Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Duas Caras”, exibida pela Globo em 2007/2008.
Capítulo 41, 16 de novembro de 2007 – Mariozinho se apresenta como produtor de João Fuleiro e pergunta a Amélia se o samba foi roubado mesmo. Amélia garante que sim. Andréia diz que seu maior sonho é ser rainha de bateria e virar uma celebridade. Setembrina observa que Andréia é uma iaô e não pode mostrar seu corpo. Andréia diz que ninguém pode obrigá-la a ser o que ela não quer e sai correndo do terreiro. Barreto chora e conta para Gioconda que viu Júlia e Evilásio se beijando. Gioconda diz que eles não podem fazer nada. Júlia pergunta se está tudo bem e Gioconda garante que sim. Luciana diz a Maria Paula que vai continuar morando em São Paulo. Jandira diz que Renato vai sentir falta de sua comida e chora. Maria Paula abraça as duas e garante que jamais vai se distanciar delas.
Juvenal diz a Guigui que dará entrevista para o documentário se souber as perguntas antes. Guigui diz que o depoimento pode correr o mundo, quebrar preconceitos e até ajudar na relação de Juvenal com Solange. Solange esbraveja de ódio de Juvenal e garante a si mesma que ele não irá dobrá-la. Geraldo e Divaldo seguem a van de Jojô, que pára na porta de trás da uisqueria. Pastor Lisboa aconselha Ezequiel a procurar um médico. Geraldo resolve desobedecer a ordem de Juvenal e ir à uisqueria. Jojô diz que não tem nenhum conhecido e Alzira pode dançar sem máscara. Edivânia diz a Ezequiel que Deus está convocando-o. Fernanda e Benoliel se beijam. Mariozinho dá um cartão para Amélia e pede que Zé o procure na gravadora. Ronildo leva Débora para o depósito, onde está morando. Branca pede que Sílvia não se envolva com Ferraço sem saber quem ele é. Célia e Clarissa arrumam a mudança. Geraldo, disfarçado, vê Alzira dançando no palco.
Capítulo 42, 17 de novembro de 2007 – Alzira se exibe para Geraldo, que passa mal. Jojô tira os óculos escuros de Geraldo e o reconhece. Alzira fica aflita por ter sido vista por Geraldo, que é levado para o hospital. Juvenal se irrita ao saber que Geraldo esteve na uisqueria. Juvenal e Narciso vão ao hospital. O médico avisa que Geraldo ficará pelo menos 48 horas no CTI. Setembrina conta a Juvenal que Zé também está internado no hospital. Benoliel confessa a Fernanda que está sem dinheiro e mentiu que esqueceu a carteira em casa. Fernanda diz que não tem problema em pagar a conta da pizzaria. Ronildo pega uma parte do dinheiro da mala de Débora e ela reage. Depois, a jovem vai embora, se assustando ao ver a rua deserta e escura.
Divaldo conta a Juvenal que Geraldo entrou na uisqueria porque estava seguindo Alzira. Débora é assaltada e fica sem o dinheiro. Débora bate na porta da casa de Bárbara, diz que perdeu tudo e não tem aonde ir. Ferraço manda que Bárbara resolva o problema sozinha. Bárbara deixa que Débora fique uma noite em sua casa. Andréia não gosta de ver Waterloo a observando. Eva diz a Gabriel que vai investir em um novo negócio: turismo na favela. Juvenal concorda que Bernardinho cuide do bar da escola de samba. Solange critica por ele exigir uma comissão sobre o faturamento. Barreto e Gioconda veem Júlia e Evilásio saindo juntos de moto. Barreto diz a Gioconda que aquele namoro não pode continuar.
