Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 81 a 90 da novela “Duas Caras”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 81, 2 de janeiro de 2008 – Ferraço baqueia quando Maria Paula conta que teve um filho dele. Ferraço exige ver o filho. Maria Paula avisa que não tente nada contra ela ou o filho, pois estão sob a proteção de Juvenal. Maria Paula diz que ele tem um mês para confessar todos os crimes, senão ela entrará com uma ação de reconhecimento de paternidade. Ferraço quebra tudo, quando ela sai. Sílvia reclama por Ferraço não contar o que aconteceu. Ele garante que Maria Paula não irá perturbá-los. Sílvia manda Branca começar a fazer a lista de casamento. Ferraço vasculha as fotos na bolsa de Maria Paula para ver se descobre quem é seu filho. Os professores combinam boicotar os cursos de verão. Gilmar é contra, mas é voto vencido. Célia diz a Clarissa que Branca não a impedirá de cursar a universidade, se ela passar na prova.
Uma vizinha observa Ferraço parar na porta de Maria Paula e ir embora ao ver Ezequiel. Barreto diz a Ferraço que se ele se recusar a fazer o exame de DNA assumirá a culpa e será declarado pai da criança. Bernardinho quer uma celebridade na inauguração do restaurante. Duda pede desculpas a Evilásio. Juvenal permite que o plebiscito seja filmado. Guigui se chateia por ter sido a causadora do término do namoro de Evilásio. Gioconda consola a filha. Lobato diz a Ronildo que chegou o dia da invasão. Juvenal faz campanha pelo não. Ezequiel conta a Claudius que Maria Paula se encontrou com Ferraço. Evilásio se choca quando Juvenal diz que se o sim ganhar ele pode mudar o resultado, porque sabe o que é bom para a Portelinha. Gioconda avisa Sabrina que vai à Portelinha. Começa a votação. Lobato e seus contratados se preparam para entrar na Portelinha pelo terreno de Ferraço.
Capítulo 82, 3 de janeiro de 2008 – Sílvia abre champanhe para comemorar o acordo que Ferraço fez com Maria Paula, mas ele permanece disperso. Os homens de Lobato avançam pela Portelinha. Gioconda encontra Narciso e Juvenal e diz que gostaria de conversar com Evilásio. Juvenal é pego de surpresa, mas manda todos se protegerem. Gioconda fica no meio da confusão e foge descontrolada. Edivânia é acalmada por Lisboa. Geraldo explode ao ver a preocupação de Alzira com Juvenal. Lobato grita o nome de Juvenal. Guigui reconhece sua voz. Andréia se refugia no terreiro de Setembrina. Lenir avisa Barreto e Barretinho que Gioconda está na favela. Evilásio vai à casa de Júlia, Barreto avisa sobre a invasão e pede ajuda para resgatar Gioconda. A polícia impede a entrada de Evilásio e de Barreto na Portelinha. Ronildo debocha de Dália e briga com Bernardinho. Começa a chover. Narciso e Guigui comentam que ninguém sabe onde está Juvenal. Juvenal aparece de surpresa. Guigui comenta que Lobato é o chefe da invasão. Lobato chega à porta da associação. Juvenal grita que vai sair.
Capítulo 83, 4 de janeiro de 2008 – Evilásio fica escondido sem ser notado. Rebeca sai da igreja e começa a cantar. Ronildo avisa Lobato que seus homens estão debandando. Guigui disfarça quando Juvenal pergunta de onde ela conhece Lobato. Lobato atinge Rebeca, Lisboa grita desesperado e Juvenal sai do seu esconderijo. Lobato dispara e Juvenal é atingido. Gioconda se ajoelha ao lado de Rebeca. Rebeca morre. Setembrina tem um enfarte. Guigui avisa Juvenal que os rivais pegaram Solange. Lobato manda que Juvenal troque de lugar com ela. Setembrina coloca uma guia no pescoço de Andréia, pede que ela tome conta do terreiro e morre. Solange escapa. Juvenal e Lobato ficam cara a cara. Guigui dispara contra Lobato. Lobato diz a ela que Ronildo é seu filho. Ronildo diz que foi mandado por Ferraço. Guigui pede a Juvenal por seu filho. Ronildo foge. Barreto abraça Gioconda. Guigui abre o casaco de Juvenal e descobre que ele está ferido. Solange chora e a comunidade reza. Ferraço e Sílvia brindam. Alzira se desespera com a notícia e entra na casa de Juvenal.
