Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 71 a 80 da novela “Duas Caras”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 71, 21 de dezembro de 2007 – Geraldo pede a Guigui que marque um encontro com Juvenal, para que ele possa se desculpar. Guigui sugere que Geraldo peça para Juvenal prometer que não vai se envolver com Alzira. Misael entrega a Zé uns colares de ouro que Juvenal mandou lhe emprestar. Zé ameaça não ir, mas é empurrado para fora de casa pela família. Narciso marca encontro com Maria Paula na hora de sua saída do trabalho. Macieira diz a Heriberto que a universidade vai sofrer mudanças e quem não estiver interessado em colaborar, deve pedir demissão. Os professores se sentem ameaçados e falam mal de Macieira. Gilmar pondera que todos devem esperar para ver que mudanças serão feitas. Eva se anima ao saber da festa na quadra da Portelinha. Gabriel tenta dissuadi-la. Débora acha que Bernardo e Amara querem enrolá-la quando dizem que foram roubados. Bernardo passa mal quando elas ameaçam brigar de novo.
Amara e Débora se reconciliam. Juvenal recebe Geraldo com entusiasmo. Alzira confirma para Jojô que vai voltar, mas manterá o disfarce de enfermeira para sair de casa. Geraldo pede desculpas a Juvenal, porém os dois se estranham quando Geraldo pede que Juvenal não se envolva com Alzira. Geraldo avisa Guigui que vai lutar por Alzira. Débora garante a Amara que vai conseguir dinheiro para Bernardo trabalhar. Débora se oferece para fazer uma massagem em Antônio. Gioconda reprova Barreto por ter marcado uma reunião com Célia. Solange se interessa ao ver Juvenal saindo com a Condessa. Juvenal chega e as luzes da quadra são acesas. Depois de um estrondo, a luz se apaga na quadra e no bairro.
Capítulo 72, 22 de dezembro de 2007 – Shirley ajuda Célia e Clarissa a chegarem à quadra. Solange decide não ficar sozinha em casa. Ferraço tranquiliza Sílvia, pois tem gerador em casa. Branca e Macieira se divertem juntos. Débora pede que Antônio tome um banho para tirar o cheiro de graxa. Débora vasculha a casa e encontra uma caixa cheia de dinheiro e alguns dobrões de ouro. Narciso leva Maria Paula em casa e pede para conhecer Renato. Maria Paula encontra Claudius com Renato no quarto. Maria Paula apresenta Claudius a Narciso. Narciso, constrangido, resolve ir embora. Alzira olha Dorgival, que finge não se importar com ela. Jojô torce para a luz voltar. Maria Paula se justifica por ter chegado em casa com Narciso.
Claudius garante que não cobrou nada. Ela pede que eles voltem a ficar juntos, mas Claudius exige que ela resolva antes seu problema com o ex-marido. Barretinho diz a Sabrina que a ama, mas ela responde que ele vai acabar mesmo é com uma patricinha. Ele diz que pode ficar com as duas e ela revida. Amélia avisa Juvenal que Zé fugiu. Juvenal encontra Zé em seu camarote e o impede de beber. Solange torce o pé e é socorrida por Lisboa. Célia chama Duda e Clarissa morre de vergonha, quando a mãe sugere que os dois deem uma volta. Débora garante que Antonio será cliente preferencial e pede uma gorjeta. Depois, entrega dinheiro a Bernardo para ele renovar o estoque. Waterloo mostra para Lobato a passagem para a Portelinha. A luz volta à quadra. A bateria da escola toca para os bambas do samba que chegam.
Capítulo 73, 24 de dezembro de 2007 – Zé e os sambistas sobem ao palco. Maria Paula pergunta a Claudius o que ela deve fazer se ficar cara a cara com o ex-marido. Claudius acha que o problema deve ser resolvido na Justiça. Maria Paula explode e diz que quer que ele seja humilhado publicamente. Claudius diz que ela deve se concentrar em recuperar os seus bens. Renato ouve a conversa sobre vingança. Todos aplaudem o espetáculo dos sambistas. Mariozinho diz a Zé que irá contratá-lo. Todos sambam animadamente. Narciso dá um convite da festa da empresa de Ferraço para Maria Paula. Ferraço tem um pesadelo com Maria Paula. Dorgival chora e sente dor no peito. Misael flerta com Claudine, que adora. A condessa garante a Juvenal que se divertiu como nunca.