Capítulo 43, 19 de novembro de 2007 – Barreto consegue com Lenir o nome completo de Evilásio. Alguns colegas de Clarissa debocham de sua lentidão para ler. Uma vizinha avisa a Célia Mara que ela precisa conversar com Juvenal antes de se mudar. Júlia e Evilásio passeiam de moto. Solange acusa Juvenal e Guigui o aconselha a ter paciência com a filha. Juvenal pede que Guigui converse com Solange. Juvenal sugere que Célia alugue um anexo de sua casa para Duda, enquanto ele prepara o filme. Branca manda a passagem para Macieira. Heriberto mobiliza os professores contra o novo reitor. O diretor do cursinho dá uma bolsa de estudos à Célia Mara. Branca garante a Sílvia que vai revolucionar a universidade.
Dália diz que Bernardinho não é seu namorado, mas ele não acredita. Amara fica indignada quando Bernardinho se recusa a voltar para casa. Ferraço reclama por ter que aprovar a decoração da festa, a pedido de Eva. Ezequiel vê Adalberto e se assusta, freando o carro. Ferraço reclama. Bárbara manda Débora ir embora. Benoliel diz a João Batista que está pensando em arrumar emprego para impressionar Fernanda. Solange e Gislaine tomam sol na laje. Jojô comenta com Alzira que Geraldo continua mal. Antônio e Dagmar vão à uisqueria. Barreto pede a folha corrida de Evilásio. Misael dá seu depoimento para o documentário. Claudius volta de viagem. Maria Paula conta que viu o ex-marido.
Capítulo 44, 20 de novembro de 2007 – Claudius reclama da obsessão de Maria Paula, mas ela diz que tem certeza de que viu Adalberto e que foi ao Rio tentar encontrá-lo. Amélia incentiva Zé a procurar Mariozinho. Setembrina consulta os búzios e fica feliz. Claudius acha que tudo o que Maria Paula fez foi absurdo. Guigui diz a Solange que ela precisa tratar Juvenal com o respeito que ele merece. Solange promete pensar sobre tudo que Guigui lhe disse. Juvenal agradece a Guigui. Jojô atende ao chamado de Juvenal. Ferraço aprova o local escolhido por Eva e diz que vai sortear um apartamento na festa. Ferraço pede para incluir Sílvia e Branca na lista de convidados. Antônio se irrita quando Denise garante que ele não tem direito à metade da casa herdada por Célia.
Vesga quase cai ao olhar para Dagmar, que também não tira os olhos dela. Alzira abraça os filhos com carinho. Dorgival a observa de um jeito estranho. Jojô conta a Juvenal que Geraldo passou mal depois de ver a Outra dançando. Juvenal confirma que a Outra é Alzira e diz que quer vê-la dançar e sem máscara. A mãe de Débora a expulsa ao saber que ela perdeu todo o dinheiro. Jojô salva Débora quando ela está prestes a fazer uma besteira e a convida para almoçar. Gislaine e Evilásio se emocionam com o depoimento de Misael. Ferraço diz a Barreto que vai fazer negócio com os chineses. Barreto não revela a Barretinho que tipo de negócio Ferraço fará com os chineses, mas garante que provocará turbulência. Claudius é frio com Maria Paula e diz que eles precisam conversar.
Capítulo 45, 21 de novembro de 2007 – Maria Paula sugere que eles conversem fora de casa. Claudius diz que sempre a amou. Silvia marca encontro com Ferraço. Branca resmunga que Ferraço é muito insistente. Silvia pede que ela pare de implicar com ele. Claudius insiste em saber o que Maria Paula faria se encontrasse Adalberto. Jojô oferece emprego para Débora como dançarina e atendente na uisqueria. Ela diz que é moça de família, mas ele sugere que ela pelo menos fique uma noite lá para conhecer. Solange se oferece para tirar as botas de Juvenal e diz que chegou à conclusão que é melhor se entender com ele. Juvenal a abraça emocionado.
Maria Paula diz a Claudius que se vingaria da humilhação que sofreu, se encontrasse Adalberto. Claudius promete ajudá-la a encontrar o ex-marido, mas diz que será apenas amigo de Maria Paula até ter certeza de que a jovem só quer mesmo se vingar de Adalberto. Maria Paula avisa Renato que eles se mudarão para o Rio em uma semana. Silvia avisa Ferraço que vai jantar na casa de Barreto. Ferraço diz que também irá e força Barreto a convidá-lo. Juvenal recoloca a porta do quarto de Solange e suspende a vigilância. Gioconda surpreende Sabrina e Barretinho. Júlia apresenta Evilásio para Sílvia e Branca. Eva promete ajudar Duda na decoração do seu escritório na Portelinha. Barreto observa, pela janela, Júlia e Evilásio se beijando e decide sair.
