Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 10 da novela “Maria Isabel”, exibida pelo SBT em 2000/2001.
Capítulo 1, 20 de novembro de 2000 – Em Nayarit, um povoado do interior do México, Maria Isabel, uma pequena índia, cresce sendo maltratada pela madrasta Chona. Maria Isabel é filha de Pedro, um empregado da fazenda do poderoso Félix. A mãe de Maria Isabel morreu há alguns anos. Graziela, menina rica quase da mesma idade de Maria Isabel, é filha do fazendeiro Félix. Eles vivem em uma mansão na fazenda, sob os cuidados da governanta Manuela, uma mulher que prefere esquecer suas raízes indígenas. Pedro trata muito bem da filha, mas sempre a aconselha a se comportar bem, para não chatear a madrasta Chona. O grande desejo de Félix é mandar a filha para estudar em um colégio da capital. Graziela conhece Maria Isabel e nasce uma grande amizade. Numa manhã, Graziela, brincando com Maria Isabel e o pequeno André (outro indiozinho da região), desmaia (demonstrando sua frágil saúde). Graziela leva Maria Isabel para brincar em seu quarto. Batizam uma das bonecas de Graziela com o nome de Rosa Isela. Chega Félix e fica furioso ao ver a indiazinha em sua casa. Ele não admite que a filha se relacione com os empregados e, principalmente, com os índios da região.
Félix bate em Maria Isabel e a expulsa dali. Félix decide mandar a filha para estudar na capital. Graziela se despede de Maria Isabel. Graziela dá a boneca Rosa Isela de presente para a amiga. Rômulo, outro fazendeiro da região, que tem negócios em comum com Félix vai, junto com seu pequeno filho Antônio, se despedir de Graziela. Passam-se vários anos, Maria Isabel, já crescida, está banhando-se no rio. Félix, escondido atrás de uma árvore, observa a moça, agora com um corpo escultural de mulher crescida. Na mansão, Manuela lembra Félix que hoje é o dia da formatura de Graziela, e que ele se esqueceu. André dá um presente para Maria Isabel: Um colar e um par de brincos como pedido de namoro, que a moça aceita. No colégio interno acontece a festa de formatura de Graziela. Ela foi eleita a melhor aluna da classe. A moça sofre pela ausência do pai. Maria Isabel tenta arrumar trabalho na mansão de Félix. Manuela contrata Maria Isabel.
Chona e Micaela, mãe de André, discutem e brigam na beira do rio. Nícolas (outro índio da região), tenta beijar Maria Isabel. Maria Isabel cai no chão, e ele tenta possuí-la. Ela pega uma pedra e acerta a cabeça do rapaz, que a solta. Ela foge dele. Félix chega ao colégio interno e pede desculpas à filha pelo atraso. Chona tenta colocar Pedro contra Maria Isabel, mas não consegue. Félix e Graziela chegam na casa da fazenda e são recepcionados por alguns empregados. Maria Isabel vai ao quarto chamar Graziela para descer para o almoço. É o primeiro encontro das duas. Graziela a reconhece, e as duas se abraçam. Maria Isabel mostra à Graziela a boneca que ela a presenteou quando criança. Rômulo e Félix confirmam o compromisso de casar seus filhos Antônio e Graziela.
- Veja também:
- Resumo da novela Maria Isabel
- Resumo das novelas
Capítulo 2, 21 de novembro de 2000 – Manuela despede Maria Isabel pelo fato de tê-la encontrado dentro do quarto de Graziela. André dá outro presente a Maria Isabel: lhe propõe casamento. Félix ordena a Manuela que volte a contratar Maria Isabel. Graziela conta ao pai que não está disposta a se casar com um homem que ela não ame, mesmo que este homem seja o Antônio. Micaela vai até a casa de Pedro pedir a mão de Maria Isabel para André. Pedro dá seu consentimento. Graziela e Maria Isabel se encontram na beira do rio. Maria Isabel lhe conta seu compromisso matrimonial. Graziela pede a amiga que a acompanhe até a igreja, uma vez que, às vezes, se sente um pouco mal. José Luiz as vê chegando na igreja. Graziela cumprimenta Leonardo com um aperto de mão. Félix vê esta cena e não gosta. José Luiz conta a Leonardo quem é Graziela. Félix pede a Graziela que não volte a ver Leonardo. Graziela comenta com Maria Isabel quanto impressionada ficou com Leonardo. José Luiz previne Leonardo dos cuidados que Félix tem pela filha.
