Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Malhação 2001” (8ª temporada), exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 16, 28 de maio de 2001 – A cesariana se complica e Linda é retirada da sala. Robson confirma para Nanda que Gui está gostando de Valéria. O bebê nasce e é levado para a UTI. Bia tem uma grande hemorragia e corre perigo de vida. Jackie consegue resolver a situação e congratula Linda pelo nascimento do neto. Nanda agradece a força de Gui e Léo, que declara querer ser mais do que amigo. Linda e Afonso se preocupam ao saber que o bebê tem problemas respiratórios. Bia se preocupa com ela mesma. Valéria se declara para Gui, que fica balançado. Nanda se chateia ao ver os pais brigando na hora do almoço. Vinícius deixa claro que ninguém quer empregá-lo e Jackie fica chocada. Nanda vê Gui e Valéria juntos e decide aceitar o pedido de namoro de Léo.
Capítulo 17, 29 de maio de 2001 – Léo vibra e abraça Nanda. Bia quer batizar o filho com o nome do pai: Bernardo. Léo fica meio decepcionado com o beijo rápido que Nanda lhe dá. Fernandinho vai brincar na casa de Gabi. Vera procura emprego no jornal. Touro e Sol conversam amigavelmente. Cabeção suspira apaixonado ao ver Helô cantar, mas se chateia quando ela é contratada para cantar em um bar. Gui sofre, mas cumprimenta o irmão pelo namoro. Vera vê um anúncio do Múltipla Escolha pedindo uma secretária. Nanda resolve maneirar na aula de João e só Drica é expulsa. Bia chora e acha que o filho parece um ET. Afonso e João se espantam quando Vera se candidata à vaga.
Capítulo 18, 30 de maio de 2001 – Vera pede uma oportunidade igual às outras candidatas. João acha que Afonso não deve contratar a mulher de um corrupto. Jackie insiste que Bia deve amamentar o filho, mas ela se recusa, acha que não tem leite e que o bebê vai morrer. Léo reage mal ao ver a mãe no colégio, mas Gui apoia a decisão dela. Vera precisa se impor para fazer a entrevista com Afonso. Jackie tenta animar Bia. Linda apoia Vera e se chateia com Afonso. Vinícius dá umas dicas para Touro de tira-gostos para o Gigabyte. Nanda tenta que Léo entenda a tentativa de Vera, mas ele é totalmente contra. Bia chora e não quer tirar o leite. Gui procura Afonso para uma conversa.
Capítulo 19, 31 de maio de 2001 – Gui pede que sua mãe tenha uma avaliação justa. Fernandinho e Linda pedem por Vera. Bia volta para casa, não pretende visitar Bernardo no hospital e joga a bomba de leite para o lado, quando Linda sai do quarto. Vera faz uma defesa emocionada de sua causa e Afonso decide que ela fará uma experiência, contra a opinião de João. Cabeção reclama com Helô de falta de atenção. Gui ajuda à mãe em sua primeira tarefa. Beto levanta uma questão: se Vera vai ter acesso às provas, Gui vai tirar 10. Na sala de Léo, um colega pergunta por quanto a mãe vai vender a prova. Jackie promete greve de sexo enquanto Vinícius não arrumar um emprego. João alerta Vera que é melhor ela sair do colégio. Gui entra e vê a mãe chorando.
Capítulo 20, 1 de junho de 2001 – Gui e Vera enfrentam juntos a pressão de João. Cabeção defende Léo e os dois apertam as mãos amigos. Nanda se revolta com os comentários maldosos contra Vera, mas Gui acalma-a. Linda é firme com Bia sobre a responsabilidade que ela tem com Bernardo. Valéria manda uma bola bem em cima de Nanda e de Drica. O copo de suco vira manchando a roupa das duas. Drica fura a bola com um canivetinho e a briga começa. Nanda propõe uma partida de vôlei para resolver o caso e Valéria concorda; quem perder, paga a bola e as blusas. Quem ganhar, fica com Gui. Jackie e Vera almoçam juntas. Linda acusa Afonso de ser preconceituoso. Léo fica arrasado ao saber da aposta. Bernardinho piora e todos se afligem para ir para o hospital. Bia resolve que não vai, para espanto de todos. Léo questiona Nanda sobre a aposta.
