Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Maria Isabel”, exibida pelo SBT em 2000/2001.
Capítulo 41, 15 de janeiro de 2001 – Débora ameaça contar tudo para Maria Isabel se sua irmã não desistir do Ricardo. Maria Isabel está disposta a conversar com Miréia e tirar todas as dúvidas sobre o seu marido. No interior, Ricardo quer que sua filha vá embora junto com ele. Mas, ela se nega a ir, pois é essa hora que Ramon precisa mais dela. Ramon chega e acaba conhecendo Ricardo. Débora sugere à irmã que, em nome do amor que diz sentir pelo Ricardo, ela tome a iniciativa de contar para Maria Isabel tudo sobre o seu relacionamento com ele. Miréia não quer que Maria Isabel fique sabendo de nada. Débora, então pede para sua irmã ir para Europa com a sua tourné, pois lá, ela pode conhecer um homem que realmente a ame. Ramon não quer aceitar a ajuda de Ricardo, pois ele quer reconstruir a sua vida sozinho. Ricardo acaba comentando que viu os desenhos que a Glória lhe enviou. Ramon se zanga, pois não sabia que Glória havia mandado os seus desenhos para o seu pai. Na capital, Miréia está disposta a lutar contra todos pelo amor de Ricardo. Nesse momento toca a campainha. Ao abrir a porta todos se espantam, pois é Maria Isabel. Ela quer saber qual é a verdadeira relação entre Miréia e o seu marido. No interior, Ricardo dá um tempo para Ramon decidir o que quer fazer de sua vida.
Débora conta para Maria Isabel que sua irmã não quer mais ir para Europa fazer a sua tourné, pois ela ama um homem que mora na capital. Maria Isabel se espanta com essa declaração e quer saber o nome desse homem. Rosaura acaba chegando na casa de Débora e consegue livrar Miréia de um grande problema. No interior, Ricardo antes de ir embora dá um cheque para sua filha. Glória se recusa a receber o dinheiro de seu pai. Mas, Ricardo pede para ela pensar no seu filho e aceitar o cheque. Miréia nega que exista alguma coisa entre ela e Ricardo. Maria Isabel explica que Gabriel comentou que os dois são amantes. Miréia aproveita e diz para Maria Isabel que Gabriel é apaixonado por ela e, por isso é capaz de tudo para ficar ao seu lado. Débora que está determinada em acabar com o romance de Miréia, pergunta para sua irmã qual é o nome do homem que ela ama. No interior, Ramon acaba vendo o cheque que o pai de Glória deixou. Miréia se nega a dizer o nome do homem que ama. Ela está disposta a mandar Gabriel embora, e se Débora não aceitar a sua decisão, que vá embora com ele. Maria Isabel se despede e pede desculpas para Miréia. Ela pede para ninguém contar nada ao seu marido Glória consegue convencer Ramon a aceitar a ajuda de seu pai.
- Veja também:
- Resumo da novela Maria Isabel
- Resumo das novelas
Capítulo 42, 16 de janeiro de 2001 – Miréia se irrita com sua irmã, pois ela acha que Débora está a favor do Gabriel. Débora, por sua vez, joga toda a culpa no seu namorado e para provar que não teve nada a ver com o assunto diz que está disposta a terminar o seu romance com Gabriel. Ricardo chega em casa e Maria Isabel o recebe friamente. Débora vai até o apartamento de Gabriel e comenta tudo o que houve em sua casa. Ele coloca toda a culpa na Débora, pois ele sabia que isso não iria dar certo. Débora quer que ele vá para Espanha. Gabriel a ameaça, se algum dia ela pensar em largar dele. Maria Isabel não consegue mentir para seu marido e comenta que foi na casa da Miréia. Ela confessa que estava desconfiada que ele e Miréia mantinham um romance. Ricardo se assusta com essa confissão. Ricardo fica muito preocupado com as suspeitas de Maria Isabel e jura que jamais vai trocá-la por outra mulher. Maria Isabel fica mais tranqüila com essa declaração. Gabriel se nega a deixar o país, pois ele sabe que se for para outro país, Débora colocará toda a culpa nele. E, Gabriel não terá como negar, pois foi ele, quem foi até a casa de Maria Isabel contar que seu marido a trai com Miréia. Débora diz que jamais o deixará, pois o ama muito.