Antônio leva flores para Graziela e a convida para ir à festa da cidade. Ela recusa e diz que não irá se casar com ele. Nícolas encontra Maria Isabel no campo, a abraça e a beija a força. Chega André e briga com Nícolas. Félix dá uma medalha de presente a Graziela. Antônio diz a Rômulo que ele e Graziela não se gostam. Leonardo tenta falar com Félix, mas ele não dá atenção. Graziela diz a Maria Isabel que está apaixonada por Leonardo, e pede que a amiga a acompanhe até a represa. Guadalupe avisa Manuela que Maria Isabel foi até a obra. Graziela e Leonardo se declaram apaixonados e se beijam. Manuela observa a cena de longe. Maria Isabel pede a Graziela para retornarem para casa, e comenta o que aconteceu entre André e Nícolas. Félix diz a Rômulo que está louco por Maria Isabel. Micaela vai falar com Chona, mas é insultada por ela. Manuela discute com Maria Isabel porque ela não quer contar aonde foi com Graziela. Manuela tenta bater em Maria Isabel, mas Isabel empurra-a e ela cai dentro de uma bacia com água e despede Maria Isabel. No mercado, Maria Isabel conta a Félix que Manuela a despediu.
Capítulo 3, 22 de novembro de 2000 – Graziela e Manuela discutem, e Manuela a ameaça de contar a seu pai que Graziela foi à obra. Félix escuta a conversa das duas e pergunta o que foi que aconteceu. Graziela diz que pediu a Maria Isabel para acompanhá-la até o campo, e que quando viu já tinha chegado na obra. Félix fica chateado com Manuela por ter despedido Maria Isabel. Na Cidade do México, Elisa conta a Ricardo que voltará a fazer exames para saber por que não está conseguindo engravidar. Maria Isabel ajuda Pedro na barraca. Pedro pergunta o que ela foi fazer na obra. Chega Félix. Félix volta a contratar Maria Isabel. Nícolas encontra-se com André e pede desculpas pelo que passou entre eles. Diz que viu Maria Isabel na obra. Maria Isabel conta a André o que sucedeu na casa dos Pereira (família de Graziela), e explica porque não pode deixar Graziela sozinha. André lhe pergunta o que ela fazia na obra. Na Cidade do México, na residência de Rosaura, tia de Ricardo, ela aconselha Ricardo e Elisa para tentarem ter outro bebê.
Maria Isabel conta a André que foi dar uma volta no campo com Graziela e chegaram na obra. André se desculpa com Maria Isabel por ter desconfiado dela. Elisa se queixa de uma dor no abdômen. Leonardo diz a Graziela que gostaria de ir falar com Félix para autorizar o namoro dos dois. A família de Rômulo Altamirano organiza uma festa em homenagem de Graziela. Félix e Rômulo fazem um brinde pelo casamento de Graziela e Antônio e a dão como formalizada. Graziela não aceita se casar com Antônio, e diz na frente de todos os presentes que ama outro homem. Félix e Graziela discutem e ela lhe diz que prefere morrer a casar-se com alguém a quem não ama. Leonardo pede a Félix que permita que ele se case com Graziela. Félix lhe diz que Graziela já está comprometida com outro. Entra Graziela, Leonardo faz um olhar de decepção para ela e sai. Graziela acaba discutindo com o pai outra vez. Félix diz a Graziela que matará Leonardo se ela voltar a se encontrar com ele. Nícolas conta a Pedro que viu Maria Isabel na obra, que ela teria dito que iria embora com o engenheiro. No acampamento da obra, Graziela conta a Leonardo que o ama, se beijam e transam. Graziela diz a Maria Isabel que Félix não poderá se opor ao casamento ela com Leonardo. Félix pergunta a Graziela de onde ela está vindo. Graziela diz a Félix que está voltando depois de ter se entregado a Leonardo.
