Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Malhação 2002” (9ª temporada), exibida pela Globo em 2002/2003.
Capítulo 16, 13 de maio de 2002 – Algumas pessoas prestam socorro a César. Ricardo revela a Nanda que Júlia voltou para Dunas. Os paramédicos se preocupam com o estado de César, que está perdendo muito sangue. Íris fica em pânico quando sabe que Júlia resolveu ir para Dunas e liga para Otávio. César é levado para o hospital onde Otávio trabalha. Débora avisa a Pedro que seu pai sofreu um acidente. Otávio opera César e sai apressado para tentar achar Júlia na rodoviária. Júlia explica para o pai que a mudança está sendo difícil e ele promete que vai tentar conversar mais com ela. Nanda avisa a Júlia e Ricardo que foi Otávio quem operou César, para espanto deles. César fica impaciente para sair do hospital. A manifestação pela volta da capoeira começa.
Capítulo 17, 14 de maio de 2002 – Os alunos avisam que só vão voltar às aulas se a capoeira recomeçar. Os professores sugerem a Afonso que ele mande os alunos convencerem seus pais a aceitar a capoeira. Marcão se oferece para organizar um campeonato de vôlei para acalmar os ânimos. A maioria dos alunos concorda com a proposta, mas Ricardo e Drica não gostam. Farofa se prepara para fazer o teste psicotécnico de novo. Ricardo e Drica rasgam as bolas e as redes de vôlei para impedir que haja o campeonato. Pedro agradece a Júlia por Otávio ter operado César. Os alunos ficam indignados quando veem as bolas e redes destruídas. Ricardo e Drica decidem se acusar e levam a maior bronca de Afonso. Bia chega e acha Linda diferente, mas ela garante que só engordou um pouco. Júlia sugere que os alunos organizem um evento didático sobre a capoeira. Ricardo avisa a Otávio que ele terá que ir conversar com Afonso.
Capítulo 18, 15 de maio de 2002 – Otávio coloca Ricardo de castigo, deixando-o furioso. Júlia tenta convencer os pais a irem na palestra de capoeira, mas eles não querem saber. Farofa avisa que passou no exame. Linda e Afonso não sabem como contar a novidade à Bia. Jackie se despede de sua família. César agradece a Débora pelos cuidados que ela tem com ele. Charles pede que Júlia o ajude a fazer compras. Pedro e Maumau se oferecem para tentar convencer Íris a ir na palestra. Bia fica furiosa ao saber que vai ganhar uma irmã. Nanda garante a Drica que ela só está ficando com Cabeção para fugir de Ricardo. Íris avisa a Afonso que a capoeira deixou Ricardo ainda mais rebelde. Kailani explica para FM que tem raiva de Débora. Íris decide sair quando sabe que Maumau e Pedro querem convencê-la de que a capoeira é legal. Júlia e Íris são assaltadas.
Capítulo 19, 16 de maio de 2002 – Pedro e Maumau lutam com o assaltante. A família de Bia pensa em como fazê-la aceitar a nova irmã. Pedro e Maumau capturam o assaltante, mas não deixam que um segurança bata nele. Íris fica admirada. Otávio dá alta a César, mas avisa que ele vai ter que fazer fisioterapia. Nanda faz uma aula de baliza péssima, mas já se sente pronta para marcar o exame. Drica avisa a Cabeção que não quer nada sério e ele fica sem graça. Íris concorda em ir ao evento de capoeira, em agradecimento a Pedro e Maumau. Bia garante a Cabeção que vai sair de casa antes de sua irmã nascer. Maumau percebe um clima entre Júlia e Pedro. Marcão explica a Maumau que faz um trabalho comunitário com a capoeira e combina de levar seus alunos para o evento. Íris garante a Otávio que não vai mudar de ideia sobre a capoeira. Taíssa revela a Charles que tem um plano para afastar Pedro de Júlia.
Capítulo 20, 17 de maio de 2002 – Taíssa explica seu plano a Charles. Bia garante a Linda que vai se tornar independente financeiramente. Débora comenta com César que Kailani tem direito de odiá-la. A palestra sobre capoeira começa, com Pedro e Maumau de oradores. Júlia olha para Pedro com admiração, para raiva de Taíssa e Charles. FM decide lançar sua candidatura a presidente do grêmio para competir com Kailani. Charles interrompe o discurso de Pedro para mostrar aos pais dos alunos seu braço quebrado por Maumau. Júlia exige que Íris defenda Maumau diante de todos, descrevendo seu comportamento em relação ao assaltante. Os pais se impressionam e se comovem com as crianças da aula comunitária. Marilise avisa a César que os patrocinadores do programa estão nervosos com a ausência dele. Afonso anuncia a volta da capoeira. Os alunos combinam de fazer um luau para comemorar. Pedro e Júlia acabam de beijando e são flagrados por Taíssa.