Amélia avisa que Zé precisará largar a bebida de vez. Gavião Sereno dá os votos de Feliz Natal para a comunidade. Setembrina e Lisboa são internados com dengue. Macieira avisa que os professores trabalharão na última semana do ano e que os aumentos serão baseados no mérito de cada um. Gioconda recebe Branca, Macieira, Sílvia e Ferraço para o jantar de Natal. Maria Eva distribui os presentes para os filhos. Bernardinho prepara uma ceia para o pai e os irmãos. Fernanda dá uma camisa de presente para Benoliel. Débora vai passar o Natal na casa de Antônio. Juvenal, Guigui e Solange fazem a ceia. Júlia e Evilásio comemoram com muito carinho o Natal.
Capítulo 74, 25 de dezembro de 2007 – A condessa liga para desejar um Feliz Natal para Juvenal. Barreto propõe um brinde. Branca percebe que Júlia saiu. Gioconda diz que ela tinha um compromisso. Branca diz que entende o sofrimento de Gioconda, por causa do namoro de Júlia, pois sente o mesmo com relação a Sílvia. Juvenal pensa em Alzira. Célia e Alzira aconselham Clarissa a visitar o pai. Ferraço conta para Sílvia que fez uma vasectomia, pois jamais quis filhos e nunca amou mulher alguma. Sílvia garante que deseja continuar a seu lado e, se for o caso, mais tarde adotarão uma criança. Clarissa não gosta de ver Débora na casa de Antônio e vai embora. Bernardo se preocupa ao não encontrar Débora de manhã. Antonio mostra a oficina para Débora e conta que recebeu uma proposta de uma empresa americana. Débora pede para ler a proposta. Amara e Bernardo se entreolham pasmos quando Benoliel avisa que vai trabalhar.
Débora diz a Antônio que conversou com os americanos, que ele vai ganhar muito dinheiro e que ela será sua sócia. Antônio manda que ela prossiga com as negociações. Solange e Gislaine saem com Márcio e Felipe. Ferraço dá instruções a Ronildo, Waterloo e Heraldo sobre a segurança na festa. Bárbara recebe Gioconda, Barreto e Lenir na porta da casa de eventos. Branca pede que Barreto apresente Macieira aos empresários. Maria Paula observa tudo e depois entra na festa. Ferraço faz discurso, anuncia seu noivado com Sílvia e a fábrica de cimento que vai inaugurar ao lado da Portelinha. Maria Paula grita que Ferraço roubou tudo o que era dela e que é um mentiroso.
Capítulo 75, 26 de dezembro de 2007 – Maria Paula diz que é chegada a hora do acerto de contas. Ferraço acusa Maria Paula de ser louca. Bárbara manda os seguranças levarem Maria Paula para os fundos. Narciso exige que ela seja solta. Maria Paula diz a Branca que Ferraço é o homem que a enganou. Sílvia pergunta se ela quer dinheiro, pois não pode provar nenhuma das acusações. Maria Paula se solta e entra de novo correndo no salão, seguida por Bárbara, Narciso e os seguranças. Maria Paula garante que vai colocar Ferraço na cadeia. Ezequiel se assusta ao ver Maria Paula sendo levada pelos seguranças e pega a bolsa dela, que fica caída no chão. Bárbara se tranca em uma sala com Maria Paula.
Narciso avisa que ficará na porta. Bárbara dá ordens a Waterloo e Ronildo sobre o que fazer com Maria Paula. Ezequiel tem visões e descobre que Adalberto é o seu patrão. Bárbara diz que ela se acalmou e foi embora por outra porta, quando Narciso questiona. Ferraço diz que Eva foi incompetente. Gabriel consola Eva, que chora. Ezequiel atende o celular de Maria Paula e conta a Claudius o que aconteceu. Débora avisa que vai se mudar. Ferraço fica furioso porque Bárbara mandou somente que Waterloo e Ronildo largassem Maria Paula em um local ermo. Bárbara diz que ele seria suspeito se algo acontecesse com Maria Paula. Sílvia ouve atrás da porta e se assusta. Juvenal diz que não vai deixar a fábrica se instalar.
