Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Malhação 2005” (12ª temporada), exibida pela Globo em 2005/2006.
Capítulo 16, 7 de fevereiro de 2005 – Jaque aceita o pedido de casamento de Bernardo. Júlio César fica satisfeito com a atitude de Bernardo. Kitty dá uma bronca em Marcão por ele ter dito a Rafa que ela só podia namorar com sua permissão. Rafa acha que Kitty vai lhe dar uma chance, mas ela o despreza. Marcão e Rafa ficam com raiva um do outro. Bernardo fala para Júlio César que quer levar Jaque para morar na casa de seu pai depois do casamento. Júlio César concorda. Jaque e Rita combinam detalhes do casamento, animadas. Pasqualete pede que Gustavo assuma as funções de Lúcia, enquanto ela está de licença médica. Gustavo não gosta da ideia, por ter que mandar em seus amigos, mas tem que aceitar.
Cida e Horácio não aprovam a decisão de Bernardo de se casar com Jaque, mas Miguel explica que eles não devem se intrometer. Natasha e João chegam atrasados no colégio, mas convencem Gustavo a abrir o portão para eles. Download diz a Bernardo que acha estranho ele se casar com Jaque sem estar apaixonado por ela. Pasqualete permite que Léo e Betina exibam seu documentário. Gustavo diz a Letícia que está detestando ser inspetor. Rita vê Júlio César sendo ameaçado por um capanga. Jaque convida Betina para ser madrinha de seu casamento. Bernardo, num impulso, diz que não quer que Betina seja a madrinha.
Capítulo 17, 8 de fevereiro de 2005 – Jaque pergunta a Bernardo por que ele não quer que Betina seja a madrinha e ele disfarça. Betina fica sem saída e aceita o convite. Júlio César confessa para Rita que pediu dinheiro emprestado a um agiota e está sendo cobrado. Rita dá sua aliança de casamento como pagamento. Vilma percebe que Cabeção está realmente chateado por ter levado um fora de Miyuki. Aline e Bel fazem uma aposta: quem conquistar Rodrigo vai ganhar um jantar da rival. Jaque e Bernardo anunciam para todos que vão se casar. Vivi comenta com Natasha que Sandro, um cantor cigano que não mostra o rosto, tem feito muito sucesso. Bernardo esbarra em Léo e derruba os rolos do documentário no chão. Léo e Bernardo discutem. Na hora da exibição, Léo e Betina descobrem que o documentário foi trocado por um desenho animado.
Capítulo 18, 9 de fevereiro de 2005 – Betina vê que é a fita errada no telão e descobre que as fitas originais de seu documentário desapareceram. Ela diz a Léo que alguém deve ter trocado as fitas para prejudicá-los e lembra que deixou a sacola sozinha na hora do recreio. Léo e Betina se desesperam ao pensar que podem ter perdido seu documentário. Aline pede que Rodrigo lhe dê algumas aulas extras de ginástica e Bel afirma que quer também. Rodrigo concorda, mas avisa que Bel e Aline terão que fazer aulas juntas. Aline se irrita por Bel ter copiado sua ideia. Vilma acha que Miyuki iria voltar para Cabeção se o visse com outra menina e decide ajudá-lo. Léo acha que Bernardo pegou as fitas para prejudicá-los. Jaque pergunta a Léo por que ele desconfia de Bernardo.
Betina disfarça e garante a Jaque que Léo falou sem pensar. Carina pensa que Cabeção é o cigano Sandro. Vilma aconselha Cabeção a dar corda para Carina para fazer ciúmes em Miyuki. Betina garante a Léo que Bernardo não roubaria as fitas. Léo afirma para Betina que Bernardo é o único que teria motivos para prejudicá-los, deixando-a ressabiada. Vilma diz a Carina que Cabeção vai dançar só para ela. Naná sugere a Rita que ela aos poucos faça com que Júlio César mude de ideia e a deixe trabalhar. Rita confessa para Pasqualete que teme que Jaque perca a bolsa, mas ele garante que isso não acontecerá. Vilma ensina Cabeção a dançar música cigana. Sabrina deixa Gustavo tomando conta de uma prova. Julião, Amanda, Marley e Jaque começam a colar. Gustavo tenta impedir, mas não é respeitado. Sabrina pega os alunos colando e manda-os para a diretoria. Léo acusa Bernardo de roubar as fitas e os dois discutem.
