Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 48 da novela “Liberdade, Liberdade”, exibida pela Globo em 2016.
Capítulo 37, 13 de junho de 2016 – Joaquina e Xavier declaram seu amor um pelo outro. Luzia se desespera ao descobrir que Branca está grávida. Rubião revela a Simão que o punirá publicamente. Terenciano apresenta Gaspar à feitora Esméria. Matias passa mal ao discutir com Xavier, e o rapaz pede ajuda a Ascensão. Gironda ouve quando Virgínia e Mimi comentam sobre a barra de ouro. Gaspar e Branca trocam olhares. Branca confessa a Dimas/Padre Vizeu que está grávida. Dionísia contrata Mão de Luva para protegê-la de Terenciano. Virgínia é presa por Rubião e Tolentino, e Joaquina os confronta.
Capítulo 38, 14 de junho de 2016 – Simão revela a Virgínia que Rubião o espancou. Ascensão consegue estabilizar a saúde de Matias, e Brites desconfia de que Xavier não seja médico. Gironda encontra a barra de ouro no quarto de Virgínia. André permite que Malveiro coordene o garimpo em um lugar arriscado. Ascensão afirma que Branca precisa de repouso, ou perderá o bebê. Xavier confessa a Brites que não se formou em Medicina. Gironda entrega a barra de ouro a Tolentino. Joaquina/Rosa confidencia a Bertoleza seu amor por Xavier. Branca anuncia a Xavier que está grávida.
Capítulo 39, 16 de junho de 2016 – Xavier garante a Branca que se casará com ela. A saúde de Matias piora e Xavier não consegue encontrar Joaquina. Sob orientação de Rubião, Ventura pede para ver Bertoleza. Joaquina discute com Dionísia sobre Virgínia. Tolentino incrimina Virgínia para Rubião. Joaquina descobre que o ouro desapareceu e desconfia de Dimas. Rubião reintegra Tolentino à sua Intendência. Rubião ameaça a vida de Virgínia, caso a mãe não o ajude com Joaquina. Branca entrega o convite de seu casamento com Xavier a Joaquina.
Capítulo 40, 17 de junho de 2016 – Bertoleza tenta confortar Joaquina. Mão de Luva questiona Malveiro sobre Terenciano. Xavier explica para Joaquina/Rosa que Branca está grávida e os dois decidem se afastar. Rubião garante a Tolentino que reatará o noivado com Joaquina. Alexandra revela a Xavier que ela é o suposto mecenas aguardado pelos revolucionários. Gironda afirma a Mimi e Vidinha que deixará o bordel. Mão de Luva sofre um golpe de Gaspar. Tolentino apreende Mão de Luva. Rubião manipula Joaquina e consegue o perdão real para a libertação de Virgínia da cadeia.
Capítulo 41, 20 de junho de 2016 – Para impressionar Joaquina, Rubião liberta Virgínia e ordena que Mão de Luva receba um tratamento adequado. Virgínia afirma a Mimi, Vidinha e Gironda que descobrirá quem roubou o pacote que escondia em seu quarto. Branca discute com Xavier. Joaquina se preocupa com Dionísia. Virgínia reabre seu bordel. Malveiro negocia com Terenciano. Alexandra sugere que Rubião pode ajudar Branca a convidar a Família Real para seu casamento. Mimi revela a André que a barra de ouro que lhe deu foi roubada. Gironda chantageia Tolentino. Terenciano rende Dionísia. Xavier e Branca visitam Rubião e encontram Joaquina.
Capítulo 42, 21 de junho de 2016 – Branca provoca Joaquina na casa de Rubião. Bertoleza beija Ventura. Terenciano ataca Dionísia. Luzia repreende Branca por fazer uma visita surpresa a Rubião. Tolentino agradece a amizade de André e lhe presenteia. Gaspar e Malveiro estranham a ausência de Terenciano. Virgínia e Joaquina confrontam Dimas Vizeu sobre o ouro desaparecido da igreja. Xavier sente ciúmes de Joaquina com Rubião. André desconfia do comportamento de Dionísia. Ventura discute com Rubião por causa de Bertoleza. Alexandra se revela para Dimas. Chega o dia da execução de Simão e Mão de Luva.