Gabriel quer saber porque Débora odeia tanta a irmã. Débora confessa que Miréia nunca a tratou como uma irmã, e que ela sempre se achou melhor do que ela em tudo, por isso o seu ódio. Na casa dos Mendiola, Ricardo tenta conversar com Maria Isabel sobre o relacionamento dos dois, mas ela diz que não, pois ele deve estar muito cansado da sua viagem que fez ao interior. Ricardo insiste, ele quer saber porque ela começou a desconfiar dele. Maria Isabel explica que nos últimos tempos ele começou a ficar mais tempo fora de casa, por isso, que ela pensou que ele tivesse algum romance extra-conjugal. Ricardo está quase pronto para dormir, mas não consegue parar de pensar no que houve na sua ausência, pois ele acha que Maria Isabel está sabendo de alguma coisa, por isso, ele quer falar o mais rápido possível com Miréia. Débora chega em casa e Miréia quer saber se ela mandou o Gabriel embora. Débora mente para sua irmã, dizendo que não encontrou o Gabriel em seu apartamento. Miréia fica muito nervosa e vai sozinha atrás de Gabriel. Rosaura quer que Margarida aconselhe Maria Isabel a desistir de Ricardo e pedir o divórcio Ela explica que seu sobrinho está envolvido com Miréia e que já se cansou da Maria Isabel. Ricardo já está no seu serviço. Ele tenta ligar vária vezes para Miréia, mas não a encontra. Ele está com muito remorso por ter traído Maria Isabel, mas ao mesmo tempo, não quer deixar Miréia.
Capítulo 43, 17 de janeiro de 2001 – Maria Isabel está preste a viajar, pois ela quer pedir para Glória ficar morando por um tempo na casa de seu pai. Ricardo conta para Cristóvão que vai terminar tudo com Miréia, pois Maria Isabel é a coisa mais importante da sua vida. Nesse momento Miréia vai visitá-lo no seu escritório. Ricardo a recebe friamente. No interior, Félix recebe alta do médico, mas ele pede para o Dr. não contar nada para sua neta, pois sabe que, se a Rosa Isela descobrir que o seu avô melhorou, vai correndo para a capital visitar Maria Isabel. Na capital, Ricardo descobre que Gabriel contou para Maria Isabel sobre o seu romance com Miréia, mas felizmente, ela não acreditou. Ele sente muita pena de sua esposa, pois ela está sofrendo muito. Ricardo está determinado em terminar o relacionamento com Miréia, mas ela se recusa romper com Ricardo. Débora leva Rosaura ao apartamento de Gabriel. Chegando lá, Débora vê Gabriel morto em seu quarto e leva um grande susto. No interior, Glória recebe com muita alegria Maria Isabel. Ricardo não sabe mais o que fazer com sua vida, pois ele não consegue terminar o seu romance com Miréia. Cristóvão o aconselha a decidir logo, pois senão, vai ficar sem ninguém.
Ricardo está disposto a tirar satisfação com Gabriel, pois ele não tem o direito de intrometer em sua vida. No apartamento de Gabriel, Rosaura entra em desespero, pois nunca teve que dar explicação para a polícia e agora com a morte de Gabriel terá que dar. Miréia entra em desespero, pois ela tem consciência que o amor do Ricardo é impossível. No interior, Ramon conhece Maria Isabel e fica muito encantado com a sua simpatia. Débora chega em seu apartamento muito abatida. Miréia comenta com a irmã que irá fazer a sua tourné na Espanha. Débora dá a notícia da morte de Gabriel para sua irmã. Miréia fica comovida com o desespero de Débora e tenta consolá-la. Maria Isabel consegue convencer Ramon a aceitar a ajuda de Ricardo. Ela aproveita que está no interior para visitar os seus pais. O médico do Sr. Félix mentiu para Rosa Isela. Ele disse que o seu avô ainda não poderá viajar para a capital. Ela fica muito desapontada, pois ela está louquinha para ver Maria Isabel. No seu apartamento, Débora recebe a visita de alguns policiais. Eles comunicam que elas não poderão sair de viagem, pois eles descobriram que Gabriel foi envenenado ou se suicidou. Enquanto não resolver esse mistério as duas não poderão sair do país. Depois que os policiais vão embora, Débora entra em desespero. Ela fala que Ricardo tinha motivos para matar Gabriel e começa a jogar a culpa nele. Miréia fica muito preocupada e liga para Ricardo. Chegando no apartamento da Miréia, Ricardo se assusta ao saber que Gabriel foi assassinado.
