaz para jantar. Cupincha assedia Jandira e insiste para que ela se sente à sua mesa e beba alguma coisa com ele. Camilo sai em defesa da jovem e pede ao capataz que não a incomode. Jandira agradece Camilo por tê-la defendido e o aconselha a ter cuidado com o Cupincha pois ele é muito vingativo. Mariana está voltando para casa tarde da noite e vestida de preto quando vê que Atílio se aproxima. Assustada, ela tenta se esconder.
Capítulo 5, 20 de janeiro de 2006 – Mariana, assustada, se esconde de Atílio. Cupincha está a ponto de apunhalar Camilo pelas costas mas é impedido por Inácio. Geraldo fica furioso quando Márcia comunica a ele que pretende nomear Falcão (Inácio) como novo capataz da mina. Depois de presenciar mais um dos ataques histéricos de Tati, Isabel comenta com Mariana que fizeram muito mal em mimá-la tanto pois ela se transformou numa garota muito egoísta. Atílio comenta com Isabel que Márcia está interessada em Falcão e por isso o nomeou capataz da mina e deixa claro que não permitirá que sua irmã cometa essa estupidez.
Eládio se sente mal e é agredido por Cupincha que o agride exigindo que volta ao trabalho. Inácio, furioso, agride o capataz e diz que Eládio está doente. Eládio é levado até o consultório do Dr. Camilo, mas ele sofre um infarto e morre sem que o médico possa fazer nada para salvá-lo. Isabel e Atílio discutem. Ela lembra ao irmão sobre a matança que aconteceu há vinte e cinco anos e diz que Mariana suspeita que há algo obscuro em seu passado. Cupincha informa a Atílio que um empregado da mina acaba de morrer. Mariana, assustada, pergunta quem foi e Atílio, irritado, quer saber quem é o homem que a deixa tão inquieta.
Capítulo 6, 21 de janeiro de 2006 – Intrigado, Atílio pergunta a Mariana quem ela pensou que tinha morrido para ficar tão nervosa. Ela diz que ainda está muito abalada por causa da morte de Xavier e comenta que Maria Lola lhe disse que sua mãe morreu de amor. Atílio diz a Mariana que não deve acreditar em tudo que aquela louca diz. Márcia pede a Atílio que deixe Mariana em paz pois ela é jovem e logo encontrará um homem que se case com ela e a leve para longe daquele lugar. Atílio, visivelmente irritado, diz que nunca permitirá que Mariana se case. Camilo comunica a Atílio que Eládio morreu por causa dos maus tratados do capataz da mina.
Camilo diz ainda que ele deve se responsabilizar pelo filho de Eládio e deixa claro que se não for justo vai denunciá-lo à polícia. Atílio diz a Camilo que não deve vê-lo como inimigo e promete que o menino não ficará desamparado. Cupincha prepara uma armadilha para Camilo. O médico é procurado por um homem que pede a ele que o ajude a socorrer as vítimas de um acidente. Quando Camilo chega ao local é empurrado para um barranco. Depois, Cupincha mata o homem que foi a visitar o médico. Atílio está decidido a não permitir que nenhum homem se aproxime de Mariana. Cupincha relembra como matou todos os pretendentes de Mariana. Mariana pensa em Inácio e pede a Deus que o proteja. Atílio observa Inácio com olhar ameaçador.
Capítulo 7, 23 de janeiro de 2006 – Inácio e João Paulo procuram por Camilo e o encontram inconsciente perto do rio. Atílio, furioso, rasga as cartas que Isabel guarda de seu antigo namorado e diz que não quer que guarde nada que o faça lembrar dos Lugo Navarro. Mariana diz a Isabel que seus destinos são muito parecidos já que também mataram o homem com quem ia se casar. Cupincha, embriagado, tenta forçar Jandira a dançar com ele. Ela se nega e ele, por vingança, corta seu rosto com uma garrafa. Atílio, ao ser informado do que aconteceu no bar, esbofeteia o capataz e o expulsa.