Capítulo 19, 10 de fevereiro de 2005 – Bernardo fica magoado ao perceber que Betina também desconfia que ele tenha roubado as fitas. Sabrina explica para Pasqualete que os alunos não respeitaram a autoridade de Gustavo. Pasqualete dá uma bronca nos alunos que colaram. Bernardo garante a Download que vai descobrir quem roubou as fitas para provar sua inocência. Betina não sabe se acredita em Léo ou em Bernardo. Rodrigo combina encontrar Bel e Aline no clube para dar uma aula a elas. Vilma fala para Cabeção que ele vai ter que usar uma fantasia de cigano ao dançar. Cabeção se desespera ao pensar no vexame pelo qual vai ter que passar, mas decide que quer reconquistar Miyuki.
Gustavo descobre que alguém pichou numa parede do colégio que ele é um traidor. Pasqualete aconselha Gustavo a não se deixar intimidar, mas ele admite para Letícia que é horrível estar do outro lado. Rodrigo se interessa por Sabrina. Rita conta para Jaque que vai tentar conseguir um emprego temporário enquanto Júlio César estiver viajando. Bernardo diz a Download que vai roubar as fitas de desenho animado para tentar descobrir quem as deixou no lugar do documentário. Bel e Aline tentam chamar a atenção de Rodrigo, mas ele nem percebe. Naná repreende Betina por ela ter feito Bernardo acreditar que estava namorando Léo. Bel coloca uma poesia na mochila de Rodrigo e assina como sua admiradora secreta. Bernardo entra escondido na república e encontra as fitas e uma chave dentro da sacola de Betina. Betina flagra Bernardo.
Capítulo 20, 11 de fevereiro de 2005 – Bernardo explica para Betina que estava pegando as fitas para tentar provar sua inocência. Betina acha que Bernardo as estava roubando e fala que, se ele não lhe devolver seu documentário, vai entregá-lo para a polícia. Rita não consegue encontrar trabalho e fica desanimada. Bernardo pede que Betina lhe dê um dia para provar sua inocência. Naná a aconselha a aceitar e ela concorda. Sabrina comenta com Rodrigo que precisa fazer algo para relaxar e ele se oferece para lhe dar aulas de ioga. Cabeção começa a se animar ao ensaiar a dança cigana. Bernardo mostra a Download a chave que encontrou e afirma que ela pode ser uma pista.
Rodrigo acha a poesia em sua mochila e pensa que foi Sabrina quem a deixou lá. Naná fala para Betina que Bernardo pode provar que é inocente, mas ela não acredita. Gustavo diz a Bernardo que a chave deve ser de um dos armários do clube. Cida fica preocupada com Miguel, pois ele passa a noite em claro se preparando para uma palestra. Bernardo vai com Download até o clube tentar descobrir de onde é a chave. Bel garante a Aline que vai ganhar a aposta, deixando-a grilada. Rodrigo enche Sabrina de atenção e ela não entende por quê. Bernardo tenta todos os armários do vestiário masculino, mas a chave não serve e ele resolve procurar no vestiário feminino. Alguém escreve uma mensagem grosseira nas costas de Gustavo, deixando-o furioso. Bernardo encontra o armário no qual a chave serve. Amanda o vê e pergunta por que ele está mexendo em suas coisas. Bernardo acusa Amanda de ter roubado as fitas.
Capítulo 21, 14 de fevereiro de 2005 – Amanda confessa que roubou as fitas para se vingar de Léo. Bernardo exige que devolva as fitas e ela promete fazer isso depois da aula. Gustavo fica irritado ao ver que alguém escreveu uma mensagem desrespeitosa em seu jaleco. João, Marcão e Kiko combinam de fazer um campeonato de vale-tudo na quadra do clube. Léo conta para Betina que Mário Ribeiro, um documentarista que eles admiram, vai estar na cidade para um festival de cinema. Natasha sugere que Amanda destrua as fitas para que Bernardo não possa provar que ela as roubou. Bel desafia Aline, dizendo que quem conseguir conquistar Rodrigo até o dia seguinte vai ganhar a aposta.