Capítulo 21, 20 de maio de 2002 – Nanda passa no teste de direção, para grande espanto de Gui. Júlia promete a Taíssa que não vai mais se aproximar de seu namorado. Pedro vai até a casa de Júlia, mas Otávio não o deixa entrar. Otávio pede que Íris converse com Júlia. Débora avisa a Pedro que ele tem que tomar uma decisão. Charles tenta brigar com Pedro e Vilma manda ambos para a secretaria. Todos reprovam a atitude de Júlia. FM conversa com os alunos do colégio para saber qual deve ser sua plataforma. Débora avisa a César que Pedro está confuso. Taíssa exige que Júlia diga a Pedro que não está interessada nele. Júlia decepciona Pedro, avisando que ele tem que esquecer o que aconteceu entre eles.
Capítulo 22, 21 de maio de 2002 – Júlia vai embora sem deixar Pedro falar. Taíssa pede para conversar com Pedro. A galera combina de ir num forró e Beto garante que vai ensinar todos a dançar. Pedro explica para Taíssa que não tem certeza se gosta dela, mas ela o beija e ele acaba aceitando. Bia recebe os produtos de maquiagem que vai vender. Ricardo convence Júlia a ir ao forró. Marcão dá um livro para Maumau, garantindo que ele vai ajudá-lo a controlar suas emoções. FM faz uma pesquisa sobre o mal que faz às crianças ter que carregar tanto peso na mochila. Ricardo tenta bater num menino que ofende Júlia. Débora fica com ciúmes da fisioterapeuta de César. Júlia garante a Nanda que vai fazer tudo para esquecer Pedro. Bia vende um batom para Naomi. Todos treinam dançar forró. Solene não deixa que Júlia dance com Beto.
Capítulo 23, 22 de maio de 2002 – Júlia vai embora, sem graça. Kailani reclama de dor nas costas. Ricardo avisa que vai pedir o carro emprestado ao pai para ir ao forró. Íris consola Júlia. A boca de Naomi fica amarela. Ricardo rouba a chave do carro de Otávio. Bia avisa a Naomi que o batom não foi feito para seu tipo de pele e lhe dá um produto para tirá-lo. Afonso e Linda se perguntam onde vão conseguir dinheiro para criar os bebês. Nanda bate o carro do pai de Ricardo, para desespero dele. Otávio fica furioso. Bia vende um batom e um perfume para Drica. Otávio coloca Ricardo de castigo e avisa que ele vai ter que passar um dia no hospital para ver o resultado de acidentes de trânsito. Júlia pede que Íris a mande para outro colégio. Cris oferece um par de muletas para César.
Capítulo 24, 23 de maio de 2002 – César se recusa a usar as muletas. Íris fica assustada com a revolta de Júlia. Otávio conversa com a filha, aconselhando-a a enfrentar seus problemas. Nanda pede que Gui a ajude a praticar a direção. FM pesa a mochila de todos os alunos, avisando que a lei só permite que as crianças carreguem dez por cento de seu peso e que vai exigir que o colégio ofereça armários. Os meninos se entusiasmam com a plataforma de FM, para decepção de Kailani. Todas as clientes de Bia ficam com alergia aos seus produtos. Ricardo avisa que Júlia vai sair do colégio e Pedro garante que vai resolver a situação. Kailani desafia FM a obrigar a direção do colégio a providenciar os armários. Afonso permite que os alunos decorem o Múltipla para a Copa. Bia recebe uma carta de Leo. Pedro avisa a Taíssa que vai explicar para todos que Júlia não teve culpa no beijo.
Capítulo 25, 24 de maio de 2002 – Taíssa fica irritada e Pedro começa a desconfiar que ela quer que Júlia se dê mal. Leo termina o namoro com Bia, que culpa os pais por não terem deixado que ele morasse em sua casa. Taíssa disfarça e garante a Pedro que vai mostrar a todos que perdoou Júlia. César resolve usar a muleta. FM tem certeza de que vai vencer as eleições. Charles tenta se aproximar de Júlia. Taíssa chega com Pedro, avisando que quer mostrar para o colégio que ainda é sua amiga. Pedro vê a caixinha onde Júlia guardava seu anel. César vai com a família comer uma pizza no Giga e convida todos os amigos de Pedro. César faz questão de dar carona para Júlia e manda que Pedro a leve até a porta. Pedro quase beija Júlia. Bia avisa à mãe que vai sair de casa assim que puder. Pedro diz a Taíssa que quer terminar o namoro com ela.