Atílio vai até o bar de Lucrécia e ameaça fechar o local se ela denunciar Cupincha pelo que aconteceu. Lucrécia, incrédula, pergunta a Atílio Montenegro como é possível que defenda um sujeito como o Cupincha e deixa claro que não tem medo de suas ameaças. Inácio espera por Mariana. Ela chega assustada e diz que vai embora porque está sendo seguida. Logo depois aparece Atílio e diz a Inácio que viu uma sombra e está tentando descobrir quem é. Inácio diz que não viu nada e vai embora. Inácio entra no escritório de Geraldo e lá encontra Márcia que, insinuante, diz que gostaria que houvesse alguma coisa entre eles.
Capítulo 8, 24 de janeiro de 2006 – Márcia diz a Inácio que gosta dele e vai fazer com que se apaixone por ela pois está acostumada a conseguir tudo o que quer. Inácio está tomando banho quando Márcia, nua, entra para provocá-lo. Inácio diz a Márcia que ela é muito atraente mas não está acostumado a ser assediado e deixa claro que não está precisando de mulher. Márcia vai embora furiosa por ter sido rejeitada. Márcia diz a Atílio que está interessada em Inácio e pede a ele que não se intrometa na sua vida. Camilo é levado para a cabana de Isidro. Cupincha, ao ficar sabendo que Camilo não está morto, entra na cabana e tenta asfixiá-lo com uma almofada mas é impedido pelo cão de Isidro. Ele foge do local sem ser visto.
O delegado diz a Lucrécia e Inácio que não pode prender Cupincha pelo que fez a Jandira porque ninguém está disposto a depor contra ele. Lucrécia diz que também tem motivos pessoais para não depor contra o capataz dos Montenegro. Tati diz ao pai que está apaixonada por Camilo e que vai fazer de tudo para que o médico se case com ela. Mariana pede a Inácio que fujam juntos por pressente que alguma coisa muito ruim está para acontecer. Ela comenta também que seu pai a mataria se descobrisse que está se encontrando com um homem na calada da noite. Inácio explica que não pode ir embora porque tem um assunto pendente para resolver, mas diz que a ama e pede que confie nele. A mina onde Inácio está trabalhando sofre um desmoronamento.
Capítulo 9, 25 de janeiro de 2006 – Inácio sai ileso do desmoronamento da mina. Márcia pede a Isabel que a ajude a organizar uma festa em comemoração a seu aniversário. Ela comenta com a irmã que nessa noite vai apresentar a todos o homem por quem está apaixonada e diz que por ele está disposta a ser mais feminina. Maria Lola se aproxima de Tati e, carinhosamente, tenta falar com ela. Tati a despreza e a empurra. Maria Lola, por culpa de Tati, deixa cair o bolo que levava para o Dr. Camilo. Tati comenta com Camilo que já disse a seu pai que está apaixonada e pretende se casar com ele. Ela fica furiosa ao ser rejeitada por Camilo que deixa claro que é a Mariana que ele ama.
Tati, despeitada, diz ao pai que Mariana anda se insinuando para o médico. Atílio, inconformado, esbofeteia Mariana. Mariana pergunta a Tati por que a trata dessa maneira. Tati diz que a odeia porque ela sempre foi a preferida de todos. Inácio vai até a escola levar um caderno para Gonzalinho e lá encontra Mariana. Ela, desesperada, pede a ele que vá embora antes que seu pai os veja juntos. Inácio diz a Mariana que a ama e precisa saber tudo sobre ela pois não se conforma em vê-la às escondidas e eles se beijam.
