Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 49 a 60 da novela “Da Cor do Pecado”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 49, 22 de março de 2004 – Carvalho faz uma busca no barco de Paco e Ulisses, mas não encontra o ouro. Germana aconselha Afonso a aceitar Raí como neto sem saber o resultado do teste. Gaudêncio salva Helinho e Tancinha de Feitosa, que estava incorporado em Cezinha. Sal decide voltar para a casa de Moa. Thor e Dionísio se vingam de Brad e sua gangue. Laura acusa Verinha de roubar seu dinheiro, mas ela nega tudo. Tony obriga Bárbara a expulsar Kaike de seu apartamento.
Ulisses pede que Paco volte para o Rio com ele. Preta garante a Raí que não gosta de Felipe como gostou de Paco. Raí a aconselha a continuar namorando Felipe assim mesmo. Afonso afirma para Bárbara que não sabe se vai pedir que Raí faça o teste, deixando-a transtornada. Eduardo e Verinha choram de fome. Otávio, a mando de Bárbara, pega um relógio de ouro de Afonso e coloca na mochila de Raí. Paco pensa em ir morar no Rio. Afonso encontra seu relógio na mochila de Raí.
Capítulo 50, 23 de março de 2004 – Afonso fica arrasado com a descoberta. Otávio cai na piscina de Afonso e Raí o salva de morrer afogado. Paco decide ir para o Rio com Ulisses, mas avisa que dentro de um mês revelará a Edilásia que não é Apolo. Edilásia resolve ir atrás de Ulisses e Apolo. Abelardo, Thor e Dionísio tentam impedi-la, em vão. Afonso pergunta a Raí se ele roubou seu relógio e ele nega, mas fica muito magoado com a desconfiança do avô. Helinho teme que Feitosa volte a atacá-lo. Raí decide ir embora da casa de Afonso. Otávio se sente culpado por ter incriminado Raí.
Germana desconfia de Otávio e tenta fazer com que ele fale a verdade. Edilásia consegue escapar dos filhos e sai à procura de Apolo e Ulisses. Abelardo toma conta da casa, para desespero de Thor e Dionísio. Preta consola Raí. Otávio acusa Bárbara de ser má e foge de casa. Afonso pede que Raí volte a sua casa, mas ele se recusa. Edilásia volta, para grande alegria de todos. Otávio vai até a casa de Kaike. Ulisses e Paco chegam na casa de Edilásia.
Capítulo 51, 24 de março de 2004 – Edilásia desmaia ao ver Paco e Ulisses. Germana garante a Afonso que Bárbara deu um jeito de Raí ser incriminado, mas ele não acredita. Afonso afirma para Germana que nunca foi amado por ninguém, deixando-a muito perturbada. Raí diz a Preta que quer voltar para o Maranhão. Paco é apresentado a toda a família e teme que eles descubram a farsa. Germana pede que Preta não volte para o Maranhão. Ulisses conta detalhes da vida de Apolo para Paco.
Otávio confessa a Kaike que fez uma coisa errada a pedido de Bárbara. Sal se interessa por Kika na pista de skate. Tony deduz que Otávio pode estar na casa de Kaike e avisa para Bárbara ir buscá-lo. Preta confessa para Felipe que não conseguiu esquecer Paco e eles terminam o namoro. Otávio afirma para Bárbara que não vai mais obedecê-la. Feitosa assombra Helinho e Tancinha. Preta afirma para Raí que é melhor ele fazer o teste de DNA. Bárbara revela a Afonso que Preta já foi presa por roubo. Preta ouve tudo.
Capítulo 52, 25 de março de 2004 – Preta dá uma bofetada em Bárbara. Afonso pede que Bárbara vá embora. Ulisses anuncia para a família que ganhou dinheiro enquanto estava fora e que agora eles podem abrir uma academia. Todos ficam radiantes. Preta afirma para Afonso que Raí está preparado para fazer o teste de DNA. Bárbara e Tony planejam trocar o teste de Raí. Edilásia percebe que Paco esqueceu muita coisa. Ulisses afirma que ele sofreu um acidente e está com perda de memória.
Paco se preocupa, pois Ulisses só pensa em gastar o dinheiro. Otávio trata Bárbara mal. Ítalo aconselha Felipe a não desistir de Preta. Felipe procura Preta e eles fazem as pazes. Eduardo e Verinha colocam um anúncio no jornal para tentar encontrar pretendentes ricos. Felipe aconselha Afonso a procurar Raí. Tony descobre quando o teste vai ser feito. Afonso tenta conversar com Raí, mas eles não se entendem. Afonso e Raí tiram sangue para o teste.
