Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 169 a 180 da novela “Kubanacan”, exibida pela Globo em 2003/2004.
Capítulo 169, 17 de novembro de 2003 – Rubi salva Adriano. Manolo banca o durão com Zelda, que adora. O povo aplaude Camacho com a cruz no ombro. Mercedes grita ao vê-lo na porta da Casa Amarilla. Eliseu confunde Adriano com o Parrudo e o leva para o ringue. Carlito consegue derrubá-lo. Lola fica furiosa por Dolores ter conseguido uma certidão de casamento de Rubi com Esteban, mesmo depois dele morto. Camacho clama que está cumprindo a missão que aprendeu com Esteban.
Rubi leva Adriano para se esconder na casa de Lola, que acaba concordando. Os populares se juntam na frente da Casa Amarilla onde Camacho aguarda, sentado em posição iogue. Mercedes joga-se aos seus pés, agradece ao milagre de ter recuperado o marido, carrega a cruz e é aclamada pelo povo. Mercedes avisa Camacho que ele irá morar e trabalhar em uma favela para ficar perto do povo como quer. Adriano banca o Esteban e com a ajuda de Johnny engana bandidos que vieram pegá-lo. Mercedes vibra quando Adriano concorda em disputar a presidência.
Capítulo 170, 18 de novembro de 2003 – Camacho está decidido a acabar com a candidatura de Adriano. Gabriel tem certeza de que Adriano e Esteban são pessoas diferentes. Enrico tem uma crise ao ver o rosto de Adriano no jornal. O povo da favela enaltece Camacho como ídolo local. Marisol visita Enrico no sanatório e ele diz estar numa missão secreta. Adriano tem um troço só em pensar que vai ter que pegar criança no colo durante a campanha. Adriano pede uma segunda chance no relacionamento com Zelda. Eles acabam se amando. Camacho rouba a porca de estimação do senador Hernandez.
Adriano se recusa a beijar a mãe do senador e faz um escândalo. Um discurso de Adriano deixa a população com medo de se contaminar com qualquer coisa. Adriano e Lola telefonam um para o outro ao mesmo tempo e não conseguem se falar. Alejandro esmurra Adriano, na tentativa de fazê-lo confessar que é Esteban. Não dá certo. Adriano decide pagar o tratamento de Gabriel no exterior. Adriano vai à casa de Esteban e acaba vendo Lola pela janela. Alejandro ameaça divulgar que Adriano é filho de Maria Félix, a bandida.
Capítulo 171, 19 de novembro de 2003 – Mercedes percebe que a situação se complicou. Camacho sugere que Enrico seja a isca para o lobisomem. Adriano pede que Lola fale sobre Esteban. Laura beija Johnny e pede que ele a ajude a encontrar Sandoval. Camacho manda Enrico se meter na cama do lobisomem e chama um fotógrafo. Adriano e Lola combinam ir ao cinema. Adriano fala de divórcio com Zelda, mas ela está felicíssima com o casamento. Enrico entra no quarto de Adriano.
Mercedes garante que não vai aceitar a chantagem de Alejandro e pergunta se ele é tão mesquinho de querer prejudicar o próprio filho. O fotógrafo tira fotos de Adriano e Enrico na cama. No outro dia o escândalo está na manchete do jornal. Zelda chora e volta a beber. Mercedes acha melhor Adriano ir embora do país. Ele pede para dar uma última entrevista. Alejandro manda Lola parar de procurar fantasma e prestar atenção nele. Adriano, vestido de Carmem Miranda, denuncia os ministros. A multidão apóia o candidato. Adriano e Lola vão ao cinema. Manolo assume a missão de encontrar Sandoval. Lola e Adriano se beijam.
Capítulo 172, 20 de novembro de 2003 – Lola sai correndo, mas depois dá a mão a Adriano que ficou parado na chuva. Camacho faz passeata com o povo da favela para agradecer à presidente. Mercedes garante que ele não a engana, mas Camacho continua bancando o humilde. Ela o beija, chama-o de Esteban e ele deixa cair a máscara. Gui, Carlito e Cedita ouvem tudo. Alejandro e Augustin armam contra Adriano. Gabriel viaja e pede que a mãe encontre o pai. Lola descobre que Rubi é o soldado Rúbio.
Zelda não entende nenhuma das indiretas sobre separação. Camacho leva um susto ao ver a pesquisa eleitoral: Adriano disparou. Mercedes percebe que Adriano está apaixonado e implora que ele não se separe. Adriano aparece na festa de Julietinha. Alejandro procura Zelda mostrando interesse pela vida de Adriano. Augustin aconselha Mercedes a se encontrar com o Senador Ramirez. Lola trata Adriano mal, mas acaba arrependida e o beija. Marisol chega em Santiago. Camacho decide matar Adriano. Lola se decepciona quando Zelda anuncia no Copacabana que está grávida.