Capítulo 26, 27 de maio de 2002 – Taíssa fica revoltada e afirma que Pedro a enganou. Kailani se irrita, pois a campanha de FM está fazendo mais sucesso que a dela. Taíssa convence Pedro a não terminar com ela. A galera escolhe Pedro para ser o representante da comissão de decoração. Júlia e Taíssa desfilam juntas pelo colégio, para que todos vejam que elas ainda são amigas. Pedro percebe que Maumau ainda gosta de Taíssa. FM vence as eleições do colégio e consola Kailani, que fica chateada. Letícia acha um absurdo Marcão ter recomendado um livro tão ruim para Maumau. Gui dá uma aula particular de direção a Nanda e eles acabam brigando. Cris se insinua para César. Débora chega e percebe o clima. Daniel se oferece para dar aulas para Nanda. Taíssa confessa para Bia que mentiu para Pedro ao dizer que era virgem. Pedro ouve tudo.
Capítulo 27, 28 de maio de 2002 – Pedro termina com Taíssa. Débora concorda em ir para o Japão com César, deixando-o felicíssimo. Taíssa confessa a Charles que queria ser como Júlia. Charles aconselha Taíssa a não deixar que Pedro chegue perto de Júlia, se quiser ter chance de voltar com ele. Júlia consola Taíssa. Pedro pede que Maumau dê em cima de Taíssa para que ele possa ficar com Júlia. Bia vende cosméticos para Charles, que quer dá-los de presente a Júlia. Taíssa fica pasma ao saber que Pedro também é representante. Ricardo chama Drica para sair, mas ela avisa que tem um encontro com Cabeção. Júlia e Pedro ficam sozinhos na reunião dos representantes. Nanda dirige o carro de Daniel, que tem a maior paciência com ela. Pedro confessa a Júlia que está apaixonado por ela.
Capítulo 28, 29 de maio de 2002 – Pedro garante a Júlia que vai esperar até que eles possam ficar juntos. Débora estranha que Cris não tenha voltado e César disfarça. Taíssa pergunta a Júlia se ela acha que Pedro vai perdoá-la, deixando-a constrangida. Linda consola Bia, garantindo que ela vai encontrar outra pessoa. Júlia quase liga para Pedro, mas acaba desistindo. Cabeção fica com ciúmes de Drica, que se irrita e decide parar de ficar com ele. César tenta andar sem as muletas e cai. Júlia dá dicas a Maumau para que ele consiga conquistar Taíssa. César acaba confessando para Débora que Cris deu em cima dele. Bia e Cabeção consolam um ao outro. Maumau avisa a Pedro que vai investir em Taíssa. Farofa e Naomi passam na prova de direção. Júlia percebe que o anel que Pedro lhe deu sumiu.
Capítulo 29, 30 de maio de 2002 – Júlia procura o anel, desesperada. Charles fica chateado com a frieza com que Júlia o trata. Júlia pede para Íris procurar o anel. Débora contrata um novo fisioterapeuta. Pedro se preocupa com César, que continua sentindo muita dor na perna. Júlia comenta com Taíssa que perdeu seu anel, deixando-a nervosa. Os representantes sugerem a Afonso que haja um concurso entre as turmas pela melhor decoração. Pedro e Júlia estão cada vez mais apaixonados. O novo fisioterapeuta de César sugere que ele procure outro ortopedista. Kailani é obrigada a admitir que sua dor nas costas passou graças ao armário de FM. Taíssa manda Charles não deixar que Júlia vá para casa por um tempo. Gui fica irritado ao saber que Nanda está tendo aula de direção com Daniel. Taíssa tenta devolver o anel de Júlia sem que ela perceba, mas é pega no flagra.
Capítulo 30, 31 de maio de 2002 – Júlia deduz o que Taíssa fez e elas partem para a briga. Nanda avisa a Gui que não vai parar de ter aulas de direção com Daniel. Júlia expulsa Taíssa da sua casa. César e Débora acham melhor ligar para o ortopedista indicado por Ronaldo. Júlia avisa a Ricardo que nunca mais vai deixar ninguém fazê-la de boba. Taíssa chora suas mágoas para Charles. Ricardo aconselha Júlia a ir falar logo com Pedro. A galera escolhe qual vai ser o tema de sua decoração: uma homenagem aos times brasileiros campeões do mundo. César faz vários exames e sua família espera, nervosa. Kailani tem um mau pressentimento. Júlia não encontra Pedro em casa. Taíssa dá um fora em Maumau. Drica avisa a Nanda que acha que Gui tem razão de ter ciúmes. Ricardo dá um beijo em Drica. O médico avisa a César que ele provavelmente não poderá voltar a praticar esportes.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Malhação 2002!