Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “Manancial”, exibida pelo SBT em 2002/2003.
Capítulo 31, 18 de novembro de 2002 – Alexandre diz a Altamira que não pretende implorar o amor de Adriana. Álvaro conta para Justo que o padre Salvador lhe fez muitas perguntas sobre a filha de Francisca. Justo volta a ameaçar Adriana, mas ela não se intimida. Gilberto visita Adriana. Alexandre vê os dois juntos e se convence que existe algo entre eles. Justo proíbe Margarida de falar com o padre Salvador. Heitor confessa a Alexandre que está apaixonado por Adriana e que fará de tudo para conquistá-la.
- Veja também:
- Resumo da novela Manancial
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 19 de novembro de 2002 – Heitor fica furioso ao saber do relacionamento de Gilberto e Adriana. Pilar resolve aproximar Bárbara de Gilberto só para provocar ciúmes em Alexandre. Justo exige que Salvador pare de investigar o paradeiro da irmã de Adriana. O padre não se intimida e os dois declaram guerra. Adriana pergunta ao tio o seu problema com Justo Ramirez, mas ele se recusa a falar sobre o assunto. O padre Salvador sofre um misterioso acidente de carro e fica entre a vida e a morte.
Capítulo 33, 20 de novembro de 2002 – Alexandre encontra o padre Salvador preso entre as ferragens e se apressa em tirá-lo antes do carro explodir. Alexandre liga para o Dr. Álvaro e avisa que o padre Salvador sofreu um grave acidente. Margarida chega ao hospital e pede a Dr. Álvaro que salve o padre Salvador. O médico comunica a todos que o estado de saúde do padre é grave. Adriana acusa Justo Ramirez do acidente e o expulsa do hospital. No hospital, Gertrudes flagra Margarida beijando o padre na boca.
Capítulo 34, 21 de novembro de 2002 – Margarida fala para Altamira o que aconteceu no hospital e diz que teme que Gertrudes conte o que viu. Justo vai até a delegacia prestar depoimento e diz ao delegado que não quer seu nome envolvido em um escândalo. Adriana fica irritada ao ver que o delegado não leva a sério suas acusações. Em seus delírios, o padre Salvador diz que a filha de Francisca está viva. Gilberto flagra Justo e Heloísa aos beijos. Álvaro diz a Justo que o conhece muito bem e sabe do que ele é capaz.
Capítulo 35, 22 de novembro de 2002 – O padre Salvador se surpreende ao saber que está sendo atendido pelo Dr. Álvaro. Margarida quer ir ao hospital, mas Altamira não deixa. O padre Salvador convence Adriana e Gertrudes a voltarem ao Manancial para descansarem um pouco. Ao saírem, as duas vêem Bárbara e Gilberto aos beijos. Adriana fica chateada ao ver que Bárbara engana Alexandre e o faz pensar que está apaixonada por ele. Adriana diz a Bárbara que sabe o tipo de mulher ela é e Bárbara tenta esbofeteá-la.
Capítulo 36, 25 de novembro de 2002 – Bárbara discute com Gilberto por ele não ter dito que Adriana havia flagrado os dois se beijando. Adriana e Alexandre decidem se casar no civil e optam por guardar segredo até que o padre Salvador se recupere. Justo pergunta porque Margarida se arrumou tanto para visitar um padre. Justo diz a Heloisa que fará uma viagem e que, na volta, não quer vê-la na cidade. Pilar aconselha Bárbara a contar a Alexandre o que aconteceu entre ela e Gilberto antes que ele descubra por Adriana.
Capítulo 37, 26 de novembro de 2002 – Alexandre deixa claro ao pai que não deixará que ele faça nenhum mal a Adriana. Alexandre pede a Altamira e Melésio que eles sejam os padrinhos de casamento. Adriana se irrita ao descobrir que Justo pagou as despesas de hospital. Adriana vai até a fazenda da família Ramirez para devolver o dinheiro que Justo gastou para pagar a conta do hospital. Justo, irritado, tenta agredi-la, mas Heitor aparece para defendê-la. Bárbara beija Alexandre. Adriana os vê e chora.
Capítulo 38, 27 de novembro de 2002 – Alexandre tenta se explicar, mas Adriana não quer ouvi-lo. Justo critica Margarida por ter permitido que Adriana entrasse em sua casa para humilhá-lo. Adriana pede desculpas a Heitor por ter provocado sua expulsão da fazenda. Adriana diz ao padre Salvador que desistiu de se casar com Alexandre. Alexandre vai até a casa de Adriana e fica sabendo que ela foi embora da cidade. Alexandre procura Milena e pergunta se ela sabe alguma coisa sobre Adriana.
Capítulo 39, 28 de novembro de 2002 – Alexandre culpa Margarida pelo fracasso de seu casamento. Hugo encontra Adriana e a convida para jantar. Firmino oferece a casa para Heitor enquanto ele procura um lugar para ficar. Hugo leva Adriana para casa e se despede com um beijo no rosto. Alexandre vê os dois juntos e se aproxima para tirar satisfações. Milena diz a Bárbara que Alexandre está apaixonado por Adriana. Descontrolado, Alexandre bate o carro em frente da casa de Adriana e fica inconsciente.