Capítulo 4, 23 de novembro de 2000 – Félix não aceita o que acabou de ouvir, jura que irá matar Leonardo e diz que nunca irá perdoar o que a filha lhe fez. Leonardo comenta com José Luiz o que aconteceu entre ele e Graziela. Félix vai ao acampamento falar com Leonardo e grita para que ele saia. José Luiz sai, Félix o ameaça com uma arma e deixa um recado para Leonardo. Graziela diz a Maria Isabel que Félix bateu nela. Graziela pede a Maria Isabel que leve uma carta para Leonardo, e lhe diga que está disposta a fugir com ele. José Luiz diz a Leonardo que Félix está disposto a matá-lo. Félix diz a Graziela que se ela não se casar com Antônio, ele mandará matar Leonardo. Alice diz a Chona que Nícolas viu Maria Isabel na obra esperando pelo engenheiro. Graziela diz a Maria Isabel que a única salvação para ela é fugir com Leonardo. Manuela que escutou a conversa, diz que nunca deixarão ela se casar com Leonardo e muito menos fugir com ele. Em um restaurante Félix e Rômulo dizem a um grupo de amigos, que em um mês Antônio e Graziela irão se casar. Em um outro restaurante, Antônio comenta com o amigo Dario que está louco por Olívia.
Nícolas vê Maria Isabel indo em direção a obra, e lhe diz que se ela se comportar bem com ele, ele não falará nada para ninguém. Maria Isabel ameaça de quebrar a cabeça dele. Maria Isabel dá o recado ao engenheiro, mas como chove muito, ele a convence a permanecer na barraca até a chuva melhorar. Maria Isabel acaba adormecendo na tenda. Chona comenta com Pedro que Nícolas viu Maria Isabel com o engenheiro na obra. Chona conta a André o que Nícolas anda falando sobre Maria Isabel. Alice diz a Micaela que Maria Isabel engana André e que está envolvida com o engenheiro. Pedro pede para Nícolas contar o que sabe. Nícolas confirma o que Chona falou. Chona vai procurar Maria Isabel na casa de Félix. Manuela diz que a moça saiu assim que terminou seus afazeres. Maria Isabel volta para a cabana. Pedro lhe pergunta onde ela passou a noite. Maria Isabel diz que estava com Graziela. Chona a desmente e diz a Pedro o que Manuela lhe disse. Pedro insulta a filha e bate nela com um chicote. Maria Isabel diz que não tem do que ter vergonha. Pedro não acredita nela e a expulsa. Manuela conta a Félix o que Graziela pretende fazer. O Dr. Ribeiro conta a Elisa que ela tem um tumor no útero, e que por isso não consegue engravidar. Maria Isabel pede a André que confie nela e que não acredite nas coisas que Nícolas fala sobre ela. André não aceita as desculpas da noiva e rompe com ela.
Capítulo 5, 24 de novembro de 2000 – Leonardo diz a José Luiz que se casará com Graziela, quer Félix aceite ou não. Maria Isabel comenta com Graziela o que aconteceu com ela em relação a Pedro e a André. Graziela convida Maria Isabel para morar em sua casa. Manuela pede a Sixto que leve Maria Isabel a bodega onde Félix a está esperando. Graziela pede a Manuela que arrume um quarto para Maria Isabel, dizendo que a amiga passará a morar nesta casa. Elisa informa a Ricardo, seu marido, o diagnóstico que o Dr. Ribeiro deu para ela. Félix quer saber onde Maria Isabel esteve na noite passada e o que foi fazer. Ele ameaça expulsar a filha, se ela não falar o que foi fazer na obra. Maria Isabel diz ao pai que foi pedir emprego ao engenheiro. Maria Isabel suplica a Pedro que a perdoe, mas ele lhe diz que ela morta para ele. Maria Isabel conta a Graziela o que falou com Félix. Graziela agradece a Maria Isabel todo o sacrifício que ela tem feito para ajudá-la. André diz a Micaela que não quer mais saber de Maria Isabel, e que se pode aprender a amá-la, poderá aprender a esquecê-la.
