Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 73 a 84 da novela “Esperança”, exibida pela Globo em 2002/2003.
Capítulo 73, 9 de setembro de 2002 – Martino é atingido várias vezes por Maurício e cai morto. Genaro sai para tocar na loja , desencontrando-se de Toni e Camille. Maurício garante a Caterina que Martino não seguirá Maria. Francisca admite que está apaixonada por Martino e Maurício finge compreensão. Mariusa quase desmaia quando Camille apresenta Toni como o filho de Genaro. Ele vai atrás do pai na loja de música, embora tema que Genaro não queira vê-lo. Zequinha e Zangão descobrem o corpo de Martino. Toni grita ao ver o pai e irrompe na loja. Genaro sente o baque e o filho o envolve em um abraço. Todos se comovem com a cena.
Maurício concorda em abrigar Zequinha e Zangão depois que a dupla levar o corpo para a casa de Vincenzo. Francisca fica transtornada com a morte do italiano. Genaro deixa escapar que Toni tem um filho, mas desmente. Farina se preocupa que Maria consiga ficar com o dinheiro que era do pai dela. Francisca mostra-se confusa, fala do pai e do italiano morto, mas não sabe quem é Martino. Mariusa aconselha Genaro a não falar de Maria. Toni agradece a Camille e jura que jamais vai esquecer o que ela fez por ele.
Capítulo 74, 10 de setembro de 2002 – Farina leva o corpo de Martino para a delegacia. Constância avisa Maria que ela deve ficar mais uns dias até conseguir o atestado de óbito. Zequinha se impressiona com a beleza de Caterina, mas Zangão não deixa ele esquecer que ela é casada. Genaro vai ao cortiço conhecer Nina e Madalena. Madalena se perturba ao ver Genaro chegar no cortiço e não aceita o abraço do cunhado. Camille mostra o quarto onde vive com Toni, conta como é a sua vida e quer saber como é Maria. Farina convence o delegado que Martino foi morto por italianos, inimigos do fascista que o teriam perseguido desde a Itália, e consegue o atestado de óbito. Genaro, Camille e Toni jantam com Tzipora e Ezequiel.
Tzipora pede que a filha volte a morar em casa, mas ela avisa que não deixará o cortiço. Genaro confidencia para Mariusa que gosta muito de Camille e não vai contar nada para o filho sobre Maria e o neto. Beatriz desconfia da história de Martino ter sido morto por italianos, mas Maurício finge acreditar. Farina se prontifica a levar Maria até São Paulo. José Manoel mostra o seu diploma para Nina e confirma que precisa ajudar a mãe no Rio de Janeiro. Ela quer saber se é um adeus. Para evitar confusão, Marcos decide não participar da festa de formatura, porque não sabe se convida Eulália ou Justine. Caterina comenta com Maurício que deve haver um assassino solto na região e estranha a tranquilidade do marido. Francisca manda Beatriz esquecer a história do assassinato, mas se preocupa com a desconfiança da filha.
Capítulo 75, 11 de setembro de 2002 – Camille garante a Toni que não tem mais ciúme de Maria. Mariusa recebe Farina, Maria e o pequeno Martino na pensão. Marcos procura Justine, que beija-o apaixonadamente. Maria exulta ao saber que Genaro e Toni se encontraram, mas se entristece por ter sido Camille a responsável pela aproximação. Camille tenta convencer Toni a largar o mercado e viver como artista. Mariusa aconselha Maria a esquecer Toni, pois Genaro está encantado por Camille. Justine insiste em saber quem estava na brasserie com Marcos e ele vai embora furioso.
Caterina manda Marcello esquecer Beatriz. Francisca e Beatriz estranham as atitudes de Maurício. Zequinha se oferece para acompanhar Caterina até a fazenda, mas ela não aceita. Beatriz confessa para Júlia que ainda ama Marcello, mas teme que aconteça o pior. José Manoel mostra a carta da mãe, na qual ela pede que ele se case com Nina e se mude para o Rio de Janeiro. Nina nada responde. Sílvia manda buscar Nina. Maria pede que Genaro leve Toni na pensão para conhecer o filho. Nina se surpreende ao ver Silvia andando. Ela garante que está pronta para a valsa do adeus.
Capítulo 76, 12 de setembro de 2002 – Sílvia pede que Nina assuma o lugar de Humberto na tecelagem. Maria promete que não vai estragar a vida de Toni e Genaro promete que vai arrumar um encontro entre os dois. Farina conhece Genaro. Maurício pede que Zequinha e Zangão fiquem mais uns dias, caso a polícia queira investigar. Caterina se perturba com os olhares de Zequinha. Madalena se surpreende ao saber que Sílvia pretende transformar a tecelagem em uma fundação, e deixá-la para as operárias com Nina na presidência. Humberto fica pasmo ao ver a mulher andando.
Farina confirma que o banco deseja investigar se Martino está realmente morto. Ezequiel propõe sociedade a Manolo. Sílvia avisa Humberto que ele deve se afastar da tecelagem. Farina vai ao bordel e dança com Justine. Malu tenta ficar com o italiano, mas não consegue. Bruno canta e se declara para Isabela, que manda um beijo da janela. Chiquinho Forró anda pela estrada em busca de Zequinha e Zangão. Genaro impede que Isabela dê o endereço do cortiço para Maria e promete que vai buscar Toni.