Bernardo descobre que Amanda foi para casa mais cedo e deduz que ela não vai cumprir a promessa. Bel decide mandar mais uma poesia para Rodrigo. Cabeção se veste de Cigano Sandro e promete a Carina fazer um show só para ela. Bernardo consegue encontrar Amanda antes que ela destrua as fitas e a obriga a ir para a república com ele. Jaque descobre que Miguel está precisando de ajuda para se preparar para um seminário e o convence a contratar Rita temporariamente. Léo tenta convencer Betina a ir à polícia denunciar Bernardo. Kiko, Marcão e João descobrem que a quadra do clube está em obras e não sabem onde fazer o campeonato. Bernardo devolve as fitas a Betina e explica que foi Amanda quem as roubou.
Capítulo 22, 15 de fevereiro de 2005 – Amanda conta que pegou as fitas para dar uma lição em Léo. Marcão, João e Kiko decidem fazer o campeonato na quadra do colégio. Betina pede desculpas a Bernardo por sua desconfiança, mas ele continua chateado. Rita pede que Jaque não conte a João e Juliana sobre o emprego temporário, para que Júlio César não descubra. Miguel dá a Bernardo dois convites para o festival de cinema. Bel entrega outro poema a Rodrigo e diz que é da parte de alguém que gosta muito dele. Rodrigo fala para Sabrina que adorou os poemas que ela mandou. Bel explica que quem mandou os poemas foi ela, e conta da aposta que fez com Aline.
Sabrina se sente ofendida por Rodrigo achar que ela iria se comportar como uma adolescente. Rodrigo fica furioso com Bel e Aline. Betina fala para Naná que está se sentindo mal por ter desconfiado de Bernardo. Cabeção dança para Carina, que fica encantada com sua performance. Beth sugere que Sabrina tente esquecer Oscar. Sabrina afirma que não quer namorar ninguém por enquanto. Gustavo vê João e Natasha levando para escola um boneco vestido de inspetor. Rita começa a trabalhar para Miguel. Betina pede que Jaque entregue uma cópia de seu documentário para Mário Ribeiro, no Festival. Jaque oferece seu convite a Betina e sugere que ela vá ao Festival com Bernardo.
Capítulo 23, 16 de fevereiro de 2005 – Jaque insiste para Bernardo e Betina irem juntos ao festival de cinema. Eles ficam constrangidos, mas acabam concordando. Gustavo não conta para Pasqualete o que João e Natasha fizeram e eles decidem parar de brincar com Gustavo. João pergunta a Pasqualete se eles podem usar a quadra do colégio para um campeonato de vale-tudo. Pasqualete fica horrorizado com a ideia e proíbe terminantemente. João sugere a Kiko e Marcão que eles invadam a quadra do colégio durante a noite. Eles topam. Natasha pede desculpas para Gustavo, deixando-o surpreso. Cabeção fica todo dolorido após dançar para Carina e decide reconquistar Miyuki de outro jeito.
Vilma diz a Carina que Cabeção vai fazer um show para ela e suas amigas no Giga e ele fica desesperado. Léo não gosta de saber que Betina vai ao festival de cinema com Bernardo. Betina estranha o comportamento de Léo. Rodrigo tenta se desculpar com Sabrina, mas ela não quer nem saber. Miguel não dá nada de importante para Rita fazer, o que a deixa frustrada. Betina e Bernardo não conseguem esconder que estão felizes por saírem juntos. Léo consegue dois convites para o festival e decide ir com Jaque. Betina entrega uma cópia de seu documentário para Mário Ribeiro. Kiko, Marcão e João invadem a quadra do colégio. Betina abraça Bernardo, que fica perturbado. Léo interrompe o abraço dos dois.
Capítulo 24, 17 de fevereiro de 2005 – Bernardo e Betina ficam sem graça ao ver Jaque, mas ela não percebe o clima entre eles. Vilma começa a vender ingressos para o show do Cigano Sandro, e Cabeção fica mais desesperado. Miguel confessa para Horácio que tem medo de passar trabalho para Rita, pois ela é inexperiente. Bernardo conta para Betina que Mário Ribeiro decidiu contratá-la e Bernardo para estagiarem em seu próximo filme. Betina fica radiante. Naná sugere a Pasqualete que eles façam uma competição entre as turmas, para ver qual delas tem a ideia mais criativa para uma campanha educacional. Pasqualete aprova. Rita decide organizar o texto de Miguel sem que ele tenha pedido.
