Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Desejos de Mulher”, exibida pela Globo em 2002.
Capítulo 16, 7 de fevereiro de 2002 – Andréa pede a irmã que conte quem é sua mãe. Júlia garante não saber. Cristiano joga um copo de água em Bárbara, que sai da catatonia. Ela conta só para Tadeu que Nicolau é filho de Diogo. Ele desmaia. Nicolau vibra com o passeio de barco e com o mergulho que faz junto com Diogo. Fernanda garante à Júlia que vai processar a empresa de Renato pela injusta demissão. Andréa exige que Mercedes diga onde a sua mãe está enterrada.
Chico garante a Vavá que só existe uma mulher na sua vida: Júlia, quando queria dizer Fernanda. Renato é ameaçado por outro preso com um canivete e ganha a confiança de todos quando não denuncia nada ao delegado. Sandro fotografa Gabriela. Bill fica furioso ao ver o fotógrafo e o assistente na casa das modelos. Bruno manda Selma ficar longe de Diogo. Na redação, Júlia vê uma foto e descobre que Coelho Leite é milionário, dono de um haras e jura que vai investigar.
Capítulo 17, 8 de fevereiro de 2002 – Nicolau chega em casa deslumbrado com Diogo e seu modo de vida. Bárbara e Tadeu quase desmaiam de novo quando ele sugere que Diogo seria um ótimo padrasto. Júlia se preocupa ao saber que Renato esteve envolvido em uma briga. Kleber avisa que já o mudou de cela. Renato acha que Coelho Leite é inocente e manda Júlia esquecer o assunto. Ariel consola Patty que sente falta da mãe.
Bruno convida Andréa para almoçar e marca também com David, sem que ela saiba. Apolinário paquera Marlene e Nair. Renato se preocupa ao saber que Júlia foi investigar e pede ajuda a Chico. Gabriela insiste na amizade com Letícia. Júlia chega no haras. Bruno e Andréa bebem champanhe e são interrompidos pela chegada de David. Bruno finge surpresa, mas David vai direto ao ponto: quer falar da venda da Andréa Vargas, que reage fortemente.
Capítulo 18, 9 de fevereiro de 2002 – Andrea exige uma explicação. Bruno se enrola e ela se retira indignada. Ele segue-a e Andrea deixa bem claro que jamais venderá a sua marca, o seu nome, a sua arte. Julia finge estar interessada em comprar um cavalo. Pirulito e Bernardo ficam embasbacados com Xana, Camila, Tati e Gabriela. Andrea briga com Selma, que depois fica brava com Bruno. Julia mostra a foto para um dos peões, que finge não reconhecer Coelho Leite.
O dono do haras se apresenta deixando-a confusa. Bruno pede perdão, explica que quer vender a firma para que eles tenham tranquilidade para cuidar do filho que vai nascer. Diogo conta os seus novos planos para Ariel, dentre eles abrir uma casa noturna. Chico resgata Julia no meio da estrada. Renato volta para casa. Julia insiste que tem algo errado no haras, mas Chico não acredita. Um caminhão se aproxima do carro de Chico, bate na traseira, tira-o da estrada, fazendo-o cair barranco abaixo.
Capítulo 19, 11 de fevereiro de 2002 – Julia grita ao ver Chico desacordado. Consegue tirá-lo do carro, se esconde ao ver três homens armados. O carro explode. Renato tenta localizar a mulher, sem sucesso. Fernanda procura tranquilizar Letícia. Um caminhão socorre os dois. Fernanda abraça Chico, que adora. Júlia beija o marido. Selma tem uma crise de ciúmes porque Bruno foi a um coquetel sozinho. Andréa fica furiosa ao ler no jornal que um grupo estrangeiro negocia a compra da sua marca.
Frida acha que a hora é boa de entrevistar a estilista e Bárbara decide falar com Ariel. Diogo manda Ariel apurar os detalhes e quem sabe ajudar Andréa e fica surpreso ao saber que Selma é diretora de marketing da estilista. Andréa é dura com Selma e manda que ela descubra como a nota foi parar nos jornais. Júlia confessa para Renato que bebeu e beijou Chico.
Capítulo 20, 12 de fevereiro de 2002 – Renato fica abalado com o que Julia conta, deixando-a mais envergonhada ainda. Fernanda acha que o acidente foi um atentado. Selma tem um ataque de raiva e desabafa com Afrânio. Renato acha que Coelho Leite não tem nada a ver com o atentado e manda Julia esquecer. Selma revela a Andrea que conheceu Diogo e achou-o fascinante. Gabriela avisa a Nicolau que não tem tempo para namoro, pois só está interessada na sua carreira.
Tati é escolhida para ser capa da revista. Gabi rouba da gaveta de Virgínia o colar que vai ser usado na produção e coloca na mochila de Tati. Chico pede que Renato esqueça a história do beijo. Andrea gosta muito dos desenhos de Letícia. Virgínia descobre que o colar sumiu. Bruno propõe se afastar da firma para salvar o casamento. Andrea implora que ele permaneça. Fernanda olha enternecida para Chico e Mateus abraçados, vendo televisão. Diogo vai à casa de Selma.