Capítulo 77, 13 de setembro de 2002 – Humberto pede que Sílvia reconsidere a sua decisão, mas percebe que a mulher quer também pôr fim ao casamento. Toni jura que ama Camille, e o pai, então, conta que Maria está esperando por ele na pensão. Maria corre para os braços de Toni quando ele desponta na esquina. Os dois rodopiam, beijam-se e trocam juras de amor, sob os olhares apreensivos de Mariusa e Genaro. Toni diz que não pode deixar Camille e Maria deixa claro que não se importa que ele permaneça casado, desde que não a abandone. Tzipora conta para Camille que Ezequiel gostaria que Toni entrasse no negócio com os espanhóis. Toni conta tudo para José Manoel, que suspeita que Maria tenha mandado matar o marido. Mariusa também tem a mesma dúvida.
Capítulo 78, 14 de setembro de 2002 – Genaro reage, mas acaba concordando com Mariusa que as pessoas podem desconfiar de Maria e Farina. Ezequiel pede ajuda de Toni para gerenciar a confecção, ele reluta, mas finalmente aceita. Zequinha e Zangão cantam em volta da fogueira para todos da fazenda. Caterina sente o olhar de Zequinha em cima dela e agarra o braço de Maurício. Vincenzo e Marcello desconfiam que Farina pode estar envolvido na morte de Martino. Chiquinho Forró encontra os violeiros e comenta na frente de todos que não se fala de outra coisa pela estrada senão na morte do italiano. Beatriz pergunta se existe um suspeito, ele olha para Maurício e nega. Camille se frustra com o pouco entusiasmo de Toni pela fábrica de roupas.
Maurício procura Chiquinho Forró para conversar e Nhá Rita aconselha Chiquinho a ficar de boca fechada. Genaro comenta com Farina as suspeitas que podem recair sobre ele e Maria, e Farina alega que essas suspeitas não têm cabimento. Maurício pressiona Chiquinho Forró e ele conta que uma testemunha viu um homem de tocaia em um telhado, mas que o tal sujeito não disse quem era. Forró complementa, afirmando que não acredita nesta história, porque só se o assassino fosse muito burro para armar uma tocaia de cima de um telhado; e Maurício concorda, aliviado. Toni diz ao pai que não conseguirá viver sem a sua Maria. Maurício tenta esconder o rifle mas Francisca o flagra, e ele diz que estava só limpando a arma. Maria e Toni se encontram na pensão, mas refreiam o entusiasmo na frente de Farina.
Capítulo 79, 16 de setembro de 2002 – Maria pede que Toni arranje um local para que os dois possam se encontrar. Camille se chateia com o marido por não ter avisado que ia dar uma passada na pensão. Ele quebra o clima avisando que Genaro aconselhou-oa aceitar a ajuda de Ezequiel e que ele vai pedir as contas no mercado. Tzipora e Ezequiel listam o material necessário para abrir a confecção. Sílvia garante a Nina que ela vai conseguir ser a presidente da fundação. Manolo interrompe o namoro de Eulália e Marcos, que vai embora. Soledad acalma a filha, furiosa com a atitude do pai. Bruno beija Isabela. O diretor do banco garante a Farina que vai transferir o dinheiro de Martino para a conta de Maria. José Manoel se lamenta com Toni por Nina não querer se casar com ele. Toni confidencia que vai ficar com Camille e com Maria. Justine conversa e dança com Farina. Beatriz divide com Francisca a sua suspeita de Maurício ter assassinado Martino.
Capítulo 80, 17 de setembro de 2002 – Maria confessa para Mariusa não saber quanto dinheiro o marido tinha no banco, mas de uma coisa tem certeza: quer continuar a viver na pensão. Nhá Rita e Chiquinho Forró se dão muito bem. Zangão avisa que Zequinha foi embora. Genaro acha que Marcos deve decidir com quem deseja ficar, mas ele quer Eulália e Justine. Soledad tranquiliza Eulália que o pai só quer casá-la com Marcos. Ezequiel avisa aos espanhóis que Toni e Camille serão os gerentes do negócio.
Manolo fala grosso que na parte da costura ninguém vai se meter, mas Toni reage e o espanhol volta atrás, deixando Camille e Toni surpresos com a firmeza de Toni. Em casa, Manolo finge que ganhou a discussão. Toni promete que vai se dedicar ao trabalho e tirar o pai do bordel. Farina demonstra o seu carinho paternal por Maria, que retribui como uma filha, prometendo que vai buscar os seus conselhos sempre que precisar. Toni pede para voltar a viver na casa de Ezequiel, para surpresa de todos. Todos dançam a tarantela na festa de despedida de Toni e Camille do cortiço, desejando felicidades ao casal.