Manuela propõe a Félix de contratar Nícolas para que ocasione um acidente em que o engenheiro venha a morrer, só assim Graziela vai estar livre para se casar com Antônio. Félix entra no quarto de Maria Isabel e tenta tocá-la, enquanto ela dorme. Maria Isabel acorda e pede que ele saia. Ele pede que ela vigie a filha para ele. André vai até o barraco de Pedro e rompe o compromisso que tinha com a filha do pescador. Nícolas aceita matar Leonardo, e Manuela lhe entrega o dinheiro. O restante do dinheiro Nícolas diz que quer receber de Félix. Nícolas aciona alguns explosivos e causa uma tragédia. Graziela é informada que entre os feridos está Leonardo. Leonardo é resgatado com vida. Graziela desmaia ao chegar a obra. Leonardo não resiste e morre. Maria Isabel tenta falar com Pedro. Pedro diz a Maria Isabel que o homem dela morreu na explosão. Alguns homens levam Graziela desmaiada até a casa de Félix. O médico informa a Félix que Graziela sofreu um choque e que seu coração está fraco. Maria Isabel chega, e o médico pede a Félix que deixe a moça cuidar de sua filha. Graziela se recusa a tomar os medicamentos e se alimentar. Maria Isabel escuta atrás da porta, quando Nícolas diz a Félix que fez o serviço de acabar com a vida do engenheiro, conforme Félix tinha pedido, e lhe exige mais dinheiro, ou do contrário irá denunciá-lo. Félix entrega mais dinheiro a Nícolas.
Capítulo 6, 27 de novembro de 2000 – Maria Isabel conta a seu pai que o engenheiro era na realidade, noivo de Graziela. Que ela dormiu em sua tenda por causa da forte chuva. O pai lhe pede perdão e se abraçam. O Dr. Carmona diz a Graziela que ela está grávida. Ela pede que o médico não conte nada ao seu pai. Ricardo diz a Elisa que deverá operar porque o tumor que tem é maligno. Rômulo dá a Antônio o anel de noivado com Graziela. Graziela conta a Maria Isabel sobre a gravidez. Graziela conta que, antes que nasça seu filho, ela irá embora. André pede perdão a Maria Isabel. Ela não aceita, mas André a beija. Félix assiste a cena. Maria Isabel afasta André e diz que não o quer mais. Félix se aproxima e expulsa o rapaz dali. O Dr. Rivas diz a Ricardo que Elisa não poderá ter mais filhos. Chona e Maria Isabel brigam. Pedro chega e separa as duas. André comenta com Micaela que Maria Isabel não o perdoou, e que ele a perdeu para sempre. Manuela vai falar com Nícolas, e o ameaça de morte se ele continuar importunando Félix. Félix entra embriagado no quarto de Maria Isabel e tenta abusar da moça. Ela o afasta. Ele diz que ela será sua de qualquer forma.
Maria Isabel bate em Félix e o afasta dizendo que se ele continuar com essa ideia, irá contar para Graziela que foi a mando dele que Leonardo morreu. O Dr. Carmona conta a Félix sobre a gravidez de Graziela. Félix se recusa a acreditar nisso. Manuela tenta impedir que Graziela saia com Maria Isabel. Mas Maria Isabel (sem que Graziela ouça) ameaça contar o que sabe sobre a morte de Leonardo se Manuela não deixar Graziela ir com ela até seu barraco. Félix vai até o barraco buscar a filha. Chona diz que ali as duas não apareceram. Na estrada, as moças param um caminhão e pedem carona. Félix encontra uma carta de despedida da filha. Na carta a filha diz que está indo embora porque o pai não aceitou sua relação com Leonardo. Maria Isabel e Graziela chegam a cidade de Guadalajara. Félix diz a Manuela que nunca mais quer ver a filha. O Dr. Carmona comenta com Antônio sobre a gravidez de Graziela. Rômulo vai até a casa de Félix e lhe diz que já sabe que Graziela está grávida de outro. Rômulo diz a Félix que deverão se calar sobre o assunto para não saírem prejudicados. Elisa recebe alta do hospital e retorna para casa. Maria Isabel e Graziela arrumam seu novo apartamento. Rosaura diz a Elisa que está em contato com um orfanato, e quando Elisa se decidir poderão adotar uma criança. Elisa se aborrece, e diz que se recusa a adotar uma criança. Graziela desmaia. Maria Isabel pede que chamem um médico.
