Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 37 a 48 da novela “Da Cor do Pecado”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 37, 8 de março de 2004 – Paco garante a Felipe que é Apolo Sardinha. Como está bêbado, Felipe fica confuso e acaba desmaiando. Afonso deixa claro para Bárbara que, se Raí for filho de Paco, terá direito a metade da herança. Afonso dá muitos presentes para Raí. Tony entrega o dinheiro do conserto para Kaike e coloca um aparelho de escuta em seu estúdio fotográfico. Eduardo reforma a sua parte da sala. A pedido de Edilásia, Dionísio convida Abelardo para a festinha no bar pelo seu aniversário. Verinha e Laura combinam de fazer um curso. Sal promete que jamais vai abandonar Moa. Helinho concorda em chamar o espírito de Feitosa, que dispensa Tancinha de novo. Afonso torce para que Raí seja seu neto. Abelardo se entedia na festa. Brad provoca Thor e a briga se instala. Edilásia implora a Laura que Felipe não comente com Afonso sobre a semelhança de Apolo e Paco. Tony descobre que Otávio é filho de Kaike.
Capítulo 38, 9 de março de 2004 – Bárbara avisa que fará qualquer coisa, até trocar exame de DNA, para garantir a fortuna. Tony grava tudo. Paco garante a Ulisses querer esquecer da sua outra vida. Afonso confessa a Germana gostar mais de Raí do que de Otávio. Felipe promete a Edilásia que nada vai falar sobre Apolo. Preta arma uma barraca para vender tapioca na frente do hotel. Edilásia revista o quarto de Abelardo e encontra um bilhete assinado somente com a inicial B, e decide descobrir quem é. Otávio pede uma carona só para não ir embora do colégio com Kaike. Moa garante a Thor que está namorando Sal, para surpresa dele. Eduardo compra avestruzes para criar em casa e ficar rico com sua venda. Afonso e Raí jogam tênis. Quando Bárbara chega, Raí foge. Helinho se declara e beija Tancinha, que se esquiva. Verinha se desespera com os avestruzes. Ulisses, bêbado, pega o barco de Luis. Tony mostra a fita para Bárbara e avisa que quer ser seu sócio.
Capítulo 39, 10 de março de 2004 – Bárbara expulsa Tony, que exige um beijo. Felipe comenta com Preta que conheceu um cara exatamente igual a Paco. Ela acha que é um sinal e pede que Felipe não a procure mais. Ulisses, bêbado, tenta controlar o barco em meio à tempestade. Paco e Luis saem para procurá-lo. Tony come tapioca na barraca de Preta. Afonso se irrita ao saber que Preta virou camelô. Tony garante ao patrão que conhece uma boa clínica que faz exame de DNA. Paco e Luis encontram Ulisses desacordado em uma praia. Edilásia e os filhos amarram Abelardo, que se recusa a dizer quem é B. Helinho, rejeitado, pede que Gaudêncio faça Tancinha amá-lo. Edilásia se emociona ao saber de Raí. Verinha começa o seu curso. Tayanni dança para Abelardo, que continua amarrado. Preta não se submete às ordens de Afonso. Luis demite Ulisses e Paco da academia. Raí briga com Afonso, porque ele falou mal de Preta. Bárbara conta a Kaike que Tony está chantageando. Ulisses desiste do ouro. Paco garante saber onde o ouro está.
Capítulo 40, 11 de março de 2004 – Ulisses fica furioso e briga com Paco. Bárbara não deixa que Kaike jogue fora a pulseira que Tony lhe mandou. Raí não quer voltar na casa de Afonso. Paco garante que vai ajudar Ulisses a conseguir o ouro. Pai Gaudêncio avisa que Helinho vai precisar do cabelo de Tancinha para um trabalho. Edilásia obriga Abelardo a comer a mesma comida que os irmãos e ver futebol. Bárbara humilha Preta. Helinho corta uma mecha do cabelo da amada. Tony se irrita ao ver que Bárbara não está usando a pulseira e ela a coloca.
Raí manda recado para o avô que só volta na casa dele junto com a mãe. Tony garante a Bárbara que descobriu um jeito de adulterar o exame de DNA e exige que ela assuma a relação com ele. Ulisses pega outro barco e Paco é obrigado a ir junto. Abelardo consegue se soltar e vai embora de casa. Moa propõe a Sal que eles finjam estar casados. Verinha adora ver Eduardo acuado pelos avestruzes. Edilásia chora por Abelardo ter ido embora. Luis chama a polícia. Afonso pede desculpas a Raí. Paco e Ulisses mergulham e encontram o ouro.