Capítulo 84, 5 de janeiro de 2008 – Alzira grita que ama Juvenal. Guigui chora de emoção e ciúmes. Macieira comunica à comunidade a morte de seu líder. Alzira diz a Guigui que Juvenal a chama. A mão de Juvenal treme lentamente. Juvenal desperta e se assusta ao ver o clima de velório. Ele se levanta, derruba velas e flores, e se encaminha meio cambaleante para a porta. Juvenal grita para a comunidade que não morreu. Acontece uma explosão de alegria. Os anões carregam Juvenal. Guigui e Alzira se abraçam, comovidas. Alzira volta para casa ao receber um telefonema dos filhos. Ferraço fica furioso ao ver o noticiário.
Solange se joga nos braços do pai e diz que o ama. Juvenal vai para o hospital e manda Evilásio cuidar da Portelinha. No terreiro, acontece a cerimônia em torno de Setembrina. Zé e Ezequiel choram abraçados. Maria Paula abraça Ezequiel. Andréia diz a Amélia que não quer assumir o terreiro. Misael explica para Maria Paula que o terreiro ficará fechado por um ano. Lisboa abandona a Portelinha e pede que Edivânia entregue a chave do templo a Ezequiel. Evilásio discursa para animar a comunidade e é aplaudido. Barreto diz a Ferraço que tem a solução para seu problema com Maria Paula.
Capítulo 85, 7 de janeiro de 2008 – Barreto sugere que Ferraço faça um acordo com Maria Paula. Ferraço acha que ela não vai aceitar. Barreto o aconselha a procurar o filho. Guigui garante a Juvenal que a Portelinha está em boas mãos. Evilásio comanda a reconstrução da favela e sugere que seja feito novo plebiscito. Misael promete restaurar a urna. Juvenal se aflige porque Alzira não apareceu no hospital. Jojô comanda a reforma da uisqueria e comenta que Alzira virou professora de dança. Misael incentiva Evilásio a se sentar na cadeira de Juvenal e a atender os moradores. Júlia não acredita que aconteceu tanta coisa enquanto ela dormia. Gioconda, Branca e Lenir dizem que Evilásio foi um herói e que Júlia deveria ir à Portelinha. Alzira liga e Guigui diz que ela não precisa aparecer.
Heriberto flagra Branca e Macieira se beijando e espalha entre os professores, afirmando ser um caso de nepotismo. Macieira aplaude quando Adelaide faz um discurso a favor da moralidade e diz que os professores devem parar de fofocar e começar a preparar os cursos. Débora muda o visual de Antônio. Guigui se lembra do rosto de Ronildo e tem quase certeza que ele é realmente seu filho. Tia Zefa revela que Ronildo pertencia a uma família muito rica e foi sequestrado por Lobato, que queria se vingar de sua mãe. Célia procura Macieira e relata os problemas de Clarissa. Ferraço fica de tocaia na casa de Maria Paula e é vigiado pela vizinha. Macieira concorda que Clarissa faça o provão oralmente. Waterloo entra em um quarto do hospital. Branca abre a porta e encontra Macieira e Célia.
Capítulo 86, 8 de janeiro de 2008 – Branca deixa claro que Macieira é seu namorado. Macieira pede que ela se acalme. Branca conta sobre Célia e João Pedro. Waterloo descobre que o homem no quarto não é Juvenal. Guigui cruza com Waterloo no corredor, que sai correndo. Macieira garante que cumprirá o que prometeu. Célia jura a Macieira que vai se comportar quando encontrar Branca. Branca tenta arrumar confusão, mas Célia não responde à provocação. Juvenal agradece Guigui por tê-lo trocado de quarto. Ezequiel segura Ferraço. A polícia se aproxima e a vizinha indica que Ferraço é o suspeito. Ferraço diz que estava procurando por Ezequiel, para acertar as contas. Renato insiste em saber quem estava na porta de sua casa. Maria Paula desconversa e Renato promete que vai descobrir tudo sobre Adalberto.