Capítulo 53, 26 de março de 2004 – Afonso tenta se aproximar de Raí, mas ele o trata friamente. Ulisses e Paco levam a família toda para passear em seu barco. Afonso garante a Germana que se arrepende de ter pedido a Raí que fizesse o teste de DNA. Bárbara finge estar passando mal para distrair todos na clínica enquanto Tony troca os exames. Preta aconselha Raí a perdoar Afonso. Kaike pergunta a Otávio se ele quer ser seu amigo e ele diz que vai pensar.
Eduardo vai num encontro e fica decepcionado ao ver que sua pretendente é Stela, secretária de Afonso. Verinha se encontra com um homem jovem e bonito, mas ele rouba sua carteira. Preta fica indignada quando Felipe levanta a hipótese de Raí não ser filho de Paco. Uma garçonete chamada Beki dá em cima de Eduardo. Feitosa incorpora em Tancinha, mas Helinho não percebe. Tony aconselha Bárbara a tentar se aproximar de Felipe. Ulisses revela a Verinha que ficou rico. Preta vê Bárbara e Felipe conversando.
Capítulo 54, 27 de março de 2004 – Preta vai embora, furiosa. Afonso afirma para Germana que nunca conseguiu se aproximar de ninguém. Germana aconselha Afonso a tomar uma atitude. Paco afirma para Ulisses que não quer mais mentir para Edilásia. Ulisses diz que Paco está perdendo a chance de ter uma família, deixando-o perturbado. Tony garante a Bárbara que ela ainda vai gostar dele. Verinha fica radiante por ter reencontrado Ulisses. Afonso vai até o trailer de Edilásia e pede para conversar com ela.
Felipe pede que Germana o ajude a reconquistar Preta. Germana aconselha Felipe a se afastar de Bárbara. Edilásia é hostil com Afonso. Eduardo paquera Beki. Germana aconselha Preta a não se afastar de Felipe. Paco luta com Thor e ganha. Thor fica chateado. Sal e Kika se aproximam. Sal vê Moa chorando e ela confessa que é saudades de Pedro. Otávio afirma que Raí é seu irmão, para ódio de Bárbara. Paco vê Moa se afogando e a salva.
Capítulo 55, 29 de março de 2004 – Paco afirma para Moa que ela foi irresponsável por ter entrado no mar. Moa se irrita com Paco, que vai embora. Otávio avisa a Bárbara que não acredita mais nela. Ulisses percebe que Paco se interessou por Moa. Felipe pede que Preta confie nele e ela garante que vai tentar. Paco confessa a Edilásia que se sente meio deslocado na família, mas ela afirma que o lugar dele é ali. Eduardo diz a Verinha que está apaixonado.
Paco começa a se sentir em casa. Moa afirma para Sal que gostaria de agradecer ao homem que a salvou. Afonso pensa nos erros que cometeu com Paco, Otávio e Raí. Eduardo encontra o colar que Verinha ganhou de Ulisses. Verinha obriga Ulisses a comprar roupas para ela e para ele. Eduardo dá o colar a Beki. Tancinha, dominada por Feitosa, decide abandonar Helinho. Moa descobre que seu salvador é filho de Edilásia e vai procurá-lo. Otávio confessa a Afonso que colocou o relógio na mochila de Raí.
Capítulo 56, 30 de março de 2004 – Bárbara finge ficar chocada com o que Otávio disse. Afonso fica muito perturbado. Moa agradece a Paco por ter salvo sua vida presenteando-o com uma torta. Bárbara dá uma bronca em Otávio, que afirma não ter medo dela. Tina dá em cima de Paco, deixando-o chocado. Thor e Dionísio acham graça do novo visual de Ulisses. Afonso pede desculpas a Raí, mas ele não aceita. Kaike afirma para Otávio que está orgulhoso do que ele fez e o leva embora da casa de Bárbara.
Germana fica radiante ao saber que Otávio teve coragem de dizer a verdade. Verinha faz Ulisses prometer que vai comprar um apartamento. Tancinha, com Feitosa no corpo, joga Helinho num lago, mas ele consegue se salvar. Paco e Moa ficam amigos. Edilásia pergunta a Ulisses por que Apolo tornou-se um homem triste. Ulisses se esquiva. Afonso passa mal. Kaike avisa a Bárbara que vai pedir a guarda de Otávio caso ela não pare de maltratá-lo. Raí vai visitar Afonso, que o chama de neto.