Capítulo 44, 18 de janeiro de 2001 – Miréia também conta que ela não poderá sair do país, enquanto, a morte de Gabriel não for resolvida. No interior Maria Isabel conta ao pai tudo o que aconteceu na sua casa. Mas depois, o tranquiliza, dizendo que Ricardo é o homem mais fiel do mundo e que Gabriel mentiu, pois estava apaixonado por ela. Maria Isabel aproveita a sua passagem pelo interior e vai visitar Rosa Isela. Chegando lá, ela descobre que Félix continua muito doente. Na capital, Ricardo está disposto a colocar o seu advogado à disposição de Débora e Miréia, pois com certeza, elas precisarão de uma pessoa de confiança. No interior, Chona entra desesperada na casa do Félix. Ela conta para Maria Isabel que Ricardo estava no enterro do Gabriel. Maria Isabel fica nervosa, pois jamais poderia imaginar que Gabriel seria assassinado e vai embora para a capital. Débora tenta colocar Ricardo como o único culpado pela morte de Gabriel, pois ele era a única pessoa que teria motivos para matá-lo. Miréia fica nervosa com as suspeitas de sua irmã e diz que Ricardo não tinha tempo de matar Gabriel, pois a única que saiu no meio da noite para encontrar o Gabriel foi ela.
Débora, que também fica nervosa com a acusação de sua irmã, diz que ela também saiu à noite atrás de Gabriel. No seu escritório Ricardo diz ao Cristóvão que está disposto a confessar para sua esposa que a traiu, pois só com o perdão de Maria Isabel, ele poderá voltar a dormir tranquilamente. Maria Isabel chega de viagem e tem que se explicar com o marido, pois ele quer saber porque ela não disse nada sobre a visita do Gabriel e, principalmente, porque não contou nada sobre as fofocas que Gabriel andou fazendo sobre ele e Miréia. Maria Isabel fica muito nervosa e diz que não queria magoá-lo. Miréia conta que vai sair pela última vez com Ricardo, pois eles não poderão ficar mais juntos. Ricardo pergunta para Maria Isabel, se ele algum dia ficasse com outra mulher, o que ela faria. Maria Isabel diz que jamais o perdoaria. Ricardo resolve não falar nada sobre ele e Miréia. Miréia liga para Ricardo e resolve marcar o último encontro entre os dois. Ricardo aceita, mesmo sabendo que hoje é o seu primeiro aniversário de casamento. Débora consegue o endereço do restaurante em que Miréia está com Ricardo e liga para Maria Isabel. Maria Isabel entra em desespero com o telefonema de Débora e resolve conferir a informação, pois não aguenta mais ficar com essa dúvida. Chegando no restaurante ela vê Ricardo beijando Miréia. Maria Isabel não aguenta ver a cena e sai correndo. Débora é intimada a prestar depoimento pela morte de Gabriel. Maria Isabel chega em sua casa. Ela não consegue parar de pensar na cena que viu no almoço.
Capítulo 45, 19 de janeiro de 2001 – Amargura vê o desespero da Maria Isabel e pergunta o que aconteceu. Ela explica tudo o que houve no almoço. Maria Isabel não consegue para de pensar na traição de seu marido. Ela fica sozinha na sala de jantar, pois hoje é o seu aniversário de casamento e ela preparou um grande almoço para o seu marido que não virá, pois está com a outra. Miréia chega em sua casa. Ela fala para a sua irmã que quer ir embora, pois o amor de Ricardo não pertence a ela, e, sim, a Maria Isabel. Ela também confessa se ficar mais alguns dias lá, vai correr novamente para os braços de Ricardo. Rosaura se nega a dar parabéns ao seu sobrinho, pois ainda não se conforma de ter uma empregada na família. Débora está muito angustiada, pois terá que ir a polícia depor sobre o assassinato de Gabriel. Glória liga para Maria Isabel para dar os parabéns, pois hoje ela e o seu pai fazem 1 ano de casamento. Glória conta que ela e Ramon estão começando a crescer financeiramente. Ricardo chega em sua casa e Maria Isabel o recebe friamente. Mais tarde, eles começam a jantar, mas Maria Isabel continua tratando o seu marido friamente.