Capítulo 81, 18 de setembro de 2002 – Zangão fala de sua amizade com Zequinha, das encrencas com Chiquinho Forró e esclarece para Júlia que eles são peões boiadeiros. Nhá Rita chama Chiquinho de Arcides, nome de seu filho que já morreu. Farina volta para a fazenda trazendo a novidade de que Maria, agora, é milionária. Camille volta feliz para a casa dos pais. Marcello e Beatriz se reencontram e ele é duro com ela, deixando claro que já entendeu que ela é inalcançável. Francisca se constrange quando Farina deixa claro que sabe o que se passou entre ela e Martino. Maurício não gosta de ver o italiano em sua casa e demonstra para a mãe os seus ciúmes.
Beatriz comenta com Caterina que teve medo que acontecesse com Marcello o que ocorreu com o pai de Maurício e com Martino. Chiquinho encontra as cápsulas das balas que mataram Martino, duas balas de rifle perdidas, e confirma que a tocaia foi feita do telhado. Zangão pede que ele guarde tudo até Zequinha voltar. Francisca conta para Beatriz que viu Maurício com o rifle na mão. Sílvia manda o marido limpar as gavetas da fábrica porque quer dar posse a Nina. Maria se aflige por Toni não ter aparecido e pede para Isabela ir com ela até o cortiço. Ezequiel está satisfeito com o trabalho de Toni. Maria pergunta para Madalena se Toni vive no cortiço.
Capítulo 82, 19 de setembro de 2002 – Madalena percebe que é Maria, avisa que Toni e Camille se mudaram e pressente o pior. Sílvia passa o comando da fábrica para Nina, a princípio como gerente. Em casa, Humberto acusa Sílvia de estar completamente louca. Eulália teme que Marcos não apareça nunca mais, e jura que vai sair de casa se isso acontecer. Maria acaba confessando para Mariusa que foi atrás de Toni. José Manoel deposita toda a sua confiança no sucesso de Nina. Toni garante ao sogro que pode deixar o negócio em suas mãos, porque ele está disposto a trabalhar muito.
Genaro se preocupa ao saber que Maria foi ao cortiço. Maria jura ao filho que vai colocá-lo nos braços do pai. Chiquinho pede que Júlia não contrarie a avó e deixe que ela o chame de Arcirdes. Nhá Rita manda Zangão parar de chamar a neta de Julinha. Toni vai até a pensão. Maria conta que Martininho é seu filho, fazendo com que ele se emocione muito. Camille se preocupa por Toni ter saído sozinho. Toni garante que quer o filho e Maria pede que ele a leve com ele.
Capítulo 83, 20 de setembro de 2002 – Toni fica sem saber o que fazer. Maria garante que não deseja estragar o casamento dele. Genaro pede que Toni não culpe a mãe por não ter contado do filho, pois foi ele que a impediu. Martininho entra e se joga no colo do avô, deixando os pais comovidos. Nina prefere circular pelos teares, onde recebe sorriso das operárias. Toni pede que Camille não fique sabendo sobre o filho deles. Maria garante que só deseja que ele arranje um local para que eles possam se encontrar. Farina propõe que Francisca seja sócia dele e de Vincenzo. Toni não deixa que Camille vá visitar Genaro, alegando que tem muito homem lá; ela exulta por ele estar com ciúmes.
Maurício interrompe a conversa entre Francisca e Farina. Vincenzo se surpreende com a oferta de Francisca, que se dispõe a receber em café a sua parte na fazenda. Maurício nega para a mãe ter matado Martino. Francisca acha que ele contratou os peões para fazer o serviço: Chiquinho teria matado Martino, e Zangão e Zequinha teriam ficaram encarregados de pegar o corpo. Rafael lê o discurso de formatura que escreveu. Felipe ironiza e Marcos promete reescrever o discurso do amigo. Camille diz a Tzipora que suspeita estar grávida novamente.
Capítulo 84, 21 de setembro de 2002 – Mariusa aconselha Maria a continuar vivendo na pensão e ter um lugar para se encontrar com Toni. Maria questiona como fazer se Toni também quer ficar com o filho. Toni acarinha Camille, mas pensa na sua situação com Maria. Tzipora conta para Ezequiel que Camille pensa estar grávida, mas não quer contar para o marido antes de ter certeza. Onofre pede para Nina assinar papéis que autorizam-na a movimentar a conta bancária da tecelagem. Humberto insiste que Sílvia está louca em largar a administração nas mãos de Nina e sai sem dar satisfações do seu destino. As tecelãs pedem um espaço para cozinhar; Onofre adverte que vai aumentar os custos.
José Manoel conhece Maria. Ela pergunta para onde Toni se mudou, mas ele nega saber. Madalena se angustia ao saber de Maria e do filho de Toni. Beatriz pede que Júlia não use mais uniforme. Forró fica sabendo que Júlia é filha do barão. Maurício manda Júlia servir o almoço ao saber que Francisca está na fazenda dos italianos. Caterina e Beatriz estão muito preocupadas com a agressividade de Maurício. Francisca, Vincenzo e Farina celebram o acordo no almoço preparado por Constância. Toni aparece na pensão para felicidade de Maria. Tzipora aconselha Camille a esperar o marido para ir até a pensão conversar com Genaro.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 85 a 96 de Esperança!