Capítulo 7, 28 de novembro de 2000 – Félix viaja para Guadalajara. O médico diz a Maria Isabel que o estado de saúde de Graziela é muito delicado. Maria Isabel vê Félix dirigindo um carro. Félix vê Maria Isabel, mas a moça se esconde dele. Maria Isabel comenta com Graziela que viu Félix na cidade. Félix diz a Manuela que viu Maria Isabel, mas como não quer passar mais vergonha, ele prefere que a filha não volte. O médico diz a Graziela que sua gravidez está se complicando, devido ao estado de seu fraco coração. Ricardo organiza uma festa de aniversário para Elisa. Chega Lucrécia à festa. Cristóvão e Ricardo ficam admirados com a beleza da moça. Nícolas exige mais dinheiro de Félix. Félix o expulsa dali. Alice convida Pedro e Chona para sua festa de casamento com André. Félix pergunta a Manuela onde foi a noite anterior. Ela diz que saiu para passear. Chega Geraldo e diz que aconteceu uma desgraça com Nícolas. O comandante diz que acertaram um tiro no rapaz. Graziela reclama de uma dor mais intensa. Maria Isabel vai procurar o médico. Félix diz ao comandante que se encarregará das despesas do enterro do rapaz.
Graziela é transferida para um hospital. Uma pessoa, no escritório de Félix, envolve uma arma em um lenço e guarda dentro de uma gaveta da escrivaninha. Graziela faz uma cesariana, e o médico diz a Maria Isabel que nasceu uma menina. Graziela diz a Maria Isabel que a menina se chamará Rosa Isela. Félix encontra a arma em sua escrivaninha e pergunta a Manuela quem a colocou ali. Manuela diz que só ele abre e fecha essa gaveta. Graziela pede a Maria Isabel que venda o colar e o anel que ganhou de Antônio. Elisa, por telefone, convida Lucrécia para uma festa na embaixada dos Estados Unidos, e marca um encontro em um banco de onde vai tirar algumas jóias. Armando escuta a conversa e diz a Lucrécia que se venderem essas jóias poderão viver por um bom tempo. Lucrécia diz a Armando para esquecer essa ideia. Maria Isabel e Graziela se afligem por que Rosa Isela não para de chorar. No estacionamento, Elisa e Lucrécia são surpreendidas por dois assaltantes armados com pistolas. Batem em Lucrécia que cai. Um dos assaltantes tira a bolsa de Elisa, que grita. O assaltante dispara a arma e ela cai ferida. Ricardo é informado o que aconteceu com Elisa, e lhe informam que ela está sendo atendida na Cruz Vermelha. Graziela diz a Maria Isabel que se acontecer alguma coisa com ela, que Maria Isabel cuide do bebê. Ricardo é informado do falecimento de Elisa. Os assaltantes entregam a Armando a bolsa de Elisa. Graziela sente fortes dores no braço e cai desmaiada. Entra Maria Isabel e se assusta ao ver Graziela no chão.