Capítulo 10, 26 de janeiro de 2006 – Mariana e Inácio se beijam. Ela, angustiada, pede a ele que vá embora e promete que se encontrarão à noite no mesmo lugar de sempre. Gonzalinho, assustado, avisa a Mariana que seu pai está à caminho da escola. Atílio pede perdão a Mariana pela bofetada que lhe deu e dá uma bronca em Tati pelas mentiras que contou. Mariana pede a Atílio que tenha paciência com Tati, diz que ela está enciumada porque se sente desprezada pelo pai. Mariana também diz ao pai que tem a sensação de que ele não a quer como a uma filha. Atílio fica sem ação, pede a ela que nunca mais volte a dizer isso e vai embora. Inácio agride um bêbado que insiste em dançar com Lucrécia. Ela se sensibiliza com a atitude de Inácio e diz que nunca ninguém a defendeu dessa maneira. Atílio esbofeteia Lucrécia por ela andar comentando que um fantasma anda rondando a casa dos Montenegro e que talvez seja o espírito de Elisa que veio para salvar sua filha. Atílio ordena Cupincha que faça Maria Lola desaparecer. Cupincha tenta atacar Maria Lola e ela tem um ataque de nervos. Em plena crise, Maria Lola diz que viu quando ele abandonou o filho de Lucrécia e Atílio, conta que recolheu a criança e que o bebê estava vivo.
Capítulo 11, 27 de janeiro de 2006 – Maria Lola conta para Cupincha que ela recolheu o filho de Atílio e Lucrécia e garante que a criança estava viva. O capataz, surpreso, não acredita em Maria Lola e ameaça matá-la. João Paulo confidencia ao padre Diego que sempre sonhou em ser padre e ficou muito feliz quando conseguiu entrar para o seminário, mas agora diz estar com muitas dúvidas quanto à sua vocação religiosa. O padre o aconselha a refletir sobre se é isso mesmo que quer para a sua vida e diz que há outras maneiras de servir a Deus. Cupincha ataca Maria Lola e Inácio a defende. Maria Lola diz a Inácio que ele a salvou assim como ela o salvou quando era apenas um bebê. Maria Lola diz que o teve em seus braços e Inácio fica desconcertado com a revelação. Isabel comunica Atílio que proibiu Cupincha de se aproximar de Maria Lola, e pede ao irmão que não a expulse de sua cabana. Atílio permite que Maria Lola continue vivendo na cabana mas a proíbe de se aproximar de suas filhas. Márcia procura Falcão e o convida para sua festa de aniversário. Gonzalinho acorda assustado ao ver sua cabana em chamas. Inácio se enrola em um cobertor e entra na cabana para salvar o menino mas, ao tentar sair do local é atingido por uma viga que cai sobre os dois.
Capítulo 12, 28 de janeiro de 2006 – Inácio tenta salvar Gonzalinho do incêndio mas, ao sair da cabana os dois são atingidos por uma viga. Apesar do acidente os dois conseguem escapar ilesos. Tati faz chantagem com Mariana e ameaça contar ao pai que um homem misterioso está lhe enviando cartas de amor. Mariana enfrenta a irmã e diz que se insistir em deixá-la mal perante seu pai então começará a prestar mais atenção em Camilo. Tati diz a Camilo que sua irmã está apaixonada por outro homem e que nunca vai se interessar por ele. Mariana pergunta ao pai por que, se amava tanto a sua mãe, permitiu que sofresse. Atílio responde grosseiramente e diz que não tem obrigação de lhe dar nenhuma explicação.
Cupincha procura Maria Lola e exige que ela lhe diga se é verdade que o filho de Atílio e Lucrécia está vivo. Maria Lola conta que recolheu o menino e o entregou à família Lugo Navarro que o batizou com o nome de Inácio Lugo Navarro. Inácio vai até a fazenda da família Montenegro para o aniversário de Márcia e lá é apresentado a Mariana. João Paulo pede a Mariana que aceite o amor de Camilo. Ela diz que não pode porque ama outro homem. Márcia beija Inácio. Geraldo não gosta do que vê e vai pedir explicações a Inácio. Este se defende dizendo que não pode ser responsabilizado pelos atos dela. Cupincha diz a Lucrécia que tem notícias de seu filho e ela o expulsa do bar. Inácio diz a Mariana que pensou que ela fosse apenas uma humilde professora do povoado.