Capítulo 21, 4 de junho de 2001 – Nanda garante a Léo que é só amiga de Gui. Afonso é firme com Bia e obriga-a a ir para o hospital. Gui tenta aconselhar o irmão, que garante largar o colégio se Vera insistir em trabalhar lá. Jackie coloca a decisão de fazer uma transfusão em Bernardo nas mãos de Bia, mas ela pede socorro a Linda. Para animar Léo, Gui propõe uma equipe de natação no Múltipla Escolha. João e Vilma criam uma situação constrangedora quando Vera pergunta pela “caixinha” para comprar papel higiênico. Ela propõe um livro-caixa e Afonso acata. Farofa anota apostas para o jogo de vôlei das meninas. Guto não gosta da ideia, mas o diretor vibra com a equipe de natação. Bernardinho já está bem. João enche Vera de tarefas para o dia seguinte. O jogo começa e Léo fica furioso porque todos comentam que elas estão disputando um homem.
Capítulo 22, 5 de junho de 2001 – Gui insiste que Nanda jamais toparia uma palhaçada dessas. D Vilma se recusa a deixar Vera com as chaves e ela precisa levar o trabalho para casa. Valéria corta o tempo todo em cima de Nanda. Léo dá dicas para Drica e Nanda e elas ganham o jogo. Helô é aplaudida por todos no Gigabyte Café. Gui se emociona ao ver a mãe dormindo em cima do teclado e termina o trabalho para ela. Vinícius recebe Jackie com um jantar à luz de velas, mas os dois acabam brigando: ela acusa-o de estar afastando a filha dela. Valéria faz fofoca: Drica é homossexual e deve ter um caso com Nanda. Vera entrega o trabalho impecável a cada um dos professores. Valéria banca a boazinha e cumprimenta Nanda pela vitória. Gui se grila, após ouvir as boatarias, ao ver Nanda e Drica abraçadas.
Capítulo 23, 6 de junho de 2001 – Robson manda Gui dar uns toques em Nanda. Léo vibra ao saber que vai haver uma prova de natação no clube com um prêmio de 200 reais. Vera agradece o apoio que Linda vem lhe dando. Bernardinho piora da anemia. Gui convence Guto a treinar uma equipe para entrar no torneio. O sangue do neném é do tipo mais difícil, o que preocupa a todos, já que ele vai necessitar uma transfusão. Nanda estranha o comportamento das meninas com Drica. Gui faz o melhor tempo na piscina. Vera garante a Afonso que seus filhos poderão doar para Bernardinho. Léo pede para fazer a boa ação no lugar do irmão, para ganhar a admiração de Nanda. Caio leva uma carta de Renato para Vera. Gui beija Valéria. Nanda se assusta quando as meninas afirmam que Drica é lésbica.
Capítulo 24, 7 de junho de 2001 – Nanda tenta defender a amiga. Gui é honesto com Valéria, não nega que ainda gosta de Nanda, mas diz-se disposto a tentar esquecê-la. Vera lê emocionada a carta de Renato, na qual ele pede que ela aceite ajuda de Caio. Bernardo está fora de perigo e todos agradecem a Léo. Nanda se choca ao ver Gui e Valéria juntos; Léo sorri. Drica chama Solene para dançar com ela na pista do Giga e os comentários aumentam. Jackie e Vinícius sondam Caio para saber mais sobre Renato. Nanda e Léo levam um susto ao descobrirem Valéria na cama de Gui. Jackie não consegue gostar da nova posição do marido, que virou a empregada doméstica da casa. Gui não se lembra de nada que aconteceu à noite. João implica porque Vera leva Gabi com ela para o trabalho. Gui resolve largar a equipe porque não aguenta mais ver Léo e Nanda juntos. Nanda pergunta para Drica se ela é lésbica ou não.
Capítulo 25, 8 de junho de 2001 – Drica se recusa a responder. Linda chega com FM, pede para Vilma tomar conta e João não pode mais falar nada sobre Gabi. Valéria dá uma blusa escrita “ele” para Drica, humilha Solene e continua espalhando os boatos. Gui sai da equipe e Léo, mesmo chocado, garante que eles vão ganhar. Drica chora no ombro de Nanda, fala que não gosta muito de homem, que seu pai foi um mau exemplo e a amiga abraça-a fraternalmente. Bia se assombra ao ver as duas abraçadas e sai de fininho, sem ser vista. O leite de Bia empedrou e ela não vai poder amamentar. Léo treina sem parar. Valéria confidencia a Bia que não rolou nada com Gui, mas que ela vai continuar mentindo para ele que foi maravilhoso. Valéria espalha a fofoca de Drica e Nanda no vestiário. Léo fica furioso com a namorada e vai até a casa dela cobrar satisfações.
