Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 76 a 90 da novela “Maria Belém”, exibida pelo SBT em 2002.
Capítulo 76, 24 de maio de 2002 – Úrsula encontra Maria Belém no cemitério de carteiras e a acusa de esconder tudo o que anda desaparecendo do colégio. Bruno liga para Ana, que chega com Pablo ao colégio. Bruno acusa Úrsula de trancar Maria Belém no calabouço e tê-la deixado amarrada na cadeira debaixo de chuva. A advogada decide deixar Maria Belém sob os cuidados de Pablo, e Ana e diz que Úrsula vai responder por maltratar uma criança. Cláudia e Rogério chegam ao colégio e dizem que ninguém pode levar Maria Belém.
- Veja também:
- Resumo da novela Maria Belém
- Resumo das novelas
Capítulo 77, 27 de maio de 2002 – Rogério explica que teve um problema e, por isso, deixou a sobrinha no colégio. Bruno diz aos pais que não pode escolher com quem vai morar. Úrsula ameaça Maria Belém dizendo que demitirá Ana caso a denuncie. Aurélio tenta convencer Malena a exigir que Rogério entregue a eles uma parte do dinheiro. Úrsula comunica às meninas que promoverá um festival de música.
Capítulo 78, 28 de maio de 2002 – Claudia comunica ao Rogério que decidiu deixar o emprego para cuidar dele e de Maria Belém. Ana e Pablo acompanham os representantes da Secretaria da Educação até o colégio para notificar Úrsula de que estará afastada das suas funções até que o processo ao qual responde esteja concluído. Bruno e Maria Belém trancam Aurélio para que ele não os vigie. Ana diz a Tereza que Lucrecia assumirá a direção do colégio pois o Senhor Arana destituiu Úrsula do cargo. Adolfo Serrano fica furioso ao ver Valéria e Antônio juntos. Malena conta ao Rogério que não conseguiu se encontrar com o Félix porque ele tinha um encontro marcado com o Turíbio e diz que eles devem impedir que os dois conversem. Úrsula não perde a imponência e deixa claro a Lucrecia que ela ainda dá as ordens no colégio. Claudia pede ao Turíbio que não interfira no caso da herança que Rogério tem a receber pois isso também a afeta. Maria Belém fica muito assustada quando Úrsula diz que precisa falar com ela.
Capítulo 79, 29 de maio de 2002 – Claudia diz ao Rogério que seus pais querem conhecê-lo e pede a ele que aproveite a oportunidade para oficializar o pedido de casamento. Valéria tenta convencer Antônio a acompanhá-la a uma terapia familiar e diz ao marido que essa é a única maneira de tentar salvar o casamento. Félix comunica a Malena que iniciará os trâmites para que Rogério receba a herança. Maria Belém pede a Socorro e Romênia que não digam nada sobre os castigos da diretora porque se disserem qualquer coisa contra Úrsula, Ana perderá seu emprego no colégio. A advogada insiste em falar com Maria Belém sobre os castigos impostos por Úrsula mas a menina nega que tenha sido vítima da diretora. A advogada diz a Ana que se Maria Belém não confirmar os castigos, o processo contra Úrsula será encerrado. Úrsula contra ataca e diz a advogada que poderá processá-la por calúnia e difamação. Claudia, Rogério e Maria Belém vão até a casa de Ana e Pablo. Ana pergunta a Maria Belém por que se recusa a falar sobre os castigos aos quais Úrsula a submeteu.
Capítulo 80, 30 de maio de 2002 – Rogério convida Ana e Pablo para um jantar onde pretende pedir, formalmente, a mão de Claudia em casamento. Jorge ouve quando Lucrecia diz a Úrsula que precisou fingir que se machucou ao cair do cavalo para que Jorge não insistisse em cavalgar pois ela tem muito medo desse animal. Valéria exige que Norma se afaste do Antônio. Norma diz que eles são bons amigos e que não pretende abandoná-lo nesse momento tão difícil. Depois de ouvir a conversa entre as duas, Antônio agradece a Norma pelo seu apoio, mas pede que não o procure mais pois não quer que essa amizade atrapalhe na sua reconciliação com Valéria. Valéria promete ao marido que fará tudo que estiver ao seu alcance para salvar o casamento. A advogada comunica a Úrsula que será marcada uma reunião com os pais dos alunos. Adolfo Serrano aborda Valéria quando ela e Antônio estão à caminho da psicóloga. Félix conta ao Turíbio que Rogério ainda não conseguiu receber a herança do irmão porque tem que provar que é o único familiar vivo, já que o testamento está em nome da filha do casal que, aparentemente, também morreu no acidente.
Capítulo 81, 31 de maio de 2002 – Diante do marido, Valéria diz ao Serrano que não está interessada na sua amizade, que não precisa de sua ajuda e exige que não volte a procurá-la. Úrsula confessa a Lucrecia que está preocupada com a reunião que terá com os pais das alunas. O anjo diz a Maria Belém que ela não foi a culpada pela demissão de Ana e a aconselha a dizer toda a verdade sobre os castigos da diretora. Durante a reunião e pais e mestres, Maria Belém acusa Úrsula de tê-la submetido a muitos castigos. Claudia agradece a irmã por tudo que fez por Maria Belém e diz que, de agora em diante, ela e Rogério se encarregarão de proteger a menina. Úrsula é avisa pela advogada que deve deixar imediatamente a direção do colégio.