Capítulo 8, 29 de novembro de 2000 – Manuela comenta com Félix que encontrou Maria Isabel segurando sua neta e falou que a sua filha está muito doente. Ele fala que foi visitar o comandante, pois eles já estão investigando a morte de Nícolas. Mas ambos negam que estão envolvidos no assassinato. Graziela pede para Maria Isabel criar sua filha como se fosse sua e pede para ela ir para capital, pois assim seu pai não poderá encontrá-la e que jamais deixe-o cuidar de sua filha. Graziela acaba falecendo. O Dr. Cruz cuida do seu funeral. Manuela confessa ao comandante que foi ver Nícolas, pois o seu patrão conseguiu emprego para ele. Maria Isabel se despede de Graziela e vai embora. Félix se lamenta por não ter conseguido entender sua filha. Maria Isabel assiste o enterro de Graziela escondida, pois não quer que o Dr. tire a Rosa Isela de seus cuidados. Ricardo vai até uma igreja depositar as cinzas de sua esposa. Félix vai até o hospital procurar alguma coisa sobre o paradeiro de sua filha. Ricardo confessa para Cristóvão que seu amor morreu junto com Elisa e que ele não será de mais ninguém. Maria Isabel vê uma foto de Ricardo nos jornais e fica muito impressionada com ele. Félix procura Pedro, pois quer saber o endereço da sua filha e acusa Maria Isabel de ter roubado a neta dele.
Rômulo fica sabendo que o Dr. Carmona foi eleito pelo seu partido para concorrer à prefeitura da cidade. O padre informa Maria Isabel que está trocando de igreja e terá que se mudar para outra cidade. O padre Salvador convence a Eugênia e Íris a dar trabalho a Maria Isabel em sua casa. Armando aconselha Lucrécia a conquistar Ricardo, pois só assim ela poderá tirar o dinheiro dele. Ricardo cai e perde a consciência. O padre leva Maria Isabel à casa de Eugênia e Íris. Chona comenta com Pedro, que sua filha é muito mal agradecida, pois Maria Isabel não se preocupa mais com ele. Ricardo é levado sem consciência ao hospital. Dr. Rivas fica sabendo do acidente e vai correndo para ver o estado de saúde dele. Eugênia fala para Maria Isabel, que veio um homem perguntar por ela. Maria Isabel fica muito nervosa e pede a ela que, se ele voltar a procurá-la, diga que ela não está mais morando lá. Eugênia diz à Maria Isabel que o homem que está à sua procura se chama Alfredo. Um médico informa o Dr. Rivas que Ricardo está abalado com a pancada que levou na cabeça, mas que seu estado não é grave. Lucrécia e Armando vão até o hospital para visitá-lo e ela decide passar a noite cuidando dele. Manuela oferece dinheiro a Chona em troca do endereço de Maria Isabel. Íris entra no quarto de Maria Isabel, pega o bebê e o leva para a sala. Eugênia fica muito nervosa ao ver sua irmã segurando a criança. Ela diz que quer dar um susto na Maria Isabel, pois o salário que ela ganha é muito pequeno.
Capítulo 9, 30 de novembro de 2000 – Rosa Isela suja a roupa de Eugênia que vai até o quarto de Maria Isabel para pegar uma fralda. Maria Isabel chega e pega Eugênia mexendo nas suas coisas, fica nervosa e discute com ela. Eugênia explica que está apenas procurando uma fralda para o bebê e comenta que não voltará a mexer em nada. Mas lembra que ela é apenas uma empregada e que jamais volte falar desse jeito com a patroa. Manuela diz a Félix que Chona sabe onde está Maria Isabel. Alice reclama com André porque ele só pensa em Maria Isabel, mas ele nega e a beija. Ricardo pede para Olívia mandar flores para Lucrécia. Lucrécia visita Ricardo em sua casa e fala que se assustou muito com o acidente. Ela o beija e depois pede perdão e vai embora. Cristóvão comenta com Ricardo que Lucrécia estava muito preocupada com o seu acidente e que até parecia com a sua esposa. Ricardo fica muito nervoso com a comparação e fala para Cristóvão que sua esposa é Elisa e ninguém mais. Eugênia mostra para Íris o medalhão que achou nos meios das roupas de Maria Isabel. Elas acham que ela roubou de algum lugar e querem chamar a polícia. Íris pretende ficar com o medalhão.