Capítulo 76, 27 de dezembro de 2007 – Juvenal comunica a Evilásio, Guigui, Misael, Lisboa, Setembrina e Geraldo Peixeiro que vai invadir o terreno de Ferraço. Ferraço manda Waterloo terminar o serviço. João Batista ajuda Débora em sua mudança para um pequeno apartamento. Geraldo argumenta que a fábrica pode ser uma boa opção. Juvenal e Geraldo trocam insultos. Claudius dribla a segurança e entra na festa. Ferraço se assusta ao vê-lo. Os seguranças imobilizam Claudius. Ferraço tenta esconder o rosto, mas é reconhecido por Claudius. Sílvia ouve quando Claudius diz que Ferraço destruiu a vida de Maria Paula. Ezequiel também o acusa. Ferraço manda expulsarem os dois. Geraldo sugere que a comunidade seja consultada e Juvenal concorda com um plebiscito.
Renato diz a Narciso que sua mãe não voltou para casa. Waterloo se prepara para atacar, mas Ronildo avista uma patrulha. Ferraço garante que é um complô contra a sua empresa, mas Sílvia não acredita. Ferraço encontra a bolsa de Maria Paula em seu carro e descobre seu endereço. Juvenal alerta Guigui que vai haver guerra pelo poder. Ferraço conta para Barreto o golpe que deu em Maria Paula. Barreto manda que ele procure outro advogado. Sílvia diz a Branca que Ferraço se assustou ao ver Claudius. Ferraço promete afastar Júlia de Evilásio se Barreto pegar o seu caso. Branca diz a Sílvia que acredita em Maria Paula. Lucimar encontra Maria Paula. Juvenal leva Maria Paula para a associação. Ela balbucia o nome de Ferraço. Sílvia pergunta a Ferraço se Maria Paula disse a verdade.
Capítulo 77, 28 de dezembro de 2007 – Ferraço hesita, mas acaba confirmando que as acusações são verdadeiras. Sílvia elogia a inteligência do noivo e diz que ele é o homem de sua vida. Os dois se beijam com paixão. Barretinho pede uma chance a Sabrina. Sílvia sugere que Ferraço devolva o dinheiro de Maria Paula. Ferraço mente que nada revelou para Barreto. Débora dá dinheiro para João Batista comprar uma camiseta nova. Juvenal pergunta por que Maria Paula disse o nome de Ferraço. Maria Paula acha que todos são cúmplices de Ferraço, mas Narciso a tranquiliza. Juvenal garante que vai ajudá-la. Maria Paula conta o que aconteceu e se preocupa por estar sem sua bolsa. Renato fala com a mãe e se tranquiliza. Barreto pede 30% dos dobrões de ouro e aceita o caso de Célia. Claudius agradece a Narciso e Juvenal.
Maria Paula se recusa a dar queixa. Condessa convida Claudius para ser o advogado da ONG. Eva mistura os DVDs da festa e o que mostra o beijo de Guigui e Evilásio. Ferraço quer ver a filmagem da festa. Juvenal ameaça Ronildo e manda que ele avise Ferraço que está protegendo Maria Paula. Macieira expõe seus planos para os professores e avisa que eles darão cursos de verão. Clarissa e Duda conversam e ela adora. Evilásio conta para Júlia que foi a favor do plebiscito e teme a reação de Juvenal. Ronildo procura Lobato e sugere que ele enfrente Juvenal e tome a área. Juvenal confessa a Guigui que está apaixonado por Alzira. Narciso conta a Branca o que aconteceu com Maria Paula. Claudius diz que vai abrir o processo contra Ferraço. Maria Paula insiste que não quer entrar na Justiça. Claudius diz que ela ainda ama Ferraço.
Capítulo 78, 29 de dezembro de 2007 – Maria Paula jura que tem um trunfo contra Ferraço e por isso não quer entrar na Justiça. Claudius termina sua relação com Maria Paula. Maria Paula implora que ele não vá embora, mas ele sai batendo a porta. Evilásio diz a Misael que não concorda com muitas decisões de Juvenal, mas que jamais vai brigar com ele. Ferraço vê o DVD com o beijo de Guigui e Evilásio. Juvenal manda Ezequiel proteger Maria Paula. Juvenal não gosta quando Evilásio sugere que o voto seja secreto, mas se controla. Ezequiel diz a Maria Paula que cruzou seu caminho para protegê-la.