No interior, Félix confessa a Rômulo que está bem melhor e que está fingindo, pois se a Rosa Isela descobrir que ele melhorou vai querer ir para a capital. Rômulo fala que o seu filho está trabalhando em outro estado e que está bem melhor. Ricardo sente que algo de estranho está acontecendo com Maria Isabel, pois ela não conversa com ele. Ricardo acha que sua esposa está chateada, pois ele chegou tarde para almoçar. Maria Isabel não aguenta mais o cinismo de seu marido e fala que ele está mentindo que entre ele e ela existe outra pessoa. Ricardo se espanta com a declaração de sua esposa, pois ela nunca agiu dessa forma e começa a se desesperar. Miréia confessa que Débora sempre teve razão a respeito do Ricardo, pois ele ama muito Maria Isabel, mas conta que jamais poderá esquecer Ricardo. Débora se dá conta que as duas estão novamente sozinhas. Maria Isabel propõe viajar novamente com seu marido, mas Ricardo se nega a sair de viagem, pois tem muita coisa para fazer na sua empresa. Maria Isabel se irrita e fala que ele não quer viajar para não ficar longe da Miréia. Ricardo pergunta para sua esposa quem foi a pessoa que falou mal da Miréia novamente para ela.
Capítulo 46, 22 de janeiro de 2001 – Maria Isabel se nega a responder e pergunta há quanto tempo os dois estão tendo um caso. Ricardo se nega a responder. Ele tenta convencer Maria Isabel que a ama muito e que ela é a pessoa mais importante em sua vida. Maria Isabel não consegue acreditar mais nas palavras de seu marido. Nesse momento, liga Pedro, pai da Maria Isabel, ele resolve dar os parabéns para sua filha, pois hoje ela comemora um ano de casamento. Ela não comenta nada com seu pai o que está acontecendo com seu casamento. No interior, Félix não deixa sua neta ligar para Maria Isabel e manda-a ir almoçar. Ele aproveita a ausência de sua neta e quebra o telefone, pois assim, ela não ligará mais para Maria Isabel. Na capital, Ricardo diz que entre ele e Miréia não existe mais nada. Maria Isabel se revolta e diz que hoje de manhã ligaram para ela e deram o endereço do restaurante que os dois estavam almoçando. Ricardo se assusta com essa declaração, pois com certeza Maria Isabel viu-o beijando Miréia. Ele tenta explicar para sua esposa que a ama muito, mas ela não acredita mais em suas palavras. Miréia está desesperada, pois não conseguirá viver sem Ricardo.
Débora aproveita a oportunidade e pede para Miréia assinar o contrato da Espanha. Ela aceita ir para outro país, pois assim ela ficará longe de Ricardo. Débora, quando vai pegar o contrato, sente uma forte dor no peito e cai. Miréia entra em desespero. Ricardo e Maria Isabel continuam discutindo e nesse momento entra Rosaura com Margarida. Rosaura acha estranho ver Maria Isabel chorando, mas ela explica que está muito emocionada, pois os dois estavam lembrando os bons momentos que tiveram na Europa. Ricardo vai pegar champanhe para comemorar o seu aniversário de casamento, mas nesse momento toca o telefone e Maria Isabel atende e fica nervosa ao descobrir que é Miréia. Miréia está desesperada e fala para Maria Isabel o que sua irmã passou e que está indo para o hospital. Maria Isabel pede para Ricardo resolver este problema sozinho. No interior, Pedro acha que aconteceu algo de muito ruim com sua filha. No hospital, Ricardo comenta com Miréia que sua esposa está sabendo que os dois tiveram um romance, pois alguém ligou para ela. Ele também fala que Maria Isabel foi ao restaurante e viu os dois se beijando. Ricardo tem quase certeza que perdeu Maria Isabel para sempre. Na casa do Ricardo, Margarida aconselha Maria Isabel pensar muito bem antes de agir e, principalmente, lutar pelo amor de Ricardo. O médico não sabe o que realmente Débora tem, por isso, ela terá que se submeter a vários exames. Maria Isabel quer ir embora e esquecer Ricardo para sempre, pois ela está cansada de sofrer. Nesse momento, ele entra em seu quarto.