Capítulo 40, 29 de novembro de 2002 – Adriana socorre Alexandre e o leva ao hospital. Alexandre e Adriana fazem as pazes e se beijam apaixonadamente. Alexandre propõe a Adriana que se casem imediatamente e ela aceita. Pilar diz a Bárbara que Álvaro confessou que é o pai biológico de Heitor. Alexandre e Adriana festejam o casamento um restaurante quando chegam Justo e Heloisa. Heloisa critica Justo dizendo que, diante de Adriana e Alexandre, ele se comportou como um homem ciumento e não como um pai ofendido.
Capítulo 41, 2 de dezembro de 2002 – Adriana relembra o dia em que foi violentada e, mostrando desespero, se afasta de Alexandre e o expulsa de sua casa, sem que ele entenda o motivo de sua reação. Gilberto conta a Malú que teve relações com Bárbara. Gertrudes confessa ao padre Salvador que Adalberto foi o único homem que amou na vida. Gilberto pede dinheiro a Bárbara, mas ela nega o empréstimo. Adriana vai até o convento à procura de Consuelo. Pilar encontra Heitor e não perde a chance de chamá-lo de bastardo e de dizer ao rapaz que não permitirá que ele herde nem um centavo da fortuna de seu marido. Margarida ameaça expor Adriana diante dos moradores da cidade, caso ela volte a Santo André.
Adriana confessa a Alexandre que foi violentada. Indignado, o rapaz quer saber quem foi e diz que pretende matá-lo. Para evitar maiores problemas, ela responde que foi um amante de sua mãe. Joel diz a Norma que não concorda com a ideia de Malú estudar na capital. Heitor pergunta a Álvaro se ele é seu pai biológico. Ele responde que não e o rapaz promete investigar para descobrir sua origem. Justo diz a Heloisa que nunca vai se separar de Margarida e ela terá que se conformar com o papel de amante. Estevão liga para ameaçar Gilberto e o rapaz fica muito preocupado. Altamira aconselha Margarida a não tentar separar Adriana e Alexandre, caso contrário poderá perder seu filho. Alexandre tenta acalmar Adriana dizendo que juntos superarão o problema e que, se caso não consigam, procurarão a ajuda de um profissional. Hugo procura Adriana e descobre que ela se casou com Alexandre Ramirez. Altamira confessa a Milena que Heloisa é sua mãe.
Capítulo 42, 3 de dezembro de 2002 – Altamira explica a Milena que nunca lhe disseram que sua mãe a abandonou, para evitar que ela sofresse. Milena, revoltada, diz que despreza a mãe e também os avós por mentir sobre sua origem. Altamira conta a Margarida que Milena é filha de Heloisa. Margarida quer avisar Justo, mas Altamira a aconselha a esperar pela volta do marido. Alexandre e Adriana voltam para Santo André decididos a contar a Gertrudes e ao padre Salvador que já estão casados. Heitor oferece seu apoio a Milena e ela decide procurar Heloisa. Adriana diz a Alexandre que gostaria que sua tia Gertrudes vivesse com eles. Firmino pede desculpas a Gertrudes pela discussão que teve com ela. Pilar volta a humilhar o marido dizendo que ele não é melhor do que ela.
Gilberto rouba uma arma de Justo Ramirez e Margarida o expulsa do escritório. Gertrudes não aceita o convite de Adriana e Alexandre e pede à sobrinha que a deixe decidir sua vida. Alexandre chega à fazenda e é recebido com hostilidade pela mãe, que lhe dá uma bofetada por ter viajado sem dizer nada. Malú diz a Norma que tem um pressentimento de que Gilberto anda envolvido com negócios escusos. Padre Salvador aconselha Milena a não ser tão dura com seus avós. Alexandre deixa claro a Margarida que nada do que faça conseguirá separá-lo de Adriana. Milena conta a Adriana o drama pelo qual está passando e pede a ela que a deixe ficar em sua casa. Norma pergunta a Gilberto se ele está com algum problema, mas o rapaz pede a ela que não se meta em sua vida. Estevão e Gilberto brigam pela posse de um revólver. A arma dispara e Gilberto é atingido.
Capítulo 43, 4 de dezembro de 2002 – Adriana e Alexandre estão conversando quando encontram Estevão e seus amigos. Alexandre encontra Gilberto ferido. Ele tenta socorrê-lo, mas o rapaz morre em seus braços. Alexandre é interrogado sobre a morte de Gilberto. Os policiais encontram uma arma que pode levá-los ao assassino. O Ministério Público comunica a Margarida que a arma de Justo foi encontrada no lugar do crime. Bárbara faz uma ligação anônima e acusa Alexandre de assassinato.
Capítulo 44, 5 de dezembro de 2002 – Alexandre é preso pela morte de Gilberto. Na delegacia, ele é informado que permanecerá detido até que o crime seja esclarecido. Altamira e Melésio avisam Margarida que Alexandre está preso. Joel fica revoltado ao saber que Alexandre é o principal suspeito da morte de seu filho. Margarida vai até a delegacia para tentar livrar o filho e acusa Gilberto de ter roubado sua arma. Heloisa comunica a Justo que Alexandre está preso como o principal suspeito da morte de Gilberto.
Capítulo 45, 6 de dezembro de 2002 – Margarida diz ao filho que procurará Joel e pedirá a ele que retire a acusação de assassinato. Alexandre lembra que, no dia do crime, encontrou vários rapazes que saíam da rua onde Gilberto foi assassinado. Margarida exige que Joel e Norma retirem a acusação contra Alexandre. Margarida pede a Bárbara que a acompanhe até a delegacia para visitar Alexandre. Bárbara conta para a mãe que está grávida e que o pai da criança não é o Alexandre e sim o Gilberto.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de Manancial!