Claudius insiste que Maria Paula ainda é apaixonada por Ferraço, embora ela negue. Narciso chega deixando os dois constrangidos. Claudius se aborrece ao saber que Maria Paula marcou de sair com Narciso e vai embora. Evilásio bate na casa de Júlia. Júlia diz a Evilásio que não aceita as suas explicações. Gioconda se despede de Evilásio com um beijo e diz que sente muito. Apolo segue Débora, ela percebe e o engana. João Batista aguarda Débora. Guigui conta a Juvenal que se refugiou na Portelinha por causa de Lobato e que Ronildo deve ser seu filho. Tia Zefa conta a Ronildo que Lobato mentiu para sua mãe que ele tinha morrido e que o sobrenome do seu pai era Salles Prado. Solange fica furiosa porque Juvenal murmura dormindo o nome de Alzira. Solange e Gislaine vão ao apartamento de Márcio e Felipe. Guigui faz cara feia quando Alzira chega. Juvenal fica maravilhado.
Capítulo 87, 9 de janeiro de 2008 – Alzira pede desculpas por vir com a roupa de enfermeira. Guigui chora por amar Juvenal há tantos anos sem ser notada. Juvenal diz que não se sente o mesmo e Alzira promete tratar dele. Solange estranha o comportamento de Felipe e Márcio. Gislaine permanece animada. Narciso se oferece para advogar contra Ferraço, mas Maria Paula diz que não quer fazer nada sem Claudius. Gislaine dança com Felipe. Solange tenta se desvencilhar de Márcio. Misael consola o filho, que sofre por amor. A escola de samba se movimenta com o ensaio geral.
Josiane diz a Andréia que ela devia estar cumprindo suas obrigações no terreiro. Andréia diz que não vai desistir de ser rainha da bateria. Narciso rouba um beijo de Maria Paula. Solange e Gislaine sentem medo de Márcio e Felipe. Andréia vê Setembrina. Gislaine foge. Solange tenta escapar, mas não consegue. Gislaine liga para Evilásio. Evilásio e a turma invadem o apartamento e levam Solange embora. Gislaine garante a Misael que aprendeu a lição. Jojô se lembra do incêndio e garante que vai descobrir o culpado. O sufocador observa Socorro. Evilásio garante que não vai contar para Juvenal e que vai tomar conta de Solange. Solange o beija. Waterloo fotografa Renato entrando na escola.
Capítulo 88, 10 de janeiro de 2008 – Sílvia acorda e não encontra Ferraço. Bárbara avisa que o celular do patrão está desligado e Sílvia se irrita. Ferraço chega mal-humorado na empresa. Gabriel pede para sair da sociedade, mas Ferraço não aceita. Maria Paula comenta com Nadir que Claudius não quer ser seu advogado. Ferraço olha a foto de Renato. Maria Paula garante a Nadir que não ama seu ex-marido. Duda mostra para Clarissa o que filmou na invasão à Portelinha. Solange pensa em Evilásio. Misael diz que Gislaine precisa dar um rumo a sua vida. Bernardinho convida, em segredo, uma celebridade para a inauguração do seu restaurante. Misael diz a Solange que não pode esconder de Juvenal o que aconteceu. Solange fica feliz ao saber que Evilásio e Júlia terminaram. Solange e Gislaine combinam de fazer o provão na universidade.
Juvenal pressente que algo aconteceu com Solange. Evilásio garante que está tudo bem, mas Juvenal desconfia. Guigui se ressente quando Juvenal reclama que não teve visitas e que ela não conta, porque é o seu sargento. Dengoso recebe ordem de Guigui para não deixar ninguém entrar no quarto. Jojô decide que a nova casa se chamará Texas Bar. Juvenal sonha com Alzira e chama seu nome. Ronildo diz a Bárbara que seu pai é um bacana paulista e que vai procurar Guigui. Evilásio diz a Duda que somente Juvenal poderá autorizar o uso das imagens da invasão. Duda pede ajuda à Júlia. Branca garante que vai colocar uma placa de agradecimento a Ferraço, após a doação. Macieira promete fazer o discurso. Ferraço vê Renato consolando uma menina, fazendo o mesmo gesto seu de enxugar uma lágrima, e murmura que é seu filho.