Capítulo 47, 23 de janeiro de 2001 – Maria Isabel continua muito nervosa com Ricardo e não aceita nenhuma explicação. Mas, ele não desiste e quer se explicar de qualquer jeito. Ricardo vendo que Maria Isabel está muito alterada e não o escuta, pois ela só pensa em terminar o seu casamento de uma vez por todas, resolve dar um tempo para Maria Isabel refletir em tudo o que eles passaram juntos e sai do quarto. No hospital, os médicos não conseguem saber com exatidão o que Débora tem e preferem fazer exames mais completos para antes dar o resultado. Mas os médicos vendo que Débora está bem melhor resolvem dar alta para ela. Maria Isabel pede para Felícia e Amargura ficar trabalhando para Ricardo, apesar de todos os problemas que ela passou com ele, Ricardo continua sendo um ótimo patrão. Ela comenta que está disposta a ir embora e voltar para sua terra. Na casa de Cristóvão, Ricardo não pára de beber e confessa ao seu melhor amigo que jamais deixará Maria Isabel ir embora, pois sem o seu amor ele não conseguirá viver. Débora está revoltada com a sua doença, pois ela sabe que o seu estado de saúde é muito delicado e, desconta toda a sua raiva nela.
Débora quer que a sua irmã vai para Espanha o mais rápido possível. Ricardo chega em sua casa junto com Cristóvão. Ele fica sabendo através da Felícia que Maria Isabel foi embora. Ele entra em desespero. Ele não acredita nas palavras de sua empregada e vai correndo para seu quarto. Chegando lá, ele percebe que Maria Isabel foi realmente embora e começa a se lamentar por tê-la traído. Cristóvão, que está junto com seu amigo, encontra um bilhete deixado pela Maria Isabel e entrega ao Ricardo. Ricardo lê o bilhete e não se conforma de ter perdido Maria Isabel para sempre. No interior, Maria Isabel chega na cabana de seus pais. Ela diz que ficará um bom tempo morando com eles. Na capital, Ricardo está muito deprimido e não pára de chorar. Pedrinho vendo Maria Isabel na cabana do Pedro sai correndo contar a novidade para Rosa Isela. Ela fica muito feliz com a notícia e não vê a hora de poder reencontrar Maria Isabel. No escritório de Ricardo, Rosaura fica sabendo, pelo Cristóvão, que o seu maior sonho aconteceu, pois Maria Isabel deixou o seu sobrinho e voltou para o interior. Maria Isabel confessa a Chona, que apesar de ter sido traída pelo Ricardo, não consegue esquecê-lo. Ela acha que jamais poderá tirar Ricardo do seu coração e de sua mente. Rosaura vai até a casa de Ricardo. Ela fala que se Maria Isabel realmente o amasse, jamais o largaria. Mas, Ricardo se nega a ouvir sua tia e diz que a culpa foi somente dele e que Maria Isabel está certa, pois ele a traiu.
