Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 25 a 36 da novela “Gabriela”, exibida pela Globo em 2012.
Capítulo 25, 27 de julho de 2012 – Nacib comemora o fato de Gabriela ter aceitado seu pedido de casamento. Sinhazinha mente para Jesuíno e diz que estava na igreja. Mundinho e Gerusa se beijam. Glória combina com Josué de deixar uma toalha na janela toda vez que Coriolano estiver em casa. Clemente entende que Gabriela gosta de Nacib e resolve desistir da moça. Ramiro fica furioso ao ler no jornal da oposição sobre a reforma do porto e combina com Melk de impedir a obra de Mundinho. Maria Machadão dá abrigo para Ina e anuncia sua estreia no Bataclan. Nacib convida Tonico para ser padrinho de seu casamento. Osmundo combina de fugir com Sinhazinha assim que Jesuíno viajar. Dorotéia desconfia de que Sinhazinha tem um segredo. Sinhazinha se nega a deitar com Jesuíno, que quebra sua estátua de São Sebastião.
- Veja também:
- Resumo da novela Gabriela
- Resumo das novelas
Capítulo 26, 31 de julho de 2012 – Ramiro dorme com Maria Machadão. Tonico diz a Nacib que providenciará a certidão de nascimento de Gabriela. Em resposta à pergunta de Dorotéia, Padre Cecílio diz que Sinhazinha não se confessa há muito tempo. Dorotéia combina com Florzinha e Quinquina de seguir Sinhazinha quando ela for ao dentista. Ramiro permite que Alfredo abra seu consultório. Olga descobre que Gerusa está lendo um livro emprestado por Malvina. Melk repreende Malvina e a proíbe de ler livros que não sejam os da escola. Osmundo avisa a Mundinho que ele e Sinhazinha decidiram viajar após a quermesse. Jesuíno estranha a demora de Sinhazinha no dentista e pergunta sobre o paradeiro da esposa.
Capítulo 27, 1 de agosto de 2012 – Sinhazinha consegue despistar Jesuíno sobre sua demora. Gabriela não aceita as investidas de Tonico. Melk proíbe João de vender livros para Malvina. Melk, Dorotéia e Amâncio combinam de promover o casamento de Malvina com Berto. Berto tenta seduzir uma menina, apesar das advertências de Fagundes. Malvina diz a Juvenal que não gosta de Berto por suas atitudes com Lindinalva. Melk avisa a Malvina que encontrou um noivo para ela. Lindinalva se atira no mar e Juvenal tenta salvá-la. Sinhazinha diz a Jesuíno que terá de fazer resguardo durante a penitência dada pelo padre. Jesuíno percebe que Neia usa um vestido de Sinhazinha e exige explicação da mulher. Dorotéia pede a Amâncio dois capangas para forçar Neia a dizer o que sabe sobre Sinhazinha. O padre diz a Nacib que não pode casá-lo com Gabriela.
Capítulo 28, 2 de agosto de 2012 – O padre diz a Nacib que consultará as mulheres da sociedade de Ilhéus sobre seu casamento com Gabriela. Jesuíno desconfia dos presentes que Sinhazinha dá para Neia. Mundinho aconselha Osmundo a não se encontrar com Sinhazinha até a data da viagem e entrega as passagens para o amigo. Juvenal salva a vida de Lindinalva, que reage com hostilidade. Malvina se revolta quando Melk lhe avisa que ela só conhecerá seu prometido no dia do noivado. Jesuíno nota que Dorotéia evita Sinhazinha. Juvenal demonstra interesse por Lindinalva. Teodora insinua para as meninas do Bataclan que fará com que Juvenal se case com ela. Mundinho arremata a prenda oferecida por Gerusa na quermesse e Ramiro fica furioso. Ramiro repreende Juvenal por não estar ao lado de Gerusa. Neia é torturada por capangas e acaba confessando a Dorotéia que Sinhazinha é amante de Osmundo.
Capítulo 29, 3 de agosto de 2012 – Dorotéia orienta Neia a ficar calada e inventar que os machucados do seu rosto foram consequência de uma queda. Gerusa pede a Malvina que marque um encontro com Mundinho para que ela o agradeça por ter comprado sua prenda na quermesse. Dorotéia impede o padre de realizar o casamento de Nacib e Gabriela. Manoel das Onças conta para Anabela que Mundinho arrematou toda a sua safra de cacau. O padre avisa a Nacib que as mulheres de Ilhéus não aceitam seu casamento na igreja. Tonico promete ajudar Nacib. Dorotéia conta para Jesuíno que Sinhazinha é amante de Osmundo. Jesuíno se dirige para a casa de Osmundo na intenção de surpreender a esposa com o dentista.
Capítulo 30, 7 de agosto de 2012 – Jesuíno atira em Sinhazinha e Osmundo e é acolhido pela família de Amâncio. Mundinho pede a Pelópidas que providencie o velório de Osmundo e Sinhazinha e orienta Douglas a noticiar as mortes no jornal. Jesuíno fica indignado quando o delegado lhe diz que abrirá um inquérito. Ramiro dispensa o delegado. Maurício se oferece para ser advogado de Jesuíno. Marialva agride Malvina ao ouvir da filha que Sinhazinha e Osmundo tinham o direito de serem felizes. Berto leva uma surra dos pais da menina que ele tentou seduzir. Malvina comparece ao velório de Sinhazinha e Osmundo. Melk comunicar a Malvina que ela ficará noiva de Berto. Coriolano chega em casa no momento em que Glória está com Josué. Gabriela pergunta a Nacib se ele tiraria sua vida caso fosse traído.