Capítulo 89, 11 de janeiro de 2008 – Ferraço pára em um penhasco à beira-mar. Duda insiste que Júlia fale com Evilásio. Lenir se surpreende quando Gioconda garante que vai descobrir sua função na vida. Célia e Barreto descobrem na delegacia que os dobrões de ouro desapareceram. Antônio pega uma caixa escondida cheia dos dobrões. Júlia tenta conversar com Juvenal, mas Guigui manda que ela fale com Evilásio. Guigui garante que nunca houve compromisso entre ela e Evilásio. Eva diz a Gabriel que eles se distanciarão de Ferraço. Heraldo pega dinheiro da bolsa de Bárbara, é flagrado e expulso de casa. Maria Paula diz que Ferraço não poderá derrotá-la. Branca garante que está do seu lado. Sílvia fica histérica ao encontrar Ferraço, com a roupa molhada da noite anterior, sentado na cama.
Bernardinho emprega Heraldo. Júlia conversa com Evilásio sobre os filmes e os dois acabam discutindo. Condessa vai à Portelinha com Claudius visitar a sede da ONG. Gilmar se recusa a participar de uma reunião para atrapalhar os planos do novo reitor. Heriberto, Ignácio e Adelaide resolvem procurar os alunos descontentes. Heloísa avisa Macieira que muita gente já se inscreveu para os cursos de verão. Rudolf se inscreve no curso de Macieira. Ferraço dá o cheque da doação em cerimônia na universidade. Branca faz um discurso e não aceita o dinheiro de Ferraço, rasgando o cheque em pedacinhos. Sílvia diz a Branca que ela está se vingando porque sempre ficou ao lado do pai. Ferraço não reage. Barretinho observa Sabrina e o noivo. Ferraço conta para Sílvia que tem um filho e que Maria Paula pode colocá-lo na cadeia.
Capítulo 90, 12 de janeiro de 2008 – Sílvia chora de raiva. Ferraço limpa a lágrima de Sílvia e diz que Renato fez o mesmo gesto. Sílvia insiste que ele faça o exame de DNA. Ferraço confessa que enfraqueceu ao perceber que Maria Paula falara a verdade. Bárbara fica estarrecida ao escutar Ferraço dizer que chegou ao fim. Sílvia esbraveja que jamais vai poder dar um filho para ele. Bárbara incentiva Ferraço a lutar por tudo o que conquistou. Sabrina abraça o noivo e, por sobre o ombro dele, encara Barretinho. Antônio sente-se deslocado no restaurante de luxo. Narciso garante a Maria Paula que não quer ser só seu amigo. Clarissa vê Antônio e Débora juntos na porta da oficina. Célia não gosta de saber. Renato diz à mãe que quer saber sobre o seu pai. Branca fala para Sílvia que só queria protegê-la.
Sílvia explode e diz que Branca agora é sua inimiga. Depois, vai para a casa de Ferraço. Lenir desconfia quando Júlia comenta que está enjoada e com sono. Macieira convida a comunidade da Portelinha a fazer o provão. Amara estranha as roupas novas de João Batista. Evilásio discursa chamando todos para o plebiscito. Petrus vai à Portelinha atrás de Andréia. Andréia conta a Josiane que viu Setembrina. Dorgival conversa com Jojô pelo telefone, mas não revela onde está. Bárbara leva um bilhete de Ronildo para Guigui. Guigui conta para Juvenal que Ronildo quer se encontrar com ela. Juvenal a proíbe de comparecer. Solange beija Evilásio. Lenir diz a Gioconda que Júlia está grávida. Ferraço garante que vai virar o jogo e pede ajuda de Sílvia para se encontrar com o filho.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 100 de Duas Caras!