Capítulo 21, 13 de fevereiro de 2002 – Diogo faz perguntas sobre Bruno. Selma nada revela e sorri sedutora para Diogo. Bill revista o apartamento das modelos e acha a joia na mochila de Tati, que nega tudo. Virgínia resolve dar-lhe uma chance. Fernanda se irrita com a bagunça na casa feita por Chico e Mateus. Selma reclama de falta de atenção de Bruno. Ele alega que precisa jantar com Andréa, pois é a comemoração de suas Bodas de Prata. As funcionárias fazem uma festa surpresa para Andréa.
Antônia se choca com a falsidade de Selma dando os parabéns pela união. Diogo bebe, amargando a sua tristeza pela data. Júlia conta o incidente com o caminhão para Kleber, que promete investigar. Selma vai até o barco e convida Diogo para sair. Tati não vai ser mais capa da revista. Bruno e Andréa pedem champanhe. Selma e Diogo entram no restaurante.
Capítulo 22, 14 de fevereiro de 2002 – Selma mostra-se surpresa com o encontro e cumprimenta o casal pelas Bodas de Prata. Diogo não tira os olhos de Andréa. Bruno não disfarça o mal estar. Andréa acha que Selma planejou tudo; Bruno, porém, acredita que a armação foi de Diogo. Júlia se irrita quando Chico insiste que tudo foi um acidente. Gabriela consola Tati. Diogo manda uma garrafa de champanhe para Andréa e Bruno, que recusam. Bárbara fica com taquicardia cada vez que falam em Diogo. Ariel acha que ela está muito doente. Selma jura para Andréa que tudo foi infeliz coincidência. Diogo, bêbado, vai à mesa de Bruno e faz um brinde. Bruno joga o champanhe na cara dele. Os dois partem para a briga, para desespero de Andréa, que manda Diogo sumir de sua vida. Chico confirma para Vavá que foi um atentado.
Capítulo 23, 15 de fevereiro de 2002 – Chico garante que vai investigar. Andréa e Bruno discutem por causa de Diogo. Bruno garante que vai dar um jeito do rival desaparecer, deixando a mulher assustada. Judite aluga a casa ao lado para ficar mais perto do filho. Andréa é entrevistada pela equipe de Estilo Mulher e nega estar vendendo a sua marca. Bruno explode com Selma por ela ter saído com Diogo. Ela dá uma decisão: ou Andréa ou ela.
Frida garante à Júlia que confirma na cara de Coelho Leite que ele disse ser dono do haras. Vavá e Chico vão ao haras e acham tudo muito suspeito. No ateliê e na revista, todos comentam a briga. Gabriela promete colocar Nicolau nas mãos de Letícia, se ela pedir para Andréa interceder para que ela seja capa da revista. Judite acha um absurdo Renato se encontrar com Baraúna e culpa Júlia. Andréa chega de surpresa, pega Selma sentada em sua cadeira e chama-a para uma conversa.
Capítulo 24, 16 de fevereiro de 2002 – Andréa insiste que Selma está contra ela e quer saber a razão. Selma contra-ataca que ela está com ciúmes. Chico conta para Kleber que o haras é suspeito, não está no nome de Coelho Leite, embora ele tenha enriquecido muito em cinco anos. Kleber insiste que Renato é culpado e que Chico está encantado por Júlia. Vavá segura Chico que parte para cima do policial. Mercedes comenta com Atílio a morte de Isaura. Chama Júlia e pedem que ela prometa nada contar para Andréa.
Renato se desconcerta ao ler no jornal que Baraúna foi encontrado morto na prisão. Bárbara fica paralisada ao dar de cara com Diogo. Tadeu tira-a correndo da sala, deixando Ariel sem entender nada. Gabi fica possessa ao perder dois trabalhos e não ser escolhida para ser a capa. Bruno pede perdão à Andréa. Ela começa a aceitar a ideia de vender a empresa para cuidar do filho. Renato guarda um envelope misterioso na garagem de sua casa.
Capítulo 25, 18 de fevereiro de 2002 – Gabriela paquera Pablo, que está interessado em Letícia. Gabriela se surpreende ao saber que a mãe de Nicolau é a editora da revista da qual ela quer ser capa. Nicolau leva Letícia em casa e lhe dá um beijo. Júlia é contra, mas Renato está decidido a procurar um agiota. Nicolau encontra Gabriela chorando na porta de sua casa. Ela quer desabafar. Letícia abre o pacote que Renato escondeu na garagem e encontra dólares.
Capítulo 26, 19 de fevereiro de 2002 – Letícia fica perplexa ao encontrar tanto dinheiro. Gabriela conta que está pensando em desistir da carreira e Nicolau garante que vai pedir à mãe para dar uma força. Ela acaba adormecendo enquanto Nicolau toca violão. Renato garante à filha que é inocente, que conseguiu dinheiro emprestado com amigos e pede que ela nada conte a Julia. Selma engole em seco quando Andrea, abraçada com Bruno, anuncia que eles vão ter um filho. Bárbara e Julia saem no pau em plena redação. Bárbara exige que ela seja demitida. Julia pede demissão. Ariel conversa com as duas tentando contornar o problema.
