Acompanhe a seguir o resumo da novela “Kubanacan” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela exibida pela Globo em 2003/2004.
Capítulo 1, 5 de maio de 2003 – Kubanacan, Ilha do Caribe, 1950. O tenente Camacho é preso pelo Capitão Diego, mas é logo liberado pelo Coronel Pantoja. A multidão joga ovos no presidente Rúbio e ele decide declarar guerra a La Platina para recuperar a popularidade. Camacho salva Diego, que pisa em uma mina, só para sair na foto do jornal e vira herói. Logo depois, torna-se o responsável pela segurança de Rúbio e da primeira-dama Mercedes, a santinha do povo. Rúbio tira Mercedes da chefia das ações sociais e ela desconta a sua raiva em Camacho. Os dois acabam se beijando e caindo na cama.
Praia de Santiago, oeste de Kubanacan, 1951. Enrico insiste em se casar com a viúva Marisol, que foi a sua primeira namorada. Um furacão ameaça Santiago e todos se escondem em uma caverna. Marisol vê um homem perder o ar e cair na água. Ela e Enrico tiram-no do mar, mas ele está muito ferido. Os militares conspiram para tirar Rúbio do poder. Camacho é avisado que Diego marcha em direção à capital e planeja fugir. Arrabal avisa que o desconhecido levou um tiro. Dolores bate em Lola ao vê-la vestida de freira. O ferido acorda e não se lembra de nada, nem mesmo do próprio rosto. Rúbio flagra Mercedes e Camacho na cama. O presidente briga com o adversário, apunhala-o, mas rola uma escada e morre.
- Veja também:
- Resumo das novelas
- Final da novela Kubanacan
Próximos Capítulos
Capítulo 2, 6 de maio de 2003 – Camacho entra em pânico, mas Mercedes mantém a calma. Trujillo mantém os dois prisioneiros no palácio. Camacho foge. O desconhecido resolve ir embora, mas acaba voltando. Camacho avisa ao povo pela rádio que a santinha está sendo mantida prisioneira e volta para o palácio. O povo grita por Mercedes. Marisol e o desconhecido se sentem atraídos. Mercedes discursa para a multidão, avisa que Rúbio está morto e que Camacho é o herói que pode salvar Kubanacan. Pantoja e Trujillo dão vivas ao novo presidente. O desconhecido, que passa a ser chamado de Esteban, briga ferozmente com Enrico, deixando-o desmaiado.
Marisol fica com medo de Esteban. Enrico decide ir embora de Santiago. Esteban enfia o pé na porta de Marisol e beija-a com amor e paixão. Kubanacan, 1958. Na capital, Enrico é guia turístico. Camacho passeia entre a multidão; depois, briga com todos no palácio, especialmente com Mercedes. Esteban e Marisol são casados. Ele acha que a mulher mudou; ela sonha com uma vida mais luxuosa. Os dois brigam. Marisol vai andar nas dunas e dá de cara com Camacho, que se impressiona com sua beleza e beija-a.
Capítulo 3, 7 de maio de 2003 – Marisol dá vários tabefes em Camacho e foge correndo, deixando-o afundado na areia. Batista e mais quatro homens ameaçam Esteban, que abandona a sua postura tímida e derruba-os com golpes certeiros. Todos assistem assustados à cena. Remédios e o dublê Capacho tentam resgatar o presidente. Marisol se assusta ao saber que Esteban brigou com cinco homens, mas não consegue entender. Camacho teme estar com a perna presa em uma mina, mas descobre que era só um pneu velho. Todos morrem de medo de Esteban, que teme ser um bandido e não se lembrar.
Marisol dança sexy para Esteban, que também se transforma em um dançarino sensual, leva-a para o quarto e rasga as suas roupas. Dalila cobiça Esteban. Mercedes finge-se de durona, mas sozinha sofre de amor pelo marido. Camacho descobre Marisol e marca encontro em sua casa de veraneio. Esteban surra Batista e, assustado com a própria violência, vai à delegacia e pede que o prendam. Gabriel insiste que ele volte para casa. Marisol vai ao encontro. Esteban é abordado por Helena que chama-o de Juan e afirma ser sua esposa.
Capítulo 4, 8 de maio de 2003 – Helena fala dos filhos e das noites de amor. Esteban garante não se lembrar de nada e ela desmaia. Marisol manda Camacho não procurá-la mais. Ele promete amizade e emprego para o marido dela. Gabriel chora ao saber que Esteban vai com Helena, mas ele jura que volta. Uma loira invade a casa de Dolores e avisa que está grávida de Enrico. Lola coloca o marido para fora, embora ele negue tudo. Helena e Esteban param em um motel. Camacho derruba champanhe na roupa de Marisol e manda que ela escolha um vestido de Mercedes. Ele promete-lhe vida melhor e Marisol se entrega.