Capítulo 13, 30 de janeiro de 2006 – Inácio, em tom de reprovação, diz a Mariana que nunca imaginou que a mulher que ama fosse filha de Atílio Montenegro e que já não sabe se continuará se encontrando com ela. Mariana pede a Inácio que vá encontrá-la logo mais à noite e promete esclarecer tudo. Geraldo, completamente embriagado, tenta dizer a Márcia que a ama. Ela, irritada, devolve o brilhante que ele lhe deu e o expulsa de sua casa. Falcão diz a Márcia que é visível o interesse de Geraldo por ela e a aconselha a tratá-lo mais gentilmente. Márcia diz a Falcão que só ele lhe interessa. Maria Lola conta ao capataz que o filho de Lucrécia e Atílio está de volta ao povoado e diz que ele veio para se vingar. Isabel aconselha o irmão a permitir que Mariana seja feliz ao lado de alguém que a ame. Atílio, categórico, responde que isso jamais acontecerá. Inácio encontra o engenheiro revistando seus pertences e os dois acabam brigando. Geraldo demite Inácio e comunica ao patrão sua decisão. Márcia, furiosa, diz ao engenheiro que Falcão fica na mina. Depois ela conversa com o irmão, lembra que também é dona da mina e que não podem tomar uma decisão sem consultá-la. Inácio vai se despedir de Mariana. Os dois se beijam mas não percebem que são fotografados por Tati que pensa entregar as fotos para o pai.
Capítulo 14, 31 de janeiro de 2006 – Geraldo está pronto para ir embora. Atílio pede a ele que fique, diz que Márcia não é uma Montenegro e que se ele for embora ela terá que ir também. Márcia tenta seduzir Inácio. Inácio a despreza e ela diz que um dia será só dela. Atílio acusa Márcia de estar se comportando com vulgaridade ao se oferecer para um desconhecido. Márcia esbofeteia o irmão e Atílio, furioso, devolve a bofetada e deixa claro que Geraldo continua sendo o encarregado da mina. Márcia se oferece para passar uma noite com Geraldo se em troca ele não despedir Falcão da mina. Geraldo responde que ela deve amar muito o forasteiro para se humilhar dessa maneira. Camilo confidencia a Falcão que está apaixonado por Mariana e diz que seu amor não é correspondido. Falcão diz a Camilo que também está apaixonado por Mariana e que é correspondido por ela e que os dois estão dispostos a enfrentar todos os obstáculos em busca da felicidade. Geraldo diz a Inácio que está constrangido por tudo que aconteceu e pede a ele que volte a trabalhar na mina. Tati , enciumada, dá uma punhalada em Mariana.
Capítulo 15, 1 de fevereiro de 2006 – Tati, convencida de que Mariana está interessada em Camilo, dá uma punhalada na irmã. Camilo socorre Mariana, diz a Atílio que a ferida não é grave mas que ela vai precisar de uma transfusão de sangue. Inácio diz a Isidro que precisa saber quem o odeia e quer lhe fazer mal. Inácio diz também que precisa provar sua inocência para limpar seu nome. Atílio diz a Mariana que vai mandar Tati embora de casa. Mariana, taxativa, diz que se Tati for embora ela também irá. Tati, furiosa, pergunta a Atílio se Elisa só era mãe de Mariana. Ele responde que sim. Tati pergunta quem foi sua mãe e se ele a amou já que sempre afirmou que Elisa foi o único amor da sua vida. Tati conclui que, por isso Mariana sempre foi sua protegida. Márcia, completamente nua, se oferece para Falcão mas volta a ser desprezada porque ele afirma que nunca haverá nada entre eles. Márcia, à beira de um ataque de nervos, jura que vai descobrir quem é a mulher que está atravessando seu caminho. Márcia pergunta a Isabel quem é a mãe de Tati. Isabel explica que depois da morte de Elisa, Atílio teve um romance passageiro com Maria Lola e ela é a mãe de Tati.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 16 a 30 de Mariana da Noite!