Capítulo 46, 22 de novembro de 2007 – Barreto convida Evilásio para entrar, mas ele não aceita. Depois, Barreto anota a placa da moto de Evilásio. Lenir dispensa que Ferraço a chame de dona, mas Branca não faz o mesmo. Ferraço reage quando Branca comenta que Sílvia vai voltar para Paris. Alzira diz a Dorgival que não vai trabalhar porque sua categoria está em greve. Jojô avisa que Outra não virá e apresenta Débora a todas. Bernardo reclama da comida de Amara. Bernardinho quer que Juvenal entre como sócio em um restaurante e ele aceita. Andréia samba cercada de crianças, até encontrar Setembrina. Silvano avisa Maria Paula que arrumou uma casa para ela morar no Rio. Juvenal quer fazer perguntas sobre o passado de Guigui, mas ela o impede. Branca é vítima de um sequestro relâmpago.
Juvenal manda Oswaldo entrar em seu carro, segue os bandidos e avisa Evilásio. Barreto diz a Gioconda que vai fingir que é politicamente correto. Edivânia comenta com Amara que a mulher de Lisboa morreu no parto. Débora se impressiona ao saber que as mulheres da uisqueria faturam alto. Célia vibra porque vai ficar com Clarissa o dia inteiro. Um assaltante leva Branca para um caixa eletrônico em um posto. Heriberto vê Branca e grita seu nome. Branca acena para ele. Heriberto avisa Sílvia. Ferraço vai com Sílvia ao ponto de gasolina onde Heriberto viu Branca. Juvenal garante a Oswaldo que Branca vai escapar.
Capítulo 47, 23 de novembro de 2007 – Branca erra a senha, o que deixa o assaltante irritado. Evilásio e seus companheiros chegam ao posto. Juvenal avisa Oswaldo que chegou a hora de agir. Feliz rende os assaltantes no carro. Ferraço e Sílvia avistam Branca. Ezequiel mostra a Ferraço que Juvenal está no posto. Juvenal enfrenta o assaltante que está com Branca. Evilásio tira Branca do posto. Sílvia abraça a mãe. Evilásio aconselha Juvenal a entregar os bandidos para a polícia. Juvenal comenta como ele e Ferraço se encontram sempre. Ferraço diz que tem planos para o terreno do lado da Portelinha.
Branca agradece a Juvenal e deixa seu cartão com ele. Barreto insiste que Branca dê queixa e se irrita ao saber que Juvenal a salvou. Benoliel se declara para Fernanda e ela diz que vai se casar com ele. Juvenal dorme no banco traseiro do carro. Guigui o beija. Solange observa a cena. Ferraço beija Sílvia e a pede em casamento na manhã seguinte. Amélia insiste para Zé se encontrar com Mariozinho. Célia e Clarissa se mudam. Barreto se irrita quando Lenir conta que Evilásio está na porta aguardando Júlia de moto. Júlia e Evilásio se beijam e partem. Barreto olha a cena com raiva.
Capítulo 48, 24 de novembro de 2007 – Um policial tira um papel do bolso e confere a placa da moto, quando Júlia e Evilásio passam. Gabriel implora que Eva desista da ideia de levar turistas à Portelinha. Waterloo comenta com Ronildo que Ferraço já tem uma nova mulher. Débora aceita trabalhar na uisqueria. Ferraço admira Sílvia, enquanto ela nada na piscina. Juvenal acorda no carro e vê uma multidão em volta. Solange diz que pensou em acordá-lo, mas Guigui não deixou. Juvenal liga para Branca e garante que nada de mal lhe acontecerá. Amélia deixa Zé na porta da gravadora, mas ele acaba não subindo e vai para um botequim. Claudius comenta com Ítalo que vai ajudar Maria Paula a encontrar Adalberto, porque não quer dividi-la com uma obsessão. Juvenal compra o restaurante e comemora com Bernardinho e Guigui.