Esteban descobre homens no quarto e briga com eles. Helena confessa que foi paga para atraí-lo por um homem chamado Jose Salvador. Lola não aceita as desculpas de Enrico, ele vai embora, mas ela se arrepende. Marisol sofre ao saber que Esteban partiu e se joga em seus braços, quando ele volta. Herrera confessa, sob pressão de Enrico, que mandou a loira mentir. Lola pede desculpas ao marido, que banca o magoado. O dublê Capacho mente que a calcinha que Mercedes encontra no quarto do presidente foi usada por ele. Rubi se irrita com o cunhado. Enrico sai de casa mentindo que vai para o culto.
Capítulo 5, 9 de maio de 2003 – Camacho conversa com Marisol na praia. Esteban se aproxima e ela mente que estava dando informações. Lola quase esbarra em Enrico várias vezes no night-clube, mas acabam não se encontrando. Dalila vê Marisol entrar em um carro. Perla reclama de tudo e o camareiro sugere que ela peça desculpas a Manolo. Gabriel se machuca, Esteban leva-o para o hospital e ameaça o médico com o bisturi para que ele atenda o menino. Enrico se diverte no cassino. Esteban avisa que vai ser motorista de caminhão. Camacho convida Marisol para morar na capital, sem o marido, e ela aceita.
Manolo se esconde quando Perla aparece no cortiço. Jesus finge se afogar só para provar a Esteban que ele sabe nadar. Perla aconselha Lola a tentar a noite de calouros. Marisol rejeita Esteban, que avisa estar cansado de ser humilhado. Dalila provoca Esteban e garante que Marisol não é santa. Ramón descobre o paradeiro de Jose Salvador. Camacho avisa Marisol, que ela só poderá levar um dos filhos. Esteban vai à oficina de Jose, encontra-o morto e é preso. Rubi demonstra seu amor por Enrico, quando ele dorme. Lola ajuda a segurar Perla que está completamente bêbada na coxia do Copacabana.
Capítulo 6, 10 de maio de 2003 – Lola entra no palco no lugar de Perla. Começa a cantar, primeiro desafinada, mas depois com segurança. Dagô sorri surpreso. Todos aplaudem. Esteban insiste que foi uma armadilha, mas vai para a cela. Marisol descobre que Camacho é o presidente. Esteban derruba dois homens armados que tentam matá-lo, foge para uma fábrica abandonada e tem flashes do passado. Marisol salva-o. Ela promete ir para a capital com Camacho se ele mandar a polícia parar de perseguir Esteban. Marisol faz amor com o marido, deixa um bilhete, se despede de Gabriel e sai de casa com Antônia.
Rubi percebe dois homens que cercam Enrico. Johnny vibra ao chegar em Kubanacan, mas George avisa que seu barco será confiscado. Esteban lê o bilhete no qual Marisol avisa que vai dormir no trabalho. Dagô torna-se ajudante de ordens de Camacho. Jesus lê gibi e acha que Esteban é um super-herói. Dolores descobre que roubaram as economias de Lola. O diretor convida Lola para cantar no Copacabana. O dublê avisa que Marisol terá que ir de barco para a capital.
Capítulo 7, 12 de maio de 2003 – Esteban tem certeza que já trabalhou no posto de gasolina. Lola não aceita o convite para ser cantora. Rubi nega ter pegado o dinheiro, fica furiosa com a suspeita de Dolores e a acusação de Enrico, que a manda devolver tudo. Johnny garante saber pilotar o barco, mas enjoa. A viúva do dono do posto, cega, apalpa Esteban, reconhece-o e diz que ele era da capital. Marisol é obrigada a pegar um barquinho para encontrar com Dagoberto em outra praia. Enrico sai para procurar Rubi, que desapareceu. É dado o alerta de furacão. Marisol e Antônia caem no mar.
Dagoberto e Johnny correm para se esconder na cabine. Todos se abrigam na caverna. Esteban descobre que Marisol não foi trabalhar. Camacho beija Mercedes, mas ela finge nada sentir. Enrico acha Rubi e ela o acusa de roubo. Ele reclama que ela o detesta e os dois se abrigam na fábrica abandonada. Esteban sabe que Marisol entrou em um barco e sai à procura dela nas praias. Enrico assume que tirou o dinheiro do pote. Esteban se desespera ao ver os restos do barco e um pedaço do vestido de Marisol.
Capítulo 8, 13 de maio de 2003 – Gabriel puxa Esteban pela mão, levando-o para casa. Enrico mente que pegou o dinheiro para comprar uma boneca para a filha. Pantoja conta para Mercedes que a amante de Camacho desapareceu no mar. Rubi ameaça contar para Lola sobre os homens que estavam atrás de Enrico. Lola expulsa Enrico e ele vai para a casa de Nina. Esteban tem visões de Marisol e bebe por isso. Guijermo, vestido como mendigo, aborda Mercedes na rua e a acusa de ter se casado com o homem que matou seu pai. Camacho fica furioso porque seu filho Camachito perdeu três contratos de exportação de bananas. Gabriel pede para Esteban parar de beber e ele joga as garrafas fora. Um tubarão ataca Jesus, Esteban passa a noite no mar e volta com o animal morto. Enrico faz plantão na porta do cortiço. Esteban rejeita Dalila em sua cama e ela conta na frente de todos que Marisol o traía.