Lucrécia encontra jóias na caixa forte que ficou dentro do seu guarda-roupa e pergunta de quem é. Armando diz que são as jóias de Elisa. A revelação deixa Lucrécia muito nervosa e ele acaba ameaçando mandá-la para a cadeia caso ela comente com alguém o que sabe. Maria Isabel se encontra com Felícia, que pergunta se o bebê que está segurando é filho do engenheiro. Maria Isabel confirma. Íris e Eugênia chamam Maria Isabel de ladra e ameaçam entregá-la à polícia. Ela pede seu medalhão de volta, mas Íris se nega a entregá-lo. Maria Isabel fica muito irritada, parte pra cima dela e consegue recuperar a joia que era de Graziela. Depois ela pega suas coisas e vai embora. Armando reclama da maneira como Lucrécia o tem tratado. Ela se justifica dizendo que a única coisa que deseja é que Ricardo se apaixone por ela, pois só assim poderá pôr em prática o que planejaram. Maria Isabel começa a trabalhar numa casa de família, mas Rosa Isela quebra um jarro de cristal e a patroa a demite. Ela vai embora muito chateada e acaba encontrando Amargura. Ela diz que não está conseguindo trabalho e que terá que dormir na rua com Rosa Isela. Comovida Amargura oferece sua casa para Maria Isabel. Em um restaurante Lucrécia e Ricardo se beijam apaixonadamente. China chega bêbado na casa de Amargura e Maria Isabel o manda embora. Ele revela que é esposo de Amargura. No apartamento, Lucrécia beija novamente Ricardo. Maria Isabel começa a lavar roupa pra fora e dá o seu dinheiro a Amargura. Pedro diz a Chona que nunca vai deixá-la, mas ela não poderá mais amaldiçoar sua filha.
Capítulo 10, 1 de dezembro de 2000 – Maria Isabel acha Felícia e pede emprego. Ela dá seu cargo de vendedora de cestas. O tenente Gutierrez fala para Ricardo, que ele terá que ir a delegacia reconhecer o assassino de sua esposa. Ele acaba pedindo a Lucrécia, que o acompanhe. Um homem compra todas as cestas de Maria Isabel. Felicita chega com José. Ela entrega todo o dinheiro, mas ele se aborrece muito, pois o dinheiro é falso. Irritado ele a manda embora. Lucrécia diz ao Tenente que o bandido não é o mesmo que matou Elisa. China chega novamente bêbado a sua casa e tenta abraçar Maria Isabel. Eles brigando. Amargura chega com seus filhos, que vêem tudo. China está com a sua boca sangrando diz a Amargura que caiu. Ela fala que Maria Isabel tentou seduzir o seu marido e tenta pegar o seu medalhão, pois assim poderá pagar todas as suas despesas. Ela se nega a entregar e acaba sendo expulsa da casa. Ricardo dá um apartamento para Lucrécia.
Maria Isabel está novamente na rua sem emprego e sem lugar para dormir. Ela acaba passando à noite num parque junto de Rosa Isela. No dia seguinte ela começa a ajudar pessoas na rua em troca de algumas moedas. Rosaura tenta convencer Ricardo a se casar com Lucrécia. Maria Isabel chega a um restaurante e conhece Josefina que dá algo para ela comer e comenta com Maria Isabel que os seus donos gostam muito de criança, mas eles não têm filhos e sugere que ela dê a menina para seus patrões. Ela se nega dar a adoção. Josefina oferece um novo emprego a Maria Isabel. Ela irá trabalhar na casa de Rubens que a apresenta a sua mãe como a nova empregada da casa. Dora não quer Maria Isabel trabalhando em sua casa, pois ela tem uma criança, mas ela se compromete a trabalhar em dobro e Rubens ajuda a convencer a sua mãe a ficar com elas. Ela acaba cedendo. Micaela diz a Pedro e Chona que Alice teve um filho. Armando fala para Lucrécia pedir para o Ricardo um empréstimo e ela acaba negando. Glória fica brava com seu pai, pois ele está pensando em se casar com outra mulher. Ricardo tenta explicar para sua filha a relação que ele tem com Lucrécia. Rosaura vai até o apartamento de Lucrécia e Armando e ele deixa as sozinhas. Ela comenta que seu sobrinho pedirá sua mão em casamento.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 11 a 20 de Maria Isabel!