Capítulo 173, 21 de novembro de 2003 – Adriano recebe parabéns. Lola se sente humilhada. Adriano tenta pedir desculpas, mas ela o manda embora. Dulcinéia promete um barco para que Marisol procure Esteban. Camacho prepara uma bomba para o Dublê lançar pela janela de Adriano, mas tudo dá errado. Mercedes conversa com o Senador e mente para acalmá-lo. Augustin faz com que Adriano ouça a conversa dos dois. Adriano se decepciona ao ouvir Mercedes dizer que ele vai ser eleito porque se parece com Esteban e que poderão manipulá-lo.
Rubi se preocupa porque Enrico nem a reconhece mais, só fala de lobisomem. Alejandro festeja quando Adriano pede para ser o candidato pelo seu partido. Manolo descobre que Sandoval está hospedado em uma pensão da cidade. Laura pede que Johnny o resgate. Camacho sabota o carro de Adriano e ele sofre um grave acidente. Sandoval é preso; Manolo e Johnny são acusados de cúmplices. Todos sofrem: Adriano está internado em estado grave. Esteban surge nadando na praia. Marisol entra no mar para abraçá-lo.
Capítulo 174, 22 de novembro de 2003 – Esteban pergunta pelos filhos e desmaia. Todos se preocupam porque ele está muito fraco. Camacho se enfurece porque Adriano não morreu. Alejandro avisa a todos que o estado de Adriano é grave. Zelda se emociona. O médico atende Esteban e conclui que a saúde dele está muito abalada e que ele necessita de cuidados. Lola segura a mão de Adriano. Marisol cuida de Esteban. Laura desaparece, para desespero de Johnny. Zelda acusa Lola de dar em cima do marido dela. Alejandro a defende. Marisol sente que o coração de Esteban parou de bater.
Adriano tem uma parada cardíaca. Marisol promete nunca mais tocar em Esteban, se ele se salvar. Lola faz a promessa de nunca mais beijar Adriano. Os dois reagem. Rubi tira Enrico do hospício. Esteban se recupera e se surpreende ao saber que tem um irmão gêmeo. Mercedes descobre que Adriano ouviu a sua conversa com o senador e acusa Augustin de traição. Esteban se comove ao saber que Adriano pagou a viagem e o tratamento de Gabriel. Rubi e Enrico fingem ser bailarinos no Coliseu, mas são perseguidos pelos enfermeiros. Lola e Alejandro se beijam. Esteban entra neste momento.
Capítulo 175, 24 de novembro de 2003 – Lola tenta fazer com que Alejandro compreenda que ela ama Esteban. Esteban só os vê de longe, nada escuta, mas fica certo do romance entre eles. Enrico nem reconhece Lola. Esteban observa tudo pela janela de sua casa. Rubi e Lola discutem. Lola dá um beijo em Alejandro para provocar a irmã. Rubi vai embora com Enrico. Augustin sofre por causa de Mercedes e Alejandro nem percebe. Esteban quase fala com Pilar, mas recua, com medo de continuar colocando os filhos em perigo. Marisol aceita que Esteban fique uns dias em sua casa.
Enrico e Rubi jogam futebol juntos e começam a se entender. Esteban segue Lola e se esconde em um confessionário. Ela confessa que beijou outras pessoas, diz que ama Esteban e que se afastou dele porque ele representa perigo. Lola fala que vai ficar com Alejandro. Esteban revista o quarto de Adriano e Zelda o joga na cama. Carlito está com o joelho machucado e Camacho pede para cuidar dele. Rubi e Enrico voltam para a casa de Lola. Esteban esmurra Alejandro, que se emociona ao vê-lo vivo. Alejandro propõe que ele finja ser Adriano, para elegê-lo presidente.
Capítulo 176, 25 de novembro de 2003 – Camacho finge que vai levar Carlito para a favela e Mercedes concorda que ele cuide do filho na Casa Amarilla. Johnny insiste que Laura seja solta, Gui afirma que ela é sua convidada e Laura garante não conhecer o intruso. Esteban não aceita a proposta de Alejandro e ele lembra o que Adriano fez por Gabriel. Camacho pede para a cozinheira colocar um pó na comida de Mercedes. Enrico garante estar apaixonado por Rubi, mas ela acha que ele só sente gratidão. Esteban vê Lola saindo com Alejandro. Pilar reza para que o pai apareça e Esteban surge. Mercedes se sente mal durante reunião com Trujillo, Pantoja e Ferdinando.
Camacho se encanta com Laura. Enrico beija Rubi e garante que a quer para a vida inteira, mas ela pede que ninguém saiba que eles estão juntos. Gabriel vibra ao falar pelo telefone com o pai. Marisol comenta que Adriano falou com muita gente na universidade que está ajudando Gabriel. Camacho reza no quarto de Adriano. Esteban topa fazer a campanha no lugar do irmão. Adriano é tirado do hospital por Augustin. Alejandro pede a ajuda de Zelda para a farsa. Esteban monta o personagem vendo fotos e assistindo filme do irmão. Mercedes apresenta Carlito como candidato. Calígula confessa que foi responsável pela moça que caiu da janela. Esteban treina. Lola entra e pensa que ele é Adriano.