Naná explica sua ideia para a turma de Betina e eles votam nela para ser coordenadora da preparação da campanha.Todos da turma do terceiro ano concordam com a sugestão de Download que eles façam sua campanha através de um site. Cabeção explica para Vilma que só decidiu ser o Cigano Sandro para impressionar Miyuki, o que não está funcionando. Vilma não quer nem saber e só pensa em vender ingressos. João chama alguns lutadores para assistirem ao campeonato de vale-tudo na quadra do Múltipla Escolha. Kiko teme que o colégio seja invadido por muita gente, mas João garante que não haverá problema. Rita comete um erro, apaga o arquivo com o texto de Miguel e ele se desespera. Mário Ribeiro diz a Betina e Léo que vai fazer um documentário e pede que eles entrevistem Bernardo e Jaque.
Capítulo 25, 18 de fevereiro de 2005 – Mário explica que só vai dar o emprego a Léo e Betina se Bernardo topar participar do projeto. Bernardo fica sem graça e diz que vai conversar com Jaque sobre o assunto. Léo acha melhor que eles desistam do projeto, mas Betina afirma que eles não podem desperdiçar a chance. Miguel fala para Rita que vai tentar refazer seu trabalho, mas dispensa a ajuda dela. Rita fica arrasada. Jaque se entusiasma com a ideia de participar do documentário, para desagrado de Bernardo. Kiko fica ressabiado ao ver que muitos lutadores vieram assistir ao campeonato, mas João garante que vai dar tudo certo.
Miyuki diz a Cabeção que vai ao show do Cigano Sandro, deixando-o desesperado. Miguel fala para Rita que não conseguiu refazer seu texto e que vai desistir de participar do seminário. Rita decide reescrever o texto de Miguel. Kiko ganha de um lutador que fica furioso com o resultado e exige que a luta continue. Bernardo e Download pedem que Horácio seja o coordenador do grupo deles. Rita passa a noite em claro para acabar o texto de Miguel. Naná e Horácio descobrem que vão ser coordenadores de grupos concorrentes e começam imediatamente a disputar. Rita mostra o texto a Miguel e pergunta o que ele achou. Betina grava o depoimento de Bernardo e ele faz uma declaração de amor.
Capítulo 26, 21 de fevereiro de 2005 – Bernardo confessa em sua entrevista que gostaria de voltar no tempo e não ter se envolvido com Jaque. Ele pede que Betina não deixe a noiva ver a fita e ela promete apagar a entrevista. Miguel fica maravilhado com o texto que Rita refez e diz que vai poder participar do seminário graças a ela. Horácio irrita Naná. Betina confessa para Kitty que ficou muito abalada com a entrevista de Bernardo. Todos os alunos do colégio vão assistir ao show de Cabeção, pensando que ele é o Cigano Sandro. O verdadeiro Cigano interrompe o show, acusa Cabeção de ser impostor e ameaça processá-lo. Mas o Cigano fica impressionado quando Cabeção confessa que fez tudo para tentar reconquistar Miyuki e decide não puni-lo.
Miyuki fica tocada com a declaração do ex-namorado, mas diz que não sabe se quer reatar. Rafa começa a participar de um grupo de adoradores da natureza, do qual fazem parte Camélia, Azaléia e Amarílis. Kiko se preocupa ao ver que muitos lutadores invadiram a quadra do colégio para ver a luta de João e Tatu. Horácio e Naná se reúnem com seus grupos de alunos e os ajudam a decidir como fazer a campanha educativa. João ganha e outros rapazes começam a competir. Kiko não gosta, mas João garante que não vai haver problema. Betina percebe que Jaque ligou sua câmera e começou a ver a entrevista de Bernardo.
Capítulo 27, 22 de fevereiro de 2005 – Betina diz a Jaque que ela não pode ver a entrevista e inventa que não quer que ela seja influenciada pelo que Bernardo disse. Jaque fica contrariada, mas aceita. Rafa não gosta quando Marley e Download também decidem participar do grupo de adoradores da natureza. Horácio pinta alguns cartazes para divulgar o site que seu grupo vai fazer. Julião faz um rap para seu grupo. Rita conta para Juliana que está trabalhando na clínica de Miguel escondido do marido. Júlio César chega mais cedo de viagem e Rita fica apavorada, pois precisa sair para trabalhar.