Capítulo 9, 14 de maio de 2003 – Camacho vai ao apartamento que comprou para Marisol e dá de cara com Mercedes. Esteban se despede de Gabriel e vai atrás do homem que fez Marisol entrar no barco e morrer. Gabriel chora quando sabe que vai ficar com Jesus e Dulcinéia. Mercedes manda Camacho vestir roupa de mulher e ameaça tirá-lo do poder. Camacho sai na rua atrás dela e Mercedes manda prendê-lo afirmando ser um dublê. Dolores e Rubi suspiram com saudades de Enrico. Lola perdoa o marido. Gabriel lembra do conselho do pai e olha as estrelas para não se sentir sozinho. Enrico se diverte quando Rubi dá um soco em um possível pretendente. Camacho grita que ele é o presidente e todos riem porque ele está de calcinhas. Dagoberto encontra Marisol e Antônia em um posto de saúde e elas tentam fugir. Esteban chega à capital e começa a reconhecer os lugares. Enrico aposta escondido no cassino. Marisol garante a Dagoberto que vai voltar para o marido.
Capítulo 10, 15 de maio de 2003 – Esteban é quase preso e conhece Guijermo. Perla desmascara Enrico, comentando que o conhece da boate. Uma mulher grita de um barco para Esteban, ele sai correndo e tromba com Rubi. Marisol e Antônia chegam na praia de Santiago e assistem de longe ao próprio enterro. Marisol estranha a ausência de Esteban e impede que a filha chame Gabriel. Rubi parte para a briga com Esteban, que insiste em correr atrás da mulher no barco. Perla faz algumas confusões e Enrico aproveita para dizer para Lola que Perla é louca. Com isso, vira o jogo querendo saber de onde Lola conhece a cantora.
Marisol fica sabendo que Esteban sabe que ela o traiu. Dagô avisa Camacho que Marisol voltou para o marido. O diretor do teatro vê Esteban e avisa a seu chefe que ele está vivo e de volta à capital. Camacho entrega o endereço do apartamento para Marisol morar na capital. Enrico proíbe Lola de cantar na boate. Esteban se reencontra com Rubi em um bar e ela promete ajudá-lo ao ver que ele é bom de briga. Enrico liga para Dulcinéia e fica sabendo da morte de Marisol.
Capítulo 11, 16 de maio de 2003 – Soledad fica triste quando Camachito se mostra interessado por Soledad. Esteban toma banho na casa de Rubi e quase se encontra com Enrico. Rubi o leva a um mecânico, que dá-lhe uma pista. Lola se inscreve em um concurso de calouros. Enrico dá um soco em Johnny. Enrico desmaia ao ver Marisol. Mercedes abre a porta do apartamento e dá de cara com Marisol. Mercedes avalia a rival e sente-se mal. Lola não sabe que desculpa vai inventar para sair no domingo de tarde. Johnny entrega o nome e o endereço do militar que alugou o barco. Mercedes é gentil com Marisol e deixa o seu telefone, caso ela precise ajuda. Esteban descobre que foi enganado e bate mais em Johnny. Camacho dá nova chance a Dagoberto. Camacho vai ao apartamento e já se irrita com Antônia. George avisa Johnny que vai levar o barco se ele não pagar as dívidas e seus capangas o jogam ao mar.
Capítulo 12, 17 de maio de 2003 – Esteban salva Johnny de seus cobradores no hotel. Marisol se encanta com as luzes da capital. Esteban e Marisol ficam perto, mas não se veem. Camacho dá uma bronca porque ficou esperando Marisol. Ela liga para Mercedes pedindo um emprego. Lola sai escondida de Enrico. Esteban aborda Dagoberto, pergunta se ele conhece Amaro, o verdadeiro nome do militar, e ele disfarça. Camacho aprova com o olhar a nova criada. Quando ela se vira, é Marisol, que deixa cair a bandeja.
Mercedes acusa a empregada de ser amante de Camacho e ela sai correndo. Enrico pressiona Dolores. Esteban entrevista Dagoberto, que fala maravilhas do tenente Amaro Gomes Pablo, até ser descoberto que estava elogiando a si próprio e sair correndo. Uma noiva chama Esteban de Rodolfo e desmaia em seus barcos. Marisol garante a Mercedes que não sabia que Camacho era o presidente e nem casado. O vestido de Lola rasga, aumentando o seu nervosismo. Militares, amigos de Dagoberto, colocam Esteban dentro de um saco e o jogam na água. Rubi obriga a irmã a entrar no palco.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 13 a 24 de Kubanacan!