Capítulo 82, 3 de junho de 2002 – A advogada comunica a Úrsula que deverá deixar o colégio imediatamente e que responderá um processo por maltratar menores. Ana pergunta ao Rogério porque Maria Belém não queria dizer a verdade sobre Úrsula. Úrsula encontra Maria Belém e, em tom ameaçador, pergunta se ela se lembra do que poderia acontecer caso a acusasse de tê-la maltratado. Lucrecia chega a tempo de impedir que Úrsula faça algo contra Maria Belém e lembra a ex-diretora que qualquer atitude sua poderá complicar ainda mais sua situação com a justiça.
O delegado pergunta ao Rogério se tem conhecimento que Adolfo Serrano está construindo em um terreno de sua propriedade. Serrano chega a tempo de ouvir Rogério dizer ao delegado que não tem nenhum vinculo com Adolfo Serrano. Serrano, furioso, diz ao Ramiro que tinha certeza de que Rogério o trairia. Bruno coloca o pijama do pai no quarto da mãe para que os dois durmam juntos. Valéria percebe a manobra do filho. Úrsula vai até a casa de Rogério exigir que ele a ajude a resolver seu problema com a justiça, caso contrário, contará à polícia que deu Maria Belém como morta para receber a herança que de fato pertence à menina.
Capítulo 83, 4 de junho de 2002 – Úrsula chantageia Rogério e ameaça dizer às autoridades que ele escondeu Maria Belém no colégio para que a menina fosse dada como morta e ele pudesse receber a herança. Cuco comenta com a filha, Glória, que foi procurar Tereza para convidá-la para sair, mas ela já havia saído com outra pessoa. Trancada em seu quarto, Tereza pede, aos gritos, que a deixem sair.
Capítulo 84, 5 de junho de 2002 – Tereza acusa Lucrécia de tê-la trancado no quarto. Rogério culpa Maria Belém por atrapalhar seus planos e dá ordens a Malena e Aurélio para que desapareçam com a menina para sempre. Rogério vai levar Maria Belém ao colégio e, no caminho, é sequestrado por Serrano. Rogério é torturado por Serrano.
Capítulo 85, 6 de junho de 2002 – Serrano dá ordens a Ramiro para que mate Rogério. Desesperado, ele revela que está prestes a receber a herança de sua sobrinha e oferece metade em troca de sua vida. Félix dá início aos trâmites para que Rogério receba a herança. Turíbio desconfia que Félix está agindo em cumplicidade com Rogério.
Capítulo 86, 7 de junho de 2002 – Rogério liga para Maria Belém e diz que passará para buscá-la para irem até Cláudia. Malena agrada a Félix por ter agilizado os trâmites da herança. Cláudia liga para a casa de Rogério, mas Maria atende e diz que seu tio não está. Ramiro e Serrano decidem ir buscar Maria. Valéria vai até a casa de Serrano para conversar com Hilda.
Capítulo 87, 10 de junho de 2002 – A advogada entrega a Ana e Pablo a tutela temporária de Maria Belém. O delegado mostra a Turíbio a foto de Maria Belém e diz que a menina é a herdeira universal dos bens de Afonso Garcia. O senhor Juliano é o novo diretor do colégio. Cláudia descobre que está grávida. Turíbio diz a Ana e Pablo que Maria Belém é a herdeira dos bens de Afonso Garcia e que Rogério arranjou para que a menina fosse dada como morta.
Capítulo 88, 11 de junho de 2002 – Hilda encontra Rogério amarrado e corta as cordas para que ele possa fugir. Cláudia conta para Ana que está grávida e diz que está com muito medo. Débora finge que foi agredida e acusa Maria Belém com a intenção de que Lucrécia tranque a menina no calabouço. Malena e Aurélio tentam fugir mas são presos pelo delegado Rivera. Ramiro encontra Rogério.
Capítulo 89, 12 de junho de 2002 – Rogério tenta subornar Ramiro e oferece a herança em troca de sua vida. Pablo e Turíbio contam a Félix que Maria Belém é a herdeira de Afonso Garcia. O advogado diz a Malena que se quiser que ele a defenda terá que contar toda a verdade, caso contrário será declarada culpada. Desesperada, ela pede ao advogado que a tire da cadeia.
Capítulo 90, 13 de junho de 2002 – O delegado Rivera pressiona Aurélio para que ele conte tudo que sabe sobre o acidente no qual morreu o casal Garcia. Jorge declara seu amor por Lucrecia e pede a ela que o acompanhe numa viagem a Paris. Rogério fica sabendo pelos jornais que Aurélio e Malena estão presos, porém acredita que ele não irão traí-lo.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 98 de Maria Belém!