Léo conta para Gustavo que o namoro dele com Betina é de fachada, mas confessa que está gostando dela de verdade. Horácio pede a permissão de Pasqualete para espalhar pelo colégio os cartazes que fez. Naná fica furiosa porque Horácio tira algumas coisas colocadas por ela no mural do colégio, para pregar seus cartazes. Eles discutem e rasgam as coisas um do outro. Natasha percebe que João, Kiko e Marcão estão metidos em alguma confusão e decide descobrir o que é. Rita volta para casa na hora do almoço e diz a Júlio César que estava no mercado e ele pergunta onde estão as compras. Léo fica irritado ao ver que Betina ainda gosta de Bernardo e confessa que se apaixonou por ela.
Capítulo 28, 23 de fevereiro de 2005 – Betina fica pasma e diz a Léo que não sabe se consegue deixar de vê-lo como um amigo. Rita fala para Júlio César que pediu que o mercado entregasse as compras mais tarde e ele desconfia. Léo diz a Betina que quer ajudá-la a esquecer Bernardo e ela pede um tempo para decidir. Rafa chama Camélia, Azaléia e Amarílis para um encontro na república e não convida Marley e Download. Natasha e Amanda decidem descobrir o que João, Marcão e Kiko estão aprontando. Jaque combina com Bernardo de visitar algumas igrejas para decidir em qual vão se casar.
Léo conta para Gustavo que pediu Betina em namoro, mas não sabe se ela vai aceitar. Marley e Download ficam sabendo que as adoradoras da natureza estão indo para a república e vão também. Kitty aconselha Betina a namorar Léo. Rafa fica frustrado ao ver Marley e Download. Rita sai para trabalhar e diz a Júlio César que vai ao salão de beleza. Cada vez mais desconfiado, ele decide levá-la ao salão e Rita é obrigada a aceitar. Gustavo conta para Letícia que Betina está fingindo namorar Léo e Bernardo ouve.
Capítulo 29, 24 de fevereiro de 2005 – Bernardo conta tudo para Download e diz que não sabe o que fazer agora. Júlio César deixa Rita no salão, finge que vai embora e depois a segue. Horácio tenta descobrir o que Naná está preparando para a campanha de seu grupo e mexe nos papéis dela. Júlio César vê Rita conversando com Miguel e pensa que foi traído. Júlio César fica furioso e Rita explica que estava trabalhando, mas ele exige que ela vá para casa. Miguel fica chocado com a grosseria de Júlio César. Naná vê Horácio mexendo em seus papéis e fica furiosa. Vilma se compromete a cuidar de um cachorrinho de uma freguesa rica. Rita explica para Júlio César que seu trabalho é temporário e ele exige que ela deixe o emprego. Jaque marca um encontro com Bernardo, mas ele não presta muita atenção, pois só consegue pensar em falar com Betina. Miyuki fica encantada quando Cabeção a defende do cachorrinho. Kitty diz a Miyuki que ela deve dar uma chance a Cabeção. Bernardo pede para Betina voltar pra ele.
Capítulo 30, 25 de fevereiro de 2005 – Bernardo fala para Betina que não poderá ser feliz com Jaque e, mesmo abalada, ela diz que eles não podem ficar juntos de jeito nenhum. Jaque espera por Bernardo na igreja onde eles marcaram o encontro. Rita pede desculpas pelo escândalo que Júlio César fez e Miguel permite que ela continue trabalhando. Betina fica arrasada por ter dispensado Bernardo. Rafa, Marley e Download tentam impressionar Azaléia, Amarílis e Camélia contando vantagens sobre seu amor pela natureza. Jaque reclama que Bernardo lhe deu um bolo. Bernardo dá uma desculpa esfarrapada e pede que ela o deixe sozinho. Júlio César garante a João que Rita não vai conseguir cuidar da casa direito e vai ter que largar o emprego. Gustavo sugere a Léo que ele agrade Betina para conquistá-la. Betina fica encantada com os filmes antigos que recebe de Léo como presente. Azaléia, Amarílis e Camélia dizem a Rafa que ele vai poder se relacionar com sua alma gêmea, a grande mestra. Léo beija Betina.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Malhação 2005!