Capítulo 43, 23 de junho de 2016 – Joaquina finge passar mal durante a execução de Simão. Virgínia e Alexandra se enfrentam pela liderança do movimento revolucionário. Disfarçado, Xavier e outros integrantes do movimento libertam Mão de Luva e Simão, com a ajuda de Joaquina. André alerta Joaquina sobre Rubião. Rubião ordena Tolentino a prender os invasores que libertaram Mão de Luva. Mão de Luva agradece Xavier por salvar sua vida. Caldeira insinua a Xavier que eles precisam se livrar de Rubião. Xavier revela a Joaquina que não se formou em Medicina. André pede que Xavier se afaste de sua irmã. Caju conta a Joaquina que Mão de Luva o defendeu de seu pai biológico. Rubião detém Ascensão.
Capítulo 44, 24 de junho de 2016 – Dimas/Padre Vizeu explica a Joaquina que Ascensão pode ser castigada pela Inquisição. Rubião desabafa com Virgínia. Joaquina/Rosa e Virgínia pensam em uma forma de livrar Ascensão. Branca passa mal e Joaquina a ampara. Virgínia provoca Alexandra. Joaquina se surpreende quando Rubião permite que Ascensão socorra Branca. Tolentino apresenta André a Gaspar, e os dois se estranham. Rubião manipula Virgínia e a convida para jantar em sua casa. Joaquina se reaproxima de Rubião. Vidinha alerta Virgínia sobre Rubião. Xavier desabafa com Celeste. Joaquina e Xavier se encontram ao visitar Ascensão.
Capítulo 45, 27 de junho de 2016 – Virgínia explica sua história a Rubião, que manipula a mãe. Tolentino fala com André sobre sua amizade. Joaquina se emociona ao passar pela casa de Tiradentes e Xavier desconfia. Xavier se irrita com a proximidade de Virgínia e Rubião. Rubião sofre um atentado. Branca sente dores na barriga e teme por seu bebê. Xavier e Virgínia repreendem Dimas. Joaquina visita Rubião. Mimi passa mal e André decide levá-la para morar em sua casa. Xavier e Joaquina sofrem com a impossibilidade de seu amor.
Capítulo 46, 28 de junho de 2016 – Xavier promete que ficará com Branca. Rubião afirma a Virgínia que seu amor por Joaquina o transformou em um novo homem. Dionísia exige que Mimi deixe sua casa. André mantém a decisão de assumir o filho que Mimi espera e Joaquina apoia o irmão. Gaspar questiona Dionísia sobre Terenciano. Virgínia exige que Mimi deixe a casa dos Raposo. Xavier propõe se unir a Mão de Luva para resgatar Ascensão. Blandina conta a Dionísia que Gaspar a abordou. Raposo se surpreende ao encontrar Mimi em sua casa.
Capítulo 47, 30 de junho de 2016 – Rubião propõe que Virgínia deixe o bordel e mude de vida. Raposo e Virgínia ficam juntos. Bertoleza se incomoda em dormir no mesmo quarto que Mimi. Joaquina revela a Raposo que terminou o noivado com Rubião. Mimi deixa a casa de André, que decide procurá-la. Rubião presenteia Joaquina. Xavier conversa com Matias e Brites ouve. Dionísia revela a Raposo seu confronto com Terenciano. Gaspar jura vingança contra Dionísia. Dionísia ameaça Mimi. Joaquina percebe uma mancha de sangue nas roupas de Rubião.
Capítulo 48, 1 de julho de 2016 – Tolentino ajuda Rubião a se explicar para Joaquina. Branca perde sangue e exige que Luanda busque uma parteira, mas em segredo. Mimi pede a ajuda de Celeste para saber sobre a saúde de seu bebê. Santuza atende Branca. Dionísia ordena que Malveiro ameace Mimi. Mimi foge da cidade e Alexandra a resgata. Alexandra e Branca tentam convencer Mimi a ficar na casa da família Farto. André se preocupa com o desaparecimento de Mimi. Raposo descobre quem roubou seu ouro. Rubião faz uma nova vítima.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 49 a 60 de Liberdade, Liberdade!