Branca procura Ferraço e diz que acredita em Maria Paula e está disposta a defendê-la e proteger Sílvia. Ferraço garante que Sílvia o ama muito. Ferraço diz a Bárbara que Maria Paula não tem como provar nada. Os Barreto recebem condessa, Juvenal, Claudine e Evilásio. Lenir se lembra que Guigui é uma paulista chamada Margarida Mackenzie. Gioconda engasga quando a condessa fala de seu passado. Barreto liga para alguém, assim que Júlia e Evilásio saem de moto. Um policial pára Evilásio e ele acaba preso por desacato à autoridade. Júlia exige ir junto. Barreto passa mal ao saber que Júlia também está presa.
Capítulo 79, 31 de dezembro de 2007 – Júlia diz a Barreto que sem Evilásio não sairá da delegacia. Barreto nega que tenha sido uma armação. Evilásio insiste que Barreto usou a polícia para separá-lo de Júlia e que ela vai acabar descobrindo. Alzira e Juvenal se beijam. Geraldo briga com Juvenal. Júlia e Evilásio são libertados. Ronildo conta para Bárbara que tem uma ligação forte com Lobato. Lobato planeja invadir a Portelinha. Petrus vai com Duda à Portelinha. Eva insiste que Gabriel deixe de ser sócio de Ferraço. Sílvia diz a Branca que vai mesmo se casar com Ferraço. Juvenal ameaça deixar Solange de novo em casa, se ela insistir em sair sem Feliz. Juvenal se prepara para fazer um comício na Portelinha.
Ferraço mostra o vídeo para Barreto do beijo de Guigui e Evilásio. Barreto promete tirar Maria Paula do caminho de Ferraço. Bernardo pede que Bernardinho contrate Amara para trabalhar no restaurante. Amara se recusa a trabalhar. Clarissa dá um beijinho sem querer em Duda e fica sem graça. Narciso e Macieira vão à Portelinha. Macieira explica a Juvenal que vai oferecer bolsas de estudos para a comunidade. Juvenal o convida para subir no palanque com ele. A multidão aplaude Juvenal. Geraldo, não. Juvenal conclama todos a votarem contra a fábrica. Um trio elétrico ecoa na favela. Barreto vai à casa de Maria Paula. Ferraço discursa do trio elétrico. Barreto oferece dinheiro à Maria Paula que avisa que só negocia com Ferraço.
Capítulo 80, 1 de janeiro de 2008 – Ferraço oferece o microfone a quem quiser defender a fábrica e Geraldo sobe no trio elétrico. Macieira defende Juvenal no palanque. Célia se interessa quando Macieira diz que vão fazer um provão para dar bolsas para a universidade. Juvenal sobe no trio elétrico. Maria Paula garante a Barreto que tem um trunfo contra Ferraço. Juvenal diz que Ferraço tentou comprá-lo uma vez. Ferraço garante que veio em paz, mas os dois brigam. Evilásio alerta que muitas pessoas da comunidade podem votar no sim. Juvenal diz que Evilásio está se bandeando para o lado de Ferraço. Célia incentiva Clarissa a fazer o provão com ela. Ferraço se recusa a conversar com Maria Paula. Barreto diz a Ferraço que não está mais interessado no DVD, pois teme magoar Júlia.
Sílvia diz que ela vai mostrar a fita a Júlia. Barreto pede que Júlia vá à casa de Ferraço. Júlia chora ao ver a fita e depois mostra o DVD a Evilásio. Evilásio se explica, mas Júlia não aceita e ele vai embora, terminando o relacionamento. Júlia diz a Gioconda que foi traída. Ferraço fala para Ronildo que a invasão está prevista para o dia da eleição e que devem acabar com Juvenal. Ronildo mostra o mapa da Portelinha para Lobato. Lobato exige que Ronildo participe do movimento. João Batista vai à casa de Débora. Barreto marca um encontro entre Ferraço e Maria Paula. Ezequiel fica esperando Maria Paula na porta da igreja. Ferraço oferece dinheiro a Maria Paula. Maria Paula diz que ele vai ter que pagar pelo que fez, perder tudo e pedir perdão de joelhos. Ferraço diz que vai acabar com ela. Maria Paula pergunta se vai acabar também com o filho dele.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 81 a 90 de Duas Caras!