Capítulo 41, 12 de março de 2004 – Paco ajuda Ulisses a subir com o lingote de ouro. Preta também se desculpa com Afonso, que convida-os para seu aniversário no dia seguinte. Tony avisa a Bárbara que eles vão juntos na festa. Afonso se encontra com Bárbara e Tony no lobby, mas ela encontra uma desculpa. Paco sugere esconder o lingote e depois derretê-lo. Carvalho prende Ulisses e Paco, quando eles voltam. Abelardo compra uma passagem para Paris. Helinho faz a mandinga e aguarda.
O porteiro ajuda Eduardo, que solta os avestruzes na rua. Edilásia corre para o aeroporto ao saber que o filho vai viajar. Germana leva Preta na casa que era de Paco. Luis retira a queixa contra Paco. Tancinha agarra Helinho, sob a força do feitiço. Abelardo se veste de mulher para passar pela mãe, mas é descoberto. Edilásia garante que tem o maior orgulho dele, que o ama. Abelardo abraça-se a mãe e decide ficar. Felipe pede uma chance para Preta. Luis flagra Paco quando ele mexe no barco. Preta e Felipe se beijam.
Capítulo 42, 13 de março de 2004 – Felipe combina de ir com Preta à festa. Paco mente que sua mochila ficou no barco. Tony chega na casa de Kaike e avisa que vai se casar com Bárbara e que o namoro será comunicado na festa de Afonso. Os dois brigam. Bárbara garante que precisa se submeter a Tony e Kaike a expulsa de seu apartamento. Germana leva Preta para comprar um vestido. Paco avisa Ulisses que está indo para São Luiz e volta para pagar o barco de Luis e a fiança.
Laura dá mais uma chance para Abelardo. Tancinha desmancha os nós do saquinho que prende Feitosa e a sala começa a tremer. Helinho briga com Feitosa que cisma de incorporar. Eduardo vai até o salão e exige metade do lucro de Verinha, senão conta quem ela é para as alunas. Cesinha acorda Helinho. Afonso sente-se mal, enquanto joga tênis com Raí. Felipe se deslumbra ao ver Preta arrumada. Afonso não liga muito para o presente de Otávio, mas adora a pipa que Raí lhe dá. Preta chega na festa, deslumbrante, e encara Bárbara.
Capítulo 43, 15 de março de 2004 – Preta se sente desconfortável na festa de Afonso, mas Felipe garante que todos estão achando-a linda. Otávio afirma para Raí que é ele quem manda na casa de Afonso, mas Raí não lhe dá atenção. Bárbara insulta Preta, que se controla para não responder. Afonso percebe a perturbação de Preta e manda Bárbara respeitá-la. Tony garante a Bárbara que vai ajudá-la a vencer Preta. Raí faz um discurso para Afonso que o deixa emocionado. Bárbara derruba comida em Preta de propósito. Preta, perturbada, vai embora da festa, mas avisa a Raí que ele pode ficar.
Paco vai para São Luís derreter o ouro e descobre que Preta viajou para o Sul. Gaudêncio consegue livrar Helinho de Feitosa. Edilásia encontra Tina em sua casa e manda que Thor escolha entre elas duas. Thor escolhe Tina, para desespero de Edilásia. Otávio insulta Raí, deixando Afonso furioso. Raí tenta conversar com Otávio, indo atrás dele em sua casa na árvore, mas perde a calma quando ele fala mal de Preta. Otávio empurra Raí que cai, desmaiado.
Capítulo 44, 16 de março de 2004 – Afonso se desespera ao ver Raí desmaiado. Preta garante a Tony que Bárbara não presta e ele se finge de surpreso. Paco pede que um fundidor derreta sua barra de ouro e outras menores. Raí afirma para Afonso que não foi Otávio quem o empurrou. Otávio fica espantado com a atitude de Raí. Paco vende o ouro. Helinho se sente culpado, pois sabe que só conquistou Tancinha graças ao feitiço de Gaudêncio.
Tina convida Thor para morar numa barraca de praia com ela. Abelardo avisa a Edilásia que é melhor ela deixar que Thor namore Tina, ou vai acabar perdendo o filho. Edilásia pede que Thor volte para casa, mas Tina avisa que vai junto. Helinho confessa a Tancinha que a enfeitiçou e aprisionou Feitosa. Tancinha vai embora, furiosa. Kaike exige que Bárbara deixe que Otávio durma em sua casa. Tony sugere a Bárbara que eles alterem o exame de DNA e encontrem alguém para se fazer passar por pai de Raí. Helinho vê Paco.