Capítulo 48, 24 de janeiro de 2001 – No interior, Rosa Isela diz ao seu avô que Maria Isabel está na casa de seu pai e que quer ir vê-la. Félix não se conforma com o pedido de sua neta e diz que ela prefere Maria Isabel que o seu próprio avô. Maria Isabel conta tudo o que aconteceu entre ela e o marido para seu pai. Na capital, Rosaura vai contar a novidade para Miréia. Miréia não fica nem um pouco feliz com o que acaba de ouvir. Ela diz que jamais terá o amor de Ricardo, pois ele ama sua esposa. Miréia comenta com Rosaura que não irá correr atrás de Ricardo, mas Rosaura não se conforma com essa declaração e tenta jogar seu sobrinho nos braços de Miréia. Débora está depondo mais uma vez na delegacia. O delegado não acredita em sua história, pois no seu primeiro depoimento ela contou outra versão. Ela fica nervosa e começa colocar toda a culpa da morte de Gabriel em Ricardo, pois ele tinha vários motivos para matá-lo. No interior, Pedro quer que sua filha não se rebaixe, que sempre ande de cabeça erguida. Débora conta ao delegado que Gabriel contou para Maria Isabel que Ricardo estava tendo um caso com Miréia e, por isso, que o Ricardo tinha vários motivos para matar Gabriel. Ricardo chega na cabana de Chona. Chona recebe muito o mal Ricardo, pois ela não aceita que Maria Isabel volte aos braços do seu marido.
Na delegacia, o delegado consegue arrancar de Débora que Miréia não suportava ter o Gabriel como uns dos seus empregados. Agora Miréia junto com Ricardo é umas das suspeitas pela morte de Gabriel. No interior, Chona insulta Ricardo e manda ele embora de sua cabana. Mas, ele se nega a ir embora, pois ele quer saber por onde anda Maria Isabel. Ele quer pedir perdão para sua esposa. Ricardo comenta que irá lutar com todas as suas forças para reconquistar o amor de sua esposa. Chona diz que Maria Isabel saiu da ilha e que não sabe para onde ela foi. Na lanchonete da cidade, Maria Isabel se irrita e apronta um escândalo, pois ninguém quer atender ela e seu pai. Na cidade, Margarida defende perante Rosaura Maria Isabel. Pedrinho acaba vendo Chona conversando com Ricardo em sua cabana. Já em seu apartamento, Débora entra em desespero e diz para sua irmã que o delegado está desconfiando dela, pois ele não pára de fazer pergunta sobre o Gabriel. Miréia pergunta para sua irmã se foi ela quem matou o Gabriel. Débora se irrita com a pergunta de Miréia e diz que ela tinha muitos motivos para matá-lo. No final da discussão, Débora diz que Maria Isabel e Ricardo tinham vários motivos para matar Gabriel.
Capítulo 49, 25 de janeiro de 2001 – No interior, Maria Isabel acha muito estranho Rosa Isela não a ter procurado, e, por sua vez, Rosa Isela fica muito triste, pois Maria Isabel não foi em sua casa. Félix aproveita a oportunidade e diz que Maria Isabel já esqueceu dela. Na sua cabana, Maria Isabel está disposta a trabalhar para ajudar a sustentar seu pai e Chona. Ricardo está num hotel. Ele liga para Cristóvão e declara que ficará lá até encontrar Maria Isabel e poder conversar com ela. Pedrinho fala para Maria Isabel que Chona estava conversando com Ricardo. Chona fica muito irritada com a declaração do Pedrinho, mas acaba confessando que Ricardo esteve à procura da Maria Isabel. Pedro fica muito nervoso, pois Chona não deveria se meter nos problemas de sua filha. Mas, Maria Isabel agradece a Chona, pois ela não quer conversar com seu marido. Miréia não consegue esquecer os momentos que teve ao lado de Ricardo. Ricardo não pára de pensar em Maria Isabel e, ela por sua vez, não tira os bons momentos que passou ao lado de seu marido. Ela aproveita e liga para o seu escritório. Cristóvão dá o recado que Ricardo foi atrás de sua esposa e que não voltará sem ela. Miréia fica desapontada e desliga o telefone. Débora vai até o hospital pegar os resultados dos seus exames.