Lucimar conta para Amara a novidade. Bernardinho manda Dália se recuperar logo para ajudá-lo. Heriberto fofoca com os professores que Branca estava de braço dado com um homem mal encarado na noite anterior. Célia se impõe quando uma aluna comenta que ela é muito velha para estudar. Branca se irrita ao saber do pedido de casamento feito por Ferraço. Sílvia diz que vai pensar. Ferraço insiste com Barreto que seu negócio com os chineses deve ser segredo. Juvenal se recusa a dar entrevista para o documentário. Geraldo sai do coma. Dorgival ouve Alzira dizer a Jojô que seu marido tem um sopro no coração e pode morrer a qualquer momento. Juvenal promete a Jojô que estará na platéia para ver o show da Outra.
Capítulo 49, 26 de novembro de 2007 – Dorgival liga para o número que Alzira discou. Jojô atende e diz que é da Uisqueria e ele desliga. Jojô obriga Débora a subir no palco e garante que ela vai adorar. Manuela faz um showzinho de funk para Alzira e Dorginho morre de vergonha. Dorgival encontra um tapa-sexo na bolsa de Alzira. Rudolf grita com Branca e ela revida. Heriberto fofoca com os professores. Branca agradece o telefonema da noite passada, que a livrou de um sequestro. Juvenal diz a Bernardinho que, em breve, Dália terá alta. Jojô avisa Juvenal que ele pode ir à uisqueria naquela noite.
Dorgival lembra das palavras de Alzira e fica furioso, prendendo o choro. Jandira se emociona ao ver as caixas da mudança de Maria Paula e Renato. Dália agradece a Juvenal pelo tratamento. Bernardinho avisa que se Dália voltar a ser viciada, se afastará dela. Amara impede que Bernardo dê dinheiro para Benoliel. Bernardinho se encanta com os desenhos de Dália, diz que eles poderiam ser usados na escola de samba e promete mostrar a Juvenal. Fernanda convida Benoliel para jantar em sua casa. Edivânia diz que Ezequiel foi escolhido para ter o dom da profecia. Sílvia sai com Ferraço. Juvenal e amigos visitam Geraldo. Alzira sai.
Capítulo 50, 27 de novembro de 2007 – Dorgival segue Alzira, que entra na van de Jojô. Célia e Clarissa arrumam a casa nova. Bárbara reclama por Heraldo chegar tarde. Benoliel fica arrasado quando Bárbara é ríspida com Heraldo, porque ele não trabalha nem estuda. Fernanda sai atrás de Benoliel, que vai embora correndo. Maria Paula, Renato e Claudius embarcam para o Rio de Janeiro. Sílvia diz a Ferraço que aceita a sua proposta de casamento. Ferraço promete manter em segredo até o dia da festa de sua empresa. Zé se irrita ao ouvir seu samba no rádio. Jojô garante a Juvenal que Alzira vai arrasar, mas que ele deverá ver o show pela fresta da porta do escritório. Alzira dança no palco. Juvenal se encanta.
Dorgival entra, leva um choque, e se aproxima do palco. Juvenal percebe que ele pode ser perigoso e o tira do estabelecimento. Jojô avisa Alzira que está tudo bem e ela passa mal. Zé adormece com o cigarro aceso em cima de uma pilha de lixo. Bruceli avisa que a lixeira da Portelinha está pegando fogo. Marcha Lenta reconhece Zé caído. Ezequiel livra o irmão da fúria da multidão. Débora dança. Alzira decide que vai voltar para casa. Juvenal dá dinheiro para Dorgival passar uns dias fora. O policial avisa Barreto que a moto de Evilásio está cheia de irregularidades. Juvenal promete a Dorgival que vai cuidar de Alzira.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Duas Caras!