Capítulo 31, 8 de agosto de 2012 – Nacib afirma a Gabriela que quando se trata de honra o assassinato não é considerado crime. Malvina reage negativamente ao saber que o noivo escolhido por seu pai é Berto e avisa que não se casará com ele. Juvenal diz a Berto que Malvina tem caráter. Berto diz a Juvenal que vai ao Bataclan se deitar com Lindinalva como cliente. Josué se esconde debaixo da cama de Glória para que Coriolano não o veja. Jesuíno fica transtornado ao se lembrar de Sinhazinha na cama com Osmundo. Jesuíno avisa a Amâncio que vai para a fazenda, mas antes expulsa Neia de sua casa. Ramiro avisa que vai ajudar Nacib a se casar com Gabriela.
Capítulo 32, 9 de agosto de 2012 – Malvina diz a Gerusa que sonha em ter uma grande paixão. Ramiro convence o padre e as beatas a aceitar o casamento de Nacib com Gabriela. Tonico entrega a certidão de nascimento a Gabriela. Mundinho avisa a Altino que ajudará a família de Osmundo a colocar Jesuíno na cadeia. Mundinho consegue trazer Rômulo, engenheiro responsável pela obra no porto, e Altino fica surpreso. Malvina fica encantada ao ver Rômulo nadar na praia. Anabela convence Manoel das Onças a visitá-la antes de ir para a fazenda. Mundinho oferece a Nacib o salão da Associação Comercial e as bebidas para o casamento. Malvina avisa a Gerusa que Mundinho quer vê-la. Juvenal tenta conversar com Lindinalva, mas ela não acredita nas boas intenções do rapaz. Conceição insiste para que Olga vá ao Bataclã tentar flagrar Tonico. Rômulo se aproxima de Malvina enquanto ela aguarda Gerusa conversar com Mundinho. Amâncio acompanha Dorotéia até a casa de Gabriela.
Capítulo 33, 10 de agosto de 2012 – Dorotéia convence Gabriela a dormir em sua casa até o casamento com Nacib. Tonico vê Olga no Bataclã e se esconde da mulher. Tonico se veste de mulher para escapar de Olga. Gerusa declara seu amor a Mundinho e mas resolve dizer adeus a ele com medo de que Ramiro descubra o romance. Malvina e Rômulo se beijam. Olga conta a Tonico que esteve no Bataclan a sua procura e Tonico finge que ficou magoado. Nacib não encontra Gabriela em casa e pensa que ela o abandonou. Dorotéia tira proveito da aptidão de Gabriela na cozinha e pede à noiva de Nacib que faça quitutes para ela. Amâncio conduz Gabriela até o altar.
Capítulo 34, 14 de agosto de 2012 – Nacib e Gabriela se casam. Zarolha retorna a Ilhéus e avisa a Miss Pirangi que, se ela não pode ser feliz com Nacib, Gabriela também não será. Durante a festa de casamento de Nacib, Gerusa escapa da família e se encontra com Mundinho. Olga sugere a Tonico que descubra o segredo de Gerusa a fim de ganhar o respeito de Ramiro. Melk flagra Malvina beijando Rômulo e agride a filha. A irmã de Nacib ofende Gabriela. Tonico e Zarolha tramam contra o casamento de Gabriela.
Capítulo 35, 15 de agosto de 2012 – Zarolha propõe a Tonico uma troca de favores para que ele conquiste Gabriela. Príncipe Sandra e Anabela festejam o golpe que deram em Manoel das Onças, conseguindo todo o dinheiro da safra de cacau do coronel. Nacib repreende Gabriela por brincar na rua. Lindinalva não acredita em Juvenal quando ele declara seu amor por ela. Lindinalva agride Berto ao ser abordada no Bataclan. Gabriela sai à noite sem que Nacib perceba. Zarolha finge interesse nos serviços de costureira de Arminda para obter informações sobre o casamento de Nacib.
Capítulo 36, 16 de agosto de 2012 – Arminda comenta com Zarolha que acredita que o casamento de Nacib e Gabriela não dará certo. Berto ameaça bater em Lindinalva, mas é contido por Juvenal. Maria Machadão repreende Lindinalva e lhe orienta como se portar para que Berto desista de se deitar com ela. Teodora fica furiosa ao notar que Juvenal se preocupa com Lindinalva. Melk permite que Rômulo corteje Malvina. Glória dá dinheiro a Josué para ele comprar uma gravata. Jesuíno chega a Ilhéus. Príncipe Sandra e Anabela planejam ficar em ilhéus para dar um golpe em outro coronel. Anabela conversa com Ramiro e tenta seduzi-lo. Lindinalva e Juvenal passam a noite juntos. Dorotéia indica Almira para trabalhar na casa de Jesuíno. Rômulo confessa a Malvina que é casado. Zarolha se apresenta a Gabriela como Risoleta, mas a cozinheira reconhece a moça.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 37 a 48 de Gabriela!