Hélio e Diogo divertem duas turistas. Chico fica sabendo do namoro de Fernanda, bate na casa dela, Heitor abre a porta. Ele entende que o casamento acabou por causa da relação e vai embora magoado. Julia grita com Letícia quando ela levanta a hipótese do pai ter falsificado os dólares. Diogo vê Bruno e Selma em um carro. Andrea faz esboços de roupas para grávidas. Selma e Bruno se beijam enquanto Diogo observa escondido.
Capítulo 27, 20 de fevereiro de 2002 – Bruno garante à Selma que eles viverão felizes na Sardenha. Letícia, angustiada, liga para a tia e para o avô, mas não tem coragem de falar. Deixa com Patty um recado para Nicolau. Julia decide ficar na revista. Diogo tenta entrar à força no ateliê de Andrea e é expulso por Apolinário. Nicolau implora que a mãe mande fotografar Gabriela para a capa. Bárbara vai ao estúdio e troca Camila na hora da foto.
Bruno faz um escândalo ao saber de Diogo. Andrea concorda em vender a empresa, ter o filho e se mudar para um lugar tranquilo. Camila e Tati acham que Gabriela é do mal, mas Xana a defende. Chico procura Coelho Leite, que não o recebe. Diogo decide vigiar Selma. Letícia vai buscar consolo na casa de Andréa, mas nada conta. Na frente da empresa de Renato, Chico vê um carro avançar para cima de Julia, se joga na frente e a salva. Renato encontra-se com Coelho Leite.
Capítulo 28, 21 de fevereiro de 2002 – Coelho manda que Renato continue calado, devolva o que está devendo que eles conseguem livrá-lo da acusação. Renato dá um soco no ex-patrão, mas depois implora que ele deixe a sua família em paz. Chico consola Júlia, que chora e promete que vai ajudá-la a desvendar tudo. Júlia garante a Chico que ele é o melhor amigo dela. Atílio mostra à Andréa o telegrama que comunica a morte de Isaura ocorrida há uma semana.
Chico assume para Vavá que está apaixonado por Júlia. Renato se assusta ao saber que Chico está investigando o caso. Júlia faz escândalo quando Renato é novamente preso. Junto com Chico denuncia a Kleber o novo atentado. Escondido no armário, Diogo vê Bruno e Selma fazendo amor. Mercedes fica muito perturbada quando Andréa insiste que diga ao menos onde a mãe está enterrada; depois passa mal ao discutir com Atílio, desmaia e é levada para o hospital. Diogo garante a Hélio que não morreu para salvar Andréa. Júlia e Andréa se encontram no hospital.
Capítulo 29, 22 de fevereiro de 2002 – Andréa cobra porque Júlia não contou que Isaura havia morrido. Júlia fica sabendo da discussão que ela teve com Mercedes, mas quem estoura é Andréa. Júlia age com ponderação, para surpresa da irmã. Tati e Camila partem para cima de Gabriela aos tapas. Fernanda se surpreende quando Chico não quer nem conversar com ela. Virgínia dá de cara com Ariel na redação e ele convida-a para jantar em sua casa, deixando-a nas nuvens.
Kleber manda protegerem Júlia. Diogo pede que Ariel consiga provas contra Bruno. Nicolau vibra ao encontrar Gabriela na porta da sua casa. Letícia liga e não encontra Nicolau. Virginia vai com Bill jantar na casa de Ariel e fica feliz ao ver que Patty é filha do dono da casa e não namorada. Letícia não visita o pai. Tadeu mostra álbuns sobre Carmem Miranda para Bill. Mercedes piora. Ariel mostra a casa para Virgínia, que não se contém, tranca a porta do quarto, agarra-o e dá um beijo.
Capítulo 30, 23 de fevereiro de 2002 – Ariel, sem jeito, avisa que não beijava uma mulher há muito tempo. Bill simula uma dor de estômago para fugir de Tadeu. Virgínia confessa na reunião das Vigilantes do Amor que está apaixonada por Ariel. Quando ficam sozinhas, Bárbara conta que ele é gay, mas Virgínia garante que não vai desistir. Todas fazem o maior clima na casa contra Gabriela. Andréa, Bruno e Afrânio se reúnem com Muller. Kátia cuida de Atílio.
David se encanta com Andréa. Diogo manda Ariel comprar a marca. Bill se impressiona com a determinação de Virgínia em converter Ariel. Nicolau pede que Letícia não o procure mais. Ela insiste, declara toda a sua paixão, mas ele oferece apenas a sua amizade. Bruno avisa a Selma que falta pouco para os dois ficarem juntos. Heitor bufa porque Fernanda dá atenção a Mateus, que está com febre. Chico e Vavá descobrem, vendo a fita, um porta retratos com uma foto de Coelho Leite e Renato no haras.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Desejos de Mulher!