Capítulo 26, 11 de junho de 2001 – Nanda acusa Léo de ser machista e preconceituoso. Cabeção fica com ciúmes de Raul, o professor de canto de Helô, especialmente quando eles cantam uma música romântica no karaokê. Léo começa a malhar, se machuca, mas no dia seguinte quer voltar a treinar. Gui acaba brigando com ele. Bia provoca Cabeção, que garante que vai cantar muito melhor que Raul. Vera pede a Gui que pare de brigar com Léo. A galera olha torto para Drica e Nanda. D. Vilma briga com Solene, que fala com as duas. Jackie vê Vinícius conversando animadamente com uma jovem bonitona. Nanda se constrange com alguns toques de Drica. João não quer que Vera digite as provas do simulado. Valéria se faz de ofendida, insiste que eles transaram, mas Gui garante não se lembrar de nada. Nanda pergunta porque Drica está sempre se encostando nela.
Capítulo 27, 12 de junho de 2001 – Drica se afasta magoada. Vera fica arrasada quando Afonso concorda que é melhor que Vilma faça as cópias das provas. Valéria faz chantagem emocional, deixando Gui numa situação difícil. Nanda pede desculpas e Drica aceita. Cabeção ensaia e Touro avisa que ele é ruim de ritmo. Léo acusa Gui de estar preocupado que ele bata os seus recordes. Valéria chama Nanda de vagabunda e Drica se atraca com ela. Jackie está furiosa com Vinícius e desabafa com Vera. Léo tem o maior febrão e desmaia. Cabeção sobe no palco e Helô adora a surpresa. Jackie cobra explicações de Vinícius. Nanda se decepciona, quando Gui se aproxima, mas só para falar de Léo. Valéria vibra e Nanda insiste que ele abra os seus sentimentos.
Capítulo 28, 13 de junho de 2001 – Nanda quer saber se ele precisa dela e Gui nega. Cabeção canta muito mal e a galera vaia. Vinícius conta que era apenas uma antiga amiga da faculdade. Helô convida o namorado para cantar junto com ela e os dois arrasam. Léo está debilitado pelo excesso de esforço. Ele chora porque não vai poder competir. Helô é chamada para um novo teste. Guilherme aparece na hora da competição para nadar no lugar do irmão. Gui pega o revezamento com a equipe no quarto lugar e vira o jogo, ganhando a prova. Bernardinho vai para casa e Bia não gosta nem um pouco da surpresa. Vinícius comunica à Jackie que arrumou um emprego. Gui passa a ser o novo capitão da equipe de esportes aquáticos do colégio. Léo disfarça o ressentimento. No meio da comemoração no Giga, na televisão anunciam uma entrevista no exterior com Renato.
Capítulo 29, 14 de junho de 2001 – Gui e Leo vão para casa correndo avisar à mãe. Valéria quer ir junto, mas Gui descarta, afinal é um assunto de família. Nanda vai com eles. Vinícius está desanimado com o salário oferecido, mas Jackie acha bom que ele tenha arrumado emprego. Considera encerrada a greve de sexo, mas ele alega dor de cabeça. Bia cuida do filho a contragosto e implica com tudo. Robson provoca; Drica agarra-o dando-lhe um beijo. Todos aguardam ansiosos a entrevista de Renato no dia seguinte. Um aluno joga um ovo em Vera. Afonso se solidariza com ela e Gui ampara a mãe. Linda ajuda-a. João não toma partido e Léo se retira da sala de aula e, descontrolado, começa a gritar no pátio. Nanda, Gui e Afonso amparam o jovem. Cabeção acha que Helô mais uma vez vai se dar mal com o produtor. Começa a entrevista.
Capítulo 30, 15 de junho de 2001 – Renato nega ser responsável pelo golpe, conta que está sendo ameaçado de morte e descarta, emocionado, qualquer envolvimento da família. Afonso não acredita muito na versão. No Gigabyte, as opiniões se dividem. Caio acha que a entrevista foi um erro estratégico e aconselha Vera a sumir por um tempo, mas ela não aceita. Bia se desespera com o bebê. Gui questiona o interesse de Caio em afastá-los e ele se faz de vítima, indo embora magoado. Solene pede dinheiro para a mãe, que deixa claro que não tem. Caio avisa que Renato poderá ser deportado. Helô está dividida: o produtor impôs que ela faça uma plástica para entrar na banda. Bia é a favor e já pensa também numa lipo. D. Vilma ensaia para pedir um aumento. Gabi atende o telefone e é Renato.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Malhação 2001!