Capítulo 45, 17 de março de 2004 – Helinho e Cezinha vão atrás de Paco, mas não conseguem alcançá-lo. Helinho pensa que foi uma alucinação. Tony insiste em passar a noite na casa de Bárbara, deixando-a furiosa. Kaike tenta se aproximar de Otávio, que se comporta muito mal e despreza a casa do fotógrafo. Paco paga a fiança de Ulisses e o tira da cadeia. Tony se apresenta para Verinha como namorado de Bárbara. Verinha fica encantada por Tony. Edilásia obriga Tina a ajudar com as tarefas da casa. Eduardo exige que Verinha lhe dê dinheiro para que ele não fale do passado dela para suas clientes.
Sal vai embora e deixa uma carta para Moa, afirmando que não pode mais viver ao lado dela sem ser seu namorado. Moa se desespera e pede a ajuda de Thor e Dionísio para encontrar Sal. Ulisses e Paco pagam os estragos do barco de Luís e anunciam que vão voltar para casa. Carvalho estranha que Ulisses e Paco tenham arrumado tanto dinheiro. Quando Felipe comenta com Preta que o filho da sua vizinha Edilásia se parece muito com Paco, ela pede para conhecê-la. Preta vê uma foto de Apolo na casa de Edilásia e fica pasma.
Capítulo 46, 18 de março de 2004 – Preta promete a Edilásia que não vai comentar nada com Afonso. Preta afirma que gostaria de conhecer Apolo, deixando Felipe com ciúmes. Germana aconselha Edilásia a revelar a verdade sobre Apolo a Afonso, mas ela se recusa. Eduardo descobre que Tony está chantageando Bárbara e teme que ela não vá mais poder lhe dar dinheiro. Moa se sente mal por não ter percebido o que Sal sentia por ela.
Tancinha afirma para Helinho que gosta dele mesmo sem feitiço, deixando-o radiante. Tina se enfurece por ter que fazer todo o trabalho na casa de Edilásia. Feitosa incorpora em Helinho. Brad faz com que Sal tome um porre e o deixa pelado no meio da rua. Ulisses e Paco pegam o ouro do fundo do mar. Afonso se emociona ao descobrir que Raí é daltônico, pois Paco também era. Kaike e Otávio começam a se dar bem. Bárbara pede que Kaike a ajude a descobrir algo que incrimine Tony. Afonso acredita que Raí é seu neto.
Capítulo 47, 19 de março de 2004 – Preta garante a Felipe que está feliz com ele e os dois passam a noite juntos. Paco avisa a Ulisses que eles não podem gastar o dinheiro todo de uma vez, para não dar na vista. Kaike segue Tony e o vê entrando na clínica em que sua mãe está internada. Bárbara vasculha o apartamento de Tony. Tony deixa uma mala cheia de dólares com sua mãe. Afonso tenta convencer Preta de que trabalhar com ela não é o melhor para Raí.
Paco leva todo o ouro ao fundidor e pede que ele o deixe no formato de peças de barco. O espírito de Feitosa passa para o corpo de Gaudêncio e Helinho o expulsa. Gaudêncio dá uma pulseira a Helinho para sua proteção. Moa encontra Sal, mas ele se recusa a voltar para a casa dela. Ulisses começa a gastar o dinheiro com exagero, contrariando Paco. Afonso sente a falta de Raí. Carvalho vê Ulisses com roupas novas e pergunta onde ele conseguiu dinheiro. Bárbara vai visitar Marina, mãe de Tony.
Capítulo 48, 20 de março de 2004 – Bárbara consegue fazer com que Marina revele alguns segredos do passado de Tony. Tony pergunta a Bárbara o que ela foi fazer em seu apartamento e ela desconversa. Edilásia liga para a cidade onde Apolo e Ulisses estavam e descobre que Ulisses esteve preso. O fundidor entrega a peça de barco feita de ouro a Paco e Ulisses. Preta explica a Raí que ele terá que fazer um teste para saber se é mesmo neto de Afonso. Tancinha anuncia para Helinho que está grávida dele.
Feitosa incorpora em Cezinha e ataca Tancinha. Laura avisa a Verinha que não quer mais que ela dê o curso de etiqueta. Thor aconselha Sal a não largar tudo por causa de seu amor por Moa. Feitosa amarra Tancinha e Helinho e ameaça levar os dois para o além. Afonso grita com uma empregada diante de Raí, mas percebe o que fez e pede desculpas. Paco e Ulisses colocam no barco as peças de ouro pintado, para parecer de outro metal. Carvalho dá voz de prisão a Paco e Ulisses.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 49 a 60 de Da Cor do Pecado!