Capítulo 57, 31 de março de 2004 – Raí chama Afonso de avô, para grande felicidade dele. Ulisses incentiva Paco a se envolver com Moa. Tony avisa a Otávio que vai se casar com Bárbara, deixando-o desesperado. Afonso garante a Preta que tem certeza de que Raí é seu neto e pede que ela fique morando no Rio. Preta promete pensar. Tony afirma para Bárbara que ela precisa controlar Kaike melhor. Sal fica com ciúmes de Paco. Afonso afirma para Felipe que gostaria muito que ele se casasse com Preta.
Helinho e Cezinha amarram Tancinha para tentar expulsar Feitosa do corpo dela. Eduardo e Beki namoram. Edilásia torce para que Paco namore Moa, pois acha que isso vai alegrá-lo. Bárbara manda os seguranças de seu prédio impedirem Kaike de subir. Raí afirma para Afonso que vai tentar perdoar Otávio. Tony obriga Bárbara a comprar anéis de noivado para eles dois. Moa beija Paco. Otávio pede desculpas a Raí e ele aceita.
Capítulo 58, 1 de abril de 2004 – Otávio e Raí começam a ficar amigos, deixando Afonso emocionado. Moa fica sem graça por ter beijado Paco e vai embora. Paco fica perturbado com o beijo. Otávio garante a Afonso que ninguém mandou que ele colocasse o relógio na mochila de Raí. Germana não acredita. Bárbara obriga Otávio a ir embora da casa de Afonso. Preta fica perturbada com a proximidade do aniversário da morte de Paco. Kaike impede que Bárbara leve Otávio para a casa dela.
Afonso afirma para Raí que ele vai ficar morando com ele, e vai ficar com o quarto que era de Paco. Sal beija Kika. Helinho e Cezinha não conseguem tirar Feitosa do corpo de Tancinha. Edilásia pede que Paco toque violão e ele é obrigado a dizer que esqueceu como fazê-lo. Preta avisa a Afonso que vai ficar no Rio e pede para morar na casa que era de Paco. Afonso leva Preta e Raí na cabana de Paco. Bárbara tenta seduzir Kaike, que não lhe dá a menor bola. Paco vê Preta em sua casa.
Capítulo 59, 2 de abril de 2004 – Paco se emociona ao ver Preta, mas não se aproxima dela. Moa espera Paco para jantar, mas ele não aparece. Sal fica feliz por Paco ter decepcionado Moa. Edilásia proíbe Tina de dormir com Thor. Paco pede desculpas a Moa, que não aceita. Thor e Tina se encontram escondidos, mas Edilásia os descobre. Paco revela a Ulisses que viu Preta em sua casa e que agora tem certeza de que ela estava atrás de seu dinheiro. Bárbara é gentil com Otávio. Edilásia não revela a Germana que seus dois filhos voltaram do Maranhão. Paco conta toda sua história a Ulisses. Helinho consegue expulsar Feitosa do corpo de Tancinha, mas teme que ele volte. Edilásia pede que Paco prometa que não vai deixá-la e ele fica sem saber o que dizer. Thor acusa Paco de estar perturbando todos à sua volta. Ulisses aconselha Paco a conversar com Preta. Tony vai ao Maranhão procurar por Dodô. Paco vê Preta e Felipe se beijando.
Capítulo 60, 3 de abril de 2004 – Preta e Felipe se dirigem para a missa. Paco segue o carro deles. Tony encontra Dodô bêbado e falido. Bárbara se esforça para não perder a paciência com Otávio e pede que ele confie nela. Paco vê Preta e Felipe entrando na igreja e chora, perturbado. Afonso apresenta Raí para todos como seu neto, deixando Bárbara com ódio. Preta ouve um casal comentar que Raí não pode ser filho de Paco. Paco vê Raí e Otávio. Tony diz a Dodô que precisa de sua ajuda para prejudicar Preta.
Edilásia vai até a casa de Afonso e pede a Germana para ver Raí. Raí e Edilásia conversam e ela o ensina a lutar. Paco avisa a Ulisses que vai descobrir se os meninos que viu são seus filhos. Helinho vai atrás de Gaudêncio numa convenção de bruxos para que ele liberte Tancinha de Feitosa. Gaudêncio avisa que vai ter que chamar um espírito infernal e Helinho concorda. Febrônio, o espírito, incorpora em Helinho. Bárbara dá uísque para Marina. Dodô vai com Tony para o Rio. Paco descobre que Raí é seu filho.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 72 de Da Cor do Pecado!