Já no seu apartamento, Débora está desesperada, pois ela está condenada à morte. No seu apartamento Débora, confessa à sua irmã que está com câncer e que os médicos não deram muito tempo de vida. Miréia entra em desespero e tenta reanimá-la e pede a ela que procure outro médico. Maria Isabel vai procurar Rosa Isela. Félix diz que sua neta não quer mais saber dela. Maria Isabel não aceita as ofensas de Félix e eles acabam discutindo. Nesse momento, chega Rosa Isela que a abraça. Ela conta como está sua vida no interior e diz que sente muita falta do tempo em que viveu ao seu lado na capital. Ricardo não está preocupado com o trabalho, pois ele quer de qualquer jeito ver Maria Isabel. E sem querer ele acaba vendo sua esposa passeando pela rua e sai correndo atrás dela. Ricardo consegue alcançá-la, mas Maria Isabel não quer saber de conversar com ele e vai embora. Miréia decide procurar um médico, pois sua irmã está sentindo muitas dores. Miréia recebe um intimação. No interior, Maria Isabel comenta com seu pai que viu Ricardo na rua. Ela diz que não acredita mais no Ricardo, pois ele já mentiu uma vez. Rosa Isela está muito feliz, pois ela viu Maria Isabel e comenta com seu avô que ela vai ficar muito tempo na casa de seu pai. Débora não pára de pensar no Gabriel. Ela lembra, que na última noite em que esteve no apartamento de Gabriel e, que ele recebeu uma carta. Ela abriu a carta e ficou muito nervosa, pois era um extrato de uma conta no Caribe.
Capítulo 50, 26 de janeiro de 2001 – Débora acabou ameaçando o seu amante, pois ele estava roubando ela e sua irmã. Adalberto chega no interior para ver Maria Isabel. Ricardo vai procurar Rosa Isela em sua casa. Félix não fica nada feliz ao ver Ricardo junto com sua neta, pois acha que ele vai levar Rosa Isela para a capital. Mas, ela consegue convencer seu avô a deixar Ricardo sozinho com ela. Na capital, depois da confissão de Miréia, o delegado chega a conclusão que o grande suspeito pela morte de Gabriel, é o engenheiro Mendiola e quer chamá-lo para o próximo depoimento. Adalberto está como um louco procurando Maria Isabel no centro da cidade. Ele felizmente acaba encontrando uma pessoa que conhece Maria Isabel. Ricardo está desesperado e pede para Rosa Isela ajudá-lo a reconquistar Maria Isabel. Ricardo explica para ela tudo o que aconteceu ente ele e sua esposa. Félix manda chamar sua neta, pois ele morre de medo que Rosa Isela fuja com Ricardo. Adalberto acaba achando Maria Isabel em sua cabana. Ela fica muito feliz com sua visita e acaba abrindo seu coração para o amigo. Adalberto confessa para Maria Isabel e Chona que está disposto a estudar música da região e elas ficam felizes. Débora vai até o apartamento de Gabriel, pois ela precisa achar o extrato bancário da conta de seu amante de Caribe. Débora tem consciência que se não encontrar o documento ela terá sérios problemas com a polícia.
Cristóvão acaba recebendo a intimação de Ricardo. Débora entra em desespero, pois não achou o extrato. Pedro não está nada contente com a visita de Adalberto. Ele acha que o amigo de sua filha está apaixonado por ela. Cristóvão liga para Ricardo e fala que ele tem que voltar para a capital, pois terá que prestar depoimento na policia. Débora começa a lembrar a sua última discussão com o Gabriel. Rosa Isela vai visitar Maria Isabel em sua cabana. Ela consegue convencer Maria Isabel a ouvir Ricardo. Ricardo volta para a capital. Chegando no hotel, Maria Isabel descobre que seu marido voltou para a capital. No interior, Maria Isabel fica muito triste ao saber que Ricardo foi embora para a capital. Agora ela acha que seu marido realmente nunca a amou de verdade. Rosaura vai até o escritório de seu sobrinho. Lá ela fica sabendo que Ricardo foi intimado a depor e fica muito nervosa, pois seu sobrinho não tem culpa pela morte de Gabriel. Na delegacia, Ricardo comenta que teve pouco contado com a vitima. Mas, o delegado comenta que ele teve um envolvimento com Miréia e, que por isso, ele tinha motivos para eliminar Gabriel. O delegado quer saber onde Ricardo esteve na noite do crime. Ele comenta que estava junto com a filha em outra cidade, mas o delegado quer provas de tudo o que ele fez no dia do crime. Félix percebe que sua neta está muito triste e pergunta o que houve. Rosa Isela confessa que Ricardo tem outra mulher e que Maria Isabel está muito triste.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Maria Isabel!