Capítulo 177, 26 de novembro de 2003 – Camacho tenta fazer com que o filho desista, mas Mercedes ganha. Ela tranquiliza Cedita e Gui dizendo que assim que Adriano sair do hospital ela vai convencê-lo a ser candidato à presidência. Lola se impressiona com a recuperação de Adriano. Esteban se incomoda por ela estar tão preocupada com o irmão e continua fingindo. Alejandro suspira aliviado por ele não contar a verdade para Lola. Laura se interessa por Carlito ao saber que ele pode ser presidente. Esteban confessa a Marisol que Lola está apaixonada por Adriano. Lola se sente confusa por gostar de dois homens, Esteban e Adriano. Enrico arma a maior confusão ao ver Rubi de soldado. Herrera acha que ele continua maluco.
Rubi acaba acertando um murro em Enrico, mas ele dá uma dura nela e avisa que não quer mulher dele cercada de homem o dia inteiro. Com medo de se envolver com Adriano, Lola topa jantar com Alejandro. Esteban coloca um monte de condições para continuar na campanha e o pai aceita todas. Alejandro anuncia a recuperação de Adriano. Camacho estrebucha de raiva, Mercedes resolve procurá-lo. Alejandro e Lola se encontram com Esteban e Zelda em um jantar da campanha. Lola fica furiosa ao ver Zelda carinhosa com o marido e dança sensualmente com Alejandro. Enrico descobre que Esteban está vivo. Lola pede que Alejandro a ajude a esquecer Adriano e o beija.
Capítulo 178, 27 de novembro de 2003 – Marisol promete a Antonia que vai lutar pelo amor de Esteban. Alejandro garante amar Lola. Camacho quer provar que Adriano é Esteban. Esteban pede que Enrico não conte a verdade para ninguém. Soledad invade o quarto do hotel e encontra Enrico e Esteban na cama conversando. Esteban simula um ataque de asma e expulsa Enrico. Augustin paga para Enrico ficar calado. Rubi segue Enrico quando ele sai dizendo que vai trabalhar e o vê trocando de roupa no beco, como fazia no passado. Esteban visita Adriano e faz um carinho em seu rosto.
Enrico chega como um rei na boate, mas Rubi lhe passa um sermão. Esteban se prepara para a primeira coletiva como Adriano. O dublê chega com quatro capangas. Adriano acorda do coma, meio zonzo, e sai pela estrada, sem que os enfermeiros vejam. Os homens atacam Esteban durante a coletiva. Alejandro tem medo que ele reaja e seja desmascarado, mas ele sai correndo. Enrico manda flores e pede desculpas a Rubi. Zelda leva Carlito para o quarto e Adriano desaba na cama entre eles. Alejandro leva Adriano em coma de novo para o sítio. Camacho espalha que Adriano foi traído pela esposa. Alejandro sugere que Marisol finja ser caso do candidato a presidente para reverter a opinião pública. Soledad fotografa o candidato beijando Lola.
Capítulo 179, 28 de novembro de 2003 – Alejandro se surpreende ao descobrir que é Lola quem está com Esteban. Lola dá um tabefe em Esteban ao descobrir que o encontro era com Marisol. Maria e Pinta ficam com ódio de Rubi quando Enrico avisa que não será mais o fiador do apartamento e resolvem se vingar. Rubi é desmascarada e presa pelo sargento na frente da tropa. Camacho chama a imprensa para falar do caso de Zelda e Carlito, mas os jornalistas querem saber é do caso de Adriano. A imprensa pressiona Lola, que nega tudo. Esteban vai à casa dela disposto a revelar tudo.
Julietinha e Pilar chegam assustadas, dizendo que foram perseguidas por dois homens, por isso Esteban desiste de contar a verdade. Rubi se emociona ao saber que Enrico armou a maior confusão na porta do quartel. Ele entra escondido e declara o seu amor para Rubi, que chora. Esteban resolve se aproximar de Lola, assumindo ser Adriano. Enrico leva um padre falso, finge que vai casar com Rubi e consegue libertá-la. Ela fica furiosa pela farsa e prefere ficar na prisão. Lola vê as imagens de seu beijo com Adriano. Ele a pede em casamento, garantindo que vai se divorciar de Zelda.
Capítulo 180, 29 de novembro de 2003 – Esteban propõe a Lola um casamento de fachada. O advogado de Rubi a tira da prisão e processa o exército em 7 milhões de dólares. Uma mulher chamada Alma aparece para avisar que Esteban corre risco de vida. Alejandro demonstra indignação por Lola pensar na proposta de Esteban. Alma conta que Alejandro é o maior inimigo de Esteban, por ter traído os agentes da S1. Enrico dá um jeito de mostrar a Rubi que voltou a trabalhar, mas é tudo encenação. Ela descobre a mentira telefonando para a agência. Marisol se recusa a dormir com Esteban, por causa da promessa que fez. Alejandro manda Esteban ficar longe de Lola. Lola aceita se casar com Adriano.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 181 a 192 de Kubanacan!
